sábado, 16 de outubro de 2010

A Disciplina na Classe


Uma das grandes dificuldades em sala de aula é a chamado "controle da disciplina".
Não existe uma fórmula mágica para esta tarefa. Libâneo (1994) diz que a disciplina na classe está tão diretamente ligada à prática docente, quanto à autoridade profissional, moral e técnica do professor. Este conjunto de características é que vai determinar a disciplina na classe. 
1 - Nos dias atuais, é importante ter disciplina em sala de aula? 
2 - Comente sobre a importância/relevância na disciplina de sala de aula de cada um dos itens:
a) prática docente;
b) autoridade profissional;
c) moral do professor;
d) técnicas utilizadas pelo professor.

31 comentários:

  1. Sim. É importante a disciplina para que haja o senso de obediencia dos alunos e controle do professor em sala de aula de forma ordenada.
    a) Na prática docente, para que o professor atinja o seu objetivo ao ensinar.
    b) Na autonomia profissional, para que o professor exerça melhor suas práticas docente.
    c)Na moral do professor, para desenvolver eticamente seu papel de educador.
    d) Em relação as técnicas utilizadas pelo professor.Eu me apoio nas palavras do filosófo Aristóteles que diz "Há sempre um caminho que leva à uma pessoa, o difícil é encontrá-lo".
    É conhecido como o apelo Aristotélico.
    1) Apelo - Inteligência
    2) Apelo - Moral
    3) Apelo - Emocional
    Ou seja não há alunos difíceis, basta o professor saber chegar a ele, desenvolvendo uma técnica para que haja disciplina em sala de aula.

    Ana Moreira 2 Pedagogia

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  2. 1) Com toda a certeza. Toda organização tem que haver disciplina para poder haver ordenança (ordem) nos objetivos (ou ementas) a serem alcançados. A ordem só se atinge com a disciplina. Não aquela disciplina ditadorial, com castigos rígidos, onde só o que vale é a sua fala ou opinião. Deve-se aplicar a disciplina consciente e com respeito aos envolvidos, sendo sempre flexível para mudanças de ordem e opiniões. Essa forma de agir e pensar sobre a disciplina, irá contribuir para o bom funcionamento e compreensão de todos os envolvidos nas mais diversas esperas de organização a saber:
    2) A prática docente em sala de aula, facilitando o educador finalizar sua ementa a contento;
    3) Consciência dos alunos da permanente autoridade profissional do docente, mesmo quando este seja um educador flexível;
    4) Respeito dos alunos com o caráter moral do professor; mesmo este aceitando as mudanças na ordem;
    5) Possibilidades para a aplicação de novas técnicas de ensino pelo docente, quando este ouve as opiniões dos seus alunos para a melhoria do ensino.

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  3. 1) Essa atitude denominada disciplina é determinante na vida de cada profissional. Sem Autodisciplina o profissional dificilmente terá sucesso. Impor uma disciplina a si própria é condição indispensável para que se alcance êxito nas ações e, por conseguinte, obter o resultado além do esperado. A princípio, ter disciplina parece ser algo difícil de alcançar, mas é importante salientar que disciplina se aprende e se desenvolve. Pode-se conseguir isso com o implemento de novos hábitos, desenvolvendo atitudes e posturas diferenciadas diante da vida profissional, priorizando suas metas, canalizando energias e esforços naquilo que se propõe de fato realizar, para que você consiga alcançar algo.


    2-a)A prática educacional deve despertar os alunos e direcioná-los para caminhos mais
    solidários, considerando suas relações em convívio com a sociedade, uma vez que esta é injusta na distribuição desigual dos benefícios sociais. É uma exigência atual que o aluno compreenda o mundo em que vive e se proponha como cidadão, a mudá-lo na busca de condições de vida plena para todos.

    b)O professor conhece como os alunos compreendem as relações de
    autoridade, isto pode levá-lo a respeitar seus próprios limites, sem cair no autoritarismo ou na omissão de responsabilidade.

    c)O professor que faz uso da inteligência, ou seja, age racionalmente, é moralmente responsável e ético. E hoje, com em nenhuma outra época passada, numa sociedade tão carente de valores, esse seu papel é de fundamental importância. Quando se formou e tornou-se professor, já sabia – ou pelo menos deveria saber - da sua responsabilidade não só enquanto profissional, mas principalmente enquanto cidadão.

    d)O Professor condicionou a resposta do aluno como reforço de modelo de educação que estava passando para a turma, forçando-os a tomarem decisões, na descoberta de aptidões, e transformando-os para assumir o controle de suas qualidades positivas. Um educador tem que ser criativo e ter flexibilidade de métodos e critérios, com vistas às diferenças individuais dos alunos.

    Célia Mateus FSDB 4°A Pedagogia

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  4. Como uma boa educadora salesiana, para mimm o ápice da ação educativa se encontra na prátic docente, ou seja na capacidade educativa de envolver e interagir com o educando. è obvio que nos encontramos muitas vezes com situações em o mesmo se apresenta com dificuldades de atenção e interação escolar, e é nesse caso que o educador com sua competência saberá usar da sua autoridade profissional para envolvê-lo ou perceber o que no momento lhe deixa de tal maneira indisciplinado. Em ética, a moral do VERDADEIRO EDUCADOR está explicita em seu carater, em suas atidudes, é de suma importante. Até brinco, as vezes, dessa forma, o administrador, nem sequer terminou sua faculdade, em estágio já usa gravata - o educador, já atuando em muitas vezes se encontra de sandália havaianas. Há várias atividades, momentos que nos permite e requer um traje mais esportivo, todavia, há certos momentos que precisamos identificar nossa moral, antes que a amoral venha deste o exterior rotular nossa profissão. É louvável, a nossa dedicação educativa, as busca de aprender técnicas e utilizadas isso despertar maior socialização, assim como atualizar o fazer pedagógico.

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  5. Com certeza, a principal atitude a ser tomada é a disciplina em sala de aula.
    a) A prática do docente, serve como um guia para os alunos ajudando-os a seguir um caminho mais correto e mais consciente.
    b) a autoridade do professor é fundamental para que se tenha um controle na sala de aula e os alunos realmente aprendam o conteúdo passado. O importante é que não se transforme em autoritarismo.
    c) O professor tem que saber o tamanho da responsabilidade que está em suas mãos. Por isso precisa ter moral diante dos seus alunos, para que ele sirva de exemplo não só profissionalmente, mas também como pessoa para os estudantes.
    d) Estas técnicas de ensino precisa ser sempre modificadas e adaptadas para uma melhor forma de aprendizado.
    Amanda Amorim.

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  6. Boa noite professora Ana Paula, desde já Que Deus possa estar na mão de cada médico que vai cuidar da senhora, mas não esqueça o maior médico do mundo vai estar ao seu lado, Jesus Cristo, Ele sempre dizia para as pessoas, "a tua Fé te Salvou...
    Coragem é muita Fé...

    Com certeza a disciplina é muito importante na sala de aula, vivemos um momento em que a juventude está 100% cheio de adrenalina, eles só querem um motivo para deixar pessoas estressadas, principalmente o professor. Porém, todo comportamento dentro da sala de aula vai depender muito dos métodos usado pelo professor, claro jamais usar a autoridade que venha se transformar em repúdio por parte dos discentes, jamais um bom profissional vai usar métodos que inflamem as atitudes atuais dos alunos, não é através de comportamentos contrários a formação e a castigos que o professor vai mostrar que tem moral, mas é conhecendo o alunado que tem desde os ensinamentos prévios, como: família, onde mora, a classe que pertence e outros fatores que levaram a conhecer o aluno dentro do seu contexto, se o professor não buscar conhecer todos esses quesitos, não vai haver técnicas que resolva um bom entrosamento entre aluno e professor.

    José Augusto Maia da Silva.
    3º Período de pedagogia FSDB
    Didática II

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  7. Boa noite querida prof Ana Paula! espero q tudo esteja dando certo.A disciplina em sala de aula e de suma importancia para que haja a interaçao e o respeito de ambos os lados.A pratica docente tem grande importacia por ter um comprometimento com a educaçao buscando despertar a curiosidade do docente transformando os em cidadoes com o senso critico.O prof tem que assumir sua postura de autoridade em sala de aula mas profissionalmente.A moral do prof conta bastante para o educando para o aluno nao fuciona aquele ditado segundo p
    PAULO FREIRE "faça o que eu digo,nao faça o que eu faço"portanto o prof precissa ter bastante cuidado perante seus atos.suas tecnicas so conhecendo sua classe p utilizar as tecnicas. silvia Brasil.peg 3

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  8. Oi Professora
    Com a modernidade de hoje, tive que rever alguns conceitos, através deles sim podemos fazer com que os alunos, tenham uma disciplina mais ou menos dentro da sala de aula, Cada professor tem seu método de aplicar seu prática dentro da sala de aula através do trabalho em equipe.
    O professor tem que mostras sua autoridade de mestre,dentro de sala de aula, através de conversas, dialogo com os alunos. Sua moral deve ser mostrada para o aluno, através da disciplina, competência, e de sua conduta pessoal. O professor tem que estar mostrando conteúdo, administrando a sua aula para que o aprendiz veja e consolide à técnica e o aprendizado estudado.
    Aldeneide A. Bandeira
    3º período de pedagogia.

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  9. É um desafio se obter a disciplina em sala de aula, no entanto é necessário. Na sociedade temos regras de convivência, são essas imposições que tornam o individuo sociável. A criança e o adolescente precisam ter acesso a essas regras e de forma correta, para que isso aconteça família e escola precisam falar uma mesma linguagem, pois as crianças vivem vários conceitos de certo e errado, logo escola e pais precisam trabalhar em conjunto para que os alunos sejam mais educados, e assim haverá respeito mutuo em sala de aula e fora dela.
    IMPORTÂNCIA:
    A. PRÁTICA DOCENTE: o professor deve está alerta para os acontecimentos em sua sala de aula com a turma, procurando um bom relacionamento com os alunos.
    B. AUTORIDADE PROFISSIONAL: Usar sua voz com eficácia sem arrogância.
    C. MORAL DO PROFESSOR: Depende exclusivamente dele, desde o inicio do ano letivo impor suas regras para que a sala tenha uma boa convivência. Delegando responsabilidades a cada um.
    D. TÉCNICA UTILIZADA PELO PROFESSOR: é essencial o dinamismo e criatividade. Oportunizar atividades práticas para que haja participação da turma.

    ROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA
    3ºPEDAGOGIA

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  10. Sim é importante o professor como mediador procura determinar algumas regras. Mas para que haja uma disciplina ambos devem respeitar. O professor procura desenvolver uma didática(conquistando a confiança do aluno). No determinado momento o professor sabera lhe da com autoridade profissional através do dialogo com o aluno, procurando outro recurso para que a turma seja mas ativas,para obter uma disciplina em sala de aula.

    Katia Leitao dos Santos
    Pedagogia 3º periodo FSDB
    Didática II

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  11. A disciplina na sala de aula depende do conjunto de características do professor, que lhe permitem organizar o processo de ensino. A motivação dos alunos para a aprendizagem, através de conteúdos significativos e compreensíveis para eles, assim como de métodos adequados, é fator importante na atitude de concentração e atenção dos alunos. Se estes estiverem envolvidos nas tarefas, diminuirão as oportunidades de distração e de indisciplina. O professor precisa trabalhar de maneira construtivista, nesta perspectiva, os alunos constroem o seu conhecimento a partir da interação com objeto, o professor torna-se mediador entre conhecimento e o aluno. Para tanto, o professor pode utilizar vários tipos de recursos e metodologias para desenvolver os conteúdos em sala de aula, utilizando recursos audiovisuais, textos reflexivos, jogos didáticos, sair do espaço sala de aula partindo para pesquisa de campo e outras estratégias para facilitar a interação do aluno com o conhecimento, do aluno com sua realidade. Ser flexível, esta aberto a argumentações, porém deve impor sua autoridade sem arrogância, buscar continuamente um elo com o aluno, para que o mesmo esteja consciente de seus deveres e obrigações e os cumpra espontaneamente. É essencial que tenha uma boa conduta moral, para que seja admirado e sirva de exemplo pessoal e profissional.
    KELLY MELO. 3ºPERIODO-PEDAGOGIA.

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  12. Bom dia professora!!
    A disciplina é de suma importância para o ensino, o profissional da educação deve possui sua autonomia na disciplina em que ensina para que a relação entre professor e aluno se torne afetiva.
    Na sua prática docente o profissional construirá na sala de aula um ensino pedagógico com metodologias diversificadas.
    Todo profissional necessita de autoridade, mas não se impor somente a ela para ter domínio em sala, repoduzindo o método tradicionalmente praticado.
    O professor diante da sociedade possui sua moral direta ou indiretamente, mas é na educação que faz sua diferença na relação com seus alunos sendo respeitado para que isso ocorra deve impor suas regras do saber ouvir, fazer e conviver de professor para aluno e aluno para professor.
    Através de suas práticas metodologicas o professor como mediador possobilitará o caminho a aprendizem fazendo-os compreender melhor. Na interdisciplinariedade usa como técnica para operalização do conhecimento.
    Geosane Franco da Silva
    Didática II FSDB
    Pedagogia 3º periodo

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  13. boa tarde ! professora

    sempre foi importante a disciplina em sala de aula ,so que antigamente se usava a força e hoje ja não mais ,posso dizer temos que utilizar a palavra e a tecnica como diz Chalita "Professores são líderes que apontam novos caminhos e não apenas persuadem a seguir o caminho que lhes parece o certo. São líderes que abdicam de suas escolhas pessoais em nome das vontades coletivas, para amainar os conflitos".

    a) prática docente;com lider deve instigar seu aluno a pensar sobre o ato cometido e sobre sua ação com pessoa .


    b) autoridade profissional;deve esta proximo e ao mesmo tempo saber que o seu papel a desempenhar deve esta definido e reconhecido por seus alunos .

    c) moral do professor;acredito que vá alem da moral ,o respeito vem acima de tudo ,e depois a moral com professor é um processo ja tem esta estabelecido o aluno deve ver o professor como um guia que tem mais experiencias vividas sobre conhecimentos tecnicos.


    d) técnicas utilizadas pelo professor deve ser essencial para que ela seja atendido e entendido por seu aluno .

    luciane paes 2°periodo de pedagogia .

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  14. A sala de aula é o lugar onde o aluno contextualiza sua existência todos os seus valores éticos, ou seja o espaço sala de aula será a continuidade de sua vida, ou melhor dizendo nós temos a realidade de uma sociedade dentro desse espaço, então não devemos nos espantar com o que a sociedade nos dá, pois a mesma perdeu a noção de bom senso, compostura e sensibilidade, portanto encontraremos alunos, disciplinados e indisciplinados. Cabe a nós educadores administrar esses conflitos oriundos de uma sociedade problemática e alienada.
    A primeira atitude a ser tomada pelo educador é mostrar e sensibilizar o aluno que a disciplina é um valor, ou seja a mesma é uma qualidade humana fundamental para a convivência em sociedade.Porém ela jamais deve chegar ao mesmo como uma forma repressiva, pois o educando tem que ter em mente que, regras, princípios, normas e fundamentos são essenciais a todos.E a partir daí restaurar a disciplina em sala de aula.
    Socorro 2º PEDAGOGIA.

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  15. A disciplina é feita primeiramente com o professor tendo dominio em sala de aula, pois ele tem que ocupar uma postura dentro da sala de aula.
    Com isso o educando perceberá que em qualquer atitude que venha a tomar, será disciplinado, pois a disciplina é a base da educação.
    France Helen Pereira, 3º periodo de Pedagogia.

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  16. A disciplina é algo que acompanha qualquer sujeito em qualquer lugar que ele vá, então o professor deve se posicionar de formar que esse aluno começe a compreender a importancia da disciplina. Disciplanar não inibindo e humilhando mas fazendo com que, o aluno perceba seu erro e aprenda com ele, no enteanto que esse educador não esqueça que disciplina não se aprende sozinho e que preciso paciência para ajudar na formaçao de seu aluno sem rotular.
    Usar tecnicas que propocione o ensino da disciplina é uma maneira importante para mostrar de forma agrádavel a importancia de se disciplinado com o outro e no que fazemos. O professor em metodologia terá que ser o primeiro a dar demonstração do que é disciplina.

    Adriana Cordovil
    3° Pedagogia
    Didática 2

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  17. Ok... vamos esperar mais reflexões! bjk

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  18. Helen Regina Andrade 3º Período Pedagogia

    Acredito que em tudo que iremos fazer precisamos de disciplina,sempre costumo conversar com meus educandos e mostro a importância da Disciplina Das Regras QUE DEVEMOS CUMPRIR para obter resultados satisfatórios.Claro que para isso acontecer o educador precisa também estar disciplinado,planejado para que não ocorra indisciplina,com uma aula motivadora, diferente,com certeza teremos bons resultados.Não devemos pensar em moral do professor,mas no respeito mútuo entre professor e educador,se o educador é tratado com respeito,amor,seremos tratados da mesma maneira.Ao estudar Kant ele nos mostra a importância da disciplina ela transforma a animalidade em humanidade,ou seja o homem quando não é disciplinado torna-se um ser irracional-animal.Cabe ao professor relacionar algumas regras em sua sala de aula,o diálogo é uma das técnicas favoráveis à disciplina.

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  19. Oi professora!

    Sim, é de fundamental importância haver disciplina em sala de aula,mas, o que é disciplina? É ficar sentado na cadeira e só responder quando for questionado, é cumprir com o horário, é entregar os exercícios, é não ter faltas,é só isso?(tô frito,sou indisciplinado,rs)na verdade pra mim, tudo começa com o respeito entre aluno e professor e a liberdade de ambos poderem conversar abertamente sobre qualquer assunto, dificuldade, dúvida,etc...
    Lembro que no meu 2ºgrau, no século passado,rs, haviam dois professores bem diferentes, lembro que o primeiro era rude, a primeira coisa que nos falou no primeiro dia de aula, foi: bem-vindos ao inferno! Durante todo o ano não ouvi um piu na aula desse professor, não trocavamos uma idéia com ele,apenas meneiavamos a cabeça quando o encontravamos pelos corredores, de certa forma ele instituiu disciplina em sala,mas,a base de terror(êêê Bin Laden)e mesmo com tanta "disciplina" não houve nota maior que 7,8. (talvez falta de didática)Por outro lado tivemos um professor do tipo brincalhão, tirava piada com todo mundo, lembro que pensei: esse aí é doido! Mas, com a loucura dele com aquele jeito de falar com todos, inclusive nos intervalos, ele cativou a turma de uma forma que mesmo sendo "o lider da bagunça" a turma não o desobedecia quando ele pedia silêncio e que prestassem atenção ao que ele tinha a ensinar, mesmo quando a aula era chata (convenhamos nem toda aula é legal, mesmo com professores dinâmicos)ou seja, houve acima de tudo o respeito por ele, que conduziu a disciplina.
    É importante sim ter disciplina em sala de aula, mas acho também importante a forma como vai se instituir esta disciplina.

    Jorge Luís
    2º Período de Pedagogia

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  20. O educador é possibilitado de vária maneira para que sua aula seja de grande importância, mas que depende muito de força de vontade e comprometimento na sua profissão.
    1. Na prática docente o professor precisa ser capacitado e ter amor na sua profissão e poder escrever a exercer sua profissão na escola com ética e cidadania.
    2. Ser autoritário na sala de aula, ser bom pesquisador, crítico, saber dominar seu trabalho antes, durante e depois.
    3. O professor deve ter firmeza em suas atividades profissionais, exigir ordem e compreensão. Possibilitar de técnicas como aula exposição, diálogo, debate e entres outros.

    Aidê Matos Costa
    3ºPeríodo de Pedagogia
    Didática II - FSDB

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  21. Sim, a disciplina é um fator de grande importância para o sujeito que esta sendo preparado para conviver em uma sociedade.
    Mas a questão como o professor irá trabalhar em sala de aula a diciplina para com seu educandos?será que é mostrando sua autoridade? ou seja o dono do saber.
    Se sou professor que não pesquiso,que não tenho técnica, que não vivo a realidade do meu aluno ou seja sou indiciplinado com minha própria pessoa,como poderei comprar disciplina de meus educandos?Como meus alunos farão essa leitura de minha postura?
    Então, se exijo disciplina tenho que policiar de minhas atitudes,minha autoridade tem que esta voltada para minha competência profissional aliada generiosidade e esperanaça, implicando o testemunho ético, uma autoridade cooerente e democrática.

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  22. Concerteza é importantíssima a disciplina na sala de aula. Essa atitude denominada disciplina é determinante na vida de cada profissional. Sem autodisciplina o profissional dificilmente terá sucesso. Impor uma disciplina a si próprio é condição indispensável para que se alcance êxito nas ações e, por conseguinte, obter o resultado além do esperado. A princípio, ter disciplina parece ser algo difícil de alcançar, mas é importante salientar que disciplina se aprende e se desenvolve. Pode-se conseguir isso com o implemento de novos hábitos, desenvolvendo atitudes e posturas diferenciadas diante da vida profissional, priorizando suas metas, canalizando energias e esforços naquilo que se propõe de fato realizar, para que você consiga alcançar algo. Com efeito, é de suma importância lembrar que pessoas determinadas sabem qual o alvo que se quer atingir e qual o caminho a percorrer, buscando sempre a autodisciplina, e assim fica tudo mais fácil, pois o caminho pode ser árduo, mas a determinação e a vontade de realização falam mais alto. É preciso transformar a disciplina em um “valor”. Isto é, fazendo com que seja a mesma vista como uma qualidade humana, imprescindível à convivência e fundamental para as boas relações interpessoais. A disciplina não pode, jamais, chegar ao aluno como uma ordem, um castigo, um imperativo que partindo do mais forte, dirige-se ao oprimido em nome de seu conforto pessoal, mas como “produto” de debate, reflexão, estudo de caso e análise onde se descobre a hierarquia de povos disciplinados sobre clãs sem mando ou sobre sociedades oprimidas. A Literatura, a História e a Geografia podem se transformar em espelhos que refletem que a disciplina que se busca não é apenas a que se vê na relação professor x aluno, mas toda aquela que leva um povo à vitória, um ideal à concretização. Depois de uma ampla sensibilização sobre a disciplina enquanto valor humano cabe uma franqueza cristalina na discussão de regras, princípios, normas e fundamentos que são essenciais a todos, ainda que funções diferentes impliquem em regras não necessariamente iguais...

    2. Período

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  23. (Continuação)
    Os problemas da autoridade profissional residem ainda numa ausência de reconhecimento que se torna mais visível quando o modelo de escola é atribuído e não reclamado, quando a identidade profissional é atribuída e não reclamada. Não se confunda aqui poder com autoridade. O poder exige sempre mais poder para sobreviver, ou mais pequenos poderes que reclamam jogos de sedução para se perpetuarem. A autoridade, como lembra António Nóvoa, não se baseia no poder de sedução, baseia-se no esclarecimento de regras sociais, de regras de negociação e de distribuição dessa mesma autoridade.
    Um professor/educador, portanto, parte importante da formação de crianças, adolescentes e jovens, deve preocupar-se com valores éticos e morais. Considerando que os valores morais são construídos em todos os momentos, dentro e fora da escola, que cada pessoa constrói seu sistema de valores baseado nas interações estabelecidas e também que esses valores resultam de projeções de sentimentos positivos sobre as pessoas, entre outros, a vida do professor – suas atitudes, seu comportamento, seu vocabulário – deve ser levada em consideração. Como educador, ele não deve considerar apenas a vida moral individual, mas também deve estar comprometido com a harmonização da convivência coletiva. Dessa forma, é de suma importância que o professor reflita sobre sua função de educador, pois ela transcende o seu trabalho na sala de aula. E como moral tem relação direta com deveres e o sentimento de obrigatoriedade, corresponde, indubitavelmente, a um ‘querer’, é ponto passivo que uma pessoa somente age moralmente quando assim o quer. Concluindo, o professor que faz uso da inteligência, ou seja, age racionalmente, é moralmente responsável e ético. E hoje, com em nenhuma outra época passada, numa sociedade tão carente de valores, esse seu papel é de fundamental importância. Quando se formou e tornou-se professor, já sabia – ou pelo menos deveria saber - da sua responsabilidade não só enquanto profissional, mas principalmente enquanto cidadão.
    as diversas habilidades que o professor dispõe, sendo ele um agente mediador na relação ensino-aprendizagem, diante de uma formação acadêmica desvinculada com a realidade educacional, cuja desmotivação é a falta de conhecimento da elaboração de um bom planejamento, falta de treinamento didático-pedagógico e acaba comprometendo todo o processo de ensino, evidenciando que o mesmo não domina a habilidade na arte de ensinar, de formular perguntas, na habilidade de se comunicar, na habilidade de ilustrar com exemplos, na habilidade de empregar reforços e na habilidade de aumentar a participação dos alunos para o fechamento da aprendizagem. O professor deve ser o inspirador do aprendizado das matérias. Ele retomará o lugar que lhe é devido na sociedade quando despertar do marasmo comodista e partir para o devotamento profissional e a ação amorosa. Para isso deve pesquisar, inovar e incrementar seus conhecimentos pedagógicos, expandir sua cultura geral e procurar conhecer e desenvolver novas técnicas de ensino. O professor que deseja realizar uma boa atuação docente sabe que deve participar, elaborar e organizar planos em diferentes níveis de complexidade para atender, em classe, seus alunos. Pelo envolvimento no processo ensino-aprendizagem, ele deve estimular a participação do aluno, a fim de que este possa, realmente, efetuar uma aprendizagem tão significativa quanto o permitam suas possibilidades e necessidades. O professor utiliza uma série de procedimentos, visando receber o retorno de suas ações e, ao mesmo tempo, dar ao aluno o retorno das suas próprias ações.
    Concluo que a conscientização profissional deve ser um paradigma para o desenvolvimento de uma nova postura didática-pedagógica, frente às habilidades em prol dos alunos.

    2. Período

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  24. Professora, me desculpe pelo meu enorme comentário... É que me empolguei demais.
    Parabéns, adorei o tema.
    Beijos

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  25. Sem dúvida nenhuma é importante que haja disciplina em sala de aula, para que possa haver harmonia no ambiente escolar, e isso com certeza passará pelos aspectos da prática docente que deverá ser envolvente e atrativa, e ainda exigirá que o profissional faça valer de sua autoridade atráves de diálogos com seu alunos e construa uma via de mão dupla onde os mesmos possam obedecê-los não por medo e sim por respeito a sua pessoa e procurar ser ético buscando mecanismos que despertem o interesse de seus alunos investindo em aspectos que seja atrativos para a turma.

    Sônia 2ped

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  26. Oi professora sou eu Dioneth do 2ºperíodo e, ñ sei se vai valer à pena comentar mas estava postando ontem(06/11) e após o temporal aqui no meu "interior"a conexão caiu e voltou somente hj,sei que atividade ja estava a dias no e-mail da turma porém, para mim é meio complicado está todos os dias na internet em especial, agora nesse período pq estou pela manhã e a tarde direto na escola.Espero que vc ainda receba meus comentários.
    Começando é super- mega- power ter disciplina de classe sim,principalmente nos dias de hj onde as crianças,adolescentes e jovens tem um contexto totalmente diferenciado do tempo vamos colocar como ex.meus tempos de escola "primária e secundária", onde era uma situação rígida.
    Hj vc tem que ter o domínio, agradar aos pais ,agradar os alunos...E é aí que sua prática docente vem falar mais alto pq vc vai a um primeiro instante conhecer e reconhecer essa turminha fazendo uma dosagem certa onde todos se sintam satisfeitos com sua conduta,sem impor sua autoridade pelo fato de ser professor, só assim se terá o respeito,cumplicidade e a té o amor de seus alunos.

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  27. O professor tem que estar pronto para tudo e todos, ter objetivos e ter no pensamento de que ele esta formando seres para a sociedade, portanto e necessario que o educador faça com que aja disciplina na sala de aula.
    O professor tem que acompanhar seus educandos estando lado a lado, observandos, ouvido-os. Assim deixara de ser o professor e se tornara amigo, sendo que o enquanto educador tem que fazer com q os educados o respeite acima de tudo.
    O professor tem q saber em que momento por sua autoridade em pratica, saber em q momento intervir com alguem q estar errando, e nunca lhe fazer vergonha.Porem nao duvidar em corrigir quando for necessario.

    Lucineia barros
    3°pedagogia

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  28. É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR SEJA RESPEITADO EM UMA SALA DE AULA, POIS TUDO DEPENDE DE DO PROFESSOR PRECIPALMENTO O DOMINIO DE CONTEUDO,SER FLEXIVEL EM UMA SALA DE AULA É MUITO IMPORTANTE,APESSAR DE TODAS AS DIFERENÇAS O PROFESSOR É MUITO IMPORTANTE NA SOCIEDADE.

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  29. Andrea A disciplina em salade aula depende totalmente da didatica do professor em sala de aula,o msmo de estar com seu planejamento atualizado de acordo com a turma,uzar o dialogo como pratica diaria,perpara aulas expositivas e dinâmicas onde os alunos possam iteragir com o conteudo exposto.O professor usa da sua pratica diaria um exercicio para provocar mudanças visiveis a todos.

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  30. keite lidya 4 periodo a diciplina na sala de aula vai depender da forma cmo o professor trabaha pois tem professor que esta acostumado a gritar para os alunos poderem prestar atenção muitas das vezes os alunos so obedecem se for no grito tem que exister mudanças nesse metodo

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  31. A disciplina na sala depende da prática docente, do saber-fazer pedagógico, não adinta querer que todos os alunos fiquem sentados a aula inteira se a aula é desinteressante e não traz nada de novo para o aluno. O professor precisa conquistar o respeito da turma, impor limites para criar o bom relacionamento.

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