sábado, 9 de outubro de 2010

A Contribuição do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental



Segundo Fracalanza, Amaral e Gouveia (1986), o ensino de ciências, entre outros aspectos, deve contribuir para:
a) o domínio das técnicas de leitura e escrita; 
b) permitir o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais e da aplicação dos princípios aprendidos a situações práticas; 
c) possibilitar a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade e dos mecanismos de
produção e apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos (CTS);
d) garantir a transmissão e a sistematização dos saberes e da cultura regional e local.
(Adaptado de "O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas
paulistas" Disponível em <http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/13%20Formacaodeprofessoresnoensinodecienciaetecnologia/Formacaodeprofessoresnoensinodecienciaetecnologia_artigo7.pdf>


Teça um comentário defendendo apenas um dos itens sugeridos e dê um exemplo de como você o usaria em uma aula de Ciências (defina o ano/série e assunto)

29 comentários:

  1. a) o domínio das técnicas de leitura e escrita;
    3º série do ensino fundamental.
    As plantas.
    Para um bom trabalho da leitura direcionada para a melhoria da escrita.
    A docente irá selecionar livros referente as plantas e incorporar nas atividades permanentes a leitura com a turma em voz alta.
    Discutir com a turma que sensações as plantas
    despertam nelas.Trabalhar com os alunos de varias maneiras em grupos, em duplas para que eles organizem informações sobre as,plantas o que devemos fazer para cuida delas,onde elas vivem. Maria celia da silva mateus FSDB 4º A PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  2. LETRA "C"
    As considerações que acerca do ensino de ciências destacadas anteriormente, é de extrema relevância para o nosso contexto atual. Tendo em vista que nós docentes e sociedade devemos acompanhar de modo amplo toda a evolução da ciência tecnológica, para sabermos quais os verdadeiros benefícios CIENTÍFICOS que a sociedade poderá desfrutar sem causar dano algum ao outro.
    Desta forma estaremos conscientes e seremos coerentes ao mediar os conteúdos de ciências tecnológicas para os nossos discentes, pois os mesmos serão os futuros profissionais promissores críticos e reflexivos, para alavanca de vez com a democratização da ciência tecnológica.
    Liana Fabíola 4º período - FSDB.

    ResponderExcluir
  3. LETRA (B).3 . ANO Permitir o aprendizado dos conceitos basicos de ciencias naturais e de extrema impotancia ,nas series inicias ,pois a ciências e o cojunto de conhecimentos adquiridos pelo estudo e pela pratica e cabe ao professor reparsa esse conhecimento para então nossos futuros profissionais analisar de forma critica e reflexiva.(Bianca 4 período FSDB.)

    ResponderExcluir
  4. b) permitir o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais e da aplicação dos princípios aprendidos a situações práticas;
    Turma: 3º série do ensino fundamental
    Assunto: Geociências - Rochas
    Nós como professores temos que colocar o aprendizado das ciências naturais o mais próximo possível de uma coisa palpável, através de desafios, deixando as crianças à vontade, mas procurando despertar a curiosidade destes. Como exemplo devemos ensinar sobre geociências à crianças da terceira série fundamental mostrando tipos de rochas que existem na natureza, utilizando exemplos destas para que as crianças possam tocar, ver de perto, e ser questionadas a responder onde estes tipos de rochas são utilizadas dentro de suas casa, escolas, locais públicos e etc. (Deborah lima 4º Período – FSDB).

    ResponderExcluir
  5. EXEMPLO:
    Aula de Informática apartir 1ª série do ensino fundamental.
    Despertar através da internet,
    desde cedo, ao mundo globalizado,com brincadeiras e jogos, enfatizando normas e seguranças de acesso a internet.Pois no futuro saberão não só manusear o computador, mas terão uma ferramenta importantíssima para comunicação mundial tecnológica.
    (LIANA 4º - FSDB)
    Obs:Professora,estou exemplificando a minha escolha, alternativa "c".

    ResponderExcluir
  6. Com certeza letra "B", contribui para que o Educador compreenda os assuntos de Ciências e aprendam a relacionarem com a sua realidade de vida, se apropriando de seu dia-a-dia e transformando seus conhecimnentos prévios em conhecimentos cientifico, temos que ter em mente que Ciênias é algo do nosso dia-a-dia deve ser ensinado partindo dos conhecimentos prévios e a partir dele ir para o conhecimento sistemático.
    FABÍOLA NASCIMENTO
    FSDB - 4º PERIODO

    ResponderExcluir
  7. Letra D) garantir a transmissão e a sistematização dos saberes e da cultura regional e local....

    Creio que essa seja fundamental. E existem muitas maneiras interessantes de se trabalhar em ciências. Pode-se realizar aulas que dêem enfoque a frutas regionais, por exemplo. É muito importante já que, quando você pergunta o nome de uma fruta para um aluno a primeira coisa que ele responde é maçã, uva ou morango. E conhecer as frutas regionais pode auxiliar em uma melhor nutrição da população do nosso estado.

    ResponderExcluir
  8. Letra B. Assunto Higiene Bucal segundo ano do ensino fundamental.
    Na minha opinião é de grande importancia o ensino de ciências nas séries iniciais, pois as crianças aprendem varios assuntos que são muito importante para sua saúde como alimentação, tomar banho, como escovar os dentes e outros como cuidar da natureza, dos animais etc.Por isso devemos ter profissionais bem qualificados e comprometidos com as nossas crianças, pois elas são o futuro do nosso país, pois o ensino de ciências em nosso país torno a disser novamente é de grande importância.

    ResponderExcluir
  9. Letra ''D''.
    6ºAno do Ensino fundamental.

    Estou tendo a experiência de trabalhar o ensino de ciências dando enfoque a região norte.A aula de alimentos e água por exemplo,foi muito boa por que pude fazer pesquisas e transmitir conhecimentos locias para os alunos. Desta maneira observei que depende do profissional sistematizar a aula tornando-a interessante.

    ResponderExcluir
  10. Sem duvidas letra "B", pois de uma certa forma ela ela contribui para a aprendizagem do educador e ele pode fazer uma ligacão com sua vida cotidiana, sendo assim o mesmo acaba transformando conhecimentos previos em cientificos. O educador ira perceber que a ciencia tem uma certa ligacao com o seu dia-a-dia, e ira construir seus conhecimentos previos e cientificos.
    Karla Karoline Tavares Pereira
    4- Periodo - Pedagogia
    FSDB - FMCN.

    ResponderExcluir
  11. ESCOLHIR A LETRA "C"

    Em meu ver o que se encaixa melhor de modo que contribuirá para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental é a letra D, visto que o ensino deve ser visto um alicerse que irá ligar a compreenção da ciência e a sociedade, no entanto, essa realidade só esrá vista quando a Educação deixar de ser um vinculo de ato pilítico.Se sabemos que a Ciência é a busca da compreenção, logo comcebemos que ACT tem a sua comtribuição para com a sociedade,portanto se é tão importante fazer com que os indivíduos posa ter uma visão critica sobre os acontecimentos ao seu redor surgi-me uma indagação.porque os governantes não investem na formação desses sujeitos?Entendemos que só atraves da educação,o homem poderá transformar a si mesmo e ao seu redor.contudo tal Educação só será valida de modo a obter os objetivos que é formar cidadões que possam compriender a Ciência e a contribuição da tecnologia para a sociedade dependendo da mediação de cada professor,pois se o professor estiver o comprometimento com seu trabalho de ensinar ele ira fazer com que o alunopense de modo diferente.e para essa transformação possa ocorer o aluno precisa entender que Ciência Tecnologia e Sociedade, não disrespeita apenas aos ciêntistas o mesmo também precisa esta acompanhando esse desenvolvimento e compreender que CTS vem contribuir para uma sociedade melhor,onde todos os individuos possam usifruir de seus direitos e deveres.
    ANDREIA DA COSTA.FSDB 4P(PEDAGOGIA)

    ResponderExcluir
  12. Hellen, 4º período A
    LETRA B:
    Considero esta afirmativa que o aluno possa compreender o ensino de ciências e aprender ao envolver-se progressivamente com as manifestações dos fenômenos naturais, fazendo conjecturas, experimentando, errando, interagindo com colegas, com os professores, expondo seus pontos de vista, suas suposições, e confrontando-os com outros e com os resultados experimentais para testar sua pertinência e validade.
    Esses processos de ensino-aprendizagem têm no início da escolarização uma importância ainda maior, pois auxiliam os alunos a atingir níveis mais elevados de cognição, o que facilita a aprendizagem de conceitos científicos. É possível revelar as dinâmicas interativas e os fluxos de discurso em salas de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental, ajudando a compreender aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem científica dos alunos.
    É função do professor e da escola proporcionar um ambiente de aprendizagem envolvendo a interdisciplinaridade para os alunos. Além da interdisciplinaridade, o trabalho escolar deve ser contextualizado, a partir do conhecimento prévio dos alunos. Desta forma, novas competências serão desenvolvidas, ampliando o saber inicial. É necessário um planejamento conjunto, para o desenvolvimento de uma compreensão da realidade sob um ponto de vista global.

    ResponderExcluir
  13. letra (c)aureo nonato. falar de ciencias e falar de aulas ainda nos velhos livros didaticos, onde folhas, sementes, sao mostradas nas gravuras impressas.a ciencia hoje requer mais dinamismo e porque nao, mais entusiasmos por parte dos nossos mestres. experiencias mostradas em livros nao tem a repercussao que as feitas de forma direta na pratica, como foi o caso do terrario que foi feito em sala de aula. nos deu um conhecimento a mais. nao coloco aqui que o livro nao tem mais serventia, ele tem e sempre sera uma ferramenta importantissima para o aprendizado,mas, o modelo hoje de ensino nos pede que saimos mais das paginas, e que fransformemos essas paginas em experiencias reais, ondeo aluno podera usar seus sentidos pela busca do novo. pela experiencia nova. eu aplicaria uma experiencia com uma turma de terceira serie. mostrando de forma concreta substancias da natureza , como pedras areia, etc. embasado pela teoria dos livros e colocando na pratica real, para dai começar um dialogo de experiencias vivenciadas na pratica.

    ResponderExcluir
  14. Mileide Aparício 4° período de pedagogia.
    Letra ( B )
    Serie: 5° ano
    A contribuição da escola para o ensino de ciências são essenciais , pois traz conhecimentos específicos , dentro de um contexto teórico da disciplina , ampliando os conhecimentos para a conscientização da qualidade de vida , desenvolvendo a criatividade autônoma do aluno e incentivando a encontrar alternativas para as situações decorrentes da vida.
    A proposta metodológica do professor de buscar recursos que esteja relacionado ao cotidiano do aluno contribui para a qualidade da aula , formulando questões ligadas a vivencia da criança , desse modo ajuda compreender os princípios democráticos sociais relacionados a desigualdade social , dignidade , direitos e deveres e sua participação na sociedade.
    Exemplo como usaria este método:
    Para expor o conteúdo “O crescimento Urbano”
    a) Primeiro faria uma explanação sobre o crescimento das cidades, as matas que foram derrubadas , a várzeas dos rios , a construção dos prédios , casas , ruas , avenidas , estradas ,industrias entre outras construções surgidas no decorrer do tempo.
    b) Logo discutiria sobre a drenagem das águas da chuva comparando a situação atual que prejudica os moradores com o desmoronamento de casas em área de risco, além das enchentes provocadas pelo acumulo de lixo.
    c) Entre outras questões levantadas sobre políticas publicas , desigualdade social , e o direito do cidadão .

    ResponderExcluir
  15. O educador deve explorar no educado os seus conhecimentos previos e para isso o mesmo dever usar mecanismo que possa fazer com que os possam aprender de forma participativa e principalmente na construção do saber, em um processo educativo quando os educando ainda não sabem muito bem desenvolver a escrita ele participar atraves de hitorinhas que os mesmos possam se interagir na construção do saber.

    ResponderExcluir
  16. iris pedagogia
    letra c
    o ensino de ciências e de fundamental inportancia que tenha inicio nas séries iniciais e com tecnologia, para que o aluno aprenda a usufruir de todos os meios tecnogicos posiveis.
    1 serie
    aula a vida dos vegetais nascimento,crescimento e reprodução. demostraria emsala de aula com filmes. figuras.
    2- levaria os alunos a praticarem uma aula pratica no jardim.plantando e acomopanhado o crescimento ater a dar flores.

    ResponderExcluir
  17. bom no meu ponto de vista o professor deve sim esta preparando os alunos para esse mundo tão cheio de tecnologia pois hoje as crianças tem todo previlegio de estarem manuseando o sistema de tecnologia pois no passado essa enovação não existia

    ResponderExcluir
  18. keite4de pedagogia o ensino de ciencias no ensino fundamental e muito inportante pois o professor deve esta estimulando os alunos para estarem ultilizando o maximo do sistema de informatica pois os alunos de hoje são previlegiados em terem esse sistema nas escolas

    ResponderExcluir
  19. Acadêmica : Zeolinda Correa - PD4A / FSDB

    B - Concordo que o ensino de ciências no ensino fundamental , pssa servir no aprendizado do aluno , no sentido de fazê-lo compreender como a ciência pode estar contruibuindo em sau qualidade de vida , pois somente entendendo o porque de ter que presevar o meio ambiente , é que ele ( a ) estaria conscientizado de seu papel na sociedade em que esta inserida.
    Em uma sala de aula , de 2° ano do ensino fundamental , eu poderia estar tratando da importancia da coleta seletiva do lixo onde procuraria através de esposicões faze-los enteder por que é necessário que se recolha o lixo de maneira correta.

    ResponderExcluir
  20. (b) ensino de Ciências Natural e Tecnológico nos anos iniciais segundo ciclo do Ensino Fundamental. uma diversidade de recursos e técnicas de ensino, avanço na formação inicial e para a necessidade . As Ciências Naturais e Tecnológicas são pouco enfatizadas nas classes iniciais da escola organizada em ciclos de formação humana, em relação à área de linguagem e d Matemática, que mesmo sendo ministrado como um componente curricular, precisa ainda, avançar em alguns aspectos para efetivamente possibilitar a formação do estudante para que seja alfabetizado e letrado cientifica e tecnologicamente.

    ResponderExcluir
  21. Letra A

    O ensino de ciências, entre outros aspecto para o domínio das técnicas de leitura e escrita , permitir o aprendizado dos conceitos básicos de ciências e da aplicação dos príncipios aprendidos a situações práticas, possibilitar a compreensão das relações entre ciências e a sociedade e dos mecanimos de produção e apropriação dos conhecimentos ciêntificos e tecnológicos.

    série 8º
    Comecaria a aula levantando informações sobre o que os alunos sabem a respeito dos diferentes sistemas do corpo humano. Com as respostas, colocaria na lousa as informações fornecidas pela turma. Perguntaria se sabem quais órgãos compõe cada sistema, quais as suas funções e como estão relacionados entre si. Pediria para anotarem no caderno para usar como base da discussão na aula seguinte.

    ResponderExcluir
  22. Comece a aula levantando informações sobre o que os alunos sabem a respeito dos diferentes sistemas do corpo humano. Com as respostas, monte na lousa um quadro com as informações fornecidas pela turma. Pergunte se sabem quais órgãos compõe cada sistema, quais as suas funções e como estão relacionados entre si. Estimule os alunos a darem respostas às questões e a avaliarem as respostas dadas pelos colegas, complementado-as. Faça anotações para usar como base da discussão na aula seguinte.

    ResponderExcluir
  23. 3º ano do ensino fundamental
    Ciência e Sociedade

    Entendo que todos os tópicos relacionados estão em estreita relação, onde um pode ser conectado ao outro, porém tenho que destaca um e defender, escolho a letra “C”: que em meu entendimento, o professor pode proporcionar e fomentar nos alunos a curiosidade e o interesse pela pesquisa, de quanto é importante o conhecimento científico para sociedade. Onde o mesmo pode vir a ajudar muitas pessoas, através do conhecimento produzido aplicado na realidade do mundo.

    O professor poderia trabalhar com os alunos na perspectiva de como a ciência pode ser útil à vida das pessoas?
    Abordar situações da realidade de como o conhecimento científico produzido pela humanidade contribui na vida das pessoas: como a produção de alimentos mais potentes e de melhor qualidade para a população.

    ResponderExcluir
  24. Muito bem!!!!
    Pena que o pessoal de Ci6encias/Ufam tenha tido pouca (mas, importante) participação na reflexão!

    ResponderExcluir
  25. d) Garantir a transmissão e a sistematização dos saberes e da cultura regional e local.

    Vivemos uma realidade em que o que é da região é pouco valorizado e mesmo desprezado e essas idéias estão crescendo de uma forma alarmante principalmente entre as crianças que por influência de outrem desvalorizam e depreciam sua própria cultura.

    * Acreditamos que tal fato pode ser transformado tendo como base os saberes tradicionais e isso pode ser aplicado com uma turma de 4º ano EF/ Séries iniciais.

    proponha uma excursão a uma comunidade tradicional da região motivando-os a conhecerem algo que para muitos poderia ser novo. Chegando lá instigue-os a perguntarem aos moradores sobre diversos assuntos da pŕopria região. Ao retornarem a escola faça com eles um painel integrado sobre a experiência e pergunte oq ue mais chamou atenção e o que eles tiraram como lição para a vida.

    ResponderExcluir
  26. Cecília Chaves - UFAM

    Letra d)

    2° Ano - Seres vivos: vertebrados

    Os livros didáticos, constatemente trazem muitas informações de cunho cultural, ecológico e social das demais regiões do país. É interessante o educando 'ficar por dentro' dessas informações, porém é extremamente importante que o educando conheça os animais característicos da sua região.
    Portanto, seria muito criativo levar os educandos ao zoológico do CIGS, um dos maiores centros de animais da região amazônica. Assim os educandos conheceriam de perto animais como: jaguatiricas, onças, jacarés-açu, araras, gaviões reais, suçuaranas, as diversas espécies de macacos e outros.Poderia ser montado grupos, em que ficariam responsáveis pelas fotos dos animais e outro grupo ficaria responsável pelas informações a respeito dos animais (o que come, a sua relação com os demais, onde dorme...), assim poderá ser feito um mural e apresentado em sala de aula.
    Com um roteiro bem elaborado a professora executaria as atividades no zoológico de forma atrativa e prazerosa aos educandos.

    ResponderExcluir
  27. Letra “b” – pois permite que nossos alunos conheçam os conceitos referentes às ciências, e a partir daí relacione com o seu cotidiano e entenda o verdadeiro sentido de entendermos o ensino de ciência de forma democrática.
    Ana Paula Félix - 4º A - Ped (FMCN)

    ResponderExcluir
  28. Claudinha: Prof, apesar de achar que todas são interessantes, fico com a opção D haja vista que é importante valorizar o que é da nossa região. O PCN é bem claro quando diz que o professor deve ensinar todos os conteúdos, porém deve respeitar a salientar as peculiaridades da região em que está ensinando. De acordo com a minha mínima experiência em sala de aula, já contextualizei bastante, como exemplo cito: aula de educação nutricional com frutas da região e a realização de um pequeno experimento simulando como ocorre o fenômeno do encontro das águas. Em ambas, o conceito cientifico esteve presente e foram trabalhadas no 8º ano.

    ResponderExcluir
  29. O aprendizado dos conceitos basicos de ciencias naturais e de extrema impotancia ,nas series inicias com por exemplo o 6 e 7 ano,pois o aluno passa a ter conhecimentos essenciais para, ainda o ensino fundamental. Tal forma, faz com que o mesmo adquira curiosidade e investigação, o que auxilia na aprendizagem.

    ResponderExcluir