sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS


A Didática deve ser entendida como processo e não como um procedimento pedagógico: processo porque ela se configura como uma estrutura continua de mecanismos formais estabelecendo norteamento e reorganização dentro do próprio Ensino das Ciências. Outro aspecto que se torna relevante é a própria construção deste currículo que será condicionado à realidade do aluno e sua necessidade inerentes e emergentes que surgirão durante o decorrer do curso. Portanto, a Didática deve ser pensada para além do modelo tradicional de ensinar e transmitir os conteúdos (LIBANEO, 2006).
O procedimento não se caracteriza porque é apenas o mecanismo que o professor tem para estruturar a dinâmica de suas aulas. Os conteúdos trabalhados com os procedimentos adequados dão suporte para que o procedimento da Didática seja, mas significativo e mais motivante o que não deixa de ser uma forma processual dentro do processo de ensino aprendizagem. Porém não é o suficiente para dar conta da dinamicidade da Didática.
Cada disciplina tem seu objeto próprio como conteúdos de ensino e que não deve ser desconsiderado. É o que contempla Oliveira (1992), quando estabelece os discernimentos das disciplinas em conteúdos didáticos para a Educação Básica. 
Ora se a disciplina tem estruturas próprias como então trabalhar estes conteúdos de forma que os alunos possam envolver-se e motivar-se para compreender e apreender estes conhecimentos? 
(Leia mais em:  MENEZES, Ana Paula Sá. A Instrumentação no Ensino de Ciências na Amazônia. Manaus: BK Editora, 2009)  

42 comentários:

  1. Através de dinâmicas e conhecimento da realidade dos alunos, da aproximação com carinho e afeto, pois a sua realidade humana é primordial facilitanto o acesso e tranquilidade para obter o conhecimento da disciplina.
    Dessa maneira, acredito que a educação se concretiza formando no educando um carater de bom cidadão e honesto cristão, pelo qual através dele o mundo seja a cada dia melhor. Silvia Brasil 3 PED - FSDB.

    ResponderExcluir
  2. A Didática tem o papel fundamental de articular-se, entre diferentes áreas do conhecimento, além de fornecer técnicas, ela precisa ser analisada, para que se articule juntamente com os conteúdos e as metodologias vigentes. Buscando integralizar o aluno a realidade.
    Para isso é importante que os professores estejam bem preparados e seguros de sua prática docente, para terem condições de orientar e preparar seus alunos para a aprendizagem.
    Maria do Pepétuo Socorro
    2 PED - FSDB

    ResponderExcluir
  3. A Didática é a ferramenta principal do professor, e é fundamental para o ensino e apredizagem. Nesta, perspectiva faz-se necessário que o educador esteja sempre refletindo sobre sua prática educativa,para que possa desenvolver o seu trabalho com coerência, e proporcionar ao seu educando um ensino de qualidade.
    Formar o educando é muito mais do que treinar e depositar conhecimento simplismente,para forma necessitamos de ética e estética sendo que estas tem que está presente em nossas vidas, em nossas práticas, já que somos agentes pedagógicos.
    Nena Maria dos Santos
    2PD-FSDB

    ResponderExcluir
  4. A DIDATICA TEM UM PAPEL IMPORTANTE PARA O DOCENTE.CABE AO PROFESSOR ESTA SEMPRE SE APERFEIÇOANDO,QUE SEJA COMPROMISSADO COM A EDUCAÇÃO.PORQUE ESTA NAS MÃOS DO PROFESSOR FORMAR CIDADÃOS QUE CONHEÇAM SEUS DIREITOS E DEVERES DENTRO DA SOCIEDADE.E QUE NAO SEJAM RETRANMISSOR DE PENSAMENTOS,E QUEOS DISCENTES VENHAM APRENDER CONTEUDO DE FORMA PRAZEROSA PARA SEU CONHECIMENTO E APRENDIZADO.


    ADRIANA LELIS 2 PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde professora Ana Paula...

    A Didática está sendo bastante esclarecedora como componente que vai ajudar muito na nossa caminha de professor, mas se eu não aprender a Aprender, aprender a Fazer, aprender a Ser e aprender a Conviver, vai ficar difícil colocar em prática todo conhecimento que a academia está me apresentando, tenho certeza que estamos nos esforçando para buscar novos conhecimentos principalmente as ferramentas que a Didática tem como norte e indicação para um bom andamento das nossas futuras aulas. Porém, penso que não podemos nos acomodar e deixar de buscar sempre novos conhecimentos, o caminho nos indica que seremos formadores de opiniões e buscar desenvolver o senso critico em cada educando. Espero colocar em prática toda a teoria que a Didática está me oferecendo e que com a minha responsabilidade de professor eu possa ajudar muitas pessoas através do meu aprendizado. Tenho certeza que a Educação pode ser o principal instrumento de transformação na vida do individuo, só depende de nós.

    José Augusto Maia da Silva.
    3° Período de Pedagogia FSDB.
    Didática II

    ResponderExcluir
  6. Para que haja resultado é preciso que o Docente interaja a Didática com a Disciplina, de modo com que á Didática possibilite técnicas para o professor usá-las em sala de aula, claro que para que isso aconteça é preciso que o professor se doe mais á sua profissão, se dedicando a leitura e buscando sempre entender mais e jamais se esquecer de refletir sobre sua prática.
    Os motivando com dinâmicas e com atividades que os envolvam e que seja prazerosa...

    FABÍOLA NASCIMENTO - 4º PERIODO
    FMCN - FSDB

    ResponderExcluir
  7. a didatica é por excelência objeto pratico do projeto pedagogico ,sendo assim deve estar interligada e contundente com o ensino , considerando as práticas utilizadas e as metodologias nas disciplinas exercidas .
    Luciane Paes 2 periodo

    ResponderExcluir
  8. A didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no qual os objetivos, os conteúdos, os métodos e as formas de organização da aula se combinam entre si, de maneira a dar origem as condições devidas da prática pedagógica, garantindo assim aos alunos uma aprendizagem significativa. A didática ainda ajuda o educador a se guiar na direção e procedimentos corretos das tarefas do processo ensino-aprendizagem, contribuindo com a segurança de sua prática profissional e tornando-o um mediador do ensino.

    ResponderExcluir
  9. A Didática como processo vai além do modelo tradicional, assim contribui para o ensino e aprendizagem.
    Pois o professor deve trabalhar a disciplina de forma dinâmica envolvendo os seus educandos.
    Conhecer o assunto para si mesmo é bom porém melhor mesmo é passar este conhecimento, de maneira que o aluno seja capaz de julgar corretamente os conteúdos aplicados em sala de aula e se apropriar do ensino, assim a Didática vai além de ensinar e transmintir o conteúdo.

    Ana Moreira
    2º Pedagogia

    ResponderExcluir
  10. A didática deve estar alinhada com o compromisso e o amor dos educadores pela arte de ensinar, pois tudo que é feito com amor é mais gostoso. A didática deve ser amadurecida pelos professores com o tempo, através da busca de fontes de autores inovadores, de suas próprias idéias ou de muita observação de bons exemplos a serem seguidos. A didática deve utilizar as ciências como fator maximizador de resultados durante o ensino, buscando maneiras que facilitem e motivem os alunos a buscar o conhecimento diário, de forma cíclica, duradoura e continuada. Devemos preparar pessoas para enfrentar o mundo, e não mais um na fila das possibilidades.
    Déborah Lima – 4º Período – FSDB.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde Professora!!! Como educadores,devemos estar sempre preocupados com o processo ensino-aprendizagem de nossos alunos,possibilitando a melhor maneira de alcançar este resultado.Assim como os conteúdos,a maneira que devemos trabalhar será de maneira diversificada,precisamos envolver o aluno nas atividades para que ele possa construir seu conhecimento.A Didática nos auxiliará no caminho que devemos seguir,mas devemos nos aprofundar no conteúdo que irá ser ministrado para que o trabalho seja concretizado de forma prazerosa.

    Helen Regina Andrade
    3período Pedagogia FSDB

    ResponderExcluir
  12. O processo de ensino aprendizagem, em seu procedimento quando bem planejado envolve tanto o professor, quanto o aluno, como podemos afirmar que se acontece apredizagem é obvio ressaltar que foi um ensino com uma ótima e e eficiente didática. todavia, tais procedimentos metodologicos podem ser planejado da melhor forma possivel, entretanto se o educador não conhece a realidade do educando e suas necessidades para atingir o seu conhecimento, logo não terá bom êxito. enfim, acredito que a didática em cada componente é primordial ressaltando as prioridades de cada turma, mediante o processo. Cabe ao educador avaliar periodicamente sua formação e sempre renovar-se para continuar com eficácia a formar cidadãos.
    Francilaura Fabricio
    FSDB - 3º PED

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde professora!No começo fiquei me perguntando o por que estudar didatica? Hoje entendo que é muito importante essa disciplina, pois direciona o professor a querer uma aula diferente e o impulsiona a correr atras de ser diferente. Espero que ate o final do curso consiga compreender melhor e ter uma DIDATICA propria.
    Beijos.
    RAQUEL SANTOS DE SOUZA
    3° PERIODO PEDAGOGIA FSDB

    ResponderExcluir
  14. Para o educador ensinar seu conteúdo, faz-se, necessário que ele conheça seu alunado. Levando em consideração o contexto social os conhecimentos prévios, as capacidades, habilidades, e principalmente as dificuldades de aprendizagem de seu aluno, desenvolvendo assim, meios que possibilitem o ensino-aprendizagem e a formação de novos conhecimentos.

    Adriana Cordovil Savedra
    3° Pedagogia

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. As práticas educacionais não devem limitar-se a modelos e fórmulas prontas, a escola deve ser ambiente de criticidade, criatividade e colaboração, o professor necessita possibilitar atividades que levam o aluno a perguntar, participar, envolver-se e construir conhecimentos.

    ResponderExcluir
  17. Didática são normas de aprendizagens e recursos tecnicos, visando orientar o aprendizado do individuo a fim de leva-lo a atingir um estado de maturidade que lhe permita encontra-se com a realidade, de forma, consciente, eficiente e responsável para que nela atuar como cidadão particula e reponsável. O processo da didática são três dimensões a tecnica é o projeto pedagogico da escola, os conteúdos e os materiais e a prática. A humana, o capital social, habilidades concetual, e o ambiente de ensino a social e o perfil socioecônomico e cultural, contexto onde a escola se insere. A didática deve está em plena coerência com os seus objetivos, ter uma organização lógica de atividades que permita o alcance de tais objetivos.
    A didática envolve planejamento e interação de recursos disponiveis da escola.
    Seu grande objetivo é o ensino e o aprendizado

    Aldeneide Bandeira
    3º Pedagogia

    ResponderExcluir
  18. A pedagogia mediante a Didática tem como objeto principal de estudo melhorar as condições e as realizações do processo ensino-aprendizagem e as relações interpessoais entre aluno-professor, com a contribuição de outras disciplinas como a sociologia da educação e a psicologia da educação.
    Suely
    Pedagogia
    Seg.Periodo

    ResponderExcluir
  19. Professora,
    A aluna Suely junto co a aluna Flávia pediram para eu postar seus comentários por meio do meu login, pois as mesmas estão sem conexão, a primeira em seu trabalho e sua casa e a segunda, mora no interior e não tem acesso no local.
    As mesmas me telefonaram nessa madrugada para pedir ajuda. Espero que a sra. as aceite.
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  20. O processo didático escolar está centrado na unidade entre ensino e aprendizagem, por meio de atividades planejadas, intencionais e dirigidas. Estando as atividades do professor em dificuldades nas relações com o aluno, os métodos adotados pela escola através da didática contribui para tentar resolver este problema que ocorre em sala de aula, ou seja, o choque entre o saber sistematizado e o saber natural do aluno por meio de sua cultural ou seu meio social.
    FLÁVIA OLIVEIRA DE SOUZA
    PEDAGOGIA
    2 período

    ResponderExcluir
  21. Com a didática aprendemos técnicas de ensino, sabemos que uma aula precisa ter começo, meio e fim para não se tornar desgastante e para não deixar um vazio na cabeça do aluno. Transmitir conhecimento é uma tarefa difícil e para isso serve a Didática, para nos auxiliar no momento de passarmos nosso conhecimento aos demais!!
    Não basta ter o conhecimento e não saber passar ... deve se preparar para ter capcidade de criar uma linha de raciocínio que a maioria irá compreender!!!
    Anne Furtado 2. Período de Pedagogia FSDB

    ResponderExcluir
  22. Embora a disciplina tenha suas estruturas formadas, é possível tornar o aprendizado mais interessante e porque não divertido? De forma a proporcionar aos educandos um aprendizado prazeroso.

    A didática nos apresenta certas ferramentas, que nos possibilitam por em pratica este ensino.

    Aluno: Jorge Luís Gama Aleixo
    2ºP de Pedagogia da FSDB

    ResponderExcluir
  23. Olá professora!!!
    Um educador sem didática é um motorista sem carro, e sem disponibilidade para se locomover.Percebo que ela vem a viabilizar os meios da prática educativa dentro de sala de aula ou em algum meio de ensino. Ela nos habilita a desenvolvermos todos os meios possivéis de maneira que o ptocesso de ensino e aprendizagem se torne mais eficaz.
    Um agraço professora!!
    Sua aluna Eunice Souza 2º ped fsdb

    ResponderExcluir
  24. O texto por sua rica, já nos diz que a didática é um processo e não como um procedimento pedagógico,que precisamos pensar além do modelo tradicional de ensinar e transmitir os conteúdos.
    Eu, acredito que o caminho é por esta conduta, que precisamos acreditar nesta nova forma de se educar, usando a didática como uns dos melhores recurso em nossa vida profissonal, sem deixar de transmitir os valores dos cobnteúdos. O professor quando ele sabe conduzir sua disciplinas e trabalha de forma dinamizadora, ele enriquece seu aluno e trocam o nivél de conhecimento, a chamada troca de experências. E pensar além do modelo tradicional, é você fazer uso de uma realidade que nos cerca, ajudado o aluno a refletir, analisar, sencibilizar com a realidade, tornando, mais cidadão.
    Eliane Afondo 2° Periódo Pedágogia

    ResponderExcluir
  25. Concordo com que a Didática deve ser entendida como processo e não como um procedimento pois ela vai de acordo com o professor ,mais cada um dependendo de sua materia tem a sua didatica ,esta ajuda organizar os textos em sala de aula ,ajuda a dinamizar.Como cada professor tem sua didatica estes terao que entrar em acordo para que os assuntos se ancontrem e facilite a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  26. lana é a aluna ALANNA LARICE CARDOSO COLARES 2°PERIODO PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  27. Trabalhar qualquer disciplina de forma receptiva já uma grande dificuldade para o educador, mas acredito que a melhor forma é levando em consideração uma cumplicidade com os alunos, mostrando que a disciplina será aplicada em sua vida, no seu dia-a-dia e mostrar isso à ele. É necessário algumas dinâmicas, deixando a aula atrativa e encorajando-o a participar por meio de jogos, brincadeiras e até pequenas competições. O sistema de competição ajuda no senso competitivo e estimula o crescimento cultural, desde que trabalhado com consciência. A Didática é de suma importância, já que é através dela que será estudado um método, um procedimento para que o conhecimento seja mais acessível ao educando, mas não é necessário que seja uma forma apenas de transmitir o conhecimento sem considerações, pode ser trabalhado com criatividade e dinamismo.

    Rebecca de Souza Elvas
    2º Período de Pedagogia.
    FSBD

    ResponderExcluir
  28. O envolvimento e o interesse dos alunos depende da metodologia usada pelo professor, pois o processo de ensino e aprendizagem se dá através da compreensão do professor na elaboração dos seus programas de formas mais atrativas que contenham bases diversificadas, contendo os conteúdos relacionados à realidade do aluno, para que assim se interessem e participem, Levando-os a construir seus próprios conhecimentos através de situações-problemas, difíceis mas possíveis de realizar, respeitando às individualidades. O professor deve encorajar seus alunos a desenvolver o desejo de saber e a decisão de aprender.

    Rosimary da Silva OLiveira
    3º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  29. Olá,profofessora es aqui o meu coméntari.Sabemos que a Didatica é um conjunto de recursos técnicos,porém,cabe ao professor saber como trabalhar tais conteúdos,levando o aluno a atingir um estado de maturidade que lhe permite encontrá-las com as realidades de forma consciente,eficiente e reponsável,para ele poder atuar na sociedade como cidadão participante e responsável.

    LUCINEIA DA SILVA BARROS
    3°PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  30. A Didática é muito importante em qualquer área de ensino pois é ela que dar suporte ao professor em sua atividade pedagógica já que sem ter uma didática de ensino o professor pode apenas transferir conhecimentos sem atingir seu objetivo real que é a aprendizagem.

    IRLANE AYRES COIMBRA
    2°PEDAGOGIA
    FSDB

    ResponderExcluir
  31. A Didática existe para nos dar um direcionamento em relação ao que devo ou quero exercer e só poderá obter qualquer resultado se tiver o conhecimento para poder aplicar dento e fora da sala de aula com seus alunos através de métodos, técnicas e procedimentos, agregados em uma planificação ao qual o docente deverá ter para poder ministrar seus ensinamentos e obter um resultado satisfatório junto com seus aluno através dos conteúdos ministrados.

    ResponderExcluir
  32. oi profº Neth é sua aluna mais gata:Dioneth Oliveira,bjnhos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. É relevante frisar que a Didática tem um papel primordial por atuar como instrumento facilitador para que os alunos sintam-se motivados para interagir em sala de aula.
    Sônia Rodrigues
    2° Pedagogia
    FSDB

    ResponderExcluir
  34. A Didática e fundamental para o docente. Cada professor tem um metodo de ensinar,buscando outros recurso para fazer que o aluno,desenvolva os seus conhecimento, fique motivados em sala de aula,o professor trabalhando voltado para a realidade do aluno.

    Katia Leitão dos Santos
    Pedagogia 3 periodo
    Didática II

    ResponderExcluir
  35. KELLY MELO, 3º PERÍODO
    O educando deve ir além dos materiais didáticos, despertar a curiosidade do aluno, fazendo com que busque novos conhecimentos através de pequisas. É essencial que se utilize dos conhecimentos prévios e já adiquirdos das experiencias vivenciadas pelo aluno, do seu cotidiano. E também abrir rodas de conversas para a interação total dos alunos, permtindo que argumentem, questionem e coloquem suas duvidas e reflexões.

    ResponderExcluir
  36. A didatica tem um papel fundamental,para o processo ensino e aprendizagem do aluno.
    O professor e respnsavel pelo desenvolvimento do aluno,porque esta nas mãos do professor preparar esses alunos para exercer seu papel de cidadania na vida social.


    maria rosilea

    2 pedagogia

    ResponderExcluir
  37. Enquanto ferramenta do processo educacional, a didática possui um papel fundamental no direcionamento do ensino-aprendizagem que será trabalhado com o aluno, podendo ser utilizada tanto para uma educação tecnicista como uma crítica ou, simplesmente, uma educação pautada apenas em compromissos com as estatísticas oficiais, ou seja, aquela que deixa um legado de analfabetos funcionais.

    ResponderExcluir
  38. Em tempo: Pedagogia, 2º Período - FSDB

    ResponderExcluir
  39. Obrigada pelas participações!!!

    Pedagogia/FSDB - postagens encerradas

    ResponderExcluir
  40. keite lidya 4 periodo na educação a diática e um fator muito inportante pois a diática e que da um suporte de como o professor ira trabalhar com seus alunos na sala de aula e se ele ira ter conpromosso com os aluno e com a instituição

    ResponderExcluir
  41. As práticas educacionais não devem limitar-se a modelos e fórmulas prontas, a escola deve ser ambiente de criticidade, criatividade e colaboração, o professor necessita possibilitar atividades que levam o aluno a perguntar, participar, envolver-se e construir conhecimentos.

    Raquel de Cássia ped. 3

    ResponderExcluir