sábado, 30 de outubro de 2010

O Processo de Estudo e o Estudo Ativo


Há vários fatores que influenciam no ato de estudar e aprender, entre estes fatores destacam-se alguns que influenciam de sobremaneira no estudo ativo.
1. O incentivo ao estudo - conjunto de estímulos que estimulam no aluno sua motivação para aprender.
2. As condições de aprendizagem – para oferecermos condições mínimas de aprendizagem, temos que conhecer muito bem as condições sócio-culturais dos alunos.
3. A influência do professor e do ambiente escolar - certamente o professor e o meio exercem uma influencia muito forte no aluno.
Poste um comentário sobre a importância/relevância de cada um desses três fatores.

33 comentários:

  1. Para quem lida com a educação tendo em vista a formação humana dos indivíduos vivendo em contextos sociais determinados, é imprescindível que desenvolva a capacidade de descobrir as relações sociais reais implicada em cada acontecimento, em cada situação real da sua vida e da sua profissão, em cada matéria que ensina como também nos discursos, nos meios de comunicação de massa, nas relações cotidianas na família e no trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que esses três itens acima é indispensável no processo de aprendizagem, como: o incentivo ao estudo; a aluno precisa de incentivo para que desse modo se desenvolva cada vez mais;as condições de aprendizagem esse item dirá que seja um dos fundamentais nesse processo,pios para que a pessoa tenha um exedo em sua aprendizagem seja ela aluno ou aduto é fundamental que tenha condições necessárias para estudar; e por ultimo não menos importante é a influência do professor e o ambiênte escolar desse modo o aluno se sentirá mais seguro vendo que tem o apoio do professor isso sem dúvida é muito importante.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que todos os fatores destacam importância no processo de ensino e a influência do ato de estudar e aprender. Quanto ao incentivo ao estudo devemos buscar passar esse incentivo aos nossos alunos, propondo idéias, desafios que os forcem a buscar o conhecimento. Devemos procurar conhecer as condições sócio-culturais em que os alunos vivem e propor caminhos que os alinhem com o caminho do saber os influenciando positivamente, mostrando o poder que tem o conhecimento e que isso pode fazer a diferença no seu futuro e de suas famílias, pois só através do estudo podemos conseguir um futuro melhor. Déborah F. C. Lima 4º perído – FSDB.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    O processo de ensino-aprendizagem na tendência construtivista gera uma contextualização da realidade do educando, onde o professor como mediador é a parte principal do mesmo, como incentivar-lo a estudar de maneira que não o contrarie sabendo das suas dificuldades econômicas e sociais que na relação com os outros não possa deixar o preconceito transparecer, sua personalidade de educador é uma influencia muito grande para que seu caminho pessoal e profissional seja reconhecido diante da sociedade.

    Geosane Franco da Silva
    Pedagogia 3º periodo - FSDB
    Didática II

    ResponderExcluir
  5. Várias pesquisas apontam que os nossos alunos, dentro dos processos de aprendizagem, têm pouco incentivo. Todo aluno deveria desde o seu berço paterno, crescer com um incentivo familiar para que ao adentrar a escola pudesse não encontrar muitas dificuldades no seu cotidiano escolar, pois o mesmo com essas instruções prévias não teriam dificuldade na sua aprendizagem e em vários outros fatores como o social e o coletivo, há de se pensar nos alunos que pouco vêem os pais, pouco escuta um incentivo e um acompanhamento nas suas tarefas e deveres de casa, por muitas essa carência por parte do aluno, acaba resultando em fatores negativos no seu estudo.
    Como seria bom se bastássemos conhecer as condições sócio-culturais dos nossos alunos, para que tudo pudesse andar na mais perfeita organização do estudo e aprendizagem dos alunos. Muitas escolas ainda não oferecem condições necessárias para que sejam desenvolvidos alguns métodos e algumas técnicas pedagógicas, a estrutura lúdica é precária, uma brinquedo teca praticamente não existe. Obviamente é necessário conhecer o lado do alunado em formação, como vive se acompanha a parte cultural do bairro, se pratica esporte, se têm incentivos a leitura e muitos outros fatores que colaboram com as condições cognitivas do aluno.
    Certamente se o professor estiver motivado pessoalmente e comprometido com a causa escolar, com certeza teremos uma recíproca positiva entre professor e aluno. O professor pode ser o principal responsável pelo crescimento e aprendizagem do aluno, por muitas não é isso que encontramos no dia-a-dia nas escolas.

    José Augusto Maia da Silva.
    Pedagogia 3º Período – FSDB.
    Didática II

    ResponderExcluir
  6. Helen Regina Andrade 3ºperíodo Pedagogia,Boa tarde Professora!!!

    Ao refletirmos o processo ensino-aprendizagem não devemos esquecer do lado afetivo,o educador precisa saber conquistar seu aluno,para motivá-los.Sabemos que todo indivíduo é movido pela motivação,pelo afeto,esse elo entre educador e educando precisa ser trabalhado.O educador ao conhecer o ambiente em que seu educando vive irá facilitar em seu trabalho,promovendo uma ligação do que o aluno vive e conhece e do que este aluno precisa conhecer e viver.Com isso torna-se prazeroso e facilitador o processo de contrução de sua aprendizagem.

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bem! Fantástica a participação do 4o período... mas, vamos continuar aguardando mais comentários para nossa reflexão!!! bjk

    ResponderExcluir
  8. O aluno precisa ser estimulado constantemente, despertando sua curiosidade em busca de novos conhecimentos, fazendo-o entender que a 0brigação em estudar pode se tornar um prazer em adquirir saberes, mas é preciso está alerta ao contexto histórico no qual esta inserido, para encontrar o melhor caminho para o seu desenvolvimento cognitivo, o professor quando conquista a confiança, o respeito e o afeto do aluno, exerce sobre ele grande influencia, assim como a escola que o acolhe com respeito e afeto, e ao perceber o apoio de ambos os meios, terá mais segurança ao expressar suas verdadeiras emoções e assim adaptar-se ao meio social em que se vive.
    Kelly Melo - FSDB Pedagogia 3º período Didática II

    ResponderExcluir
  9. Os 3 fatores são muito importantes para a ação de estudar e aprender, pois para comentar estes fatores do processo de estudo e o estudo ativo é necessário lembrarmos do ensino de Skiner que aborda o assunto voltado para o comportamento e os estímulos da teoria do Behaviorismo na aplicação dos métodos de ensino,e as situações de aprendeizagem que tem grande contribuição na educação.
    O insentivo ao estudo tem todo um processo ou uma série de insentivo e motivação para se aprender.
    Para uma melhor condição de aprendizagem é preciso que o professor conheça as condições sociais ou socio-cultural para que ofereça esta melhor condição de aprendizagem.
    Pois a influencia do professor é muito forte na vida do aluno, por ser o responsável pela sua formação educacional.

    Ana Moreira 2 Ped

    ResponderExcluir
  10. Oi professora!

    Então;concordo com a Aninha logo acima quando diz que os 3 fatores são muito importantes, no que diz respeito ao incentivo ao estudo, o professor pode fazer parte deste incentivo quando reconhece a conquista de um aluno (valeu professora! até hoje as meninas na sala me chamam de o menino 10, rs)e o incentiva a novos desafios.
    Com relação as condições de apredizagem; é claro que uma escola bem estruturada faz muita diferença no processo de ensino,mas,se o professor for criativo ele pode explorar recursos que outros não pensaram em explorar (como aquela história da aula de ciências que você nos contou no inicio do período)e é claro, o conhecimento por parte do professor, da vida do aluno é muito importante para que o professor possa detectar possivéis problemas e quem sabe encontrar uma solução para eles.
    Por fim a influência do professor e do ambiente escolar, fazer com que o educando se sinta parte de uma grande família, seria e é, fundamental para o desenvolvimento completo do aluno, fazendo-o participar de todos os eventos e trazendo sua família para mais próximo dessa realidade, que muitas vezes só ele desfruta ou nem ele desfruta...

    Jorge Luís
    2º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Professora!

    Os três itens acima citados são de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem. A maior característica desse processo do estudo ativo é a interdependência, outra pessoa pode nos ensinar, mas ninguém pode aprender por nós. A importância, desse conceito de método de ensino, são importantes a relação com a escola, a participação nas atividades por ela promovidas, a valorização do saber adquirido, buscar dá uma educação individualizada, no sentido de enxergar a realidade de cada aluno e não individualidade propriamente dita, o ambiente escolar em que o aluno está inserido é de suma importância, pois tem que ser incentivador. E o estabelecimento de limites, como pede a educação. Sem disciplina (estabelecimento de direitos e deveres) nada se consegue, Quando um aluno vem com uma curiosidade além do tema que está sendo discutido, o professor pode e deve incentivar o aluno a buscar as respostas por si mesmo. O conhecimento não é mais tido como algo pronto e acabado, dentro de um determinado conteúdo, nem tampouco imposto pelo professor e tendo que ser engolido pelos alunos. Pelo contrário, conhecimento hoje é a troca de informações, pois, no âmbito escolar, aprender é compartilhar os saberes que cada sujeito carrega consigo, das experiências anteriormente vividas, isso sim é um estudo ativo.
    SOCORRO 2° PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  12. Os três itens colocados acima são de suma importância e proporciona ao educando uma apredizagem viva, alegre.
    A criatividade é uma das característica muito impotante nas atividades cotidiana do professor.Ao inovar, estará criando estimulos si e para seus alunos.Conseguentemente, o aprendiz sente-se encentivado a participar e envolve-se com novas descobertas tendo melhores resultado no que faz.
    Dentro desta contextualização podemos dizer que apredizagem estará dentro de processo ativo.

    ResponderExcluir
  13. Silvia Brasil dos Santos
    3º Período de Pedagogia
    Didática II – FSDB

    O apoio dos pais é muito importante na educação do educando, pois é deste de cedo que os responsáveis devem estimular seus filhos para a prática educativa, o conjunto de estímulos está centrada em casa, família e em todo o seu contexto.
    Contextualizar esse conhecimento adquirido em sala de aula é essencial para saber para refletir na sua realidade no momento que confrontarem com os obstáculos, a relação do professor é muito importante na sua vida escolar do aluno, sabemos que hoje a escola é linha de frente o lugar que o aluno espera receber carinho, atenção, apoio e respeito do seu mediador.

    ResponderExcluir
  14. O educador precisa conhecer seus alunos para poder dar incentiva a sua aprendizagem. Dessa forma podemos formar nossos educandos através do respeito e dignidade.
    Para que compreendermos as condições dos educandos precisamos conhecermos a cultura de cada um individualmente em seu meio social. Podemos trabalhar com amor e saber entender a vida cotidiana de cada um.
    O professor com suas habilidades poderá em seu ambiente com conteúdos onde o aluno possa compreender a ter vontade e desejo de querer conhecer, através de pesquisa, orientando, dinâmico e criativo. È importante o dialogo entre os alunos para que facilite a sua aprendizagem.

    Aidê Matos Costa
    3º Período de Pedagogia
    Didática II - FSDB

    ResponderExcluir
  15. Boa noite professora.
    Por viver numa sala de aula, hoje eu já uso alguns métodos que ganhei na experiência e também com tudo que tenho aprendido na faculdade, gosto muito de conversar com os meus alunos, buscando incentivá-los e orientandos para que aprendam a gostar de estudar, pois penso que a influencia do professor é muito importante para que o aluno cresça seguindo bons exemplos, e esses exemplos podem ser dados pelo professor, como uma boa leitura, uma boa conversa, respeitos pelos colegas e principalmente ouvir o conselho de seus pais. Diversas podem ser as condições de aprendizagem dos alunos, primeiro o professor precisa ter métodos para ensinar os alunos e segundo a escola precisa ter bastante material para ser trabalhado com os alunos, e também aproveitar o conhecimento que o aluno já trás de casa, o que ele conhece de cultura, sua condição social e muito mais, comente assim poderemos ter bons alunos e um futuro melhor para eles.
    Aldeneide A. Bandeira
    3º período de pedagogia.
    Didática II

    ResponderExcluir
  16. 1.O incentivo ao estudo – Do ponto de vista à leitura é de extrema relevância e importância, para que o aluno se desabroche para as descobertas em todos os aspectos das ciências. Poderá ser alcançado com a habilidade do professor, através da paciência e da compreensão dos limites de aprendizagem de cada aluno. Colocando no ponto de vista econômico, é preciso haver mais programas políticos para o acesso ao ensino gratuito, com a construção de mais escolas públicas de ensinos fundamental, médio e superior.
    2.Condições de aprendizagem – importante e relevante, lembrando que essa condição não está condicionada somente nos espaços estruturais e didáticos, mas nas condições econômicas tanto docente e discente.
    3.A influência do professor e do ambiente escolar – O professor assim como a sua equipe considerado aqui como o ambiente escolar (direção, coordenação...), são os canais para o complemento da formação do aluno, assim estes devem estar sempre se qualificando, com novos recursos didáticos, investimentos em formações continuada e pensamentos crítico contínuo dos problemas e realidade da sociedade, para poderem estar tanto enquadrado quanto enquadrando o aluno em um sistema que está sempre em processo de transformação.

    ResponderExcluir
  17. É necessário ter presente que os conteúdos representam o elemento em torno do qual se realiza a atividade de estudo. O estudo ativo é por conseqüência uma postura do aluno e do professor frente ao conteúdo, pois as atividades desde estudo se baseiam nas atividades do aluno de observação e compreensão de fatos ligados a matéria, da atenção na explicação do professor, favorecendo o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do aluno. Não existe ensino ativo sem a atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual. Sendo assim, a criatividade é uma característica muito importante na atividade do professor, saber combinar uma certa dose de repetição com uma contínua arte de inovar é um dos grandes segredos do sucesso em tarefas que lidam continuamente com um mesmo público. A criatividade deve vir de dentro, e para ser criativo é preciso, também, uma grande dose de estudo e cultura profissional. Os obstáculos encontrados, na tentativa de ensinar de uma maneira mais prazerosa, não devem desanimar ninguém, muito pelo contrario, poderão auxiliar na superação das dificuldades de aprendizagem e, sem duvida, auxiliar na abordagem dos temas a serem trabalhados com os alunos.
    2. Período

    ResponderExcluir
  18. Adriana Cordovil Savedra
    Didática 2
    3ºPedagogia


    Cada aspecto é fundamental no desenvolvimento de um individuo, pois todo ser, independente da escola ou naõ, gosta de sentir-se valorizado, incentivado, gosta de sentir util e competente em alguma coisa. Saber que existe pessoas que nos dão apoio e confiam em nós, levamos em nós mesmo, o desejo de vencer, para de alguma maneira agradar e ser agradado.
    Todo ensino deve apesentar condições de aprendizagem em o aluno estude e saiba o que esta estudando, valorizar o contexto desse aluno conhecê-lo é algo fundamental.
    A prática educacional é uma maneira grandiosa para enfluenciar os alunos já que eles pensam que somos os donos da verdade e que nossa palavra é irrevecível.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. O incentivo ao estudo, as condições de aprendizagem e a influência do professor e do ambiente escolar devem caminhar lado a lado, pois, são fatores primordiais para que se obtenha um ensino aprendizagem de qualidade. A interação professor e aluno é fundamental e necessário, cria-se um vínculo afetivo para que se possa compreender as necessidades e o comportamento dos alunos, até mesmo suas limitações. Se há a valorização dos alunos, das suas idéias criativas, haverá um ambiente favorável ao aprendizado, e assim o processo de ensino e aprendizagem se efetua satisfatoriamente para ambos os lados. Portanto depende de nós futuros educadores colocar em prática os ensinamentos da academia propiciando esses fatores para nossos futuros educandos na construção de uma nova educação.

    ROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA
    3º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Diversos fatores influenciam no desenvolvimento do aprendi educador tem a obrigação de focar suas habilidades no processo de aprendizado da criança.
    Os meios de auxiliar o aluno no processo ensino, é conhecer bem e aprender com eles os métodos de ensino de aprendizagem onde vai depender de como se trabalhar as dificuldade de cada aluno em sala de aula.
    Os métodos de ensino são considerados uma estreita relação com meios a aprendizagem,ou seja os métodos de ensino fazem parte do papel de direção do processo de ensino por parte do professor tendo em vista a aprendizagem dos alunos.
    Acadêmica:France Helen Pereira 3º PERÍODO DE PEDAGOGIA.

    ResponderExcluir
  23. OS TRÊS PROCESSOS SE TORNAM PRIMORDIAIS PARA QUE POSSA EXISTIR UM AMBIENTE AONDE O ALUNO SE SINTA ESTÍMULADO AO APRENDER POIS, ATRAVÉS DO INCENTIVOS E EM ESPECIAL, AO DO ESTUDO LEVARÁ O MESMO A APRENDER SEU CONTEXTO COM SIGNIFICADOS E APRENDER CONTEÚDOS DE UMA FORMA QUE Ñ SE TORNE MASSANTE.
    POR CONSEGUINTE,O PROFESSOR TEM QUE CONHECER A REALIDADE DE SEUS EDUCANDOS POIS, SERÁ A PARTIR DO MESMO QUE PODERÁ TRABALHAR TEMAS VISANDO UMA COMPREENSÃO MAIS APURADA DOS FATOS PARA QUE Ñ CAIA NA REALIDADE QUE JÁ ESTÁ ARRAIGADA EM MUITOS MESTRES E, POR ÚLTIMO A INFLUÊNCIA QUE ESSE PROFESSOR TEM SOBRE SUA CLASSE DE UMAFORMA CONSTRUTIVA

    ResponderExcluir
  24. OI A GATINHA MANHOSA SOU PROF° DIONETH

    ResponderExcluir
  25. Não há dúvida que para que a aprendizagem aconteça de uma maneira significativa, precisa haver parceria entre estímulo, motivação, ambiente favorável e professor brilhante.

    Sônia 2ped

    ResponderExcluir
  26. É preciso incentivar a educação, mais não apenas uma educação fria, sem sentimentos. Educar precisa envolver os alunos, envolver a ponto de marca de maneira positiva, Auxiliar as crianças e adolescentes nos momentos de dúvidas, esclarescer, transformar as informações em conhecimentos.Formar seres íntegros, estimulando todos os sentidos de cada aluno.
    LUCINEIA BARROS
    3°PERÍODO PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  27. Não há dúvida esses fatores são principios fundamental para obter uma aprendizagem,sempre buscando outra maneiras para ensinar,ultilizando as tendência construtivista,ser um professor ativo,ensinar e aprender,trabalhando em conjunto ambos lado professor e aluno.

    Katia Leitão dos Santos
    Pedagogia 3º periodo FSDB
    Didática II

    ResponderExcluir
  28. oi profe ... boa noite

    o processo de ensino não é facil e esse três fatores são de extrema relevancia, o estudo ativo é um achado para a educação ,em questão do ambiente escolar e a singularidade do aluno está em um momento muito distante do nosso em questão professor é algo pertinente.o que vemos no contexto atual da educacão são professores pouco preocupados com os seus alunos, um sistema de fingidos, fingi-se que se ensina e mais ainda que se aprende é para refletirmos com vai a nossa educação publica .

    ResponderExcluir
  29. Tudo vai influenciar para que o aluno tenha uma boa apredizagem ,como por exemplo ,o ambiente em sala de aula ,os recursos que o professor usa ,mais o essencial no s primeiros anos de escola da crianca e que ela tenha incentivi principalmente em casa ,o professor tamabem influenciara estimulando seus alunos em sala de aula ,usando bons recursos ,para que se ajude na apredizagem da crianca , a isso cabe o professor

    ResponderExcluir
  30. Para favorecer o processo de aprendizagem é necessário estar atento a vários fatores que o influenciam como, interesse do próprio aluno em aprender, seu contexto, cultura e a presença do professor que incentiva e orienta.
    RAQUEL DE CASSIA ped. 3

    ResponderExcluir
  31. Andrea Há varios fatores que contribuem para o estudar e aprender um deles e a infuência que o meio social como a escola, professores,a familia e de que maneira podem contibuir para que esse processo,que deve ocorrer de uma forma conjunta a escola tem que oferecer meios dentro de sua ralidade de uma forma compromissada; com a ajuda da familia e professores par a formação continuada de futuros cidadãos.

    ResponderExcluir
  32. keite 4 periodo a predizagem so aqcontece quando o mediador oferece meios prazerosos pois os alunos godtam de coisas novas omediador tem que estar atento para ovir conhecer os problemas dos seus alunos ai então ele ira saber ajudar a quem tem dificuldade no apredizado

    ResponderExcluir
  33. Bom dia professora.
    Os três fatores são importantes e essenciais para o desenvolvimento da criança. Primeiro, precisamos oferecer os métodos para que elas possam desenvolver suas habilidades. Devemos ainda buscar conhecer as peculiaridades individuais dos alunos e por fim o professor precisa ser o grande mediador dessas crianças, tanto no psicológico, como no ambiente escolar, no qual ela permanecerá em boa parte do seu dia-a-dia.
    Luciane Filgueiras, 2º periodo de pedagogia.

    ResponderExcluir