domingo, 3 de outubro de 2010

ENSINANDO ACT

Segundo Bowyer (1990), a alfabetização em Ciências e Tecnologia é importantíssima para o desenvolvimento econômico na atualidade e no futuro e deve ser priorizada em nossas escolas. Uma das maneiras de unir C&T seria o uso das Novas Tecnologias nas aulas de Ciências. Vamos imaginar, hipoteticamente falando, que todas as nossas escolas em Manaus, de Educação Básica, possuíssem uma Sala de Informática. Qual requisito lhe parece necessário para a implementação deste tipo de atividade na educação formal (marque 1 alternativa e justifique sua resposta)?
 (  ) formação do professor em informática;        
  (  ) presença de um apoio técnico;
   (  ) não é necessário o uso dessas novas tecnologias.

64 comentários:

  1. ( X ) formação do professor em informática;
    A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia, por isso vale ressaltar a importância do professor capacitado para atuar na área da educação.
    Maria Célia Da Silva Mateus
    FSDB-PEGAGOGIA 4° A

    ResponderExcluir
  2. (x) Formação do professor em informática;
    Em minha opinião, concerteza para que o Ensino de ACT seja ensinado de forma qualitativa é necessário professores qualificados e que obtenham um total conhecimento sobre o assunto, partindo do pressuposto de que o professor é mediador do conhecimento o que é de suma importância que ele se adéqüe as novas tecnologias, porem sabemos que há vários fatores que implicam para que isto aconteça como uma sala de informática bem equipada com materiais adequados para os alunos, a ciência e tecnologia estão invadindo o mundo, por isso precisamos preparar os educandos e ensiná-los a usar corretamente estas ferramentas que ganharam espaço na sociedade.
    Vale ressaltar que esse dominio de informática não deve se limitar apenas para os professores que ensinam Informática e sim para todas as areas de atuação educacional.
    FABÍOLA SILVA DO NASCIMENTO
    4º PERIODO – PEDAGOGIA
    FMCN - FSDB

    ResponderExcluir
  3. Marquei a alternativa 1, pois vejo que nem todos os poroficionais de educação sabem manusera essa ferramenta que hoje já faz parte do nosso dia-a-dia e não tem como fugir desse progresso, pois é necessario que o mesmo saiba fazer uso tanto em seu trabalho como na pessoal.
    ANDREIA DA COSTA DE SOUZA
    FSBB 4PERÍODO

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Existe na atualidade uma nova concepção, onde se busca uma atuação pedagógica inovadora, que explora a diversidade de nossos discentes e procura diferentes maneiras de ensinar que assegure a efetiva aprendizagem. Neste contexto de importantes e rápidas transformações, tem-se exigido novas atitudes da família, dos alunos, da escola e principalmente do professor, de mediar com inovação e diversificar sua práxis educativa,tendo em vista de propiciar tratamento homogêneo a um grupo diverso, cuidar para que alunos diferentes aprendam tenham igual aprendizagem qualitativa e quantitativa. Entretanto, para melhor a qualidade de ensino de é extrema necessidade que nós docentes tenhamos uma formação na área de atuação e uma progressão continuada, que visa melhorar o empenho possível e mobilizar todos os recursos disponíveis para levar cada aluno a se beneficiar das atividades de ensino, pra que possa não só desenvolver o cognitivo, mas imergir a INFORMATIZAÇÃO, para que tenham um convivio social atualizado no seu meio.

    Liana Fabíola, 4º período - FSDB.

    ResponderExcluir
  6. Marquei a primeira opção.
    Atualmente vivemos no mundo em que tudo está às voltas com tecnologia, e essa tecnologia que nos dá suporte para as atividades rotineiras deve sem implementado nas atividades docentes para ampliar as maneiras de passar os ensinamentos aos alunos. Por exemplo, em uma aula de ciências biológicas se torna mais compreensível mostrar uma célula utilizando um software visualizador de imagens e projetando este em um datashow. Essa infraestrutura acaba facilitando a fixação da teoria através das imagens, porém, para que essa seja utilizada se torna fundamental que os professores tenham conhecimento de ciência e tecnologia no que diz respeito à informática para que o ensino flua de maneira harmônica. Existem escolas no interior do Rio de Janeiro, subsidiadas por royaltis do petróleo e um pouco de vontade política em que as escolas municipais têm um notebook por aluno e o emprego dessa ferramenta praticamente obriga que o corpo docente tenha conhecimento de informática para poder ministrar suas aulas.
    Déborah Lima – 4º período FSDB

    ResponderExcluir
  7. (x)Formação do professor em informatica;
    Os professores de hoje devem estar devidamente preparados para lidar com o mundo da informatica, pois a educaçao esta em constante mudança e o professor deve estar apto para vivenciar essa experiencia.
    Sendo assim o ensino de ACT estaria bem desenvolvidos a partir do momento em que os professores tiverem essa qualificação e essa qualificação deve se limitar aos alunos também.
    Karla Karoline Tavares Pereira
    4º Período - Pedagogia
    FMCN - FSDB.

    ResponderExcluir
  8. Questão nº 1 a formação do professor em informática,
    com certeza que hoje os professores devem está bem preparados para lidar com o mundo tecnológico, com uma educação inovadora nas escolas e principalmente o educador que é um mediador tem que em formação continua, ou seja, será necessário que o professor tenha dominio em informática e que essas tecnologia se estenda em todas as areas da educação.
    Ana Maria Ferreria 4º periodo de pedagogia.

    ResponderExcluir
  9. Com certeza a 1ª opção, porque os professores como mediadores do conhecimento devem ter dominio sobre as novas tecnologias, até porque vivemos em um mundo completamente globalizado e nossos educandos já tem acesso à essas tecnologias mesmo que de forma errada, com isso temos o dever de ensina-los os beneficios que isto irá trazer para nossas vidas.
    HELLEN CORRÊA - FSDB
    4º PERIODO - FMCN

    ResponderExcluir
  10. Opçao 1. É importante que os educadores estejam consciente de que precisam ter capacidade de aprender a utilizar essa tecnológia de forma a favorecer a articulação das informações entre as disciplinas,o professor precisa estar aberto as mudanças para que as atividades sejam aproveitadas, é importante ressaltar que a informática deve ser utilizada como um recurso a mais, e não um único recurso a ser utilizado pelo professor.

    ResponderExcluir
  11. diante da realidade que percebemos nas escolas e de fundamental importância que exista um corpo docente preparado na área de informatica, pois na educação básica os alunos já frequenta a sala de aula de informatica , pois as professores já tens que trabalha ACT logo nas séries iniciais para que tenhyamos alunos bem informados, críticos e reflexivos!

    Antonia Iris 4ª Ped A

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. (x)Formação do professor em informatica. A Informatica vem para somar a qualidade de ensino no nosso páis onde a atuação pedagogica seria inovadora onde o professor iria buscar diferentes meios de explorar os conteudos com os alunos. BIANCA 4ºperíodo (Pedagogia)

    ResponderExcluir
  15. a formação do professor em informatica: inserção da informática no nosso cotidiano ocorreu de forma veloz e de fácil observação. Já na educação esse processo de inserção vem ocorrendo de forma lenta e quase imperceptível. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a inserção da informática nos hábitos sociais, no contexto educacional e mostra a importância da capacitação do professor e as mudanças no comportamento dos mesmos para que a evolução não ocorra apenas no setor tecnológico, mas também no contexto humano.
    ANA CRIS FROTA 4A FSDB

    ResponderExcluir
  16. ( x ) formação do professor em informática.
    É de grande importância, pois é mais um instrumento que os jovens tem como forma de aprendizado então devemos investir mas na informática na escola e principalmete de professores qualificados que possam ensina os jovens a utilizar esse instrumento.

    ResponderExcluir
  17. e de grande inportancia que o professor se atualise ou seja se qualifique pois no mundo em que vivemos globalizado temos que estar qualificados para o mercado dotrabalho pois muitas vezes somos trocados pelas pessoas qualificadas e para podera judar os nossos futuros alunos

    ResponderExcluir
  18. Acadêmica Zeolinda Correa
    4° periodo de pedagogia FSDB

    Concordo com a Célia quando ela afirma que a capacitação do professor na área de informática é de suma importância , pois este é um setor onde as informações podem chegar com um outro sentido até o leitor , sem mencionar que as pessoas inescrupulosas podem estar manipulando informações com a intenção de tirar algum proveito daquelas pessoas mais ingênuas.

    ResponderExcluir
  19. Acadêmica Mileide Aparicio
    4° periodo FSDB

    Algumas escolas possui sala de infomática , mas não dispõe dos serviços para o aluno , por falta de profissionais da área.
    Contudo sabemos que para melhor o esclarecimento da ACT é necessário sair um pouco do livro didático , através meio da informática seria possível mostrar ao aluno o desenvolvimento das ciências no contexto amplo.

    ResponderExcluir
  20. rosa 4a periodo no contexto social em que vivemos a informatica sitornou indispensavel. para um educador do ceculo XXI esta feramenta é indispensavel.

    ResponderExcluir
  21. (X) Formação do Professor em informática.
    Diante dos avanços o professor tem um grande papel e de muita importancia para as nossas crianças, pois as mesmas ja entram na escola com seus saberes previos, muitas vezes sabem manusiar melhor dos que já tem um curso tecnico em informatica, com esse desejo dos alunos pelo novo o professor deve participar nesta construção de saber tecnolofico com informações cientificas.por isso a sua presença é muito importante é indispensável mas o professor deve busca se aprofundar nas novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  22. X) Formação do Professor em informática.
    A opção escolhida reflete um avanço de uma ferramenta viva dentro da sala de aula,ou seja. o professor, pois transmite informação e conhecimento. Seu papel é de grande valia para o aprimoramente dos alunos em relação ao vasto meio de comunicação. Por isso se faz indispensável um professor atualizado com os avanços desse mundo contemporâneo. A informática é um dos meios de obter informação para aumentar nosso conhecimento e também uma das ferramentas hoje mais utilizadas pelos nossos jovens e crianças.

    ResponderExcluir
  23. marco a alternativa 1. e de suma importancia que o professor nos dias de hoje tem que estar atualizado no que se refere informatica. sendo desse jeito apto para ministrar aulas em que a presença de um computador e indispensavel.e ele se aproprie de uma tecnica nova e atual. usando conteudos novos e que atraia mais a atençao dos alunos.

    ResponderExcluir
  24. QUESTÃO 1, POIS É A QUE APROXIMA-SE DO MEU PENSAMENTO.
    Hoje em dia fala-se muito em aldeia global, onde não podemos mais pensar nossos atos, enquanto cidadãos do mundo como isolados, pois o que fazemos em determinado local ou região pode repercutir de maneira bastante relevante mundialmente: um grande exemplo disso penso ser a emissão de gases que prejudicam a humanidade. Porém agora entrando realmente no contexto da proposta inicial de nossos estudos, entendo que a informática pode ser um instrumento muito valioso a favor da educação, no entanto se faz necessário que a competência do professor vá além das técnicas de manuseio e que utilize a informática como instrumento didático, complementando ou reforçando o processo de ensino-aprendizagem. E neste sentido proporcionando para os futuros cidadãos ativos da sociedade uma visão panorâmica da ciência e da tecnologia, e como esse conhecimento pode ser benéfico para sociedade.

    ResponderExcluir
  25. Muito bem! Mas, será que um apoio técnico não seria interessante? Alguém que, realmente, entendesse dos programas? Seria muito mais fácil eu chegar pro técnico e solicitar um jogo sobre Alimentação Saudável, por exemplo.. eu, como professor, não sei criar os programas... o técnico, sabe. Isso não quer dizer que eu não deva ser uma analfabeta digital, ok? que tal pensar?? Bjk

    ResponderExcluir
  26. Fim dos comentários para o 4o período de Pedagogia da FSDB, Manaus, AM.

    ResponderExcluir
  27. Acredito que os dois primeiros o estudo sobre informática e o apoio técnico podem fundir-se tendo como meta um único fim que é a própria ACT, pois, neste sentido penso eu somos deficientes no que toca a educação por um viés tecnológico e todas as forças somadas podem vir a contribuir para uma maior difusão neste campo

    (Marcelo de Oliveira 4ª PED - FSDB)

    ResponderExcluir
  28. (X) Formação do professor em informática.

    No nosso tempo contemporâneo onde a tecnologia está avançando, a qualificação do professor ajudará o bastante onde possa agregar-se com os conteúdo no plano de aula, assim ajudando o processso de ensino aprendizagem utilizando da curiosidade do aluno para melhor desempenho do mesmo e educando.


    4ª Período FSDB

    ResponderExcluir
  29. (x) formação do professor em informática;

    Boa noite professora Ana...

    Tenho observado que alguns professores, não querem somente conhecer os atuais e básicos offices, querem criar seus próprios programas, querem acompanhar a velocidade da informação, não se fala mais em kabits, a linguagem e gigabits. Os novos professores brigam e discutem com seus novos programas, as noticias voam, são automáticas, instantâneas. Imagine um pedagogo dominando as novas tecnologias, esse é o pensamento de muitos, e se o educador pensar ao contrário, vai ser só mais um,e ninguém quer ser mais um.
    Precisamos acompanhar as novas tecnologias, tudo com a colaboração da ciência.

    José Augusto Maia da Silva
    4º Período de Pedagogia
    FSDB.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia! professora Ana Paula
    (x) formação do professor em informática

    O professor do século XXI tem a obrigação de utilizar as ferramentas das NTIC, pois vivemos na era da informática onde as crianças já estão sabendo utilizar celulares modernos, internet, jogos virtuais, então como um professor não vai saber utilizar essas ferramentas se os próprios alunos já sabem. É importante para melhorar as suas aulas, para ser mais atraentes e divertidas, o profissional ativo deve ter pelo menos noção de NTIC.

    Raquel Santos de Souza
    4º período FSDB.

    ResponderExcluir
  31. (x)formação do professor em informática.
    O mundo atual nos exije que tenhamos o conhecimento das novas tecnologias, e nós enquanto educadores devemos saber como utilizar essas novas tecnologia.Pois, quando se é bem utilizada faz a diferença no processo ensino aprendizagem.
    LUCINEIA BARROS
    4°PERIODO DE PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  32. (X) presença de um apoio técnico;

    Eu penso que todos precisam ocupar seus lugares de escolha profissional, professores em salas de aula e técnicos fazendo sua parte, atuando dentro da sua profissão. E, também eu acho que o professor já tem muitos afazeres de pesquisa ainda em se preocupar em aprender sobre programas de computadores eu penso que não dá.

    Aldeneide Bandeira
    4º Período FSDB Pedagogia

    ResponderExcluir
  33. (X) Formação do professor em informática;
    Um apoio tecnico sem duvida e de fundamental importância, mas um professor qualificado é melhor ainda, um professor deve estar continuamente se aperfeiçoando e adiquirindo novos conhecimentos; por que não no âmbito da informática? A tecnologia é mais uma ferramenta para dispertarmos a curiosidade dos alunos, que já estão familiarizados com os avanços tecnológicos, nós professores não podemos estar um passo atraz, devemos fazer com que os conhecimentos cientificos andem lado a lado com os avanços tecnologicos, que é o que hoje atraem os educandos.
    Kelly da Silva Melo
    4º período/Pedagogia - FSDB

    ResponderExcluir
  34. (x) presença de um apoio técnico;

    Professora, eu acho que o trabalho de um técnico é muito importante, afinal ele estudou para ter a sua profissão, e nós professores temos que respeitar essa profissão, não podemos saber de tudo, temos que aprender muitas coisas para ensinar os alunos e desenvolver nosso trabalho, mas penso que temos que usar o apóio de um técnico quando precisar-mos.

    Aidê Matos.
    FSDB 4º Período
    Pedagogia.

    ResponderExcluir
  35. ( x ) formação do professor em informática
    Estamos na era da informática, e está por dentro dos avanços
    tecnologicos é primordial, e como educadores dessa geração é
    importante que conheçamos para que as aulas não fiquem monotonas, mas
    atrativas e motivadoras, isso se dá quando temos professores
    comprometidos com a educação e que avança com novos conhecimentos,
    estimulando e mediando os educandos a aprenderem com mais entusiasmo,
    e não aprender só por aprender. O conhecimento bate a nossa porta,
    cabe a nós agarra-a~los e fazer a diferença.

    ROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA
    4º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  36. Rosineide Nascimento 8º Pedagogia

    Escolhi a opção 1, pois é necessário que o educador conheça as nova tecnologias e esteja capacitado, para ensinar seus alunos, além do mais sabemos que essa nova geração está tudo informatizada, o aluno quando entra na sala de aula, ele vai em busca de algo novo, por isso fazer uso dessas tecnologia é fundamental para a formação academica.

    ResponderExcluir
  37. Diana Medeiros-8ºperíodo.
    (X)FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM INFORMÁTICA.
    Hoje a tecnologia aliada a ciência,trazem muitas inovações para a sala de aula,nossos alunos estão cada vez mais inseridos no universo tecnológico e enquanto educadores temos que estar constatemente atualizados.Realizar uma formação em informática mesmo que seja básica,hoje ja é uma necessidade,inclusive para facilitar as atividades pedagógicas exercidas tambem fora da sala de aula,como relatórios,diários de classe,pareceres,boletins,contatocom os pais,reuniões pedagógicas,etc.Assim o que percebe-se é que a questão é: não é usar ou não usar a tecnologia e sim saber tirar proveito desse recurso.

    ResponderExcluir
  38. José Relry - 8º Período

    (X)FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM INFORMÁTICA.

    A tecnologia já esta bem presente nos dias atuais acredito que falta apenas os professores se atualizarem com os programas e tecnologias que estão surgindo.
    Se os professores se empenharem e o estado e a prefetura realizarem cursos que possam ensinar esses educadores.

    ResponderExcluir
  39. Débora da Silva Duarte, oitavo período
    (x)Formação do professor em informática
    Pois o professor deve estar sempre em busca de novos recursos para a prática do ensino, onde os instrumentos utilizados saem do tradicional, as aulas ficam mais dinâmicas e despertam o interesse dos alunos, desde que não haja o maçante excesso de conteúdo escrito (em slides, por exemplo).

    ResponderExcluir
  40. Alessandra Amaral 8º período
    ( x ) formação do professor em informática;
    Acredito que a formação do professor, não só em informática, é o requisito essencial para o exercício de sua prática, que se, bem preparado influenciará no desenvolvimento dos alunos ajudando-os a fazer uso das novas tecnologias nas aulas de ciências, português, matemática, história, geografia, etc.

    ResponderExcluir
  41. Maria do Socorro Santos de Andrade
    8 Período de Pedagogia
    FSDB
    Para o uso da novas tecnologias se faz necessário pessoas capacitadas. Com este novo instrumento o conhecimento se multiplicará.

    ResponderExcluir
  42. Neuza Feitosa de Souza
    8 periodo de pedagogia FSDB
    Com certeza é fundamental um tecnico para dar suporte ao professor ao desenvolver suas atividades na area de informatica..

    ResponderExcluir
  43. Gerson Colares da Silva
    8º período
    FSDB

    Formação do professor de informática:

    A formação de professor para se trabalhar com informática, é muito importante para o próprio profissional, pois ele precisa possuir esta qualificação para que possa facilitar o seu trabalho, já que ao longo dos anos este profissional precisou passar horas e horas acordado lançando notas, e hoje é bem diferente do que era anteriormente.

    ResponderExcluir
  44. Elizandra Dutra 8 periodo (X) formação do professor em informática; O professor dever está sempre em busca de novas tecnologias,para assim fazer uma aula mais prazerosa, onde os alunos sintam o quanto é fundamental mergulhar profundamente no mundo das tecnologias, mais para que isso aconteça é necessário ter conhecimento em informática é está em constante atualização.

    ResponderExcluir
  45. Maria Luisa 8- periodo

    E importante que o professor saiba utilizar as novas tecnologias para melhorar e dinamizar suas aulas, ao mesmo tempo que melhora a aprendizagem de seus alunos e atingem seus objetivos.

    ResponderExcluir
  46. VALDECIRA VASCONCELOS
    8° Período
    FSDB

    Formação de Professores em Informátia:

    A formação de professore em informática é de grade importância para sua profissição, pois este profissional deve ser um facilitador e medidador de conhecimentos ao aluno, e para que possa alcançar este nível, ele precisa se qualificar com as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  47. RUBENITA DA SILVA PICANÇO,8 PERIODO- PEDAGOGIA. Eu concordo com a formação do professor em informática pelo simples motivo: nós estamos na era da informação da tecnologia e o professor precisa está qualificado para essa nova era. O professor precisa se qualificar reconstruir seus conhecimento e propor para si mesmo uma nova roupagem de ensinar usando a tecnologia.

    ResponderExcluir
  48. Raquel Freitas 8° Período de Pedagogia - FSDB

    ( x ) Formação do professor em informática

    O professor deve estar sempre em formação, não apenas na sua área específica, mas em todo segmento a ele destinado e a informática não pode ficar de fora pois é um suporte a mais na formação dos docentes. Por isso é importante estar atualizado constantemente.

    ResponderExcluir
  49. Silvia de Freitas Gil, 8º período pedagogia, FSDB

    (x) Formação do professor em informática

    É importante para nós educadores buscarmos cada vez mais nos capacitar par o uso da informática em sala de aula, pois a geração de alunos que participam hoje das aulas buscam esse conhecimento, as vezes nos deparamos com situações de encontrar educadores que não utilizam essa ferramenta por medo de errar ou passar vergonha, deixando de lado a busca de conhecer e aprender a utilizar o computador. Por isso não devemos fechar nossos olhos aos avanços tecnológico devemos cada vez mais buscar novos conhecimentos e levar para sala de aula.

    ResponderExcluir
  50. Amanda silva-8ºperíodo.
    (X)FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM INFORMÁTICA.
    hoje vivemos no mundo da tecnologia e a credito que a mesma seja uma aliada para o professor.Diante de toda esse paradigma que esta surgindo na educação o papel do professor , frente as novas tecnologias será diferente ele precisa esta preparado para orientar os seus educando de forma que ele seja encaminhador e conselheiro da aprendizagem.O professor deve esta em formação constante em termos de conteúdos, metodologia para encara os estudantes como participantes ativos do processo ensino aprendizagem

    ResponderExcluir
  51. Lídia Monalisa 8º Período de pedagogia FSDB

    (X)Formação do Professor em Informática

    O desafio é buscar a formação para melhorar efetivamente a qualidade da aprendizagem,do desenvolvimento humano e da alegria critica de cada um e de todos os nossos educandos.Dispor-se a ser educador,é aventurar-se viver a provisioriedade,Não é porque se tem t´tulo,contrato,que está tudo resolvido.Tmeos de assumir está condição do lugar de educadores,nosso ser não se define apenas por um lugar institucional;isto é só o começo.Cabe viver a dialética entre a tradição e a inovação, o porto-seguro e o mar aberto,o que certamente pede a formação contínua nesse mundo cheio de tanta tecnologia.

    ResponderExcluir
  52. Sueli Costa - Pedagogia 8ºperiodo FSDB
    Formação do professor de informática:

    A formação do professor em informática na educação precisa ser vista baseado na realidade do contexto do seu dia-a-dia, pois a preparação do mesmo envolve muito mais do que aprender a lidar com as ferramentas computacionais. O professor também precisa aprender a recontextualizar o uso do computador, integrando-o às suas atividades pedagógicas. Isto significa que o processo de formação deve propiciar ao professor construir novos conhecimentos, relacionar diferentes conteúdos, mas para que isso aconteça o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.

    ResponderExcluir
  53. Eliete Freire 8° Período de Pedagogia - FSDB

    ( x ) Formação do professor em informática

    Acredito que o professor deve estar capacitado para que a produção do conhecimento aconteça de forma eficaz, haja visto a necessidade da formação profissional, para que o processo de ensino e aprendizagem seja significativo para o aluno que busca no professor uma relação de reciprocidade, pautada na confiança e no respeito, portanto para implantar as novas tecnologias é necessário que o professor esteja qualificado para garantir a transparência e a qualidade do seu trabalho, oportunizando ao aluno a troca de saberes que permearão sua vida pessoal e profissional. Afinal, qual aluno não lembra dos professores que foram além de suas espectativas e hoje são referências de pessoa e de profissional.

    ResponderExcluir
  54. Cleocimar Rodrigues 8° Período de Pedagogia - FSDB

    ( x ) Formação do professor em informática

    Acredito que esse professor tem que ter a formação na área pois assim ele será um profissional completo e desta maneira será capaz de atender seus alunos de igual para igual. Pois devido as novas tecnologias e o desenvolvimento o professor que não conseguir acompanhar seu aluno nessa transição estará fora do campo de trabalho.

    ResponderExcluir
  55. Paula Sousa 8 período de Pedagogia FSDB
    (X)Formação do Professor em Informática
    Hoje como vivemos na era tecnológica, o professor precisa estar atualizado para oferecer um ensino de qualidade, mas para que isso aconteça é necessário que o mesmo tenha suporte para lidar com tal ferramenta. Assim a aprendizagem torna-se mais significativa.

    ResponderExcluir
  56. Márcia Regina 8 período de Pedagogia FSDB
    (X)Formação do professor em informática
    O uso da teconologia na sala de aula é importante, pois tornam as aulas mais dinâmicas e interessantes. É fundamental que o professor esteja atualizado e qualificado constantemente para trabalhar com esta ferramenta tão necessária para a educação.

    ResponderExcluir
  57. Ellen Glay Marques - 8° Período - FSDB

    (x) Formação do professor em informática.

    Com certeza o professor deve ter a preparação adequada no requisito informática, justamente para que os alunos possam sentir segurança no que está sendo ensinado, e por que não deixar também um apoio técnico para enfatizar mais ainda as aulas?

    ResponderExcluir
  58. Danielle Rodrigues Picanço - 8 período
    (x) Formação do professor em informática
    É necessário sim a formação desses profissionais, uma vez que a demanda da tecnologia na área de informática é muito grande, mas se faz necessário também adequar a realidade do aluno as aulas que serão dadas por esse profissional. De nada adianta ensinar aos alunos algo que eles nunca usarão em seu dai a dia.

    ResponderExcluir
  59. Martha Moncayo Pezo 8º periodo
    O professor tem que ter qualificação com as novas tecnologías que se nos presenta por agora.
    O professor tem que se atualizar, tem que ter informática básica para que ele/a pode presentar novos trabalhos profissionais e compartilhar com seus alunos

    ResponderExcluir
  60. Maria Antônia Pereira - 8° Período FSDB

    (x) Formação do professor em informática.

    A informática hoje se tornou um avanço muito importante para qualquer profissional e o professor precisa conhecer esse instrumento para poder atualizar seus conhecimentos. Ele deve estar em constante formação atualizando sempre seus conteúdos e métodos de ensino.

    ResponderExcluir
  61. Klyssia Pinto
    8º Período de Pedagogia
    FSDB

    ( x ) formação do professor em informática

    A tecnologia já faz parte do nosso cotidiano e principalmente de nossos alunos, por isso se faz necessário que os professores tenham formação em informática, que dominem as novas tecnologias, haja vista o fato de que nossos alunos necessitam de novas ferramentas para incentivá-los a buscar cada vez mais, e nesse ponto a informática disponibiliza um leque de opções que se bem utilizados pelos professores tornam-se grandes aliados no processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  62. Com a modernidade professores devem estar se altualizando às novas tecnologias e aproveitá-las como uma das ferramentas de seu trablho educativo. O estudo é uma atividade presente na vida de todos nós, não sendo possíve3l abrir mão das novas oportunidades de aprendizagem como esta.

    ResponderExcluir
  63. Iêda Bentes 8º pedagogia FSDB

    ( X ) formação do professor em informática;

    A formação de professor é fundamental para que o mesmo possa utilizar a tecnologia com eficiência. A tecnologia é mais um instrumento que utilizamos para facilitar e ser mais rápido o acesso as informações e aos novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  64. ( ) formação do professor em informática;
    Anne Graziella Barbosa- 8p
    A formação de professores é super importante para que eles possam usar a ferramenta com mais propriedade e fazer bom uso dela nas próprias atividades escolares como , planejamento, aulas com NTIC, porém é importante que tenha um técnico para auxiliar nas aulas.

    ResponderExcluir