terça-feira, 18 de outubro de 2011

A CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR – ESTUDO DE CASO: CASA MAMÃE MARGARIDA

ACADÊMICA: LEODILZA  PANTOJA FERREIRA FONTES        CURSO: CC       ANO: 2010


RESUMO INDICATIVO

Este trabalho de pesquisa tem como tema A Contabilidade do Terceiro Setor - Estudo de Caso – Casa Mamãe Margarida. Trata de um estudo de caso sobre a contabilidade de uma entidade filantrópica, assistencial, religiosa, sem fins lucrativos, pertencente ao Terceiro Setor, com o objetivo de se verificar como funciona a organização contábil desse tipo de organização, a partir dos critérios de uma contabilidade transparente e da observância das normas e leis contábeis que regem o Terceiro Setor. O estudo aqui apresentado objetiva também ampliar o papel da Contabilidade, muitas vezes reduzido a fins fiscais e de tributação. A partir da análise de uma realidade concreta – a Casa Mamãe Margarida –, esta pesquisa mostra a importância das Ciências Contábeis através de um longo processo de profissionalização do contador, percebendo o crescimento do Terceiro Setor dentro da sociedade como atividade que busca desenvolver o aprimoramento social nas comunidades e que necessita cada vez mais de instrumento que tornem as entidades do Terceiro Setor confiáveis perante à sociedade e aos órgãos governamentais.
Palavras-chave: Contabilidade. Terceiro Setor. Casa Mamãe Margarida.

Um comentário:

  1. Prezados Colegas;
    Estou entrando em contato para divulgar um trabalho de elucidação a respeito do novo marco legal do terceiro setor denominado “Nova Lei da Filantropia”.
    Estes textos falam a respeito das novas regras legais trazidas pela Lei 12.101/2009, pelo decreto regulamentador 7.237/2010 e demais espécies normativas que regulamentam a matéria.
    As matérias do blog estão dispostas em ordem decrescente, ou seja, das postagens mais antigas para as mais novas.
    Os conteúdos contemplam as regras específicas para as entidades de assistência social na área da saúde, de assistência social pura e de educação.
    Para acessar o material disponibilizado em meu blog basta clicar no link.
    Caso não haja visualização deste modo, copie o link na barra de endereço de seu navegador.
    Novas matérias a respeito do tema estarão sendo acrescidas ao blog frequentemente. Não deixe de acompanhar.


    http://direitodoterceirosetor-lei121012009.blogspot.com/

    Desde já, grato.

    Dr. Jairo Macedo Sierra

    ResponderExcluir