sábado, 23 de outubro de 2010

A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS

O Ensino de Ciências, em particular, vem recebendo nas últimas décadas uma atenção especial, que se explica facilmente ao considerar o importante papel do desenvolvimento técnico-científico na sociedade moderna e a influência que tem o processo de informatização em todas as áreas da ação humana na atualidade.
[...] A Didática, enquanto processo de aprendizagem, estabelece critérios para o desenvolvimento da prática do professor. Estes critérios são os nortes que o professor utiliza metodologicamente para sua construção de conhecimento e práticas pedagógicas. Para o Ensino das Ciências é necessário que o professor entenda qual a necessidade que os alunos têm para construir um plano de ensino utilizando os conteúdos das disciplinas de Física, Química e Biologia.
[...] A Didática configura como o direcionamento imediato da prática ensino-aprendizagem articulando teoria e prática (LUCKESI, 1994), isto é, a prática se faz necessária a partir de uma teoria já existente. O mesmo acontece com a teoria, pois para ela se fundamentar, a pratica tem estar presente. Podemos dizer então que a Didática é a arte de ensinar; tornar o ensino eficiente; dirigir a formação do indivíduo; estimular capacidades cognitivas do sujeito inserido no processo ensino-aprendizagem e dar discernimento orientador para que se construa um novo saber ressignificado. O objetivo da Didática é, então, “dirigir, orientar e efetivar a aprendizagem, fundamentada no incentivo, na motivação e nos métodos” (HENNIG, 1998, p. 24)
[...]

Para compreender o que é Didática e qual seu objeto de estudo é necessário vê-la em seu contexto. Os elementos analisados atuam tanto como contexto de legítima epistemologia como de significação.
O objeto de estudo da Didática é resultado da determinação do conjunto de problemas com certa afinidade a um encargo social, à necessidade de formar as novas gerações de acordo com os interesses da sociedade, o que determina seu objeto de estudo: o processo ensino-aprendizagem, o qual se manifesta na atividade pedagógica.
A atividade do professor – o ensino – e a dos estudantes – a aprendizagem –, são a expressão interna deste próprio processo, mas não se reduz a isto; nele estão presentes, essencialmente, as relações mais íntimas do objeto que se estuda: as leis, que constituem, em última instancia, a expressão pedagógica das relações sociais, que são, como se sabe, a essência do ser humano.
O objeto de estudo da Didática consiste não somente no conhecimento da estrutura e funcionamento do processo real de ensino-aprendizagem, mas, também, do estado desejável que queremos alcançar, ou seja, o objeto da Didática vai se construindo, paulatinamente, configurando o existente. O caráter obrigatoriamente prático e construtivo da Didática exige um desenvolvimento normativo, prescritivo, que oriente a construção do objeto.

MENEZES, Ana Paula Sá et al. A Didática das Ciências. In: MENEZES, Ana Paula Sá. A Instrumentação no Ensino de Ciências na Amazônia. Manaus: BK Editora, 2009. pp. 67-94

25 comentários:

  1. ACADEMICOS: ANDREIA, AUREO, TANIA E SUZETE (4o/Ped/FSDB)
    Em razão da leitura do texto e vídeo se entende que: Segundo Luckesi, Libaneo e Hennig, a didática se configura como um norte para orientar a pratica ensino-aprendizagem, enfim, serve como meio de levar o sujeito a desenvolver as suas capacidades, ou seja, a didática é compreender como a arte de ensinar. Hoje o ensino de ciência da didática da física se encontra diversas dificuldades, e tal ação acontecem devido à falta de metodologias adequadas por partes de algumas professoras e a desmotivação dos alunos, se nota que é necessário que ambos professores e alunos compreendam a grande importância que a didática da física contribui que é de fazer com que os alunos desenvolva suas capacidades tendo em vista a compreensão das diversas exigências que a sociedade globalizada nos apresenta, sem esquecer que a física é importante em qualquer nível de ensino.
    O professor de biologia está voltado ao fenômeno da vida. O professor deve buscar conhecimentos científicos em livros voltados para o seu conteúdo, mas se vê que os livros existentes não estão acompanhando à evolução da ciência, o mesmo busca novos meios para transmitir este conhecimentos buscando nas revistas, redes de Internet ou outras fontes, e devendo buscar transmitir este conhecimento propondo outros lugares para tal sendo, em bosque, zoológico, jardim botânico, saindo das salas de aula o educando será capaz de fazer a relação da teoria e pratica.
    Falamos aqui da metodologia do professor de química em sala de aula, muitos passando apenas conteúdos, a maioria deles aplicam em suas aulas suas próprias idéias. Os objetivo da aula de química é fazer com que o aluno possa interagir com o meio em que vive e para, tal, tem que está relacionado com o corpo e mente. Em nossos dias a educação e levada par a formação do indivíduo ligada com o mundo, e para isso os profissionais da educação devem estar apto para exercer sua função mesmo que a escola em que esta inserida tenha uma prática contaria. Os professores de química não podem cometer o erro de ser mais um transmissor do conhecimento, mas levar o ser a pensar, refletir, nos acontecimentos, nas transformações que a humanidade possa, ficando o professor a fazer de suas aulas não apenas a teórica com livros teóricos, mas, com a vivencia do sujeito, com o seu dia a dia.

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  2. ACADEMICOS: Antônia Íris,Keith,Mileide e Zeolinda (4o/Ped/FSDB)
    O texto nos fala dos problemas relacionados ao ensino de ciências, e de como acontece o processo Ensino - Aprendizagem na escola, os autores deste texto nos mostra as diferentes metodologias que são utilizadas no ensino de ciências e a sua real colaboração de alternativas de metodologias , os mesmos objetivam demonstrar as diferentes formas de se trabalhar com física, química e biologia, falam da importância do trabalho do professor nessas áreas, no sentido de inovar o conhecimento cientifico no âmbito reflexivo ,sem desconsiderar conteúdos relevantes que levam apenas a memorização.
    É fato comprovado que particularmente o ensino de ciências, tem recebido na atualidade especial diferencia por parte da sociedade Cientifico – Tecnológico. Segundo os autores do texto, cada componente de ciências naturais, mesmo precisando ser visto de forma interdisciplinar, pode ter a sua metodologia diferenciada para isso faz-se necessário que o docente conheça as necessidades dos discentes e a partir desta sondagem, possa estar estabelecendo o seu plano de ensino. Ainda segundo os autores o professor precisa ter claro método com o qual ele irá trabalhar, não é uma fórmula que lhe fornecerá todas as respostas das quais precisa.

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  3. ACADEMICAS: DEBORAH LIMA, LIANA FABÍOLA E MARIA CÉLIA (4o/Ped/FSDB)
    No processo ensino-aprendizagem, em qualquer contexto em que se esteja inserido, é necessário que se conheçam as metodologias que integram este processo como elementos fundamentais para um melhor aproveitamento da aprendizagem. A Didática tem um papel fundamental no processo de ensino - aprendizagem, pois pode nortear sua práxis e facilitar para um melhor aprendizado, pois ela é um conjunto de fatores que desenvolvem o individuo, o cognitivo e a aprendizagem, respeitando as diversidades de cada um, tendo em vista que o docente e o principal responsável na busca de novos procedimentos pra desenvolver na sua prática.
    A ciência da Química, deva-se referir à participação do cidadão na sociedade torna-se evidente que, para o indivíduo efetivar a sua participação comunitária é necessário que ele dispusesse de informações. Tais informações são aquelas que estão diretamente vinculadas aos problemas sociais que o afetam, os quais exigem um posicionamento quanto ao encaminhamento de suas soluções. Com o avanço tecnológico da sociedade há tempos existe uma dependência muito grande com relação à química. Essa utilização vai desde o uso diário de produtos químicos, até as inúmeras influências e impactos no desenvolvimento da sociedade, em linhas gerais se refere a qualidade de vida do cidadão. Desta maneira o docente de química é necessário tenha uma didática mais qualitativa e acessível aos discentes, priorizando seus conhecimentos prévios e fazendo uma analogia com o conhecimento cientifico, através do seu cotidiano vivenciado na pratica diária.
    O ensino de Ciências de Biologia é imprescindível para a formação do cidadão, sua atual importância é extrema, e tende a crescer ainda mais com o passar do tempo e com a evolução da ciência e da sociedade.
    Como podemos perceber a educação é mais complexa do que possamos imaginar, tendo em vista que a sociedade tem o papel ativo na participação das ciências e nas praticas educativas, isso que dizer quer, somos nós sociedade que fazemos ciências e não a ciência que constitui a sociedade.

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  4. Acadêmico (as) Ana Maria, Maria Rosa, Joyce Andrade e Ricardo – 4º período de Pedagogia.

    A DIDÁTICA NAS CIÊNCIAS

    Este presente texto tem como foco de análise a didática enquanto uma reflexão sistemática sobre a prática educativa. Segundo Libaneo, Luckesi e Hennig possuem pontos de coerências no pensar a didática, como uma superação no modelo de educação tradicional, que vem propiciar um direcionamento ao ensino em âmbito escolar.
    Pensando na educação brasileira, sobre tudo no componente de ensino de ciências, podemos perceber que o Brasil precisa melhorar muito, pois dados de pesquisas comprovam que possuímos uma da pior educação do mundo quando se refere ao componente de ciências, e este ensino de ciências reflete esse cenário caótico em que se encontra a atual educação brasileira. São muitos desses problemas que podem ser compreendidos devidos os professores não saberem fomentar ou estimular os alunos pelo interesse da ciência, que já chegam à escola com preconceitos referente a este componente curricular.
    Por tanto no final do último parágrafo que comentamos sobre preconceito, que é justamente o que faz parte da nossa abordagem frente ao componente de Física: Quem ainda não ouviu falar que o calculo de física é muito difícil, pois é nesse sentido que a didática especial da física propõe uma abordagem significativa do assunto, levando em consideração todas as exigências que a sociedade contemporânea impõe diante da influência que a física enquanto ciência possui em relação com a sociedade. Outro aspecto que pode ser compreendido na didática é a identidade do professor de química que muito ainda pensam em transmitir seus conceitos de química, sem estabelecer nenhuma relação do assunto abordado com o cotidiano do aluno “Educação bancária” mais se faz necessário que os professores de química entendam seu papel como transformadores sociais e não seja só mais um transmissor.
    Neste momento comentaremos sobre a didática e o papel do professor de biologia,que mesmo que não perceba possui bons recursos para abordagem da sua disciplina como: zoológico que poderá explorar vários conceitos, o jardim Botânico,assim o professor poderá trabalhar de maneira alegre a biologia com seus alunos. E perceber que sua forma didática de abordar os assuntos precisa se adequar as novas realidades da sociedade contemporânea. Neste sentido, tendo em vista a leitura do texto “A didática das ciências” somando ao conhecimento de alguns autores que abordam o tema, pode-se entender que o conhecimento da didática, vem a contribuir como processo de ensino aprendizagem em que o professor se caracteriza como um mediador, percebendo que sua maneira de didática de trabalhar dever se adequar as novas formas da realidade do aluno, buscando novas saídas para o ensino – aprendizagem do mesmo.

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  5. Acho interessante a proposta da didática das ciências! Depois da defesa de hoje, ainda mais! Vimos que ela é importante, mas pouco valorizada e pouco estudada. Compreendi muito sobre o "aprender a ensinar", na defesa da dissertação que assistimos hoje. É importante deixar claro a proposta a que a didática nos expõe, pois é através dela que nos preparamos para ensinar ciência dentro da realidade social e da inovação científica acrescida a cada dia por meio das tecnologias.

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  6. Apesar de pouco divulgada, a Didática das Ciências é muito importante. Pois através dessa didática nos tornamos mais aptos para ensinar, acompanhando o desenvolvimento científico e melhorando muito mais o ensino- aprendizagem.
    Amanda Amorim.

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  7. É de fundamental importância conhecer e utilizar as tecnologias hoje existentes para o ensino de Ciências, aliando a esta o recurso didático-pedagógico. Associar a didática das Ciências em sala de aula ajuda os alunos na busca de informações, que podem ser encontradas, por exemplo, com o uso da internet, como ferramenta de pesquisa, troca de
    dados, divulgação de informações, discussão e elaboração de projetos. O uso do computador em sala de aula, coloca em prática, muitas das teorias colocadas para o aluno num universo abstrato. Dessa forma ele conseguirá associar o ensino de maneira mais concreta e eficaz para seu aprendizado.

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  8. A didática de ciências naturais se basea em construir e socializar o conhecimento cientifico, onde procura identificar, sistematizar e propor para evolução sociocultural.
    As atividades de ensino têm como principal objetivo a apropriação e assimilação significativa, crítica dos conhecimentos que compõem os conteúdos do processo pedagógicos escolar.
    Os elementos fundamentais, sendo: o conteúdo, o ensino, a aprendizagem, os objetivos, os métodos as formas e meio, são imprescindíveis para elaboração de uma proposta metodológica para o ensino.
    É também necessário considerar também as diferenças entre o conhecimento cientifico como linguagem para a compreensão do mundo, sendo este o mediador e auxiliar para varias atividades humanas. Este processo implica que devemos considerar as diferenças entre as formas de apropriação-assimilação do conhecimento. Essa concepção da didática escolar não se apresenta e nem se estrutura única, predominante ou determinante ao desenvolvimento de nível de produção intelectual.
    Os objetivos gerais do nesino reflete na capacidade de pensar criticamente os problemas e desafios postos pela realidade social, alem de estar presente nos elementos tecnológico, é uma necessidade de reflexão e participação na solução das questões sociais do nosso tempo, que dependem dos conhecimentos basciso da ciência naturais.
    Sendo assim, o professor deverá definir para ministrar suas aulas na busca contínua, onde deverá apreender as relações dialéticas entre o pedagógico e o cientifico, entre os conteúdos específicos e o contexto social nele inserido, para construir uma visão ampla sobre o conhecimento e os objetivos atitudinais (diz respeito à atitude, concentração, solidariedade, disciplina e motivação.

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  9. Ao considerar as diversas possibilidades e métodos de como desenvolver e ensinar Ciências no Ensino Fundamental (séries iniciais), é importante considerar a impossibilidade do educador, ter todas as respostas, quando se tratam de temas tão abrangentes quanto estes, que se referem à compreensão de um estudo mais amplo sobre Ciências Naturais. "O conhecimento prévio dos alunos deve ser o ponto de partida para a sua aprendizagem".

    Para isso é importante que os professores estejam bem preparados e seguros de sua prática docente, para terem condições de orientar e preparar seus alunos para a aprendizagem, colaborando com eles na construção do conhecimento, encarando as dificuldades do cotidiano dos alunos, e que a aprendizagem escolar assuma um significado mais amplo e permita que este aluno melhore suas próprias condições de vida e desta forma possa modificar também o meio onde vive.

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  10. Andréa Gama(período)
    Tendo em vista o texto estudado vem nos fazer refletir sobre o quanto a didática é de suma importância para o ensino de ciências, Reconhecendo a didática como ciência que é, sendo pesquisa e também uso de técnicas de ensino, deve-se conceber a idéia de sua importância na contribuição para a formação do cidadão desde a educação básica . É nesses passos que o professor deve buscar na didática as verdadeiras técnicas de ensino, as quais só serão alcançadas através do trabalho pedagógico bem estruturado. O trabalho do professor em sala de aula muitas vezes se resume em repassar os conteúdos aos alunos, sem estimular nestes a interpretação, a crítica e a criatividade, pois, “... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

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  11. keite lidya 4 periodo a didática e muito inpoortante pois e ela que o professo ira trabalhar pois esiste varios metodos e cada um tem o seu mais que fique o infoque e o pro fessor tem ultilizar uma didática que o a luno lhe possa comprienderou seja o seu aprendizado esteja se desenvolvendo com de acordo com suas tecnicas e que essa aula o aluno esteja gostando ou desenvolvendo oseu aprendizado.

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  12. Muito bem, pena que não tivemos nenhuma participação de Ciências, mas Biologia abrilhantou! Bjk em todos!!!

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  13. A didática nas ciências é algo extremamente importante, posso dizer que "sofri" na pele ao ter aula de didática com uma professora que não entendia nada de ensino de biologia e passou apenas como era a didática, não soube aplica-la ao curso que lecionava. Depois de assistir a defesa de mestrado sobre ensino de ciencias apenas confirmei o quão importante é ter uma didática específica, pois cada área de ensino tem suas particularidades e cada uma delas merece atenção.
    Elaine Amorim

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  14. Elaine, esse é o preço por se ter uma falta de "conversa" entre departamentos... e que foi discutido na defesa!

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  15. Esta discussão acerca da didática no Ensino de Ciências vem ganhando cada vez mais espaço, visto que é impossível em nossa concepção entender Ciências sem uma metodologia adequada de ensino. Sob este aspecto todo assunto a ser transmitido ficará comprometido se não houver uma adequada "didática" de ensino e assimilação de conteúdo e vivência. Dizemos isso pois acreditamos que estas duas coisas não podem dissociar-se.

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  16. Devido ao nosso texto ser grande, não conseguimos postar no blog, mais enviamos pra a professora Ana Paula por e-mail!

    EQUIPE: ANA PAULA, FABIOLA NASCIMENTO, KARLA KAROLINE E HELLEN CORREA. (FMCN /FSDB)4º A -PEDAGOGIA

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  17. GRUPO: ANA PAULA FÉLIX, FABIOLA NASCIMENTO, HELLEN CRISTINA E KARLA KAROLINE

    1º parte: Tendo em vista as dificuldades encontradas no Ensino de Física, entendemos que a Didática vem com o objetivo de oferecer subsídios para o processo ensino-aprendizagem, para que o docente consiga alcançar seu maior objetivo, que é proporcionar uma aula de qualidade, despertando nos discentes o seu lado critico, na Didática Especial da Física visa tambem o processo de ensino-aprendizagem, mostrando aos docentes o quanto a nossa sociedade vem evoluindo o que significa que o ensino tambem tem o dever de evoluir, e interagir com a sociedade, partindo de seus conhecimentos prévios e utilizando o que a tecnologia tem de mais novo, o que nos faz entender que a Didática Especial é relacionada com a Filosofia, a Didática Geral e a Psicopedagogia, com isso o Ensino de Física pode ser mediado com total qualidade o que exige do docente um compromisso maior com o ensino de Física.

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  18. ♥GRUPO: ANA PAULA FÉLIX, FABIOLA NASCIMENTO, HELLEN CRISTINA E KARLA KAROLINE♥

    2º parte:No Ensino de Química o professor além de conhecer o conteúdo a ser ensinado e dominar métodos e técnicas, ele deve estar atento as necessidades reais de seus alunos e refletir sobre o seu papel na formação de indivíduos, a Química precisa ser mediada de forma com que o aluno relacione com o seu cotidiano, ou seja, podemos abordar questões relacionas a utilização diária de produtos químicos, a analise de problemas gerais referente a qualidade de vida dos seres humanos e os impactos ambientais, a fim de desenvolver o pensamento critico sobre o mundo que o cerca. O que dá fundamentos para um docente é a leitura, a Didática tem esse objetivo instruir e proporcionar aos professores meios para que o mesmo possa mediar um ensino prazeroso, e isso pode ser feito com aulas experimentais, após as aulas discussões relacionadas à teoria e prática, concerteza quebrará o paradigma de que o Ensino de Química é um ensino chato, fará com que os alunos tenham prazer em estudar, como diz Cardoso e Colinvaux “o estudo da Química deve-se principalmente ao fato de possibilitar ao homem o desenvolvimento de uma visão critica do mundo que o cerca, podendo analisar, compreender e utilizar este conhecimento no cotidiano”, o que nos faz entendermos que a Química deve ser ensinada relacionada com o mundo atual.

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  19. ♥GRUPO: ANA PAULA FÉLIX, FABIOLA NASCIMENTO, HELLEN CRISTINA E KARLA KAROLINE♥

    3º parte: No Ensino de Biologia, compreendemos que os biólogos sempre se voltarão para a compreensão de um único fenômeno que é vida, o que nos permite entender que o Ensino de Biologia assim como os outros ensinos não pode se dar apenas com livros didáticos, até porque estamos vivendo em um mundo no qual a tecnologia e as informações estão por todas as partes e o professor deve oferecer fatores que implique para que o aluno acompanhe as mudanças constantes do mundo. A educação de hoje pode acontecer em vários ambientes tanto os formais como os não formais, é de suma importância o professor interagir com seus alunos em ambientes como: zoológico, bosque da ciência, laboratórios e muitos outros que farão com que os discentes vivenciem e construa suas próprias opiniões, claro que o educador deve se aproveitar dessa interação e mediar os assuntos, outro fator que vimos que está dominando a sociedade e o mundo é a tecnologia, e devemos nos unir a esta tecnologia para incentivarmos nossos jovens ao ensino, e com essas ferramentas poderemos criar aulas pela web, e se a internet é vista como “brincadeira”, aproveitaríamos essa brincadeira para trocarmos conhecimentos, e com isso o Ensino de Biologia iria enriquecer, pois iríamos despertar em nosso educandos o gosto pela Biologia.

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  20. GRUPO: Cilas, Bianca, Marcelo e Márcia (4º Período - Pedagogia/ FSDB)

    Acreditamos que a ditática no ensino em suas diversas vertente é o que norteia toda prática de ensino-aprendizagem. Neste sentido toda didática a ser utilizada com os educandos deve ter por finalidade a partir dos conhecimentos prévios trazidos por eles construir "novos" saberes, criando assim um ciclo de conhecimento que contribua para a educação como um todo. E neste sentido somos parte integrante desse todo, pois, somos primeiramente responsáveis pela didática a ser aplicada.

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  21. Claudinha: Prof, representando o curso de ciências, aqui estou eu! (antes tarde do que nunca).É importante que o professor, ao ensinar esteja atento ao público pra qual o conhecimento está sendo destinado, ou seja, é através da didática que o professor torna-se capaz de olhar para a realidade de seu aluno e buscar estratégias que facilitem a aprendizagem destes, fazendo com que se sintam sujeitos participantes de uma sociedade em constantes transformações. Caso contrário, ocorrerá o que Paulo Freire denomina de “Educação bancaria”. Vale ressaltar também a questão dos avanços tecnológicos que ganham cada vez mais destaque em sala de aula. É extremamente necessário saber utilizar os recursos didáticos, aliando as ferramentas tecnológicas a favor do ensino de ciências.

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  22. Dentro do processo de formação, a didática limita-se os seguintes componentes básicos: o educador, o método a que se recorre, o educando, a matéria que se ensina e os objetivos a atingir para que se educa.

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  23. A didática é importante por que é através dela que o professor vai conhecer a realidade dos seus alunos e o conheciento que vai passar.

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  24. Obrigada, pelos comentários! Agora só em 2011.

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