quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SEMANA DE BIOLOGIA - UFAM/2010

Hoje, vou ser mais democrática... Quero que você poste comentário sobre o que chamou mais atenção nas Palestras das Semana de Biologia! Bjk

13 comentários:

  1. Programa de Educação Ambiental nas redes de Ensino. - Achei interessante a proposta de integrar a disciplina de Educação Ambiental nas escolas, como parte das discussões e atividades no aprendizado do aluno.Os programas e atividades de educação ambiental, além dos conteúdos teóricos em salas de aula, deverão enfatizar a observação direta da natureza,os problemas ambientais, o estudo do meio, as pesquisas de campo e as experiências práticas, que
    possibilitem aos alunos as adequadas condições para aplicação dos conceitos. Dessa forma o aluno estará sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.

    ResponderExcluir
  2. Professora, não estive presente na Semana de Biologia, por motivos pessoais que me impediram de estar presente, mas postei o comentário acima, sobre a importância de se desenvolver a questão da consciência ambiental no aluno,integrando a mesma, ao ensino nas escolas.

    ResponderExcluir
  3. O que mais gostei na SEMBIO foi a oficina de Água e Saúde, onde integrantes do BIOTUPÉ nos passaram a experiência de trabalhar com as comunidades da RDS do Tupé sobre o tema Água e Saúde, pois a comunidade sofria com doenças, como amarelão, malaria entre outros. Foi realizado num total de 10 oficinas em cada comunidade na RDS do Tupé, totalizando o projeto de 2 anos, e que envolveu desde crianças de 6 anos até os mais velhos tendo como resultado a melhoria da qualidade de vida da população,
    Elaine Amorim

    ResponderExcluir
  4. Oi! desculpe o grande atraso em postar meus comentários no blog.
    Estive na organização da SEMBIO e realmente não tive tempo de fazer mais nada.
    Bem, sou meio suspeita pra falar... gostei de todos os espaços que me foi possível estar presente. Tivemos discussões muito ricas sobre trafico de animais, sobre conhecimentos tradicionais, mas uma discussão que me chamou a atenção foi através da partcipação do prof. Willian que ministra a disciplina de Ed. Ambiental na UFAM. Debatemos sobre o comprometimento dos educadores na Universidade em como e para que fazer ciência e de que forma esse poderoso instrumento do saber pode contribuir para a emanciação humana. Foi muito proveitoso!

    ResponderExcluir
  5. eu não participei muito ativamente das palestras porque também estava auxiliando na coordenação do evento, por isso não assistir nenhuma palestra por inteiro, mas uma das coisas mais importantes foi o fato de os palestrantes em geral terem demonstrado dados alarmantes dos quais eu desconhecia, tanto no sentido positivo quanto no negativo, relacionados ao desmatamento e ao tráfico de animais, principalmente. Adorei também os mini-cursos, em especial o de macramê (hahahahha)
    Edika Sabrina

    ResponderExcluir
  6. Por motivos pessoas também não pude participar. Segunda eu explico melhor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Como eu coloquei no e-mail:
    "E a propósito da semana da Biologia, eu não postei nada, pois eu não participei. Estive envolvida com outro evento,um projeto voluntário chamado Tchibum e nós estivemos organizando durante a semana da biologia, o dia das crianças num colégio no bairro novo reino. Eu sou uma das coordenadoreas do projeto, então imagina como foi a semana pra mim. Além de que, todo sábado estou no hospital e pronto socorro da criança da zona oeste na compnesa. e nas próximas semanas ainda estaremos indo em asilos e orfanatos cujas visitas já estão programadas."

    ResponderExcluir
  9. Caso se interessem em participar e queiram divulgar, aqui estão nossos contatos:
    Twitter: @projeto_tchibum
    Comunidade Tchibum! no orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=104983539
    Blog: http://tchibumalegria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não sei porque o meu comentário não saiu antes daquele que está lá em cima... mas, vamos lá!! O que mais gostei na SEMBIO foi a palestra do pessoal do IBAMA, foi bem legal. O absurdo é que acabei descobrindo que todo ano são mortas mais de 100.000 aves para ser retiradas as penas e enfeitar as roupas das meninas que dançam na festa de Parintins!:/
    Amanda Amorim.

    ResponderExcluir
  11. Que horror, Amanda! Isso pode, agora deixar um papagaio que já está há mais de 7 anos com um casal de idosos de 80anos, classe média alta (diga-se de passagem!), não pode!!! Fazer o quê, né?

    ResponderExcluir