sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil



O mundo globalizado encontra-se acentuadamente dividido entre aqueles que conseguem participar das ocupações produtivas e beneficiar-se dos avanços proporcionados pela tecnologia e aqueles que se encontram à margem delas. Entretanto, conforme relatório da Unesco, organizado por Delors (2005), é meta para o século XXI criar uma sociedade com condições de vida harmoniosas e produtivas para todos, o que implica um engajamento social intenso, o qual pode ser assegurado por uma proposta educativa que possibilite o acesso a um tipo de conhecimento capaz de ampliar e enriquecer a interpretação de mundo dos sujeitos.
Que estratégias podem ser utilizadas no Ensino de Biologia para modificar esse quadro?
(Veja mais em http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen6/ART10_Vol6_N1.pdf)

8 comentários:

  1. A aplicação de uma aprendizagem significativa, qualificação profissional, o educador abordar os assuntos sob várias perspectivas, elaborar estratégias que tornem o ensino mais atraente etc.

    Edika Sabrina

    ResponderExcluir
  2. Concordo quando a Sabrina fala da aprendizagem significativa, torna até mais interessante o aprender. Ao trazer informações que podem ser utilizadas no dia-a-dia, prepara-se os alunos para vida.
    Elaine Amorim

    ResponderExcluir
  3. A Biologia torna-se mais interessante quando ensinada na prática, fazendo com que os alunos vivenciem mais o que estão aprendendo. Assim, o interesse será maior e a qualidade do profissional muito melhor.
    Amanda Amorim.

    ResponderExcluir
  4. Tornar o acesso às Ciências e tecnologia acessível à comunidade, de tal forma que o ensino-aprendizagem na área das Ciências possam ser estimuladas na prática social do aluno e no dia-a-dia da das pessoas, tornando a vida de cada um inserida no contexto das inovações, em prol de desenvolver e auxiliar a sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Acho que é de comum acordo que a aprendizagem significativa deve ser enaltecida. Concordo, e acrescido ao que o texto nos diz em utilizar a tecnologia para isso, é uma forma de alcançar tais objetivos tanto na Biologia como em qualquer oura área. O aluno precisa ver o que estuda e esta associação concretiza o seu aprendizado.

    ResponderExcluir
  6. A biologia é uma área do conhecimento humano que se expandiu bastante nesses últimos anos e que está relacionada com a tecnologia, então o ideal é que em sala de aula se faça a conexão entre a biologia e a tecnologia de maneira que os alunos compreendam essa relação; além de se mostrar a conexão de modo compreensivo é necessário o educador estimular a curiosidade no aluno impelindo-o a pesquisa e a não parar só no ensino médio a pesquisa, mas desenvolvê-la de forma mais aprofundada no ensino superior; recebendo um ensino de qualidade na escola e que impulsiona à pesquisa, o aluno do século XXI estará integrado ao processo produtivo e tecnológico em que estamos inseridos.

    ResponderExcluir
  7. A globalização faz com que se expanda as áreas do conhecimento, uma vez que todas as partes do mundo avançam juntas. Dessa forma, é importante que na abordagem do conteúdo de Biologia, o professor oriente o aluno dessa visão global, para um eficiente aprendizado deste.

    ResponderExcluir