domingo, 17 de outubro de 2010

Ensino de Ciências e Cidadania



Na educação contemporânea, o ensino de Ciências Naturais é uma das áreas em que se pode reconstruir a relação ser humano/natureza em outros termos, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária. Para Morin (2004,), a humanidade deixou de construir uma noção apenas biológica e deve ser, ao mesmo tempo, plenamente reconhecida em sua inclusão indissociável na Biosfera; a Humanidade deixou de constituir uma noção sem raízes: está enraizada em uma “Pátria”, a Terra, e a Terra é uma Pátria em perigo. Como isso deve ser trabalhado no Ensino de Ciências?

36 comentários:

  1. Deve ser trabalhado mostrando sempre o quanto o homem influencia na natureza e como a natureza influencia o homem, demonstrando como ambos necessitam manter uma relação equilibrada.

    ResponderExcluir
  2. A influencia do homem na natureza vem acontecendo ao longo do tempo,vale ressaltar que vem acontecendo estudos para que essa influencia do homem seja de bom aproveitamento para especie planetaria.Andreza Brito,4ºperiodo

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente é preciso entender o planeta Terra sob todos os aspectos, formas e sentidos, conhecer para preservar. Tendo em vista que a Ciência e as Técnicas são fundamentais para a preservação ou recuperação da nossa Natureza. Desta forma podemos orientar os nossos alunos desde da Educação Infantil, ajudando os nossos pequeninos adquirirem bons hábitos de como preservar a natureza, pois é em casa que começamos dar o primeiros passos para o mundo melhor, respeitando tanto o ciclo da vida e como as complexidades do planeta.
    Liana Fabíola 4º período da FSDB.

    ResponderExcluir
  4. Os seres humanos dispõem do poder de decisão e a capacidade tecnológica para parar e reverter
    os impactos individuais e coletivos do homem sobre a Terra, o homem precisa se concientizar a não agredir a natureza porque a nossa esperança é através da educação ambiental, para que possamos atingir este grau de conscientização e equilíbrio em prol da preservação do planeta, do desenvolvimento sustentável e principalmente da qualidade de vida das pessoas. Onde há qualidade de vida, há cidadania e direitos humanos assegurados.
    Célia Mateus FSDB 4ºA Pedagogia.

    ResponderExcluir
  5. Há como seria bom se todos tivesse a preocupação com nosso planeta a cada dia vemos o decontrole da natureza, e o desrespeito do homem para com a mesma,se nós compreendesemos a natureza não existiria tanta poluição dos nosso rios e não haveria dessequilibrio do meio ambiente, e nós futuros educadores, podemos conscientizar as crianças que não devemos jogar lixo nas ruas.assim com essa orientações estamos damdo o primeiro para para a preservação. e a ciência e noca técnica são fundamentais para a recuperação da natureza.
    Ana Maria -4º perído de Pedagogia

    ResponderExcluir
  6. Devemos trabalhar as crianças desde os primeiros anos de vida escolar mostrando a elas a natureza através do ensino das ciências naturais, a importância dos componentes e seres da natureza e estabelecendo o hábito da preservação tanto com atividades lúdicas como mostrando imagens de livros e incentivando a leitura. Nesse contexto devemos mostrar como as ciências naturais estão em relação ao nosso país e a sociedade em que vivemos para que possamos criar nas crianças um caráter voltado para preservação da natureza e seus recursos naturais. (Déborah Lima 4º período FSDB).

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente devemos ensinar nossos alunos á cuidar do nosso planeta, conscientizando dos riscos e problemas que podem vim causar e que já estão acontecendo por causa da "IGNORÂNCIA" do homem, desde pequenos devemos ensinar que a Natureza precisa de cuidados e respeito, e que ao cuidarmos da natureza estamos não só cultivando o planeta como adquirindo qualidade de vida, com isso o Ensino de Ciências tem esse papel importantissimo de intervir por meio de aulas expostas, atividades lúdicas e até mesmo contato com a Natureza fazer com que todos aprendam desde pequenos que devemos respeitar e cultivar o que nos rodeia...e isso é papel da EDUCAÇÃO plantar esta semente para que nossos alunos cresçam conscientes e possam colher bons frutos!

    FABÍOLA NASCIMENTO
    FSDB - 4º PERIODO
    FMCN

    ResponderExcluir
  8. A organização do ensino de Ciências tem sofrido nos últimos anos inúmeras propostas de transformação. Em geral, as mudanças apresentadas têm o objetivo de melhorar as condições da formação do espírito científico dos alunos em vista das circunstâncias histórico-culturais da sociedade. As alterações tentam situar a ciência e o seu ensino no tempo e no espaço, enfatizando em cada momento um aspecto considerado mais relevante na forma de o homem entender e agir cientificamente no mundo por meio de um conhecimento que, de modo geral, está além do senso comum.
    O ensino de Ciências passou por uma longa fase em que a ciência era apresentada como neutra e o importante eram os aspectos lógicos da aprendizagem e a qualidade dos cursos era definida pela quantidade de conteúdos conceituais transmitidos. Nos anos seguintes valorizou-se a participação do aluno no processo de aprendizagem do método científico através de atividades práticas de laboratório.
    Este último é um ponto relevante e fonte de importantes trabalhos acadêmicos, porém, tem apresentado visível desgaste como campo de pesquisa. As atenções da educação estão hoje basicamente voltadas para a idéia de cidadania e para a formação de professores com novos perfis profissionais, mestres em condições de trabalhar com uma visão interdisciplinar da ciência, própria das múltiplas formas de se conhecer e intervir na sociedade hoje.

    ResponderExcluir
  9. Nós temos que ensinar nossos alunos a ver o lado tanto do homem quanto da natureza,que entre eles dá para se ter um equilibrio e uma boa relação,pois a natureza ensina o homem e o mesmo tem que respeita-la.

    ResponderExcluir
  10. É importante o educador estimilar os seus educandos para a preservação do nosso planeta, pronovendo dentro de sala um momento que possa despertar a necesidade urgente da preservação. com aulas teoricas e que os memos possam comentar o que esta acontecendo, no mundo.

    ResponderExcluir
  11. Também concordo quando é posto que o ensino de Ciência é tão impoetante na próximação de natureza e o ser humano hoje na Educação comtemporanea, no entanto, tem que ser feito de modo interativo onde haja a relação do aluno com o meio ambiênte pois se for apenas dado de forma de assunto as crianças não irão dar a menor importância, é preciso que o mesmo conheça e vivêncie essa transfoemação.Não concordo quando se afirma que as pessoas deixaram de vivenciar e ou conhecer suas raíses,o que acontece é que deixam de lado a questão do meio ambiênte como se não fosse necessario cuidar do mesmo e dessa maneira se cria o conceito de que o ser hunano deixa de viver suas raises.

    ANDREIA DA COSTA
    FSDB(PEDAGOGIA)
    4-PERÍODO

    ResponderExcluir
  12. Deve-se mostrar aos nossos alunos a importância da Natureza na nossa sociedade, explorar as suas diversidades para que os mesmos entendam a grandeza desse nosso patrimônio. O homem de hoje não se importa com isso e sendo estar havendo muita destruição dessa riqueza, deve-se trabalhar com alunos e mostrar para eles que não é assim que teremos uma qualidade de vida melhor, pode-se trabalhar com os alunos de forma lúdica e fazendo com que eles tenham um contato com a natureza, sendo assim entenderá que se deve cultivar o que nos cerca e acredito que isso é papel de nós Educadores mostrarmos para os alunos o respeito pela natureza e assim eles poderão plantar bons frutos e colher numa terra boa.
    Karla Karoline Tavares Pereira
    4º Período - Pedagogia
    FSDB - FMCN.

    ResponderExcluir
  13. aureo nonato-quarto periodo pedagogia- acredito que devemos trabalhar com seriedade a questao de conservaçao do planeta, ao ver que estamos a beira de um colapso ambiental. a mae natureza pede socorro, e grita isso aos homens com catastrofes a todo momento, recentemente aqui em nosso quintal um vendaval destruiu quase um bairro de nossa cidade, as terras caidas e uma outra forma de grito,o que esperar para preservar um planeta sugado, poluido, e hora de conscientizar nao so as crianças em nossas salas de aula, mas sim os adultos que insistem em grandes derrubadas, produtos quimicos a toda hora em nossos rios, a televisao a toda hora nos traz mensagens de preservaçao, e como fala o personagem, achamos que e loucura, mas, por pequena que seja a forma de conservaçao, claro vamos começar por aqueles que serao os homens de amanha, as crianças, como nao jogar palitos de picole, embalagens de balas no chao, garrafas de refrigerantes em via publica. sim o planeta terra chora, grita, agoniza, e cabe a nos pessoas compromissadas com a continuaçao de nossa especie tirar a terra dessa uti, em que ela se encontra."tera, terra,por mais distante, o eterno navegante,quem jamais te esqueceria"

    ResponderExcluir
  14. iris 4 periodo de pedagogia
    Falar do ensino de ciências nessa época contenporanea faz-se necessário para o esenvolvimento do conhecimento da biosfera e do proprio ser humano.Para que a humanidade possa usufuir de tudo de bom que a ciência tem para nos oferecer,e fundamental para a preservação nossa Natureza. e fundamental orientar os nossos alunos desde da Educação nfantil,para que adquirirem bons hábitos de como preservar a natureza,pois depemdemos dela para viver.

    ResponderExcluir
  15. O homem e a Natureza.
    Desde o inicio dos tempos o homem sempre se apoiou na natureza para obter recursos e desenvolver-se. A começar pela extração de todo tipo de suprimento até matérias primas para construir instrumentos para materializar o que tinha em mente. Tudo a nossa volta é criado em base de recursos naturais. Podemos observar que qualquer apetrecho tem como matéria prima algo que vem do nosso planeta. Ferro, plástico, madeira, vidro, cimento e infinitos elementos da terra que servem o ser humano capacitando suas criações.O fato é que estamos lidando com um ente vivo e que existem pessoas abusando dele. A extração de madeira de forma predadora é uma das coisas que fazem crer que muitas instituições abusão do planeta terra. O oxigênio também é algo de suma importância e existem seres humanos que parecem não se preocupar com ele quando põem suas maquinas para funcionar, liberar no ar substancias tóxicas que alem de prejudicar a nós feri também a camada de ozônio. Um dos graves influentes no buraco na camada de ozônio é a poluição causada por todo maquinário que as pessoas usam para realizar suas tarefas.Será que nós criamos uma natureza alto destrutiva? Podemos ver que a própria criação humana entra em conflito com a criação natural e a natureza a nossa volta foi totalmente criada por nós e estamos caminhando para uma destruição se logo não começarmos a cuidar de nossa terra como cuidamos de nós mesmos. Criar consciência que nós somos totalmente ligados pelos pés ao nosso planeta: Somos um só, homem e Natureza é como o reflexo do espelho.A energia retorna quase que exatamente como é enviada.Logo tudo o que for emanado ao planeta será devolvida para nós. Existe magnetismo em tudo que envolve o ser humano e a natureza e também força de emissão de energia em toda ação executada pelo homem e por isso a natureza já devolve uma boa parte do abuso que foi sobre ela lançado. Em forma de descontrolados fenômenos e o buraco na camada de ozônio que é o grande causador da maioria dos descontroles.E então chegamos ao temido “aquecimento global” que mostra ao homem que há reação para toda ação do ser humano sobre a terra. A variação continua de clima, e até o derretimento das geleiras é uma amostra de que se continuarmos a criar destruição a natureza nos dará destruição. ANA CRIS frota 4a fsdb

    ResponderExcluir
  16. a educação hoje esta ligada a todas as areas,assim sendo porque não concientizar o aluno da inportancia que é o conhecimento dos problemas do mundo que a ciencia é a materia que mais estuda estes problemas eque cada avanço que a ciencia faz deve ser em pro do beneficio dos seres humano.

    ResponderExcluir
  17. ACADÊmica : MILEIDE APARICIO, PD4A , FSDB

    O ensino de ciências não deve apresentar respostas prontas, as perguntas devem surgir nas atividades que problematizem e desafiem o aluno a pensar e refletir para a construção do conhecimento, desta forma a relação ser humano e natureza possibilita a interagir de maneira viva com o meio em que vive e o mundo que gira em sua volta.
    Essas reflexões estão voltadas como o educador pode contribuir, para que o aluno se torne um ser independente capaz de buscar conhecimentos e soluções para os diferentes momentos de sua vida.

    ResponderExcluir
  18. Academica : Zeolinda Correa - PD4A - FSDB

    Realmente faz-se necessário que o aluno , conheça e reconheça o ambiente em que , vive e saber que este lugar é diferente de outros existentes e que por isso deve cuidar desse ambiente não apenas pensando em seu próprio bem-estar , mas de todos aqueles que estão a sua volta , incluindo plantas , animais e outros seres viventes. Pensando também em gerações que poderão suceder a sua . Esta situação de esclarecimento do problemas pelos quase possa o nosso planeta , deve ser visto em sala de aula , não como uma forma de amedrontar os alunos , mas fazendo –os perceber que podem e devem mudar esta realidade.

    ResponderExcluir
  19. Bianca 4.período.A Ciências e fundamental para a preservação e recuperação da natereza,estuda Ciências ´e valorizar a vida com isso os alunos devem compreender a importancia da preservação do meio ambiente e do respeito a natureza,aprender a lutar desde dev cedo por um um mundo melhor e que no futuro,saibam utilizar os recursos naturais e a tecnologia em beneficio de uma vida saudavel,tanto para eles quanto para a sociedade em que vive.

    ResponderExcluir
  20. É de grande importancia que o professor ensine ao aluno e a importância do nosso planeta, das nossas florestas, dos nossos animais e principalemtente dos nossos rios etc. O ensino de ciências para o a aluno é fundamental,pois a tecnicas e procedimentos como devemos ensinar ao aluno lidar com certas situações deixa-lo conciente do que esta acontecendo em nosso planeta.

    ResponderExcluir
  21. boa tarde !

    O ser humano por cultura ou por achar que a natureza não faz parte do ciclo da vida quanto nós não a leva a serio e que é pior não tem respeito pelo bioma existente na terra .temos que nos sencibilizar e reorganizar os valores a esse respeito,arrancar o individualismo que é o precussor de tudo isso .temos que nadar contra a maré tentar que sencibilizar nossas crianças pois elas são a nossa esperança para essa causa tão importante pois estamos falando de nossa casa "terra" e sem casa ninguem vive !

    luciane paes 2° periodo de ped .

    ResponderExcluir
  22. Nós como futuros educadores temos que dar exemplo em primeiro lugar, afinal de que adianta somente ficarmos falando e não fazer algo para ajudar o nosso planeta.
    Devemos conscientizar nossos alunos a importância de preservar o nosso planeta, que afinal de contas é nossa casa, tentar mostrar pra eles não só na teoria mas também na pratica de que modo isso acontece, e o mais interessante é que é está no nosso gesto mais simples. Em casa junto com os pais dando exmplos também ajuda muito. Nossa educandos precisam desde a educação infantil que cuidar do nosso planeta, assim ajudaremos na formação de pessoas com principios responsabilidade ambiental e social.
    Ana Paula Félix
    FSDB
    4º Pedagogia

    ResponderExcluir
  23. Neste sentido, as propostas mais adequadas para um ensino de Ciências coerente com tal direcionamento devem favorecer uma aprendizagem comprometida com as dimensões sociais, políticas e econômicas que permeiam as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Trata-se, assim, de orientar o ensino de Ciências para uma reflexão mais crítica acerca dos processos de produção do conhecimento científico-tecnológico e de suas implicações na sociedade e na qualidade de vida de cada cidadão. É preciso preparar os cidadãos para que sejam capazes de participar, de alguma maneira, das decisões que se tomam nesse campo, já que, em geral, são disposições que, mais cedo ou mais tarde, terminam por afetar a vida de todos. Essa participação deverá ter como base o conhecimento científico adquirido na escola e a análise pertinente das informações recebidas sobre os avanços da ciência e da tecnologia.

    Apesar de se constatar um consenso praticamente unânime entre os professores sobre a formação para a cidadania, vale lembrar que, em geral, os textos sobre o assunto não apontam uma metodologia específica, uma “receita” perfeita para se conseguir formar cidadãos críticos, autônomos e participativos. Primeiro porque essa “receita”, de fato, não existe. E segundo, porque a relação entre professor e aluno não é uma relação que caiba em uma receita. Os valores, o estilo, a personalidade, a maneira de encarar o mundo do professor no momento em que atua como professor delimita qual será a metodologia mais conveniente para atingir seus objetivos. Assim, não pretendemos aqui estabelecer nenhuma receita aos professores, mas apenas fazer uma reflexão sobre a noção de espírito crítico dentro da área do ensino de Ciências e exemplificar como esse objetivo pode ser alcançado.

    ResponderExcluir
  24. Eu me entristeço muito com tudo isso. Se as pessoas soubessem como é dificil, até raro, para que um planeta encontre as condições perfeitas para ser como o nosso, cheio de vida e ainda nós nos desenvolvêssemos! Se Deus é meu pai, a Terra é a minha Mãe, foi a Terra, pela vontade de Deus que permitiu que a humanidade se desenvolvesse e consequentemente eu estou aqui. Porque então, machucamos e ofendemos tanto nossa mãe? Não é uma aberração quando se vê um noticiário que um filho bate ou ofende ou abusa de uma mãe? Não fazemos isso com nossa Terra que é o berço da humanidade? Tiramos dela tudo que ela nos da de boa vontade sem pedir nada em troca e de forma exploratória como uma criança mimada ao extremo? E depois jogamos de volta em sua cara nossos dejetos, nossos restos, tudo aquilo que não nos presta mais, novamente como uma criança extremamente mimada faz?
    Será necessário nossa mãe Terra com nosso pai Deus dar uma "surra" em nós para nos tornarmos crianças menos mimadas e começarmos a crescer psicologicamente ou espiritualmente para então começarmos a receber de nossa mãe tudo que ela tem a nos dar de forma respeitosa e consciente? E em gratidão devolver a ela tudo que consumimos da forma correta? Se não como um presente pelo menos de forma neutra? Se todo o dinheiro com guerras fosse "desviado" a criar métodos de recuperação dos nossos dejetos tenho certeza que hoje já estaríamos no mínimo uns 30 anos adiantados em qualquer processo que agrida a natureza.

    ResponderExcluir
  25. Mas infelizmente não, porque o dinheiro sempre fala mais alto. É triste. OBS: antes que eu comece a receber um monte de mensagens dizendo que Deus não bate em ninguém, deixo claro que esta foi uma figura de linguagem. Para mim Deus é todo bom e nunca bateria em um filho seu, mas ele o deixa livre para sofrer as consequências dos seus atos, necessário para o amadurecimento de qualquer ser humano e no caso da humanidade como um todo.

    devemos possibilitar nas crianças a oportunidade de se expressarem e de compreender o mundo em que vivem. Devemos construir nas instituições escolares de Educação Infantil, uma Ciência viva, prazerosa, instigante, rica e sensível e não fria, distante, estanque e puramente quantitativa. Assim, a Ciência deve ser compreendida como necessidade básica de compreender o mundo, com vistas a sobreviver e viver melhor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. 4º p. Pedagogia.
    Com o novo ensino das ciências permite ao professor a mostrar de forma diferente o ensinamento aos seus alunos, mostrar que o planeta terra é muito importante para nós e para qualquer um que nele esteja, e é através do aprimoramento das técnicas utilizadas em sala de aula (teoria e prática) que irá despertar o interesse em protegê-lo, podendo ser através de reciclagem de embalagem, na conscientização de não poluir os rios, o incentivo de reflorestamento e o ponto mais importante é PULVERIZAR essas atividades simples as crianças, os jovens e os adultos.

    ResponderExcluir
  28. O tema é muito oportuno, pois nos remete a pensar na possibilidade de uma nova sociedade com consciência ambiental, e isso é possível através de uma educação comprometida com o planeta.
    Vivemos em tempos que o planeta terra passa por dificuldades em sua estrutura, causada pela própria falta de consciência dos seres humanos, em preservar a natureza. E neste sentido uma educação comprometida como citado anteriormente, poderia ser muito útil, nessa concepção de preservação do planeta.
    A escola poderia trabalhar com os alunos no sentido de mostrar para os mesmos a importância do meio ambiente para sociedade, destacando as suas conseqüências para a humanidade.

    ResponderExcluir
  29. keite lidya 4 periodo como futura educadora eu pensso que devemos estar sempre estimulando e dando diversas paletras sobre como presevar as maravilhas do nosso pais que são muitas ,como os nossos rios a grande quantidade de floresta ,a escola tem uma tarefa muito grande de orientar para evitar a poluição do meio anbiente para que a população possa viver melhor.

    ResponderExcluir
  30. keitelidya 4 periodo como futura educadora eu pensso que devemos esta sempre estimulando e dando diversas palestras sobre a prevenção de como não prejudicar o meio anbiente ou seja as maravilhas do nosso pais que são maravilhosas a escola tem uma grande missão para orientar a população para que possa viver melhor.

    ResponderExcluir
  31. Muito bem! Pena que, mais uma vez, tivemos pouca participação dos acadêmicos de Ciências da Ufam...

    ResponderExcluir
  32. Em sua obra "O Pequeno Príncipe", Antoine de Saint Exupéry disse entre outras coisas que "somos responsáveis pelo que cativamos". Quando tratamos de cidadania e naturalmente de preservação do meio ambiente é importante trazer presente essa afirmação do autor, pois neste sentido somos os primeiros responsáveis pela preservação de nosso planeta e de seus recursos e aí podermos entender o cativar, pois quando não cuidamos do que nos circunda estamos condenando a nós e aos que virão a desaparecerem.

    ResponderExcluir
  33. Tendo em vista a atual sociedade em que vivemos, o pensamento crítico diante do ambiente em que vivemos é algo que pode ser trabalhado desde cedo com as crianças, pois se trata de um resgate de valores diante do nosso planeta que está cada vez mais sendo destruído, pelas atitudes dos seres humanos. O professor pode abordar a relevância desse assunto na vida dos alunos, mostrando para os mesmos sua parcela de responsabilidade.

    ResponderExcluir
  34. Claudinha: Prof, como diria Edgar Morin, "o todo está na parte e a parte está no todo." Na sociedade contemporânea é importante trabalhar com nossos alunos a percepção de que entre homem e natureza deve haver um equilíbrio, alertando que ambiente é tudo que nos cerca, bem como nós mesmos.

    ResponderExcluir
  35. Mostrar que é possível homem e natureza viver em harmonia. O que interfere nisso é a ambição e o egoísmo do homem. Temos que trabalhar também com nossos alunos a questão social, acredito que se todos tivessem consciência da consequencia que teremos se não houver o equilibrio entre homem e natureza, teríamos ainda chance de viver bem sem que nada nos falte. Além de mostrar aos nossos alunos que devemos preservar a natureza, devemos mostrar o por que, e quais as vantagens e desvantagens de agir de tal modo.

    ResponderExcluir
  36. Obrigada, pelas postagens! Vemo-nos em 2011!

    ResponderExcluir