domingo, 10 de outubro de 2010

Analogias no Ensino de Biologia


Analogias são utilizadas tanto por professores quanto por autores e alunos. Porém, os contextos em que cada um as utiliza são completamente distintos. O professor, quando lança mão de uma analogia em suas explicações, consegue perceber até que ponto os alunos a compreenderam, podendo assim, complementá-la de forma mais abrangente. É comum, inclusive, que o professor utilize mais de uma analogia, a fim de facilitar a aprendizagem
de um conceito ainda não assimilado pelos alunos.
Leia esse texto completo em http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/118/168 e poste um comentário sobre o que você acha do uso das Analogias no Ensino de Biologia.

8 comentários:

  1. As analogias são fundamentais! Elas tornam o aprendizado mais fácil de ser compreendido. Além de facilitar a assimilação e contribui de maneira significativa também para explicação. Por exemplo, um professor se depara com o desafio de ministrar um conteúdo extremamente dificil, mas para facilitar a sua explicação, ele usa analogias para explicar o assunto, o que faz com que esse não pareça um bicho de sete cabeças.

    Edika Sabrina

    ResponderExcluir
  2. As Analogias são muito importantes, pois facilitam demais a vida dos professores e alunos. O ensino é absorvido com mais facilidade e com um entendimento melhor.
    Amanda Amorim.

    ResponderExcluir
  3. Bom, a analogia serve de ponte entre o conhecimento que o professor quer transmitir e o aprender do aluno que vai recebê-lo. muitos conteúdos são de difíceis assimilação e precisam, mais que outros, de uma boa estrutura para que tenham significado e assim sejam aproveitados pelos alunos. O professor deve buscar no conhecimento prévio e empírico do aluno, as maneiras para adotar analogias eficazes na introdução do conteúdo. Dessa forma, o aluno, ao compreender que tudo o que ele aprende é passível de ser compreendido em seu mundo comparando-o com outras coisas mais simples, ele mesmo passará a procurar analogias para conseguir assimilar os conhecimentos que ele precisar.

    ResponderExcluir
  4. É fundamental o uso das analogias no ensino de biologia, pois elas são meios de se passar um conteúdo importante de forma simplificada, que vai resultar no aprendizado do aluno sobre determinado assunto, e esse aprendizado é o objetivo do educador em sala de aula.

    ResponderExcluir
  5. O uso de analogias são importantes para facilitar o ensino, ajudam o aluno a compreender algo que foi dito com algo que é de seu cotidiano, porém deve-se tomar cuidado e explicar ao aluno que é apenas uma comparação, é apenas para facilitar seu estudo,
    Elaine Amorim

    ResponderExcluir
  6. A utilização destes recursos permite, entre outras coisas, a emergência de
    analogias originais que surgem em salas de aula oportunizando uma aproximação maior do cotidiano real dos alunos.Seu uso é um importante e valioso recurso didático que pode ser feito, inclusive, de forma espontânea pelo docente. Mas, deve se atentar para não cometer erros que compliquem o entendimento do aluno ou mesmo que reforcem ainda mais a concepção de seus erros.

    ResponderExcluir
  7. Analogias são importantes para que os alunos consigam visualizar o conteúdo e assimilá-lo com maior facilidade do que se comparar com o aluno que aprende com a visualização abstrata.

    ResponderExcluir