domingo, 3 de outubro de 2010
Estudo do Comportamento das Plantas
O conceito de ser vivo é um dos mais importantes da área de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É ele que forma a base do estudo da Biologia - que, não por acaso, significa "estudo da vida". No entanto, o assunto gera muitas dúvidas entre os alunos. No livro A Representação do Mundo na Criança, o suíço Jean Piaget (1896-1980) mostra que, em geral, crianças com idades entre 8 e 10 anos acham que só é vivo aquilo que tem movimento próprio e espontâneo. E definir a vida é algo complicado até mesmo para os cientistas. "A Terra tem mais de 1,3 milhão de espécies de animais, mais de 350 mil de plantas e, somados, 150 mil procariotos, fungos e protistas. Isso sem contar milhões de espécies que ainda desconhecemos. Essas formas são tão diferentes umas das outras que é difícil encontrar uma definição que englobe todas", explica Rodrigo Willemart, professor da licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade de São Paulo (USP). Qual, então, é a melhor maneira de mostrar à turma que a vida vai além dos animais?
(veja mais em http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/estudo-evolucao-plantas-seres-vivos-biologia-584453.shtml)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nunca observei nenhum problema em relação as plantas com as turmas que dei aula mas acredito que, se ocorrer, as melhores opções são investigar as plantas com aulas práticas, para que o aluno possa ter contato com cada uma de suas partes e conhecer realmente suas funções além da simples teoria e, se possível, trabalhar com uma horta na escola, algo que a minha professora de ciências trabalhou muito bem na época do fundamental
ResponderExcluirAinda não sou professora, não tenho essa experiencia em escola, já fiz encontro com as criancas na igreja, falamos sobre a criação do mundo. mas acredito que seguindo os passos da Professora Patricia Bastos fez com seus alunos. Ela fez com que os educandos acompanhacem o desenvolvimento das plantas existente em uma horta, e que através deste acompanhamento as crianças poderam observar e acompanhar o crescimento e desenvolvimento das mesma e chegar a conclusão que ha vida além das dos animais.muito bom a dua didatica.
ResponderExcluirir alem dos animais. e mostrar para as crianças que estamos cercados de seres vivos, muitas vezes os adultos desprezam a vida, tanto em animais , como em plantas, dai a importancia de se preservar a vida em sua plenitude,concordo que uma das maneiras de mostrar para as crianças a vida vegetal atraves de hortas, de jardins, na observaçao das plantas no seu crescimento diario, como tambem no seu cuidado para que cresçam saudaveis, e e fazendo a comparaçao com os demais seres vivos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO conceito de ser vivo é um dos mais importantes da área de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É ele que forma a base do estudo da Biologia - que, não por acaso, significa "estudo da vida". No entanto, o assunto gera muitas dúvidas entre os alunos. No livro A Representação do Mundo na Criança, o suíço Jean Piaget (1896-1980) mostra que, em geral, crianças com idades entre 8 e 10 anos acham que só é vivo aquilo que tem movimento próprio e espontâneo. E definir a vida é algo complicado até mesmo para os cientistas. "A Terra tem mais de 1,3 milhão de espécies de animais, mais de 350 mil de plantas e, somados, 150 mil procariotos, fungos e protistas. Isso sem contar milhões de espécies que ainda desconhecemos.
ResponderExcluirir além dos animais é mostrar para as crinças que estamos cercados de seres vivos, como as plantas, os passaros, os peixes, os animais, contextualizar a biodiversidades,que ainda são desconhecidas da humanidade. com livros , revistas, videos assim como visualizar o crescimento de uma planta
ResponderExcluirTemos como professores conceituar na área das ciências naturais e ao mesmo tempo realizar atividade de campo fazendo observações na natureza para que as crianças sintam que a vida existe não só nos animais pelo fato de se movimentarem, mas nas plantas como espécies com vida responsáveis pelo equilíbrio da natureza e servirem de alimentos e abrigo aos animais. Aos alunos devemos mostrar através de experimentos o nascimento e desenvolvimento de uma planta através do acompanhamento desde a germinação até seu crescimento, evidenciando a vida das plantas e sua utilização, tanto como ornamento, medicamento ou sua função no meio ambiente. Déborah F. C. Lima. 4º período FSDB.
ResponderExcluirdevemos esta muito atententos para esta alertanto os nosso futuros alunos para que tenha cuidado com suas pantas e animais poistodossão seres vivos pois muitas pessoas destroi e maltratam de animais como se eles não tivesem vida devemos tratar bem das plantas,animis e outros pois são todos seres vivos
ResponderExcluirVamos discutir mais... cadê os acadêmicos de Ciências para enriquecer a discussão???
ResponderExcluirUma frase extremamente batida é: "uma imagem vale mais que mil palavras", entretanto com as crianças e os seres vivos que aparentemente não demostram estar vivos pode funcionar a velha experiência da observação da semente de feijão no chumaço de algodão molhado, pois assim a criança perceberá o crescimento do vegetal mais de perto. Ao final da vivência o educador explicará de forma ilustrada que com outros seres vivos ocorre a mesma coisa.
ResponderExcluirAcho importantissimo que nossos alunos tenham contato com a natureza, de forma que compreenda que seres vivos não são apenas seres humanos e animais, não tem melhor forma de eles entende-los do que a convivência com as plantas, o que fará com que eles entendam e a partir dai ter comportamentos diferenciados partindo da teoria para a prática!
ResponderExcluirFABÍOLA NASCIMENTO - 4 "A" PEDAGOGIA - FMCN
Falar de ciência e de natureza são coisas que andam sempre juntas,e assim que as crianças entendem pois os animais e a natureza estão juntos, diante dessa realidade a melhor maneira de mostrar à turma que a vida vai além dos animais e levando-os para uma aula pratica.
ResponderExcluirFalar de ciências, com nossos alunos, é sempre prazeroso, pois podemos explorar um universo repleto de curiosidades e lugares imagináveis que possam ter vida, ou seja, nós professores devemos sempre estarmos atentos ao nosso redor e pedir que os discentes analisem todas as mudanças que estão ou irão ocorrer no seu cotidiano, pois é de casa que vez as primeiras leituras do mundo e por não ajuda-lo a enxergar esse mundo com outra visão, uma visão mais critica e trazer as experiências para compartilhar em sala de aula com os seus colegas e com a professora, pois nos professores aprendemos em cada aula a ser ministrada, aprendemos com eles e eles com os professores, ou seja, é uma via de mão dupla, ninguém pé detentor da saber.
ResponderExcluirLiana Fabíola - 4º período - FSDB.
Cecília Chaves - UFAM
ResponderExcluirTrabalhar com atividades práticas nessa hora é uma boa ideia. Então, nada melhor do que construir com os educandos um terrário, no qual poderíamos observar, analisar e anotar todas as transformações que ocorreriam dentro dele. Aí é para montar o terrário é simples, basta: utilizar garrafas pet; colocar barro, areia, terra preta, feijões e água. sendo opcional, deixar a tampa da garrafa aberta e sob a luz solar.
Com o tempo, os educandos poderiam fazer observações e com certeza notariam diferenças que poderiam estar ocorrendo, principalmente o crescimento dos feijões. É uma das formas mais práticas e fáceis de mostrar para os alunos que o ser vivo não é somente os animais, mas também as plantas.
HELLEN 4 PERIODO A
ResponderExcluirTENDO EM VISTA TODO ESSE PROCESSO SOBRE O ESTUDO DAS PLANTAS COM OS ALUNOS É FUNDAMENTAL PARA QUE ELES POSSAM COMPREENDER TODO ESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM AINDA MAIS SE FOR COM AULAS PRATICAS PORQUE ENVOLVE O ALUNO A MOTIVAR SEUS MÉTODOS DE APRENDIZAGEM.
HELLEN 4 PERIODO
ResponderExcluirTENDO EM VISTA TODO ESSE PROCESSO DE ENSINO DE APRENDIZAGEM SOBRE AS PLANTAS,É FUNDAMENTAL PARA QUE O ALUNO COMPEENDA AS MARAVILHAS DE NOSSA NATUREZA NAO SÓ ELAS MAS OS SERES VIVOS TAMBEM POI PRESERVA-LAS É O ESSENCIAL MAIS CUIDA-LAS É MUITO IMPORANTE O QUE O ALUNO APRENDEU EM SALA DE AULA POSSA LEVAR A PRATICA ESSE APRENDIZADO DAS PLANTAS.
Acredito que fazendo uma associação com aulas as práticas, tendo contanto com aqueles seres vivos que os alunos nunca virão, sendo assim através desta conivência que existe vida em muitos lugares, só bastam que eles tenham essa experiência.
ResponderExcluirKarla Karoline Tavares Pereira
4º Período – Pedagogia
FMCN - FSDB.
Sem dúvida a melhor maneira de mostrar para os alunos que as demais coisas têm vidas alem da teoria é ir na prática diversificar as aulas sobres as plantas e mostrar suas dederminadas funções.
ResponderExcluirANDREIA DA COSTA
FSDB(PEDAGOGIA)
Concerteza a melhor maneira de fazer com que nossos alunos entendam sobre os seres vivos referente principalmente “plantas” o melhor seria a vivencia com a realidade, antes uma aula teórica no qual você explica as partes da planta e depois uma aula prática no qual todos irão ter contato com as plantas, o que irá enriquece o entendimento dos alunos.
ResponderExcluirAna Paula Félix - 4º A - Ped (FMCN
Claudinha: Prof, deve-se ter muita cautela ao ensinar, ainda mais ciencias que é uma disciplina investigativa. Neste caso, é importante salientar as diferentes formas de vida,como por exemplo num ecossistema.
ResponderExcluirÉ necessário que o aluno saiba que existe vida além das nossas. Para isso, existem varias maneiras, através de vídeos, filmes, experimentos, aulas de campo e até mesmo através de desenhos animados. É importante salientar isso com os nossos alunos para que os mesmos tenham respeito pelos os osutro seres.
ResponderExcluirÉ importante que o professor ao ensinar aos alunos,enfatize que existe vida além das nossas,tem que estar atualizado,pois este assunto bem ministrado aguça a curiosidade de nossos alunos.
ResponderExcluir