Se a história da ciência sem a filosofia da ciência é cega, a filosofia da ciência sem a história da ciência é vazia; e que o seu mútuo esclarecimento impõe uma particular atenção à centralidade da argumentação nas diligências quer dos historiadores da ciência quer dos filósofos da ciência. (HANSON apud CARRILHO e SÀÁGUA, 1991, p. XVII).Para além da resolução de problemas, outro aspecto importante, é a perspectiva histórica dos acontecimentos científicos. Durante a escolaridade, os alunos devem contatar com muitas ideias científicas apresentadas no respectivo contexto histórico. Não importa tanto o episódio particular selecionado pelos professores (devendo este, no entanto, estar integrado nos conteúdos programáticos) como o fato da seleção representar o alcance e a diversidade do empreendimento científico. A partir da citação, responda: qual a importância da história e filosofia da ciência no ensino de ciências?
sexta-feira, 18 de março de 2011
História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdriana Cordovil
ResponderExcluir4º período de Pedagogia - FSDB
Para desenvolver pensamento histórico, científico, investigativo que nos possibilite conhecer ideias de ontem e hoje e sermos os protagonista do processo amanhã.
Nos levando para além do que já conhecemos, nos inserindo de forma crítica e autônoma diante das novas situações problemas que se inovam, permitindo-se assim formar novos conhecimentos. Por fim, despertamos a curiosidade de "saber" sempre mais.
Sabemos que é aparte da historia que podemos construir o futuro.Temos que obter conhecimento dos diversos fatos ocorrido,pois é diante deles que podemos discutir,refleti e conhecer os diferentes fatos ocorrido em todo o processo que constituiu a ciência e quem estava envolvino nela.Para que possamos comparar com os dias atuais. LUCINEIA BARROS 4°PERIODO
ResponderExcluirSabemos que a filosofia sempre preucurou refletir através da ciência, diante deste fato passamos a nos tornar pessoas mais críticas refexivas e observadoras, por meio da ciência e da filosofia que uma vem por meio da outra,a filosofia: por meio de perguntas do fenômeno e ciências:por meio da natureza.
ResponderExcluirAcadêmica:France helen Pereira.4º período de pedagogia-FSDB.
Bom dia professora Ana...
ResponderExcluirPor mais que as pessoas falassem que os grandes cientistas fossem frios, grandes foram suas contribuições para a história da humanidade, e com certeza a importância da ciência ao longo do tempo só mostra que não foi por acaso as descobertas e pesquisas, todas foram provadas e estudadas e até hoje nós podemos nos encantar ao estudar a história da ciência e suas contribuições. Dentro do mundo globalizado, a saúde, a tecnologia, material bélico e muitas áreas da vida humana, vem sendo beneficiada com a colaboração da ciência.
Sinceramente, depois de algumas leituras sobre os grandes cientistas e um pouco da história da ciência, fiquei muito curioso em descobri mais e mais.
Como teria sido bom se ao longo dos meus estudo fosse explorado e ensinado essa verdadeira ciência e suas descobertas.Tenho certeza que a ciência tem muito em ajudar a vida do ser humano, porém se alguns poderosos não olhassem seus próprios interesses, com certeza a ciência ajudaria a salvar mais vidas e com o crescimento da humanidade resolvendo muitos problemas.
José Augusto Maia da Silva
4º Período de Pedagogia.
FSDB
A contribuição histórica filosófica é de tamanha compreensão para explicar todos os conceitos científicos para que possamos ter uma visão empírica e crítica perante o ensino de Ciências. O que seria da Ciência sem os grandes filósofos, historiadores que contribuíram para a grande formação desse ensino. Convenhamos, que tudo isso faz parte da complexidade entre ciência, tecnologia e sociedade.
ResponderExcluirSilvia Brasil
4º Peddagogia
Boa noite...
ResponderExcluirUma coisa bem marcante na educação básica, principalmente na escola pública é a de não conhecer a história por trás dos acontecimentos o que torna o ensino de física por exemplo um calvário. A medida que conhecemos um pouco além das ciências, ajuda-nos a valorizar o conhecimento científico, e a querer saber mais a respeito do assunto estudado.
Raquel Santos
4º Período de Pedagogia
FSDB
Os professores devem interagir com os alunos para que a história da ciência se complete com a filosofia da história. É necessário que se tenha um conhecimento mais amplo para gerar uma opinião crítica.
ResponderExcluirAldeneide Bandeira
4º Período de Pedagogia
FSDB
Todo conhecimento é importante na vida particular e social do individuo, e é neste sentido que a ciência como ensino se justifica no processo de aprendizagem juntamente com a filosofia que é uma teoria da ciência compreendendo o histórico que perpassa na compreensão em seu tempo e espaço, através desta a prática de se utiliza da experiência para uma abordagem interdisciplinar que contribui na interdependia e capacidade individual dentro ou fora do meio educacional.
ResponderExcluir4º período - FSDB
Através da hitória,que podemos conhecer o significado da existência da ciência.O que seria da ciência sem a filosofia,sempre em busca do saber,sempre em recíproco.Propocionando o interesse do aluno na aprendizagem.
ResponderExcluirKatia Leitão dos Santos
4º Período de Pedagogia
FSDB
Conhecer os fatos históricos podem ajudar os professores e alunos a compreender as teorias científicas que cada filosofo pode deixar como contribuição para ciência, logo para a educação. É importante está em profundo conhecimento em meio a essa evolução dos conceitos básicos de cada ciência, principalmente porque estão e sempre estarão presente em nossa vida, para que o processo de ensino aprendizagem não possa obter visões distorcidas da ciência, dificultando asssim uma aprendizagem significativa com a falta desse conhecimento histórico. É primordial conhecer antes de comentar.
ResponderExcluirROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA
4º Pedagogia
Boa noite.
ResponderExcluirNo contexto histórico a ciência e a filosofia são importantes para o ensino efetivo da ciência como influência da sociedade no desenvolvimento tecnológico, a ciência é o campo de informação onde incorpora certos valores humanos.
Aidê Matos.
4 período de pedagogia.
Para fazermos novas descobertas devemos estar situados acerca da história e da filosofia da ciência. No ensino de ciências devemos mostrar aos aluno como cada ciêntista soube inovar de acordo com a época em que viveu.
ResponderExcluirOi fessora!
ResponderExcluirEssa complicou hein?!
Não somos ninguém se não conhecemos o passado, se não conhecemos nossa história, do mesmo modo é com a Ciência, é preciso conhecer a história, saber o que aconteceu no passado, quais decisões foram tomadas, por que foram tomadas e em alguns casos por que mudou-se de opinião com o passar do tempo e todo este questionamento nada mais é do que pura filosofia, o inquietar-se mediante qualquer que seja a discussão e tentar trilhar novos caminhos em beneficio de um todo. Ou seja história e filosofia da Ciência tem importância fundamental.
Jorge Luís Gama Aleixo
4. Período de Pedagogia
O homem é um ser histórico e filosófico sem os quais não poderia ocorrer o seu processo de evolução, pois a partir de estudos e análises encontramos respostas para todos as dúvidas nos mais variados fenômenos da natureza. Para isso, tem que haver uma sistematização ou organização de segmentos de estudos como a nomeação dos órgãos responsáveis para os estudos fenomenais, assim encontramos o nome da Ciência para explicar as ideias científicas para os mistérios da vida.
ResponderExcluirPoxa! Senti falta dos "outros" comentários... estava tão difícil assim????
ResponderExcluirConhecer o processo histórico é importante em todos os momentos para entendermos o presente e mudá o futuro e no ensino de ciencias não poderia ser diferente, não dá pra ensinar ciencias sem saber o porque dos fatos.
ResponderExcluirA cientificidade dita ás verdades no mundo, ouvimos falar de várias descobertas e avanços cientificos, da comprovação cientifica, e se analisarmos a história podemos ver como esse processo foi construído e o que ocorreu com o pensamento humano oa longo desse processo, como as verdades ideais foram substituídas pelas verdades cinetificas as pessoas que morreram para que hoje saibamos o por que das coisas que nos cercam.
O poder filosófico de nos fazer pensar e questionar nos impulciona a desvendar o desconhecido , á encontar respostas mais contudentes aquelas que nos são dadas e é por isso que filosofia e historia estão intimamente ligados a ciencia.
Irlane
4° Período
Olá prof
ResponderExcluirO homem é um ser histórico, e a história é de grande importância para a sua compreensão do passado entender o tempo presente e planejar o futuro e todo o seu contexto para que o estudo da ciência seja de fato conhecido.
Todos esses estudos não podem fugir da questões filosóficas tais como: O que é, porque é, e para que é, e essas questões nos leva e pensar de forma crítica e a reflexão, por isso tanto a história como a filosofia é de grande relevância para o estudo de ciências.
Ana Moreira
4. Pedagogia