tag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post7373200424946091730..comments2023-08-23T06:37:53.306-07:00Comments on O Ensino de Ciências na Amazônia: A DIDÁTICA DAS CIÊNCIASAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/16741926997743056113noreply@blogger.comBlogger25125tag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-10633954924516747652010-12-19T07:06:02.711-08:002010-12-19T07:06:02.711-08:00Obrigada, pelos comentários! Agora só em 2011.Obrigada, pelos comentários! Agora só em 2011.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16741926997743056113noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-44975669153823394502010-12-13T19:05:25.586-08:002010-12-13T19:05:25.586-08:00Este comentário foi removido pelo autor.No meio da Florestahttps://www.blogger.com/profile/16468472382102856628noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-9116828197327331242010-12-08T15:49:40.753-08:002010-12-08T15:49:40.753-08:00A didática é importante por que é através dela que...A didática é importante por que é através dela que o professor vai conhecer a realidade dos seus alunos e o conheciento que vai passar.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/09990711937295426431noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-40148305842964810492010-12-08T06:21:02.457-08:002010-12-08T06:21:02.457-08:00Dentro do processo de formação, a didática limita-...Dentro do processo de formação, a didática limita-se os seguintes componentes básicos: o educador, o método a que se recorre, o educando, a matéria que se ensina e os objetivos a atingir para que se educa.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/03378564063358542112noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-13317492863579965762010-12-07T22:01:20.231-08:002010-12-07T22:01:20.231-08:00Claudinha: Prof, representando o curso de ciências...Claudinha: Prof, representando o curso de ciências, aqui estou eu! (antes tarde do que nunca).É importante que o professor, ao ensinar esteja atento ao público pra qual o conhecimento está sendo destinado, ou seja, é através da didática que o professor torna-se capaz de olhar para a realidade de seu aluno e buscar estratégias que facilitem a aprendizagem destes, fazendo com que se sintam sujeitos participantes de uma sociedade em constantes transformações. Caso contrário, ocorrerá o que Paulo Freire denomina de “Educação bancaria”. Vale ressaltar também a questão dos avanços tecnológicos que ganham cada vez mais destaque em sala de aula. É extremamente necessário saber utilizar os recursos didáticos, aliando as ferramentas tecnológicas a favor do ensino de ciências.A Formação Continuada de Professores de Ciênciashttps://www.blogger.com/profile/17607380884144110892noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-54467758822604773842010-11-25T05:26:18.043-08:002010-11-25T05:26:18.043-08:00GRUPO: Cilas, Bianca, Marcelo e Márcia (4º Período...GRUPO: Cilas, Bianca, Marcelo e Márcia (4º Período - Pedagogia/ FSDB)<br /><br />Acreditamos que a ditática no ensino em suas diversas vertente é o que norteia toda prática de ensino-aprendizagem. Neste sentido toda didática a ser utilizada com os educandos deve ter por finalidade a partir dos conhecimentos prévios trazidos por eles construir "novos" saberes, criando assim um ciclo de conhecimento que contribua para a educação como um todo. E neste sentido somos parte integrante desse todo, pois, somos primeiramente responsáveis pela didática a ser aplicada.Marcelo, sdbhttps://www.blogger.com/profile/07457785646359932711noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-84968330274356567912010-11-23T12:37:59.564-08:002010-11-23T12:37:59.564-08:00♥GRUPO: ANA PAULA FÉLIX, FABIOLA NASCIMENTO, HELLE...♥GRUPO: ANA PAULA FÉLIX, FABIOLA NASCIMENTO, HELLEN CRISTINA E KARLA KAROLINE♥<br /><br />3º parte: No Ensino de Biologia, compreendemos que os biólogos sempre se voltarão para a compreensão de um único fenômeno que é vida, o que nos permite entender que o Ensino de Biologia assim como os outros ensinos não pode se dar apenas com livros didáticos, até porque estamos vivendo em um mundo no qual a tecnologia e as informações estão por todas as partes e o professor deve oferecer fatores que implique para que o aluno acompanhe as mudanças constantes do mundo. A educação de hoje pode acontecer em vários ambientes tanto os formais como os não formais, é de suma importância o professor interagir com seus alunos em ambientes como: zoológico, bosque da ciência, laboratórios e muitos outros que farão com que os discentes vivenciem e construa suas próprias opiniões, claro que o educador deve se aproveitar dessa interação e mediar os assuntos, outro fator que vimos que está dominando a sociedade e o mundo é a tecnologia, e devemos nos unir a esta tecnologia para incentivarmos nossos jovens ao ensino, e com essas ferramentas poderemos criar aulas pela web, e se a internet é vista como “brincadeira”, aproveitaríamos essa brincadeira para trocarmos conhecimentos, e com isso o Ensino de Biologia iria enriquecer, pois iríamos despertar em nosso educandos o gosto pela Biologia.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/04168213646636019543noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-77479305167078273772010-11-23T12:32:54.779-08:002010-11-23T12:32:54.779-08:00♥GRUPO: ANA PAULA FÉLIX, FABIOLA NASCIMENTO, HELLE...♥GRUPO: ANA PAULA FÉLIX, FABIOLA NASCIMENTO, HELLEN CRISTINA E KARLA KAROLINE♥<br /><br />2º parte:No Ensino de Química o professor além de conhecer o conteúdo a ser ensinado e dominar métodos e técnicas, ele deve estar atento as necessidades reais de seus alunos e refletir sobre o seu papel na formação de indivíduos, a Química precisa ser mediada de forma com que o aluno relacione com o seu cotidiano, ou seja, podemos abordar questões relacionas a utilização diária de produtos químicos, a analise de problemas gerais referente a qualidade de vida dos seres humanos e os impactos ambientais, a fim de desenvolver o pensamento critico sobre o mundo que o cerca. O que dá fundamentos para um docente é a leitura, a Didática tem esse objetivo instruir e proporcionar aos professores meios para que o mesmo possa mediar um ensino prazeroso, e isso pode ser feito com aulas experimentais, após as aulas discussões relacionadas à teoria e prática, concerteza quebrará o paradigma de que o Ensino de Química é um ensino chato, fará com que os alunos tenham prazer em estudar, como diz Cardoso e Colinvaux “o estudo da Química deve-se principalmente ao fato de possibilitar ao homem o desenvolvimento de uma visão critica do mundo que o cerca, podendo analisar, compreender e utilizar este conhecimento no cotidiano”, o que nos faz entendermos que a Química deve ser ensinada relacionada com o mundo atual.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/04168213646636019543noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-20907566767474599882010-11-23T12:28:25.015-08:002010-11-23T12:28:25.015-08:00GRUPO: ANA PAULA FÉLIX, FABIOLA NASCIMENTO, HELLEN...GRUPO: ANA PAULA FÉLIX, FABIOLA NASCIMENTO, HELLEN CRISTINA E KARLA KAROLINE<br /><br />1º parte: Tendo em vista as dificuldades encontradas no Ensino de Física, entendemos que a Didática vem com o objetivo de oferecer subsídios para o processo ensino-aprendizagem, para que o docente consiga alcançar seu maior objetivo, que é proporcionar uma aula de qualidade, despertando nos discentes o seu lado critico, na Didática Especial da Física visa tambem o processo de ensino-aprendizagem, mostrando aos docentes o quanto a nossa sociedade vem evoluindo o que significa que o ensino tambem tem o dever de evoluir, e interagir com a sociedade, partindo de seus conhecimentos prévios e utilizando o que a tecnologia tem de mais novo, o que nos faz entender que a Didática Especial é relacionada com a Filosofia, a Didática Geral e a Psicopedagogia, com isso o Ensino de Física pode ser mediado com total qualidade o que exige do docente um compromisso maior com o ensino de Física.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/04168213646636019543noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-81228965768808549642010-11-16T05:57:24.561-08:002010-11-16T05:57:24.561-08:00Devido ao nosso texto ser grande, não conseguimos ...Devido ao nosso texto ser grande, não conseguimos postar no blog, mais enviamos pra a professora Ana Paula por e-mail!<br /><br />EQUIPE: ANA PAULA, FABIOLA NASCIMENTO, KARLA KAROLINE E HELLEN CORREA. (FMCN /FSDB)4º A -PEDAGOGIA♥Fabdocinho♥https://www.blogger.com/profile/15247494038844300264noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-13336618162013702582010-11-04T05:59:05.636-07:002010-11-04T05:59:05.636-07:00Esta discussão acerca da didática no Ensino de Ciê...Esta discussão acerca da didática no Ensino de Ciências vem ganhando cada vez mais espaço, visto que é impossível em nossa concepção entender Ciências sem uma metodologia adequada de ensino. Sob este aspecto todo assunto a ser transmitido ficará comprometido se não houver uma adequada "didática" de ensino e assimilação de conteúdo e vivência. Dizemos isso pois acreditamos que estas duas coisas não podem dissociar-se.Marcelo, sdbhttps://www.blogger.com/profile/07457785646359932711noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-38559160044495153652010-11-02T12:29:59.968-07:002010-11-02T12:29:59.968-07:00Elaine, esse é o preço por se ter uma falta de &qu...Elaine, esse é o preço por se ter uma falta de "conversa" entre departamentos... e que foi discutido na defesa!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16741926997743056113noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-41626596418759614872010-11-02T11:56:30.754-07:002010-11-02T11:56:30.754-07:00A didática nas ciências é algo extremamente import...A didática nas ciências é algo extremamente importante, posso dizer que "sofri" na pele ao ter aula de didática com uma professora que não entendia nada de ensino de biologia e passou apenas como era a didática, não soube aplica-la ao curso que lecionava. Depois de assistir a defesa de mestrado sobre ensino de ciencias apenas confirmei o quão importante é ter uma didática específica, pois cada área de ensino tem suas particularidades e cada uma delas merece atenção.<br />Elaine AmorimUnknownhttps://www.blogger.com/profile/11954434130577935805noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-42125029444822153442010-11-02T11:12:21.121-07:002010-11-02T11:12:21.121-07:00Muito bem, pena que não tivemos nenhuma participaç...Muito bem, pena que não tivemos nenhuma participação de Ciências, mas Biologia abrilhantou! Bjk em todos!!!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16741926997743056113noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-89607775414100230752010-11-02T02:27:31.181-07:002010-11-02T02:27:31.181-07:00keite lidya 4 periodo a didática e muito inpoortan...keite lidya 4 periodo a didática e muito inpoortante pois e ela que o professo ira trabalhar pois esiste varios metodos e cada um tem o seu mais que fique o infoque e o pro fessor tem ultilizar uma didática que o a luno lhe possa comprienderou seja o seu aprendizado esteja se desenvolvendo com de acordo com suas tecnicas e que essa aula o aluno esteja gostando ou desenvolvendo oseu aprendizado.lidya https://www.blogger.com/profile/06776614607953125508noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-38486231214249775932010-10-30T16:43:18.291-07:002010-10-30T16:43:18.291-07:00Andréa Gama(período)
Tendo em vista o texto estuda...Andréa Gama(período)<br />Tendo em vista o texto estudado vem nos fazer refletir sobre o quanto a didática é de suma importância para o ensino de ciências, Reconhecendo a didática como ciência que é, sendo pesquisa e também uso de técnicas de ensino, deve-se conceber a idéia de sua importância na contribuição para a formação do cidadão desde a educação básica . É nesses passos que o professor deve buscar na didática as verdadeiras técnicas de ensino, as quais só serão alcançadas através do trabalho pedagógico bem estruturado. O trabalho do professor em sala de aula muitas vezes se resume em repassar os conteúdos aos alunos, sem estimular nestes a interpretação, a crítica e a criatividade, pois, “... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/04600779086364226225noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-77341146230195301082010-10-30T05:00:39.551-07:002010-10-30T05:00:39.551-07:00Ao considerar as diversas possibilidades e métodos...Ao considerar as diversas possibilidades e métodos de como desenvolver e ensinar Ciências no Ensino Fundamental (séries iniciais), é importante considerar a impossibilidade do educador, ter todas as respostas, quando se tratam de temas tão abrangentes quanto estes, que se referem à compreensão de um estudo mais amplo sobre Ciências Naturais. "O conhecimento prévio dos alunos deve ser o ponto de partida para a sua aprendizagem".<br /><br />Para isso é importante que os professores estejam bem preparados e seguros de sua prática docente, para terem condições de orientar e preparar seus alunos para a aprendizagem, colaborando com eles na construção do conhecimento, encarando as dificuldades do cotidiano dos alunos, e que a aprendizagem escolar assuma um significado mais amplo e permita que este aluno melhore suas próprias condições de vida e desta forma possa modificar também o meio onde vive.Ana Crishttps://www.blogger.com/profile/14968789581961616214noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-7143977368505858812010-10-27T15:10:05.900-07:002010-10-27T15:10:05.900-07:00A didática de ciências naturais se basea em constr...A didática de ciências naturais se basea em construir e socializar o conhecimento cientifico, onde procura identificar, sistematizar e propor para evolução sociocultural.<br /> As atividades de ensino têm como principal objetivo a apropriação e assimilação significativa, crítica dos conhecimentos que compõem os conteúdos do processo pedagógicos escolar. <br />Os elementos fundamentais, sendo: o conteúdo, o ensino, a aprendizagem, os objetivos, os métodos as formas e meio, são imprescindíveis para elaboração de uma proposta metodológica para o ensino.<br />É também necessário considerar também as diferenças entre o conhecimento cientifico como linguagem para a compreensão do mundo, sendo este o mediador e auxiliar para varias atividades humanas. Este processo implica que devemos considerar as diferenças entre as formas de apropriação-assimilação do conhecimento. Essa concepção da didática escolar não se apresenta e nem se estrutura única, predominante ou determinante ao desenvolvimento de nível de produção intelectual.<br />Os objetivos gerais do nesino reflete na capacidade de pensar criticamente os problemas e desafios postos pela realidade social, alem de estar presente nos elementos tecnológico, é uma necessidade de reflexão e participação na solução das questões sociais do nosso tempo, que dependem dos conhecimentos basciso da ciência naturais.<br />Sendo assim, o professor deverá definir para ministrar suas aulas na busca contínua, onde deverá apreender as relações dialéticas entre o pedagógico e o cientifico, entre os conteúdos específicos e o contexto social nele inserido, para construir uma visão ampla sobre o conhecimento e os objetivos atitudinais (diz respeito à atitude, concentração, solidariedade, disciplina e motivação.Claudianehttps://www.blogger.com/profile/04488403674508410228noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-4688260462441076792010-10-27T14:39:25.525-07:002010-10-27T14:39:25.525-07:00É de fundamental importância conhecer e utilizar a...É de fundamental importância conhecer e utilizar as tecnologias hoje existentes para o ensino de Ciências, aliando a esta o recurso didático-pedagógico. Associar a didática das Ciências em sala de aula ajuda os alunos na busca de informações, que podem ser encontradas, por exemplo, com o uso da internet, como ferramenta de pesquisa, troca de<br />dados, divulgação de informações, discussão e elaboração de projetos. O uso do computador em sala de aula, coloca em prática, muitas das teorias colocadas para o aluno num universo abstrato. Dessa forma ele conseguirá associar o ensino de maneira mais concreta e eficaz para seu aprendizado.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/02306244337555586257noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-84686209568810986262010-10-26T12:10:38.934-07:002010-10-26T12:10:38.934-07:00Apesar de pouco divulgada, a Didática das Ciências...Apesar de pouco divulgada, a Didática das Ciências é muito importante. Pois através dessa didática nos tornamos mais aptos para ensinar, acompanhando o desenvolvimento científico e melhorando muito mais o ensino- aprendizagem.<br />Amanda Amorim.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/08007167446255895006noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-36425558229466174642010-10-25T20:26:43.548-07:002010-10-25T20:26:43.548-07:00Acho interessante a proposta da didática das ciênc...Acho interessante a proposta da didática das ciências! Depois da defesa de hoje, ainda mais! Vimos que ela é importante, mas pouco valorizada e pouco estudada. Compreendi muito sobre o "aprender a ensinar", na defesa da dissertação que assistimos hoje. É importante deixar claro a proposta a que a didática nos expõe, pois é através dela que nos preparamos para ensinar ciência dentro da realidade social e da inovação científica acrescida a cada dia por meio das tecnologias.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-34045678786501631562010-10-24T12:24:03.330-07:002010-10-24T12:24:03.330-07:00Acadêmico (as) Ana Maria, Maria Rosa, Joyce Andrad...Acadêmico (as) Ana Maria, Maria Rosa, Joyce Andrade e Ricardo – 4º período de Pedagogia.<br /><br />A DIDÁTICA NAS CIÊNCIAS<br /><br />Este presente texto tem como foco de análise a didática enquanto uma reflexão sistemática sobre a prática educativa. Segundo Libaneo, Luckesi e Hennig possuem pontos de coerências no pensar a didática, como uma superação no modelo de educação tradicional, que vem propiciar um direcionamento ao ensino em âmbito escolar.<br />Pensando na educação brasileira, sobre tudo no componente de ensino de ciências, podemos perceber que o Brasil precisa melhorar muito, pois dados de pesquisas comprovam que possuímos uma da pior educação do mundo quando se refere ao componente de ciências, e este ensino de ciências reflete esse cenário caótico em que se encontra a atual educação brasileira. São muitos desses problemas que podem ser compreendidos devidos os professores não saberem fomentar ou estimular os alunos pelo interesse da ciência, que já chegam à escola com preconceitos referente a este componente curricular.<br />Por tanto no final do último parágrafo que comentamos sobre preconceito, que é justamente o que faz parte da nossa abordagem frente ao componente de Física: Quem ainda não ouviu falar que o calculo de física é muito difícil, pois é nesse sentido que a didática especial da física propõe uma abordagem significativa do assunto, levando em consideração todas as exigências que a sociedade contemporânea impõe diante da influência que a física enquanto ciência possui em relação com a sociedade. Outro aspecto que pode ser compreendido na didática é a identidade do professor de química que muito ainda pensam em transmitir seus conceitos de química, sem estabelecer nenhuma relação do assunto abordado com o cotidiano do aluno “Educação bancária” mais se faz necessário que os professores de química entendam seu papel como transformadores sociais e não seja só mais um transmissor.<br />Neste momento comentaremos sobre a didática e o papel do professor de biologia,que mesmo que não perceba possui bons recursos para abordagem da sua disciplina como: zoológico que poderá explorar vários conceitos, o jardim Botânico,assim o professor poderá trabalhar de maneira alegre a biologia com seus alunos. E perceber que sua forma didática de abordar os assuntos precisa se adequar as novas realidades da sociedade contemporânea. Neste sentido, tendo em vista a leitura do texto “A didática das ciências” somando ao conhecimento de alguns autores que abordam o tema, pode-se entender que o conhecimento da didática, vem a contribuir como processo de ensino aprendizagem em que o professor se caracteriza como um mediador, percebendo que sua maneira de didática de trabalhar dever se adequar as novas formas da realidade do aluno, buscando novas saídas para o ensino – aprendizagem do mesmo.anamarya@exemple.comhttps://www.blogger.com/profile/05339283941033762653noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-86150292130882361402010-10-24T00:01:05.612-07:002010-10-24T00:01:05.612-07:00ACADEMICAS: DEBORAH LIMA, LIANA FABÍOLA E MARIA CÉ...ACADEMICAS: DEBORAH LIMA, LIANA FABÍOLA E MARIA CÉLIA (4o/Ped/FSDB)<br />No processo ensino-aprendizagem, em qualquer contexto em que se esteja inserido, é necessário que se conheçam as metodologias que integram este processo como elementos fundamentais para um melhor aproveitamento da aprendizagem. A Didática tem um papel fundamental no processo de ensino - aprendizagem, pois pode nortear sua práxis e facilitar para um melhor aprendizado, pois ela é um conjunto de fatores que desenvolvem o individuo, o cognitivo e a aprendizagem, respeitando as diversidades de cada um, tendo em vista que o docente e o principal responsável na busca de novos procedimentos pra desenvolver na sua prática.<br />A ciência da Química, deva-se referir à participação do cidadão na sociedade torna-se evidente que, para o indivíduo efetivar a sua participação comunitária é necessário que ele dispusesse de informações. Tais informações são aquelas que estão diretamente vinculadas aos problemas sociais que o afetam, os quais exigem um posicionamento quanto ao encaminhamento de suas soluções. Com o avanço tecnológico da sociedade há tempos existe uma dependência muito grande com relação à química. Essa utilização vai desde o uso diário de produtos químicos, até as inúmeras influências e impactos no desenvolvimento da sociedade, em linhas gerais se refere a qualidade de vida do cidadão. Desta maneira o docente de química é necessário tenha uma didática mais qualitativa e acessível aos discentes, priorizando seus conhecimentos prévios e fazendo uma analogia com o conhecimento cientifico, através do seu cotidiano vivenciado na pratica diária. <br />O ensino de Ciências de Biologia é imprescindível para a formação do cidadão, sua atual importância é extrema, e tende a crescer ainda mais com o passar do tempo e com a evolução da ciência e da sociedade.<br />Como podemos perceber a educação é mais complexa do que possamos imaginar, tendo em vista que a sociedade tem o papel ativo na participação das ciências e nas praticas educativas, isso que dizer quer, somos nós sociedade que fazemos ciências e não a ciência que constitui a sociedade._Tatty_https://www.blogger.com/profile/08755681376514576852noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-32966707233920746662010-10-24T00:00:00.920-07:002010-10-24T00:00:00.920-07:00ACADEMICOS: Antônia Íris,Keith,Mileide e Zeolinda ...ACADEMICOS: Antônia Íris,Keith,Mileide e Zeolinda (4o/Ped/FSDB)<br />O texto nos fala dos problemas relacionados ao ensino de ciências, e de como acontece o processo Ensino - Aprendizagem na escola, os autores deste texto nos mostra as diferentes metodologias que são utilizadas no ensino de ciências e a sua real colaboração de alternativas de metodologias , os mesmos objetivam demonstrar as diferentes formas de se trabalhar com física, química e biologia, falam da importância do trabalho do professor nessas áreas, no sentido de inovar o conhecimento cientifico no âmbito reflexivo ,sem desconsiderar conteúdos relevantes que levam apenas a memorização.<br />É fato comprovado que particularmente o ensino de ciências, tem recebido na atualidade especial diferencia por parte da sociedade Cientifico – Tecnológico. Segundo os autores do texto, cada componente de ciências naturais, mesmo precisando ser visto de forma interdisciplinar, pode ter a sua metodologia diferenciada para isso faz-se necessário que o docente conheça as necessidades dos discentes e a partir desta sondagem, possa estar estabelecendo o seu plano de ensino. Ainda segundo os autores o professor precisa ter claro método com o qual ele irá trabalhar, não é uma fórmula que lhe fornecerá todas as respostas das quais precisa._Tatty_https://www.blogger.com/profile/08755681376514576852noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3209486164300199519.post-61496624505054992822010-10-23T23:58:28.821-07:002010-10-23T23:58:28.821-07:00ACADEMICOS: ANDREIA, AUREO, TANIA E SUZETE (4o/Ped...ACADEMICOS: ANDREIA, AUREO, TANIA E SUZETE (4o/Ped/FSDB)<br />Em razão da leitura do texto e vídeo se entende que: Segundo Luckesi, Libaneo e Hennig, a didática se configura como um norte para orientar a pratica ensino-aprendizagem, enfim, serve como meio de levar o sujeito a desenvolver as suas capacidades, ou seja, a didática é compreender como a arte de ensinar. Hoje o ensino de ciência da didática da física se encontra diversas dificuldades, e tal ação acontecem devido à falta de metodologias adequadas por partes de algumas professoras e a desmotivação dos alunos, se nota que é necessário que ambos professores e alunos compreendam a grande importância que a didática da física contribui que é de fazer com que os alunos desenvolva suas capacidades tendo em vista a compreensão das diversas exigências que a sociedade globalizada nos apresenta, sem esquecer que a física é importante em qualquer nível de ensino.<br />O professor de biologia está voltado ao fenômeno da vida. O professor deve buscar conhecimentos científicos em livros voltados para o seu conteúdo, mas se vê que os livros existentes não estão acompanhando à evolução da ciência, o mesmo busca novos meios para transmitir este conhecimentos buscando nas revistas, redes de Internet ou outras fontes, e devendo buscar transmitir este conhecimento propondo outros lugares para tal sendo, em bosque, zoológico, jardim botânico, saindo das salas de aula o educando será capaz de fazer a relação da teoria e pratica.<br />Falamos aqui da metodologia do professor de química em sala de aula, muitos passando apenas conteúdos, a maioria deles aplicam em suas aulas suas próprias idéias. Os objetivo da aula de química é fazer com que o aluno possa interagir com o meio em que vive e para, tal, tem que está relacionado com o corpo e mente. Em nossos dias a educação e levada par a formação do indivíduo ligada com o mundo, e para isso os profissionais da educação devem estar apto para exercer sua função mesmo que a escola em que esta inserida tenha uma prática contaria. Os professores de química não podem cometer o erro de ser mais um transmissor do conhecimento, mas levar o ser a pensar, refletir, nos acontecimentos, nas transformações que a humanidade possa, ficando o professor a fazer de suas aulas não apenas a teórica com livros teóricos, mas, com a vivencia do sujeito, com o seu dia a dia._Tatty_https://www.blogger.com/profile/08755681376514576852noreply@blogger.com