sexta-feira, 18 de março de 2011

História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências


Se a história da ciência sem a filosofia da ciência é cega, a filosofia da ciência sem a história da ciência é vazia; e que o seu mútuo esclarecimento impõe uma particular atenção à centralidade da argumentação nas diligências quer dos historiadores da ciência quer dos filósofos da ciência. (HANSON apud CARRILHO e SÀÁGUA, 1991, p. XVII).
Para além da resolução de problemas, outro aspecto importante, é a perspectiva histórica dos acontecimentos científicos. Durante a escolaridade, os alunos devem contatar com muitas ideias científicas apresentadas no respectivo contexto histórico. Não importa tanto o episódio particular selecionado pelos professores (devendo este, no entanto, estar integrado nos conteúdos programáticos) como o fato da seleção representar o alcance e a diversidade do empreendimento científico. A partir da citação, responda: qual a importância da história e filosofia da ciência no ensino de ciências? 

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adriana Cordovil
    4º período de Pedagogia - FSDB

    Para desenvolver pensamento histórico, científico, investigativo que nos possibilite conhecer ideias de ontem e hoje e sermos os protagonista do processo amanhã.
    Nos levando para além do que já conhecemos, nos inserindo de forma crítica e autônoma diante das novas situações problemas que se inovam, permitindo-se assim formar novos conhecimentos. Por fim, despertamos a curiosidade de "saber" sempre mais.

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que é aparte da historia que podemos construir o futuro.Temos que obter conhecimento dos diversos fatos ocorrido,pois é diante deles que podemos discutir,refleti e conhecer os diferentes fatos ocorrido em todo o processo que constituiu a ciência e quem estava envolvino nela.Para que possamos comparar com os dias atuais. LUCINEIA BARROS 4°PERIODO

    ResponderExcluir
  4. Sabemos que a filosofia sempre preucurou refletir através da ciência, diante deste fato passamos a nos tornar pessoas mais críticas refexivas e observadoras, por meio da ciência e da filosofia que uma vem por meio da outra,a filosofia: por meio de perguntas do fenômeno e ciências:por meio da natureza.
    Acadêmica:France helen Pereira.4º período de pedagogia-FSDB.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia professora Ana...

    Por mais que as pessoas falassem que os grandes cientistas fossem frios, grandes foram suas contribuições para a história da humanidade, e com certeza a importância da ciência ao longo do tempo só mostra que não foi por acaso as descobertas e pesquisas, todas foram provadas e estudadas e até hoje nós podemos nos encantar ao estudar a história da ciência e suas contribuições. Dentro do mundo globalizado, a saúde, a tecnologia, material bélico e muitas áreas da vida humana, vem sendo beneficiada com a colaboração da ciência.
    Sinceramente, depois de algumas leituras sobre os grandes cientistas e um pouco da história da ciência, fiquei muito curioso em descobri mais e mais.
    Como teria sido bom se ao longo dos meus estudo fosse explorado e ensinado essa verdadeira ciência e suas descobertas.Tenho certeza que a ciência tem muito em ajudar a vida do ser humano, porém se alguns poderosos não olhassem seus próprios interesses, com certeza a ciência ajudaria a salvar mais vidas e com o crescimento da humanidade resolvendo muitos problemas.

    José Augusto Maia da Silva
    4º Período de Pedagogia.
    FSDB

    ResponderExcluir
  6. A contribuição histórica filosófica é de tamanha compreensão para explicar todos os conceitos científicos para que possamos ter uma visão empírica e crítica perante o ensino de Ciências. O que seria da Ciência sem os grandes filósofos, historiadores que contribuíram para a grande formação desse ensino. Convenhamos, que tudo isso faz parte da complexidade entre ciência, tecnologia e sociedade.

    Silvia Brasil
    4º Peddagogia

    ResponderExcluir
  7. Boa noite...

    Uma coisa bem marcante na educação básica, principalmente na escola pública é a de não conhecer a história por trás dos acontecimentos o que torna o ensino de física por exemplo um calvário. A medida que conhecemos um pouco além das ciências, ajuda-nos a valorizar o conhecimento científico, e a querer saber mais a respeito do assunto estudado.

    Raquel Santos
    4º Período de Pedagogia
    FSDB

    ResponderExcluir
  8. Os professores devem interagir com os alunos para que a história da ciência se complete com a filosofia da história. É necessário que se tenha um conhecimento mais amplo para gerar uma opinião crítica.

    Aldeneide Bandeira
    4º Período de Pedagogia
    FSDB

    ResponderExcluir
  9. Todo conhecimento é importante na vida particular e social do individuo, e é neste sentido que a ciência como ensino se justifica no processo de aprendizagem juntamente com a filosofia que é uma teoria da ciência compreendendo o histórico que perpassa na compreensão em seu tempo e espaço, através desta a prática de se utiliza da experiência para uma abordagem interdisciplinar que contribui na interdependia e capacidade individual dentro ou fora do meio educacional.

    4º período - FSDB

    ResponderExcluir
  10. Através da hitória,que podemos conhecer o significado da existência da ciência.O que seria da ciência sem a filosofia,sempre em busca do saber,sempre em recíproco.Propocionando o interesse do aluno na aprendizagem.

    Katia Leitão dos Santos
    4º Período de Pedagogia
    FSDB

    ResponderExcluir
  11. Conhecer os fatos históricos podem ajudar os professores e alunos a compreender as teorias científicas que cada filosofo pode deixar como contribuição para ciência, logo para a educação. É importante está em profundo conhecimento em meio a essa evolução dos conceitos básicos de cada ciência, principalmente porque estão e sempre estarão presente em nossa vida, para que o processo de ensino aprendizagem não possa obter visões distorcidas da ciência, dificultando asssim uma aprendizagem significativa com a falta desse conhecimento histórico. É primordial conhecer antes de comentar.

    ROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA
    4º Pedagogia

    ResponderExcluir
  12. Boa noite.

    No contexto histórico a ciência e a filosofia são importantes para o ensino efetivo da ciência como influência da sociedade no desenvolvimento tecnológico, a ciência é o campo de informação onde incorpora certos valores humanos.

    Aidê Matos.
    4 período de pedagogia.

    ResponderExcluir
  13. Para fazermos novas descobertas devemos estar situados acerca da história e da filosofia da ciência. No ensino de ciências devemos mostrar aos aluno como cada ciêntista soube inovar de acordo com a época em que viveu.

    ResponderExcluir
  14. Oi fessora!
    Essa complicou hein?!

    Não somos ninguém se não conhecemos o passado, se não conhecemos nossa história, do mesmo modo é com a Ciência, é preciso conhecer a história, saber o que aconteceu no passado, quais decisões foram tomadas, por que foram tomadas e em alguns casos por que mudou-se de opinião com o passar do tempo e todo este questionamento nada mais é do que pura filosofia, o inquietar-se mediante qualquer que seja a discussão e tentar trilhar novos caminhos em beneficio de um todo. Ou seja história e filosofia da Ciência tem importância fundamental.

    Jorge Luís Gama Aleixo
    4. Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  15. O homem é um ser histórico e filosófico sem os quais não poderia ocorrer o seu processo de evolução, pois a partir de estudos e análises encontramos respostas para todos as dúvidas nos mais variados fenômenos da natureza. Para isso, tem que haver uma sistematização ou organização de segmentos de estudos como a nomeação dos órgãos responsáveis para os estudos fenomenais, assim encontramos o nome da Ciência para explicar as ideias científicas para os mistérios da vida.

    ResponderExcluir
  16. Poxa! Senti falta dos "outros" comentários... estava tão difícil assim????

    ResponderExcluir
  17. Conhecer o processo histórico é importante em todos os momentos para entendermos o presente e mudá o futuro e no ensino de ciencias não poderia ser diferente, não dá pra ensinar ciencias sem saber o porque dos fatos.
    A cientificidade dita ás verdades no mundo, ouvimos falar de várias descobertas e avanços cientificos, da comprovação cientifica, e se analisarmos a história podemos ver como esse processo foi construído e o que ocorreu com o pensamento humano oa longo desse processo, como as verdades ideais foram substituídas pelas verdades cinetificas as pessoas que morreram para que hoje saibamos o por que das coisas que nos cercam.
    O poder filosófico de nos fazer pensar e questionar nos impulciona a desvendar o desconhecido , á encontar respostas mais contudentes aquelas que nos são dadas e é por isso que filosofia e historia estão intimamente ligados a ciencia.
    Irlane
    4° Período

    ResponderExcluir
  18. Olá prof
    O homem é um ser histórico, e a história é de grande importância para a sua compreensão do passado entender o tempo presente e planejar o futuro e todo o seu contexto para que o estudo da ciência seja de fato conhecido.
    Todos esses estudos não podem fugir da questões filosóficas tais como: O que é, porque é, e para que é, e essas questões nos leva e pensar de forma crítica e a reflexão, por isso tanto a história como a filosofia é de grande relevância para o estudo de ciências.

    Ana Moreira
    4. Pedagogia

    ResponderExcluir