quinta-feira, 28 de outubro de 2010

As Aulas Práticas no Ensino de Ciências


Por quê?
Essa é uma das perguntas que as crianças fazem com bastante frequência. Elas têm curiosidade em saber a origem das coisas e as causas dos fenômenos da natureza e em explorar aquilo que lhes parece diferente, intrigante. A disciplina de Ciências, quando bem trabalhada na escola, ajuda os alunos a encontrar respostas para muitas questões e faz com que eles estejam em permanente exercício de raciocínio. 
Para você, qual a importância das aulas práticas no Ensino de Ciências?

31 comentários:

  1. A importância das aulas práticas no ensino de ciência é justamente para o despertar das crianças pelas descobertas e ou acusar mais a sua curiosidade em relação ao ao que esta estudando.
    ANDREIA DA COSTA
    FSDB(PEDAGOGIA 4P)

    ResponderExcluir
  2. Iris 4 pedagogia
    As aulas práticas de ciência ou de qualquer outra disciplina e de fundamental inportância, pois e através delas que os alunos tiram suas duvidas, ou na maioria das vezes colocam suas experiências em evidência.
    E com as aluas praticas tem mais motivação para por suas duvidas em prática fazendo suas experiências e motivando assim sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Rosa 4a periodo.Toda aula pratica instiga a curiosidade dos alunos,porque a relação deles com o concreto traz uma sastifação que o abestrato não consegui realizar esta aula desperta e agusa suas curiosidade e imaginação.

    ResponderExcluir
  4. A crianças convivem, em seu cotidiano com fenômenos naturais. Desde a mais tenra idade, elaboram explicações acerca do mundo que está ao seu redor, procurando formas de explicar os fenômenos naturais que percebem.
    Atividades que possibilitem que as crianças desfrutem da ciência, se surpreenda com as descobertas, brinque com sua própria capacidade de conhecer e sentir grande interesse e paixão por essas atividades, estimulando-os a pensar com imaginação e criatividade, fazendo-as provar e comprovar fenômenos da natureza as quais estão expostas no seu dia-a-dia, possibilitam às crianças elaborar concepções acerca das ciências.

    ResponderExcluir
  5. FABÍOLA NASCIMENTO - 4º A - FSDM/FMCN

    "As aulas práticas nada mais servem para contribuir para o ensino de Ciências no sentido de mostrar para os alunos por concreto o que já estudaram na teoria, faz com que os alunos tirem suas duvidas e suas curiosidades, e que vejam a Ciência com outros olhos, os motivando a fazer experiências, o que dificilmente essas crianças irão esquecer, pois é algo que eles aprenderam na prática, em minha concepção a prática nas aulas de ciências assim como outros componentes é importantíssimo, pois os alunos irão relacionar a teoria com a prática, se para nos que somos adultos já é fascinante imagine para crianças".

    ResponderExcluir
  6. Nas aulas práticas as crianças desenvolver habilidades,constroi o conhecimento e despertar a curiosidade sobre o objeto em estudo visando a coleta de informações de um fato ou fenômeno aprende a interagir com as sua próprias dúvidas chegando as suas conclusões.

    ResponderExcluir
  7. Hellen Cristina - 4º Periodo A - Pedagogia
    A partir do conhecimento do ensino de ciências naturais, vejo que a importância do trabalho prático é inquestionável na disciplina de Ciências e deveria ocupar lugar central no seu ensino. No entanto, o aspecto formativo das atividades práticas experimentais tem sido negligenciado, muitas vezes, ao caráter superficial, mecânico e repetitivo em detrimentos aos aprendizados teórico-práticos que se mostrem dinâmico, processuais e significativo.
    Enfatiza que o que verdadeiramente se busca como ensino de ciências é um aluno sendo convenientemente iniciado no mundo das ciências de forma que este produza saber científico voltado para a busca da melhoria de vida neste planeta. Em outras palavras este ensino deve servir para a formação da consciência critica do cidadão, revertendo seus conhecimentos científicos em ações voltadas à melhoria de vida da sua comunidade. Ter um aluno com consciência crítica atualmente, só é possível quando ele têm a oportunidade de pensar, questionar, criar, formular hipóteses e obter as respostas destas hipóteses. Para que isso ocorra é necessário que o educador saiba ministrar aulas práticas com seus alunos.
    Sendo assim, a abordagem prática poderia ser considerada não só como ferramenta do ensino de ciências na problematização dos conteúdos como também ser utilizada como um fim em si só, enfatizando a necessidade de mudança de atitude para com a natureza e seus recursos, pois, além de sua relevância disciplinar, possui profunda significância no âmbito social.
    As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos. Além disso, as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. Quando compreende um conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta e isso pode gerar, conseqüentemente, discussões durante as aulas fazendo com que os alunos, além de exporem suas idéias, aprendam a respeitar as opiniões de seus colegas de sala.
    As aulas práticas de Ciências proporcionam grandes espaços para que o aluno seja atuante, construtor do próprio conhecimento, descobrindo que a ciência é mais do que mero aprendizado de fatos. Através de aulas práticas o aluno aprende a interagir com as suas próprias dúvidas, chegando a conclusões, à aplicação dos conhecimentos por ele obtidos, tornando-se agente do seu aprendizado.
    As aulas práticas de Ciências podem ser feitas através de trabalhos em campos, laboratórios, computadores, museus, filmes, jogos e etc.

    ResponderExcluir
  8. Hellen Cristina - 4º Periodo A - Pedagogia
    A partir do conhecimento do ensino de ciências naturais, vejo que a importância do trabalho prático é inquestionável na disciplina de Ciências e deveria ocupar lugar central no seu ensino.
    Em outras palavras este ensino deve servir para a formação da consciência critica do cidadão, revertendo seus conhecimentos científicos em ações voltadas à melhoria de vida da sua comunidade. Ter um aluno com consciência crítica atualmente, só é possível quando ele têm a oportunidade de pensar, questionar, criar, formular hipóteses e obter as respostas destas hipóteses. Para que isso ocorra é necessário que o educador saiba ministrar aulas práticas com seus alunos.
    Sendo assim, a abordagem prática poderia ser considerada não só como ferramenta do ensino de ciências na problematização dos conteúdos como também ser utilizada como um fim em si só, enfatizando a necessidade de mudança de atitude para com a natureza e seus recursos, pois, além de sua relevância disciplinar, possui profunda significância no âmbito social.
    As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos. Além disso, as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. Quando compreende um conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta e isso pode gerar, conseqüentemente, discussões durante as aulas fazendo com que os alunos, além de exporem suas idéias, aprendam a respeitar as opiniões de seus colegas de sala.
    As aulas práticas de Ciências proporcionam grandes espaços para que o aluno seja atuante, construtor do próprio conhecimento, descobrindo que a ciência é mais do que mero aprendizado de fatos. Através de aulas práticas o aluno aprende a interagir com as suas próprias dúvidas, chegando a conclusões, à aplicação dos conhecimentos por ele obtidos, tornando-se agente do seu aprendizado.
    As aulas práticas de Ciências podem ser feitas através de trabalhos em campos, laboratórios, computadores, museus, filmes, jogos e etc.

    ResponderExcluir
  9. AS AULAS PRÁTICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS SÃO MUITO IMPORTANTE FAZ COM QUE OS ALUNOS DESPERTEM, MAS CURIOSIDADE SOBRE O ASSUNTO MINISTRADO PELO PROFESSOR E FAZ COM QUE ELES TIREM SUAS DUVIDAS SAINDO DA TEORIA E ENTRANDO NA PRÁTICA E COM A PRÁTICA ELES APRENDEM MAS.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. as aulas praticas de ciencias, vao alem das paginas coloridas dos livros, e de forma clara e dinamica que o professor tem de passar o conteudo, nao se sujeitando apenas a teoria. mas de forma pratica e rapida ensinar conteudos algumas vezes complexos, transformando-os em metodos de facil compreensao para os alunos.

    ResponderExcluir
  12. No ensino tradicional havia apenas a teoria, agora com o novo ensino, a amostragem e o entendimento e mais profundo e de de fácil assimilação para as crianças, as aulas práticas vieram para demonstrar o que a teoria não revela, ou seja, os detalhes passo-a-passo.
    Claudiane - 4º p. Pedagogia

    ResponderExcluir
  13. As aulas práticas do ensino das ciências têm grande importância no sentido de sanar as dúvidas dos alunos, não só de forma explicativa, mas praticando, mostrando, fazendo junto com os alunos, para que não exista qualquer dúvida em determinadas questões científicas, pois esse ensino prático de raciocínio marca para o aluno de forma que será sempre lembrado no decorrer de seu caminho escolar e, no futuro, vai procurar usar o mesmo mecanismo na hora de passar informações, tanta para alunos se for o caso, quanto para filhos e familiares. Deborah F. C. Lima – 4º período FSDB.

    ResponderExcluir
  14. Sem dúvida as aulas práticas no ensino de ciências, é algo que vem para complementar o processo educativo, possibilitando aos alunos um aprendizado mais significativo e despertando, nos mesmos a motivação para o ensino de ciências.

    ResponderExcluir
  15. Há uma grande relevância relacionada entre a Teoria e Prática, tendo em vista que os discentes estarão em contato diretamente com o concreto, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Fazendo despertar em nossos alunos, o interesse pelas aulas não só e ciências , mas de todos os componentes curriculares que adotarem o concreto como uma ferramenta de extrema necessidade para o desenvolvimento epistemológico.Desta maneira estaremos formados cidadãos cada vez mais críticos e reflexivos que farão a diferença no futuro, futuro esse não tão distante da nossa realidade atual.
    Liana Fabíola- 4ª período de pedagogia - FSDB.

    ResponderExcluir
  16. Ana Maria - 4º período de Pedagogia

    Sem dúvida qua a aula prática de ciência é muito importante par o aluno,por que através dela o educando vai ao encontro da natureza; e assim desperta a sua curiosidade a respeito do animais em geral, dessa maneira estaremos formando alunos reflexivo e despertando os mesmos para o ensino de ciências.

    ResponderExcluir
  17. keite lidya4 periodo as aulas praticas de ciências são muito legais pois os alunos ficam muito inpougados pois os alunos gostam de aulas diferentes e essas aulas irão possibilitar de todos terem contato com a naturesa pois os alunos terão como desenvolver o seu apredisado muito melhor .

    ResponderExcluir
  18. Muito bem!!! Senti falta do comentário da Célia... mas ainda podem postar... qto mas comentários, melhor para nossa reflexão!!! bjk

    ResponderExcluir
  19. Depois do nosso miocario acredito que o educando deve participar das aulas praticas, tendo um responsável para orientalo assim como foi feito em sala de aula,o educando pode acompanhar de perto todo o processo de sua pesquisa ou estudo. e com isso poder desenvolver muito mais o seu conhecimento sobre determinado assunto. e lhe abre camunhos para outras curiosidades que podem com a ajuda do educador ser colocada em pratica na sala de aula, e o retorno sera muito satisfatório.

    ResponderExcluir
  20. Mileide Aparicio / 4p-FSDB

    As atividades realizadas por meio da observação direta envolve a criança na interação do conteúdo possibilitando observar , opinar , comparar ,e principalmente experimentar e sentir sensações que realmente o conteúdo estudado existe e não esta só cientificamente provado nos livros .Criar situações em que o aluno possa fazer a relação entre os fenômenos da natureza e os diferentes conteúdos estudados , desperta a curiosidade de compreender que as experiências realizadas em sala de aula faz parte de sua vida diária , e que alguns desses fenômenos e possível tocar , sentir e tomar os cuidados necessários para lidar com diferentes situações de seu cotidiano.

    ResponderExcluir
  21. Zeolinda Correa - 4p / FSDB

    Na educação infantil acontece muito das crianças perguntar o por que de tudo , e possível realizar atividades praticas , em que o contato manual seja possível para formular suas primeiras idéias de observação , nessa idade os olhos esta no contato manual . As atividades desenvolvidas através da observação e do experimento , permite que a criança passe a observar não só o que vê em sala de aula mas tudo que esta em sua volta , essa experiências desenvolve a socialização em sala de aula tornando –a autônoma e dependente .

    ResponderExcluir
  22. Acredito ser de grande importância o uso de aulas práticas no Ensino de Ciências. As crianças são curiosas por natureza e sob este aspecto devemos cultivar essa curiosidade pelo saber. Creio que muitos dos educandos de hoje perderam ou esqueceram aquela sadia curiosidade de outrora por conta de educadores que não souberam cultivá-la. Não devemos deixar que isso ocorra com nossos educandos. Fomentemos os curiosos pelo saber.

    ResponderExcluir
  23. AS aulas praticas são de grande importancia para os alunos,eles gostam desse tipo de aula e se sentem motivados quanto a mesma ,desse modo o desenvolvimento dessa aulas podem ser uma importante ferramenta no ensino de ciencias .

    ResponderExcluir
  24. Cecília Chaves - UFAM

    As aulas práticas favorecem a aprendizagem, pois o aluno entra em contato com o objeto de estudo e pesquisa!
    São as aulas práticas que motivam os alunos dando-lhes mais espaço para questionar e buscar as respostas!
    Para mim, elas são essenciais na formação do conhecimento no educando, despertando o interesse destes pelas aulas.

    ResponderExcluir
  25. As aulas práticas de ciências deve haver uma ligação com o cotidiano do aluno, as aulas práticas vêm com o intuito de mostrar de modo concerto o que os alunos aprenderam com a teoria.
    As aulas práticas de ciências devem ser feita de modo que desperte a curiosidade dos alunos, sendo assim haverá resultados positivos nas aulas de ciências.
    Karla Karoline Tavares Pereira
    4º Período – Pedagogia
    FMCN - FSDB.

    ResponderExcluir
  26. As aulas práticas de ciências faz com que o aluno vivencie as aulas. E que o mesmo possa fazer questinamentos e procure solucoes para cada caso intrigante. É muito importante o aluno vivenciar as aulas pois faz com que desperte a investigacao e a descoberta que existe em cada um.

    ResponderExcluir
  27. Porque as aulas práticas são essenciais para que nossos alunos vivenciem e consigam a pártir desta vivencia forma suas proprias opiniões, sem falar que muitas das vezes é uma das aulas mais legais é quando unimos a teoria com a prática o que só vem a somar para nossos alunos.

    Ana Paula Félix - 4º A - Ped (FMCN)

    ResponderExcluir
  28. É de fundamental importância que se possam disponibilizar para os alunos aulas práticas, pois é um método de aprendizagem que só vem a somar, para que o processo de ensino aprendizagem dos alunos seja mais significativo e relevante para sua vida. Neste sentido acredito que essa metodologia possa ser muito útil diante de outras disciplinas como: história, matemática, português etc.

    ResponderExcluir
  29. Claudinha: Prof, a resposta é simples como um verso: As aulas de ciências devem gerar subsídios para o educando reconhecer a importância de sua formação no ambiente em que está inserido, promovendo uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  30. A aula prática é um método que só vem a somar no processo de ensino aprendizagem,pois um aula prática bem ministrada gera uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  31. Obrigada, pelas contribuições! Agora, só em 2011.

    ResponderExcluir