sábado, 9 de outubro de 2010

A Prática Pedagógica do Professor de Didática



Terá havido mudanças reais, ou os professores de Didática continuam a falar, a falar, num discurso que é sempre sobre  alguma coisa, como que fugindo da responsabilidade de proporcionar conhecimentos, experiências e vivências, que asseguram condições a fim de que seus alunos, futuros mestres, possam de fato contribuir para mudar alguma coisa nessa escola que aí está? (BALZAN, 1989)

24 comentários:

  1. É relevante cada docente tem um metodo de ensinar.
    Mas há duas concepção de docente:
    O primeiro é aquele, que deixa a desejar. O segundo que gosta de sua profissão, procura outro recurso para desenvolver o conhecimento,fazendo que os discente participe aprendendo com facilidade,para que no futuro sejam reconhecido por fazer a diferença(ensinado a ler e escrever etc.)nas escolas. Para o desenvolvimento da sociedade.

    Katia Leitão dos Santos
    Pedagogia -3periodo- FSDB
    Didática II

    ResponderExcluir
  2. Oi professora Ana...

    Durante a minha vida acadêmica só conheci duas professoras de didática, acredito que a primeira foi sincera em intermediar seus conhecimentos com a turma, aprendemos muitas coisas com ela e a segunda é a senhora, que com certeza está passando tudo aquilo que nós precisamos para dar seqüência na nossa aprendizagem, a senhora tem sido bem transparente e coerente com a turma, acho isso importante nos professores. Muitas coisas mudaram, os alunos desse tempo também mudaram, acho que a culpa não é do professor acadêmico, mas sim do que está em formação e o que já está mo mercado de trabalho, o primeiro precisa se esforçar mais e mais para que, quando chegar no mercado não se deixe contaminar por um tal sistema, embora tenhamos que conviver com ele no nosso cotidiano, e o outro não se recicla, se acomoda e não busca novos métodos de aprendizagem.
    Se aproveitarmos os ensinamentos e colocarmos em prática, com certeza vamos fazer e muito para mudar essa escola que ai está.
    Só depende de nós, desde já obrigado por tudo que nos tem ensinado.

    José Augusto Maia da Silva.
    3 Período de Pedagogia FSDB

    ResponderExcluir
  3. Olá Professora... O ensino aprendizagem que a FSDB me proposiona é de suma importância para meu futuro como educadora, fazendo refletir sobre a realidade de hoje e relacionar com a prática diante das teoria ensinada na sala de aula. A dinâmicidade do professor é fazer de sua especificidade na educação ser reconhecida, é nessa linha que os professores juntamente com a disciplina de Didática que nos aprendizes da educação vamos caminhandos para futuro melhor na escola...
    Bjsssss no coração.
    Geosane Franco da Silva
    Didática II - FSDB

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde professora,em minha vida acadêmica a FSDB estar me propopcionando excelentes métodos de aprendizados, através dos métodos que os professores propocionam em minha vida como acadêmica e como futura educadora tenho aprendido muito com os ensinamentos de didática,que a cada aula só enriquece ainda mais meu aprendizado.France Helen Dos Santos Pereira.Didática II -FSDB.

    ResponderExcluir
  5. Olá professora,como futura educadora o ensino de didática tem sido de grande proveito em minha vida adêmica,pois tenho relatos de experiências onde isso faz com que eu aprenda ainda mais como futura educadora,onde futuramente estarei passando meus conhecimentos para meus futuros educandos.Aidê Matos Costa FSDB -DidáticaII.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia professora.

    Com a disciplina didática que foi no segundo período que tive, aprendi muito com a professora sobre tendências, e me chamaram atenção, mostrando que o aluno também tinha que ir em busca dos próprios conteúdos. Assim os alunos tinham mais esforço para aprender, faziam também muitos trabalhos em grupo, e isso é bem legal. Agora no terceiro período, a professora desenvolve bem o conteúdo, explicando passo-a-passo.
    Passando atividades com perguntas em seu blog, aprendi que os componentes da didática, são os professores, alunos e conhecimentos, os objetivos, conteúdos e exercícios. Nessa disciplina o aluno não em só que aprender a matéria ensinada, e sim gostar do que aprendi.
    A didática em sala de aula tem que levar o aluno não só os saberes, mais aprender a ensinar. com todo esse ensinamento, passei a desenvolver mais dentro de sala de aula para os meus alunos.
    Aldeneide A. Bandeira.
    3º período de Pedagogia.
    Didática II

    ResponderExcluir
  7. BOA TARDE Profa. ANA PAULA
    A disciplina de didática é essencial para os futuros professores, porém nem todos os professores de didática vêem dessa forma, ensinam pelo fato de fazer parte do currículo escolar e esquecem que a mesma se caracteriza pelas estratégias de ensino, na metodologia a ser desenvolvida em sala de aula para o processo de ensino e aprendizagem, e para que essa tarefa seja desenvolvida com sucesso é necessário que os professores tenham uma compreensão profunda, flexível para as dificuldades dos futuros mestres, para que nós possamos contribuir na área da educação. Eu como professora de educação infantil e futura pedagoga, a didática II está me proporcionando esse conhecimento junto a conhecimentos adquiridos pelo magistério, mas nesse período é que realmente estou compreendo a real importância da didática. Portanto devo isso a você Profa. Ana Paula que nos mostra o real valor dessa disciplina e nos repassa que a didática não é só um processo de construção dos saberes educacionais, mas a inter relação entre professor e aluno no ato educativo.
    ROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA
    3º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  8. Poderá até não está acontecendo mudanças realmente conscientes de forma generalizada, porém se cada educador que atua em orientar a melhor forma da prática de ensino em sala de aula, posicionar-se de forma positiva para a melhoria do desempenho dos docentes e educandos, praticando sua formação continuada por meio de cursos, pesquisas, e posicionamento permanente com objetivos firmes para contribuir para essas mudanças, aos poucos se alcançara mudanças concretas esperadas e consideráveis para o ensino tanto hoje como futuramente.

    ResponderExcluir
  9. Ter uma didática dinâmica criativa, atualizada é de suma importância para o processo de ensino aprendizagem, justamente pelo fato de corresponder com as inovações que o construtivismo nos possibilita. Todavia tanto na educação qto na vida integrada precismos de equilibrio, saber mediar as mudanças e sempre didaticamente propor o melhor para ao ensino aprendizagem. Afim de que este fortalece a educação basica e que não fique somente em um utopia oral, pela qual muito se diz e nada contribui a para a Educação.
    Francilaura Fabricio

    ResponderExcluir
  10. Realmente percebemos que naão adianata muito discurso teórico e pouca ação, a didática necessita ser inovadora e capaz de proporcionar aos professores o processo de ensino e aprendizagem que forma pessoas por inteiro.

    ResponderExcluir
  11. alá professora ... boa tarde !

    as mudanças são necessarias pra que acompanhemos o processo que está cada vez mais rapido elas precisam acontecer de informação e formação .na verdade so tive uma professora de didatica voce e pra mim a didatica deve esta intriseca a pedagogia como co-relacionada,uma interdepende da outra .

    luciane paes 2° periodo de ped

    ResponderExcluir
  12. AS MUDANÇAS SAO NECESSARIAS PARA QUE NOS PROFESSORES PODEMOS COMPREENDER A MATERIA DE DIDATICA PARA QUE POSSAMOS APLICAR DENTRO DA SALA DE AULA,ESTARMOS SEMPRE ATUALIZADOS PARA QUE POSSAMOS DESEMPENHAR UM PAPEL FUNDAMENTSL NA FORMAÇÃO DOS NOSSOS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  13. AS MUDANÇAS SAO NECESSARIAS PARA QUE NOS PROFESSORES PODEMOS COMPREENDER A MATERIA DE DIDATICA PARA QUE POSSAMOS APLICAR DENTRO DA SALA DE AULA,ESTARMOS SEMPRE ATUALIZADOS PARA QUE POSSAMOS DESEMPENHAR UM PAPEL FUNDAMENTSL NA FORMAÇÃO DOS NOSSOS ALUNOS.



    ADRIANA LELIS 2 PERIODO PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  14. Mudanças acontece constantimente,e é exatamente por isso que o educador necessita de uma formaçao continua,e esta sempre atualizado,para então compartilha suas experiencias com os alunos,e fazer com que eles tenham uma melhor visão de sociedade em que vivi.

    Lucineia Barros
    Pedagogia 3°periodo

    ResponderExcluir
  15. Helen Regina Andrade 3ºPeríodo Pedagogia

    Quando entramos em uma faculdade encontramos vários professores com inúmeras teorias,começamos a idealizar uma educação totalmente diferente da qual iremos encontrar ao chegar nas escolas,são poucos os que nos ensinam técnicas e posturas que devemos ter em sala de aula,poucos conversam e nos contam suas experiências e do que nos aguarda.Não falo que a teoria seja desnecessária mas que precisamos de Professores que nos mostrem caminhos para que possamos construir nossas próprias teorias e nossas maneiras de aplicá-las,não nos deixar ser marionetes e continuar essa educação que temos.Diante disso desde ja agradeço suas aulas que são verdadeiras troca de experiências,nos mostra teorias e práticas de um educador.Obrigada!!!

    Bjssssss

    ResponderExcluir
  16. Oi fessora!

    Acredito que ocorreram sim varias mudanças,mas,é necessário que essa mudança se faça presente na escola, a didática nos mostra varias formas de passar o conhecimento aos nossos educandos,mas será que em campo, no trabalho, nós fazemos uso de nossos estudos ou nos limitamos a trabalhar de acordo com o que as instituições( em certos casos tradicionais demais)nos determinam?
    É preciso arriscar realmente para que possamos ver o resultado (aos meus amigos que possam ver este comentário ver os filmes: A sociedade dos poetas mortos e O sorriso de Monalisa, aí vocês vão entendeer do que eu tô falando.)

    Jorge Luís
    2º período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  17. Boa Tarde Professora!
    Acredito que as mudanças têm acontecido sim, em passos lentos, mas, acontecem, como todo processo transitório, tem suas dificuldades e peculiaridades. Dentre as várias dificuldades que cercam o educador, verificamos a não ou má utilização de métodos didáticos apropriados à aprendizagem de determinado assunto, tornando sua atividade maçante e improdutiva, isso vai depender do educador tornar sua prática competente, incentivadora e produtiva.
    Percebemos que o professor que não se adéqua à modernidade, apresentando seu trabalho de forma criativa mas sim, repetitiva e sem nenhum instrumento de construção ou reflexão, levando o seu aluno a obter um mero conhecimento sem perspectivas de ascensão além do que já lhe fora apresentado. Ao fazer um retrospecto sobre a atividade do professor,que contribui e muito para o sucesso do processo educativo como um todo, percebemos que a relação existente entre sua forma de agir e como esta forma é posta em prática,existe sim uma oposição, é válido afirmar que como em qualquer outra profissão existem professores e “professores”.Que vão apresentar técnicas competentes ou não, vai depender do grau de comprometimento de cada profissional.
    Socorro 2°Pedagogia

    ResponderExcluir
  18. Professora, durante minha escolar dive grande diviculdade de aprendizagem como:matemática, interpretãção de texto etc...eu me culpava por isso,me acha inferior aos outros. Hoje estou dentro de uma academia e vejo que não nada disso que eu pensava, sou uma pessoa capacitada para qualquer tipo de aprendizagem, primeiramente porque sou estimulada,aqui na facultdade vejo cada técnica interessante,que me leva realmente a ter conhecimento.Acredito que a didática é uma ferramenta fundamental para o mediador,sou testemunha disso.O professor que inova sua didática certamente terá uma resposta positiva de seu educandos.

    ResponderExcluir
  19. As práticas pedagógicas se constituem por ações, conhecimentos e valores do interno de um processo intencional e sistematizado, com finalidades educativas e formativas, que possibilitam a simultânea singularização, socialização e humanização dos sujeitos, envolvendo o complexo de interações entre indivíduos e contextos. Contemporaneamente, configuram-se na complexidade social e na diversificação das atividades educativas e formativas.

    2. Período

    ResponderExcluir
  20. Podemos modificar a forma de ensinar e de aprender. Um ensinar mais compartilhado. Orientado, coordenado pelo professor, mas com profunda participação dos alunos, individual e grupalmente, onde as tecnologias nos ajudarão muito, principalmente as telemáticas.

    Ensinar e aprender exigem hoje muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. Uma das dificuldades atuais é conciliar a extensão da informação, a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento da sua compreensão, em espaços menos rígidos, menos engessados. Temos informações demais e dificuldade em escolher quais são significativas para nós e conseguir integrá-las dentro da nossa mente e da nossa vida.

    A aquisição da informação, dos dados dependerá cada vez menos do professor. O papel do professor - o papel principal - é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. O professor é um facilitador, que procura ajudar a que cada um consiga avançar no processo de aprender. Mas tem os limites do conteúdo programático, do tempo de aula, das normas legais. Ele tem uma grande liberdade concreta, na forma de conseguir organizar o processo de ensino-aprendizagem, mas dentro dos parâmetros básicos previstos socialmente.
    2. Período

    ResponderExcluir
  21. Penso que sim, houve mudanças importantes, pois existe o desejo de alguns educadores em desempenhar o seu papel de uma forma objetiva, buscando assim despertar o interesse em seus educandos em serem cidadãos críticos e continuar sempre a cada dia aprimorando seus métodos de ensino.

    Sônia ped2

    ResponderExcluir
  22. Não sei mas, Disciplina Didática é e vai ser sempre Didática"confuso não"hehehe.Em minha opinão a didática sempre será uma disciplina de teoria porque senão como que tu vais levar o teu aluno a pensar de uma forma que possa ver a realidade?Talvez esteja sendo tradicional demais com esse meu comentário porém,é necessári num primeiro momento existir teoria para depois se aplicar a prática acredito que seja dessa forma.E o que poderá estar se ajustando hj é o fato de o aluno poder estar mais presente a expressar suas opiniões a cada conteúdo que se espera ministrar/ministrado para se fazer um balancete de como ele poderá passar ou se ver passando esse conteudo aos seus alunos de uma forma talvez dinâmica embasados sempre em teorias.

    ResponderExcluir
  23. As vezes o professor tenta ter um didática, mas torna-se tão cansativo e desgastante que esse educador acaba por ficar alienado ao livro didático sem proporcionar algo novo legal e nossa educação fica da forma que esta uma tremenda bagunça.
    Adriana Cordovil
    3° Pedagogia
    Didática 2

    ResponderExcluir