quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Modernas Técnicas de Eng. Genética unem setores em prol do desenvolvimento


Teias de aranha produzidas em laboratório, vacas que produzem medicamentos no leite e plantas de soja
usadas na luta contra a AIDS poderiam até parecer filme de ficção científica há alguns anos. Mas hoje
representam uma realidade bem mais próxima do que se pode imaginar, pois estão sendo desenvolvidas
dentro de laboratórios brasileiros. Mais especificamente na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,
uma das 41 unidades de pesquisa da  Embrapa, em Brasília, DF.

Mas a biotecnologia é um caminho amplo e promissor e, com o tempo e o domínio das técnicas de transformação genética de plantas, será possível ainda ir muito além dessas expectativas. O domínio das técnicas em biotecnologia mostrou, então, que as soluções podem beneficiar setores de saúde, indústria e alimentação, além de agregar valor aos produtos agropecuários, unindo o agronegócio ao setor farmacêutico e a indústria, por exemplo.
Você concorda que Plantas e animais transgênicos utilizados como biofábricas agregam valor a diversos produtos e integram vários setores de produção? Justifique sua resposta.
(Adaptado de http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio37/entrevista.pdf)

25 comentários:

  1. Sim, acredito que como são especificamente elaborados para esse fim, dão mais qualidade e valor aos produtos. Como sabemos, a maioria das plantas que existem hoje, possuem alguma utilidade, e cabe a nós pesquisadores analisarmos. A biotecnologia é uma área ampla, desde análises de laboratório a produção de combustíveis, e isso é o que dá valor ao curso, aos profissionais dessa área.

    Carolina Rabello

    ResponderExcluir
  2. Sim, para que este produto chegue no estado pronto para o uso ou consumo teve que haver um gasto, as vezes muito alto, para realizar as pesquisas necessárias. Agregando um preço é uma forma de compensar parte do dinheiro e tempo gastos na pesquisa e desenvolvimento.

    Vitor Costa
    Biotecnologia - 2°Periodo

    ResponderExcluir
  3. Que plantas e animais transgênicos agregam valor a diversos produtos e integram vários setores de produção é um fato! Como dito no texto, as vacas produzem medicamentos no leite, ou seja, têm-se setores integrados (alimentício e farmacêutico)e também há um aumento do valor do produto final, pois é um "dois em um". As plantas de soja
    usadas na luta contra a AIDS, que também constam no texto é um outro exemplo disso, um exemplo maravilhoso! A medicina evoluindo, as biofábricas a todo vapor, a ciência dando frutos incríveis! E isso é só o começo...

    ResponderExcluir
  4. Acredito que essas manipulações tanto em animais quanto em plantas só beneficiam a população e que agregam valor aos produtos devido sempre interferirem diretamente ou indiretamente na qualidade de vida da população, principalmente no que diz respeito a àrea de saúde, como por exemplo a utilização da planta da soja para combater a AIDS.

    ResponderExcluir
  5. Alessandra Cavalcante.
    Curso de Biotecnologia- UFAM

    ResponderExcluir
  6. Sim, agregam valores; e essa integração cada vez maior de setores é essencial para que a biotecnologia possa ganhar estabilidade e visão em sociedade. Agregam valores de forma que tornam as produções de medicamentos e outros cada vez mais intensivas e diversas,quanto a desenvolvimento e a pesquisa, só favorecendo a sociedade. E tal atividades da biotecnologia só demonstram o quanto ela vem assumindo papel importante e responsabilidade, se integrando a outros setores.

    Aldenor Pereira - Biotecnologia UFAM

    ResponderExcluir
  7. Sim ,eles agregam valores pois há um grande trabalho de pesquisa e muito investimento por trás desses produtos.E essas atividades que envolvem a biotecnologia acabam incorporando outros setores,o que gera o desenvolvimento e a valorização da área.

    Fernanda Celine Batalha Coutinho-Biotecnologia UFAM

    ResponderExcluir
  8. Acredito que sim...
    Eles são criados da melhor forma para que uma questão seja resolvida.
    Assim, no momento em que estão sendo elaborados, várias áreas de conhecimento biotecnológicos são englobadas agregando assim um valor significativo aos produtos.
    Dessa forma, torna-se extremamente necessário o conhecimento e a elaboração de produtos nesse meio, já que através destes, casos ditos insolucionáveis, podem ter a possibilidade de uma solução.

    Aline L.de Oliveira- Biotecnologia-UFAM.

    ResponderExcluir
  9. Sim,acredito que esas manipulações são criadas da melhor forma possível,pois em cima disso há um grande trabalho de pesquisa envolvendo a biotecnologia,favorecendo a sociedade e mostrando sua ampla área de setores e muitos benefícios que ainda estão por vir.

    Letícia Lopes

    ResponderExcluir
  10. Sim, a biotecnologia engloba varias areas, por isso a integração com outros setores é importante para beneficiar a sociedade em um todo.


    Janilson Moraes Serudo Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  11. Hoje, os produtos transgênicos já possuem um grau de aceitação muito melhor do que na época em que foram desenvolvidos. Ao se pensar na biotecnologia e todas as portas que ela abre no campo científico, é normal se sentir apreenssivo no começo, porém com o tempo os estudos e os produtos que são frutos desse novo campo que vem crescendo cada vez mais não só no Brasil como no mundo, mostram sua potencialidade e os beneficios que trazem por si mesmos. Ao combinar os transgênicos com os biofármacos, muitas doenças que afligem as pessoas diariamente como a AIDS e a diabete, a qualidade de vida dessas pessoas melhoraria bastante.
    Jennifer Salgado da Fonseca
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  12. Sim , a biotecnologia em si é a interação entre várias áreas da ciência.Para a produção de medicamentos ou outras substâncias bioengenheiradas é preciso explorar seres vivos desconhecidos e até mesmo conhecidos,reagragando valor a este último.
    biotecnologia-ufam

    ResponderExcluir
  13. Tendo em vista o desenvolvimento brasileiro nas áreas da tecnologia, novas técnicas devem ser implementadas para a união de diversos setores como farmacêuticos, alimentícios e etc, sempre gerando novos fundos de pesquisas e avanço contínuos em tal área.

    Felipe Pinheiro Tinoco - Biotecnologia UFAM

    ResponderExcluir
  14. Todo produto proveniente de uma biofábrica tem um valor significativo, visto que são elaborados com o intuito de conciliar áreas da ciência e estudos diversificados. Essa interação de áreas como farmácia, medicina, agropecuária, tudo dentro de um organismo só (se assim pode-se dizer!) acaba agregando, sim, imenso valor a esses produtos, sendo esse um dos objetivos da biotecnologia: trabalhar com diversas áreas, convergindo-as num único foco.

    Igor Lobo
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  15. Sim, pois dessa forma torna-se público e de bom uso os benefícios que vários produtos transgênicos trazem para nós, além de contribuir para o aprimoramento de outras áreas.

    Cláudia Nayara
    Biotecnologia-Ufam

    ResponderExcluir
  16. Sim,hoje o estudo de plantas e animais transgenicos vem evoluindo muito, aumentando assim a produtividade tanto de alimentos quanto de medicações e agregando valores à materia prima, o desenvolvimento de trangenicos vem hoje fortalecendo cada vez mais areas comerciais como agricultura e pecuaria e a biotecnologia vem fazendo com que haja uma integraçao muito forte entre diversas areas para o desenvolvimento do seu produto final.

    Luna Lacerda

    ResponderExcluir
  17. Sim, concordo que a utilização de plantas e animais trangênicos agregam valores a muitos produtos e integram vários setores de producão como por exemplo a utilização de plantas na produção fármacos, na produção de cosméticos ,dentre outros.Também a utilização desses produtos na descoberta da novas donças doenças.Trazendo mais qualidade de vida à todos.

    ResponderExcluir
  18. A biotecnologia é direta ou indiretamente integrada a praticamente todas as outras áreas do conhecimento. Atualmente os transgênicos são muito mais aceitos. A utilização tanto de animais como plantas no seu desenvolvimento é de suma importância e agrega um alto valor aos seus produtos. No entanto,podemos obter muitos resultados positivos.
    UFAM - BIOTECNOLOGIA
    UFAM - BIOTECNOLOGIA

    ResponderExcluir
  19. Concordo,pois a utilização de animais e plantas para a produção de elementos além do que eles podem propocionar,só trara beneficio para sociedade como um todo ,como no exemplo dado onde a vaca além de produzir leite também produzirá remédio,agregando assim tanto a area alimenticia como a area da saúde,alem desse exemplo tambem existi varios outros e futuramente existiram muitos outros.Agregando assim um maior valor aos nossos produtos.

    Obs.:Professora queira me perdoa pelo atraso no comentário ,mais além do meu dificil acesso a internet,eu também viajei para um lugar onde era impossível acessa-la.

    Flávia Fernandes Biotecnologia

    ResponderExcluir
  20. A nossa realidade é essa. Devemos usar a nossa biodiversidade para descobrir ou formular técnicas para que se possa explorar tudo isso de uma forma correta e não prejudicial para todos.
    Para isso precisamos que vários setores diferentes unam seus conhecimentos específicos, assim criando técnicas avançadas para que possamos evoluir.
    Agora, é lógico que isso tudo agrega valores tanto aos produtos como para os produtores o que gera movimentação financeira, tornando assim, o assunto algo muito significativo.
    Andressa Pereira de Souza - Biotecnologia - 2 Período

    ResponderExcluir
  21. Sim, pois os mesmos são elaborados com a ideia de melhoria de suas quelidades. Quando trata-se de biotecnologia,sabe-se que a mesma é uma aréa que abrange e influencia várias outras.Incluindo os setores de produção que nada mais são que combinação dos factores de produção que têm como finalidade satisfazer as necessidades do ser humano.

    ResponderExcluir
  22. não necessariamente, a palavra trangênico causa ainda medo e ate revolta, então um animal ou planta trangenica pode não agregar valor e gerar repudio. porem, a ideia pode integrar sim varios setores de produção.
    marcos aurelio pantoja junior
    biotec UFAM

    ResponderExcluir
  23. Concordo sim, pois a biotecnologia tem como objetivo aperfeiçoar as tecnicas usadas para a melhoria da vida como um todo, sendo que as plantas e animais transgenicos sao caracterizados pelo reforço de suas melhores funcoes e caracteristicas, visando organismos melhores em todos os aspectos. A biotecnolgia tem como uma de suas principais caracteristicas a multidisciplinaridade, que envolve varias areas do conhecimento. Ela e necessaria para a ciencia e seus beneficios continuarem progredindo.

    Lourayne Chazan
    Biotec UFAM

    ResponderExcluir