sábado, 30 de outubro de 2010

Biotecnologia e Saúde no Brasil



A engenharia genética e sua fiscalização têm sido um ponto de controvérsia no Brasil desde 1995, logo após a autorização, nos Estados Unidos, da comercialização de organismos geneticamente modificados. Enquanto produtos gerados com essa nova tecnologia começaram a se disseminar em todo o mundo, uma polarização interna impediu a participação brasileira nesse processo.

Embora a polêmica tenha afetado todas as áreas da biotecnologia, as plantas transgênicas têm continuado a florescer no Brasil (apesar de as grandes multinacionais estarem participando do desenvolvimento agrobiotecnológico mais que as pequenas, as empreendedoras típicas do setor).  Além disso, a área de biotecnologia continua lutando com questões de percepção (um problema global, que não está limitado apenas ao Brasil). Freqüentemente, por exemplo, alguém lê na imprensa que a revolução genética falhou na descoberta de soluções para os problemas dos mais pobres.  

Nos últimos anos, está em curso no Brasil um trabalho para demonstrar o poder da engenharia genética de encontrar soluções para importantes problemas sociais. A taxa de mortalidade infantil na região Nordeste, por exemplo, está diminuindo, mas ainda é o dobro da média do país. Um exemplo simbólico é o estado de Alagoas, com taxa de mortalidade infantil de 50 mortes para cada mil nascimentos (na África, ela fica em torno de 100 para mil).



O que você acha que pode incentivar e impulsionar a biotecnologia da saúde no Brasil?

23 comentários:

  1. Em primeiro lugar é necessário tornar a biotecnologia mais acessível a sociedade, afinal ninguém quer concordar com coisas que considera de outro mundo. Para isso acontecer, ela deve ser esclarecida desde a escola, onde cada aluno tera acesso as conquistas da biotecnologia até o momento, dos seus benefícios e malefícios, os fazendo entender sua necessidade para a saude progredir sempre. Só assim cada indicíduo poderá formar sua verdadeira opinião, sem se abalar com mídia, tabus ou outras pessoas mal informadas ou contrarias a ela. Para a biotecnologia ser impulsionada ou incentivada, o governo deve facilitar o acesso a ela, abrindo cursos e faculdades ligadas ao assunto, promovendo sua necessidade e benefícios e, principalmente, financiando-a, aumentando o reconhecimento das pessoas envolvidas na área e seus salários claro. O mundo vive uma fase de caos na saúde, enquanto uns desperdiçam comida, outros passam dias sem comer, para diminuir essa desigualdade faz-se necessário novas alternativas as a saúde, que requerem financiamento de pesquisas e apoio aos pesquisadores. Eu tenho fé que as pessoas acordarão a tempo de salvarmos a saúde mundial.

    ResponderExcluir
  2. Existe uma grande necessidade de divulgação da área, pois poucas são aquelas pessoas que realmente conseguem explicar o significado do termo “biotecnologia”. Para isso, tornam-se necessários investimentos do governo na educação através de faculdades, cursos, palestras que estimulem a curiosidade e a futura formação de profissionais na área. Após este processo, torna-se imprescindível o investimento em pesquisas relacionadas à saúde, para que assim pesquisadores possam com seus trabalhos, descobrir curas e soluções para alguns dos males que afetam a saúde humanidade. A biotecnologia possui grande possibilidade de ajudar na saúde brasileira, tudo é uma questão de investimentos do governo nas áreas para que pesquisas com este fim sejam realizadas.

    Aline L.de Oliveira
    Biotecnologia- UFAM.

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito no poder da tecnologia aplicada a vida e a saúde, e isso vem do meu conhecimento sobre o assunto. Dessa forma, para que possa haver um impulso dessas tecnologias, a aceitação da sociedade é claramente necessária, que virá junto ao conhecimento das mesmas. É óbvio que para a população como um todo, o que importa são os resultados. A partir da cura de determinadas doenças por uma dessas tecnologias, a aceitação da sociedade é mais notada. Frente a isso, há necessidade de resultados positivos de pesquisa na área da saúde, com aplicação vasta, para que a população a aceite e a partir daí a impulsione, junto a incentivos morais, financeiros, emocionais e outros.

    Viviane Nogueira
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  4. A solução é informação completa!
    É necessário que todos os meios de comunicação possam fornecer informações completas de maneira imparcial e que possibilitem a todas as classes sociais dados suficientes que permitam decisões. Apresentar descobertas com opiniões já formadas sobre o assunto não permite ao leitor que tenha uma escolha e sim um único caminho a ser seguido.

    Alessandra Cavalcante.
    Biotecnologia- UFAM

    ResponderExcluir
  5. Para que haja o desenvolvimento da biotecnologia no Brasil é necessário que primeiramente reestruturemos a base do nosso país,e quando eu digo base quero dizer a educação , o MCT(ministério de ciência e tecnologia)e outros institutos mais.Não teremos grandes avanços na biotecnologia na saúde até sabermos investir tempo e credito em mão-de-obra(doutores,mestres e etc)valorizada.E a etapa final para o desenvolvimento da biotecnologia aplicada à saude seria deixar de trabalhar para empresas estrageiras e seus projetos ,passando a visar problemas nacionais e nossos projetos.PAULO ABRAÃO-BIOTECNOLOGIA-UFAM

    ResponderExcluir
  6. A biotecnologia pode representar uma virada no dimensionamento que se estabelece nos setores de saúde e no aspecto social, seu desenvolvimento representará grandes mudanças na medicina, e também pode vir a se desenvolver como fator integrado a outros fatores sociais, como o seu uso com bactérias para limpeza de esgotos. É prioridade que se note a importância da biotecnologia, e de seus mais diversos papéis em sociedade, o que se denota que com seu desenvolvimento no Brasil, só se terá cada vez mais dimensões favoráveis de aspectos sociais, e uma redução considerável nos problemas e nos impasses hoje encontrados.

    ResponderExcluir
  7. A biotecnologia aplicada a saúde tem um grande potencial para ajudar as pessoas e a saúde no Brasil como um todo,por isso é fundamental ter mais investimentos financeiros por parte do governo e outros órgãos ligados a saúde.Além disso ,acredito que a divulgação de informações corretas para a sociedade é também um meio válido para incentivar a biotecnologia.Com a população acostumada e ciente dos seus benefícios, é natural que se interessem pelas pesquisas e assim possam cobrar medidas efetivas e que ajudem a sociedade.

    Fernanda Celine Batalha Coutinho
    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  8. Aldenor Pereira Biotecnologia - Ufam

    ResponderExcluir
  9. SE faz necessario primeiramente tornar a Biotecnologia algo mais acessivel para a sociedade, pois o pouco conhecimento causa repulsa!
    è preciso que a Biotecnologia não seja tão restrita a um certo número resumido de pessoas... E em segundo lugar será preciso mais pessoas voltadas para essa área, trabalhando por um bem maior e buscando objetivos valorosos a todos.Além de um governo que esteja pronto a abraçar os avanços promovidos por este meio.

    Natália Santos Ferreira
    BIOTECNOLOGIA

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, deveria-se divulgar para a sociedade em geral sobre a biotecnologia relacionada à saúde, os seus objetivos, métodos de utilização, benefícios e malefícios. Outra coisa importante é uma contribuição maior que os governantes poderiam dar, patrocinando financeiramente as pesquisas científicas. Talvez assim, a biotecnologia tomaria um rumo melhor na saúde.

    Cláudia Nayara.
    Biotecnologia-Ufam

    ResponderExcluir
  11. Creio que primeiro a acetacao deva ser feita pela sociedade, passando-a informações verdadeiras. Depois, incentivo por parte do governo para que a biotecnologia possa crescer e ajudar no crescimento do pais.
    Hallana Cristina - Biotecnologia

    ResponderExcluir
  12. Talvez, um investimento voltado mais para resultados positivos dentro do território brasileiro, sendo necessária uma preocupação com a aceitação da biotecnologia/engenharia genética, visto que todo e qualquer esforço requer uma recompensa, o que não ocorre quando existe, por exemplo, um trabalho que não é comprovado efetivo! É preciso de um retorno para toda e qualquer aceitação: sem retorno positivo, sem credibilidade, o que finda por estancar todo um processo.

    Igor Lobo
    Biotecnologia UFAM

    ResponderExcluir
  13. A biotecnologia não é algo tão recente quando se fala na prática, mas o termo biotecnologia é.
    Por ser multidisciplinar, pode atuar tbm no campo farmacêutico. Há estudos em andamento sobre o desenvolvimento de novos medicamentos e terapias dentro dessa área para diversas doenças, porém tudo ainda é muito recente para que haja alguma resposta conclusiva.
    A biotecnologia pode contribuir e muito para a área da saúde, porém poucos são os estudos e os incentivos.

    Jennifer Salgado
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  14. Bom eu creio que para que a biotecnolgia seja mais desenvolvida em qualquer área, ela precisa ser primeiro conhecida pela sociedade. Precisa ser divulgada no seu íntegro e não através de notícias sensacionalistas. A população tem o direito de ficar saber dos malefícios e benefícios que essa nova tecnologia pode trazer e assim desfrutar do seu poder de livre arbítrio.
    No entanto, esse é só o primeiro passo. A biotecnologia, principalmente na saúde ainda precisa de investimentos e incentivos e isso talvez só se dê se a sociedade estiver esclarecida.
    Quem sabe as descobertas biotecnologicas não são o empurrão que falta para pelo menos amenizar o grande problema que é a saúde atual??

    Gisele Bertoldo
    BIOTECNOLOGIA - UFAM

    ResponderExcluir
  15. O primeiro passo que deveria ser dado e esse problema da falta de conhecimento por parte da população da biotecnologia,seria o investimento do governo em campanhas que mostrem os projetos e pesquisas que a biotecnologia está realizando, destacando os seus benefícios e malefícios.Em relação ao desenvolvimento da biotecnologia aplicada a saúde, o governo tem que investir mais na formação de profissionais capacitados(mestrado,doutorado..)para que seus trabalhos sejam reconhecidos, não deixando de esquecer também que deve haver o investimento em novas pesquisas , porque sem investimentos não se vai a lugar algum. E quem sabe com o desenvolvimento da Biotecnologia não se possa descobrir a cura para muitas doenças que se dizem incuráveis. Esse é o ponto "investimento" .

    Geise Bertoldo
    UFAM-BIOTECNOLOGIA

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente o Brasil tem que resolver alguns problemas básicos de saúde, depois só basta interesse em desenvolver a biotecnologia, como pesquisas, desenvolvimento e implantação dessa importânte alternativa para a saúde pública.

    vanessa - biotecc

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente deve-se disponibilizar informaçoes sobre as novas tecnologias a populaçao ignorante, em segundo lugar disponibilizar recursos e diminuir as burocracias das pesquisas, em terceiro formar parcerias entre centros de pesquisa e universidades PUBLICAS, em quarto mudar completamente o SUS, garantindo um melhor atendimento, ou seja, é um longo trabalho no Brasil e sinceramente, acho dificil isso mudar a curto prazo.

    Felipe Pinheiro Tinoco - Biotecnologia UFAM

    ResponderExcluir
  18. PRIMEIRAMENTE A EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA FORMA MAIS MATERIAL HUMANO. DEPOIS O INCENTIVO A PESQUISA E MENOS BUROCRACIA, AUMENTANDO O VOLUME DAS PESQUISAS.
    MARCOS AURELIO
    BIOTEC UFAM

    ResponderExcluir
  19. Vamos lá,
    o Brasil não investe nem na educação que já sabemos que é essencial para a evolução de nossa espécie, que é essencial para uma base familiar, para um jovem ter opção de escolha, então imagine se ele vai apostar em projetos de pesquisas que exigem tempo, dinheiro e nem sempre se tem resultado positivo.. então, como teremos resultados positivos em relação à saúde, como resolveremos problemas simples de resolver, como resolveremos o problema das doenças nigligenciadas (talvez o maior problema do Brasil em questão de saúde), como entraremos pro ranking de produções, de patentes e muitos outros.. se não temos apoio. Pesquisadores brasileiros já são reconhecidos no exterior e apoiados por grandes potenciais. Isso nos prova que o que falta aos brasileiros não é falta de competência ou vontade.. falta reconhecimento e apoio moral e financeiro junto a quem tem vontade de evoluir.
    Médicos paulista desenvolveram as pesquisas dó uso de células tronco a partir de dente de leite com o apoio de autoridades internacionais, e adivinha pra quem vai o mérito???
    Andressa Souza - Bitecnologia - 2 Periodo

    ResponderExcluir
  20. A Biotecnologia ainda é pouco conhecida pela sociedade,poucas pessoas sabem do que se trata,e quando sabem é algo bem superficial,as pessoas deveriam ser informadas do que se trata realmente essa area,mas não através de tanto sensacionalismo,têm que perceber que a Biotecnologia faz parte do seu presente e principalmente do seu futuro.
    Deve aver também mais incentivos para pesquisas,o Brasil têm tanto para oferecer ,têm uma Biodiversidade enorme de animais,plantas ,e microorganismos poucos pesquisados,quem sabe na nossa natureza ,nas nossas plantas não está a cura para várias doenças e o aumento das nossas pesquisas não possa acabar com a fome do Brasil e do Mundo.

    Flávia Fernandes -Biotecnologia-

    ResponderExcluir
  21. Por ainda ser desconhecida pela grande maioria da população, a biotecnologia causa um certo temor. Ainda mais com a grande fluxo de informação dado pela midia.
    No Brasil, deve se investir na educação para que a população torne se mais perceptível ao mundo científico.
    Deve se investir em informação também e o principal foco seria como a saúde brasileira melhoraria com a biotecnologia integrada nos hospitais públicos.

    Janilson Moraes Serudo UFAM-Biotecnologia

    ResponderExcluir
  22. A Biotecnologia é uma área em que poucas pessoas sabem do que se trata,por isso torna-se amedrontadora,a meu ver como a mesma esta presente até mesmo no cotidiano a mesma deve ser exposta desde as primeiras fases da educação, tornando a população conhecedora dos benefícios dos estudos biotecnológicos,mas para isso subsídios governamentais devem ser aplicados, profissionais envaolvidos nessa área deveriam se juntar formando um grupo de elite que tivesse voz junto as instituições de governo brasileiro,como sabemos o brasil é cheio depotencialidade para novas descobertas,enfim a biotecnologia não só na área de saúde mas em outras,também, terá impulso quando o conjunto administração pública,educação, informação e população estiverem em uma sincronia desenvolvimentista com base sólida e bem elaborada.

    ResponderExcluir
  23. Creio que o desenvolvimento da biotecnologia na saude no brasil, só se dará através de muitos investimentos, estudos e mão de obra pois as pesquisas para avanços tecnólogicos são em sua maioria muito caras e demandam muito trabalho e dedicação e para que haja um resultado efetivo é necessário tempo para estabilização de tal resultado e que uma boa divulgação pela mídia, porque a população precisa acreditar na potencialidade da biotecnologia, pois a biotecnologia tem muita capacidade de resolver muitos problemas tanto socias quanto ambientais, porém é necessario, como ja citado, tempo, paciencia e cautela.

    Luna Lacerda

    ResponderExcluir