sábado, 30 de outubro de 2010

A Disciplina de Instrumentação e o Ensino de Biologia



Caros alunos,
Estamos terminando o semestre letivo. Gostaria de saber algumas questões acerca da disciplina:
1 - No início do semestre, o que vc achava que seria trabalhado nessa disciplina?
2 - No final do semestre, o que vc acha de importante que esteja sendo trabalhado nessa disciplina?
3 - Após assistir à palestra na UEA sobre Didática das Ciências, como ficou sua visão acerca dessa disciplina em sua formação acadêmica?

6 comentários:

  1. 1. Com o início da disciplina eu achei que a gente ia fazer mais joguinhos. kkkkkkk Não fizemos nenhum!
    2. Achei importante estudar sobre as didáticas das ciências que foi apresentada através dos tópicos estudados durante a disciplina.
    3. Com a palestra, concretizou-se a importância de valorizar as disciplinas que preparam o professor para atuar na sala de aula de acordo com o seu público-alvo.

    ResponderExcluir
  2. 1. Achei que iriamos fazer mais jogos como foi na disciplina passada
    2. A forma como estamos sendo instrumentalizados com textos e como estamos sendo preparados mentalmente e não só fisicamente.
    3. Com a palestra pode-se perceber o quão importante é valorizar cada disciplina e profissional e como devemos prepará-lo para a sua atuação no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  3. 1.Eu achei que fôssemos trabalhar com atividades práticas, tais como: dinâmicas de grupo, aulas práticas que focassem diversas áreas da Biologia: Zoologia, Botânica, Ecologia, Genética, etc. Mas, no final, achei interessante estarmos trabalhando a parte de planejamento, que é a didátida das Ciências.
    Quanto a palestra, infelizmente não poderei acrescentar minha opinião, visto que este dia não pude mais participar dessa e de outras atividades presente em sala de aula. Mas com certeza, pelos comentários acima, deve ter sido de grande valia para aqueles que realmente querem atuar na área da licenciatura.

    ResponderExcluir
  4. 1) Eu não tinha nem ideia do que ocorreria nessa matéria.
    Foi bem diferente da instrumentação 1.

    2)

    ResponderExcluir
  5. 2)Eu acho que o que foi visto em sala de aula de mais importância foi a questão das modalidades didáticas, eu achei que poderia ter sido gasto mais tempo na explanação desse assunto e será bom se nós pudermos revê-lo em sala de aula, pois eu ainda tenho algumas dúvidas em algumas dessas modalidades.

    3)Eu não estive na UEA.

    ResponderExcluir
  6. Bem, eu também achava, assim como a Sarah, que fossem abordadas atividades com mais ênfase em práticas. Entretanto, achei muito interessante explorarmos os diversos tópicos didáticos na teoria, para a partir daí estarmos seguros de aplicá-los.

    Infelizmente, não oportunidade de assistir ao seminário da UEA, mas creio que também teve o papel de nos engrandecer intelectualmente.

    ResponderExcluir