terça-feira, 18 de outubro de 2011

METODOLOGIA PARA O ENSINO CONTÁBIL: O USO DE NTIC

ACADÊMICA: JEANNE HOLANDA DOS SANTOS         CURSO: CC            ANO: 2010


RESUMO INDICATIVO

O tema central deste trabalho é a importância da Metodologia no ensino contábil: o uso de NTIC auxiliando os graduandos sobre a plenificação do aprendizado, através da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação por essa ciência, a Contabilidade. O estudo começa apresentando os conceitos que cercam o exposto e alcança os pros e contras no que diz respeito à falta de informação e manuseio desta ferramenta  – expõe os argumentos teóricos do racionalismo, do empirismo, do interacionismo e a evolução do pensamento em amplo sentido. Os temas abordados mostram não só as diferentes formas de compreender a origem do conhecimento como também a forma de tomar posse, de apreender o mesmo no que se refere ao conhecimento de cálculos e tecnologia. Os diversos conceitos de Epistemologia também são apresentados. A ambição deste trabalho não é formalizar uma opinião sobre determinado assunto, mas iniciar uma possível reflexão sobre a maneira como as faculdades devem conduzir o processo ensino-aprendizado e a inclusão das tecnologias, visto não ser mais possível a dissociação das mesmas. Não é sua ambição dizer o que é certo e o que é errado, pois o conhecimento deve ser dialético, crítico e reflexivo. As idéias aqui desenvolvidas devem ser analisadas, de maneira a tornar o ensino superior  um elo entre passado e presente na construção do ser humano. A conclusão é que o uso das NTIC como ferramenta auxiliar no ensino é condição sine qua non para que os futuros professores possam mudar a sua compreensão e assim ter um olhar mais atento no processo-aprendizagem de seus futuros acadêmicos.
Palavras-chave: TIC. Contabilidade. Metodologia. Processo ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário