sábado, 5 de março de 2011

Os Objetivos no Processo Ensino-Aprendizagem



"Não basta dar os passos que nos devem levar um dia ao objetivo, cada passo deve ser ele próprio um objetivo em si mesmo, ao mesmo tempo que nos leva para diante." (Goethe)


"O esforço dirigido a um objetivo tem sempre por prêmio, com a consecução daquilo a que se aspira, a satisfação que o triunfo proporciona." 
(Thomas Wittlam Atkinson)



Reflita sobra as frases acima. Que relação pode ser feita com os objetivos do processo ensino-aprendizagem?

28 comentários:

  1. Para que os objetivos no processo ensino-aprendizagem sejam alcançados é necessário uma ação de planejamento.Como diz Maximiliano Menogolla: " O ato de planejar é uma preocupação que envolve toda a possível ação ou qualquer empreendimento da pessoa. Sonhar com algo de forma objetiva e clara é uma situação que requer um ato de planejar."
    Fazer de cada passo um objetivo, na relação ensino-aprendizagem é fazer com que os objetivos determinam de antemão os resultados esperados no processo entre professor e aluno.
    Ana Moreira 3º Pedagogia

    ResponderExcluir
  2. Boa noite professora!

    Eu concordo com o pensamento de Ana Moreira, quando menciona o ato de planejar-se para determinada ação. é necessário sim que haja o planejamento, para que possamos ter uma orientação de qual caminho devemos trilhar.
    O primeiro pensamento acima de Goethe, é bem interessante e real, se realmente quisermos alcançar algum objetivo, o caminho a ser trilhado deve ser sim, encarando cada passo como um objetivo uma vez dado esse passo ser considerado uma vitoria alcançada

    Jorge Luís
    3 período de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fazendo uma reflexão nos objetivos ensino aprendizagem. O professor deve “traduzir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento.
    A secura e distanciamento entre professor e aluno devem dar lugar a uma relação de carinho e proximidade. Uma proximidade tal que aluno seja levado a querer aprender... A desejar sempre mais e que o educador sinta-se como um elemento de importância fundamental na vida daquele aluno que levará para sempre os ensinamentos adquiridos.
    Os docentes devem ser preparados para a arte do ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, necessário que faça também, um bom transmissor de conhecimentos.

    Anne C.N. Furtado 3 Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  5. O processo de ensino é elaborado apartir de um planejamento, tendo objetivo certo, para que não acha falhas no processo de aprendizagem.
    O professor tem que estar abto para que não tropeça em sua pratica.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Ana e Jorge, porém fale resaltar para que o planejamento alcance seu objetivo faz-se necessário ser preparado com coerência e criticidade e que seja execultado com eficácia.

    Nena 3º período

    ResponderExcluir
  7. Goethe específica bem o fato de que para um resultado de grande porte, é necessário que o processo tenha sido aproveitado de forma que apenas engrandeça a aprendizagem. Quando Thomas cita o esforço dirigido no processo de aprender, compreendo que seja incluso que o professor deixe sempre explícito ao educando que a vida dele, tanto pessoal, social e escolar é interligada com sua aprendizagem e por isso sempre levada em consideração para a melhora do ensino-aprendizagem.

    Rebecca Elvas - 3ª Periodo - Pedagogia.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde a todos.
    Concordo com a Suelly, porque, para chegarmos a um objetivo, precisamos planejar, e essa ação é uma ferramenta primordial no processo ensino-aprendizagem, Goethe é bem claro ao afirmar que "cada passo deve ser ele próprio um objetivo em si mesmo". O Porquê de planejar? É importante pelo fato de haver situações imprevisíveis no decorrer da atividade para as quais devemos estar preparados, além do mais, com essa ação temos a oportunidade de nos aprimorarmos para um resultado mais satisfatório.

    Luciane Filgueiras, 3º período de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite, querida prof@!!!!
    Vamos lá bloggar!!!!!
    Então, tanto Goethe quanto Tomás Atkison nos colocam os objetivos como o centro de onde se deverá chegar.Porém,não basta apenas trilhar esses objetivos por mera exigência tem que se colocar "folêgo"para se poder chegar a uma eficiência e conseguir a eficácia desejada.
    E, acho bacana qdo a colega Becca Elvas, de acordo com omeu entendimento, coloca onde o professor tem sempre que reforçar,ou mesmo explorar, o contexto do educando, uma vez que,ñ tendo que estigmatizá-lo mas, como uma forma de compreender o seu próprio contexto para assim o aprendizado se tornar mais interessante e com os bons resultado que todo professor almeja.

    ResponderExcluir
  11. Temos que sempre ter objetivos.Porém sabemos que nossa vida é cheia de transformações,e é exatamente por este motivo que temos que sempre estar revendo o processo ensino aprendizado para então obter sucesso em nossos objetivos.Pois é apartir do dia-a-dia que poderemos reaver os objetivos desejado. LUCINEIA BARROS PEDAGOGIA 4ºPERIODO

    ResponderExcluir
  12. Para se alcançar um sonho tem que ser traçado um plano. Contudo, o caminho que vc. percorrerar poderá trazer várias surpresas retardardando de alguma forma esse sonho, porém, de forma alguma vc não poderá deixar sucumbi-lo. Por isso, mantenha sempre o FOCO no seu objetivo, mesmo que o caminho para chegar nele passe por reformas e ajustes.
    JANETE TAVARES

    ResponderExcluir
  13. No processo ensino aprendizagem é imprescindível a determinacao dos objetivos para a elaboração de todo o planejamento, fazendo destes o foco principal para que se trace o projeto político pedagógico de forma sistematizada, de forma resignada para reformulações e substituições, com um critério orientador da flexibilidade, pois este permite interação com as práticas do professor e reflexão com a realidade. Assim sendo, tanto o gestor, como o professor, o coordenador, os pais , os alunos, a comunidade e todos os envolvidos interferem em todo esse processo.
    Janete Tavares

    ResponderExcluir
  14. Boa Noite Prof!
    Concordo com a Sueli e a Luciane, quando elas dizem que o planejamento é primordial, pois ao planejarmos estaremos visando a eficácia, elaborando-se planos para ^não ficar a mercê das variáveis, que mesmo no planejamento elas aparecem quer queira ou não.

    ResponderExcluir
  15. Para se alcançar um sonho tem que ser traçado um plano. Contudo, o caminho que vc. percorrerá poderá trazer várias surpresas retardando de alguma forma esse sonho, porém, de forma alguma vc não poderá deixar sucumbi-lo. Por isso, mantenha sempre o FOCO no seu objetivo, mesmo que o caminho para chegar nele passe por reformas e ajustes. No processo ensino aprendizagem é imprescindível a determinação dos objetivos para a elaboração de todo o planejamento, fazendo destes o foco principal para que se trace o PPP de forma sistematizada e resignada para reformulações e substituições, com um critério orientador da flexibilidade, permitindo assim a interação com as práticas do professor e reflexão com a realidade. Desse modo, tanto o gestor, como o professor, o coordenador, os pais , os alunos, a comunidade enfim, todos os envolvidos interferem nesse processo.

    ResponderExcluir
  16. O processo ensino-aprendizagem não é rápido ou imediato. É algo que requer muita paciência e dedicação e cada passo deve ser considerado uma vitória e um incentivo para que mais passos possam ser dados.
    O educador deve visar aprender e ensinar, sendo seu objetivo alcançar a satisfação por meio da perseverança.

    - Aldeneide Bandeira, 4º período de pedagogia.

    ResponderExcluir
  17. Oi professora Ana boa noite...

    A cada dia que passa os nossos passos precisam ser alertados por nossos objetivos, certamente nossas propriedades de ser humano precisam ser instigados pela nossa vontade de crescer e fazer jus através do compromisso que está em crescimento. A cada dia nos deparamos com uma realidade diferente, cabe a nós epistemológicamente falando decidir nosso futuro para que o ensino-aprendizagem possa ser desenvolvido e colocado em prática toda formação científica,com propriedade podemos afirmar que a educação precisa de educadores compromissados com a realidade do ensino e o nosso objetivo de cada dia precisa ser uma prioridade diante da indiferenças vividas na educação, se for possível sempre vou buscar o ensino público como referência naquilo que é observado por mim a cada dia que passa, problemas e dificuldades são vividos na rede pública, mas porém tenho observado que é com essas dificuldades que a educação segue seu rumo, claro, na minha análise nós precisamos de mais educadores comprometidos com a causa, só assim nós poderíamos ver que nossos objetivos estariam sendo concretizados.

    José Augusto Maia da Silva
    4º Período de Pedagogia.
    FSDB.

    ResponderExcluir
  18. Sônia Rodrigues disse...
    Para que o processo ensino-aprendizagem atinja seus objetivos é necessário ter em mente o pensamento de Maximiliano Menegolla: "Onde pontua que o simples ato de pensar o dia-a-dia é planejar nossa execução para atingir os nossos desejos . Diz ainda que não importa se é letrado ou analfabeto, técnico ou especialista, enfatiza que todos pensam e planejam o seu dia".
    Que maravilha pensar que agora é o momento de nos apropriarmos do conhecimento para que tenhamos resultados satisfatórios.
    Sônia
    3º período de Pedagigia.

    ResponderExcluir
  19. O processo de ensino-aprendizagem deve ser primeiramente uma proposta comum com as duas partes professor/aluno estes devem sempre esta com o mesmo foco se não o processo não flue devidamente por isso concorco inteiramente com a minha colega com a Anne

    Luciane Paes ,3 periodo

    ResponderExcluir
  20. boa noite .
    Concordo com as minhas colegas Dioneth e Rebeca o processo é importantisso porem o modo faze-lo e tão quanto ,precisamos levar muitas outras situações em questão e uma dessas e a "bagangem"do aluno.

    Flavia,3 periodo

    ResponderExcluir
  21. planejar e prever e organizar as açoes para que se consiga atingir mudanças,tendo como foco o ensino e aprendizagem do educando.para que ele venha ser sujeito critico na sociedade onde esta inserido.
    A mudança no ensino depende de nossa formaçao e na transformaçao das nossas praticas em sala de aula.

    Adriana lelis 3periodo pedagogia

    ResponderExcluir
  22. o processo de ensino aprendizagem requer de cada um de nós como futuro educadores um objetivo principal,a arte de ensinar.Devemos ter metas para conseguir alcançar os nossos objetivos tanto com o docente quanto como o discente tem que ser uma parceria entre os dois para que venha a dar resultado positivo entre os dois.
    Acadêmica:France helen Pereira 4º período de pedagogia.

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite linda!!!

    Para uma boa apredizagem o professor precisa assumir o compromisso com o seu educando tendo em vista que o conhecimento somente é adquirido através do significado que permanecerá na vida desse educando. Contudo a aprendizagem não pode ser despertada através de símbolos que somente valerão nota, mas sim a preparação desses docentes para a vida através de sinônimos, significados realmente reflexivos para a sua vida.

    Academica: Silvia Brasil - 4º Período de pedagogia.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. "Quem assume a missão apenas por dever, não chega a realizá-la tão bem como quem a cumpre por prazer"

    O processo ensino apredizagem deve levar em conta o conhecimento que o aluno traz consigo ao longa da vida e utilizar isso como ferramenta falicitadora para um aprendizado partindo da realidade desse individuo. sendo assim o principal objeitivo é a valorização do ser e fazer com que ele perceba que ele é o sujeito de sua própria história.


    Huerbert Santos

    ResponderExcluir
  26. Muito bem... espero que vcs tenham entendido (e internalizado) sobre a importância de se ter objetivos e, acima de tudo, elaborá-los de tal maneira que se tenha "fôlego" para ir com eles até o fim, para que não se perca no caminho, devido às vicissitudes que podem surgir na escola. bjk

    ResponderExcluir
  27. Resposta da aluna Barbara Monique:

    Sem objetivos não podemos alcançar uma meta. A educação é um caminhar constante desse segmento, pois se objetiva o ensino desde antes da elaboração dos projetos, com pesquisas, discussões, reuniòes. Em sala de aula, quando o aluno não alcança a aprendizagem esperada, o professor se preocupa em buscar uma caminho, para superar essa dificuldade, e para isso traça objetivos. Ou seja, o objetivo está presente em todo o processo da educaçào.

    ResponderExcluir
  28. Resposta da aluna: FLÁVIA

    O objetivo nos dar um norte para os passos que pretendemos traçar, nos impulsinona para alcançar algo; nos direciona em nossos percursos, os quais são dinâmicos no contexto educacional, onde cada problema encontrado, dificuldade enfrentada se faz um novo percurso.

    ResponderExcluir