sábado, 4 de setembro de 2010

Situação Problema Paulo Freire + D. Bosco



O Sr. Anselmo é o novo gestor da EEEF Thiago de Melo. Essa escola, há muitos anos vem sendo taxada como uma das piores da cidade, como ponto para o tráfico de drogas e prostituição infantil. A violência entre alunos e alunos e mesmo entre alunos e professores é algo banal. Ninguém se respeita. A Pedagoga da escola só serve para verificar se os professores foram para suas salas nos seus horários e chamar a atenção de um ou outro aluno que, porventura, esteja fora de sala de aula. A escola está toda depredada, riscada, com mesas e cadeiras quebradas. É assaltada uma vez a cada mês. O antigo diretor saiu por não ter mais condições de saúde de comandar a escola. Seus nervos estavam em frangalhos. Suas últimas palavras ao novo diretor foram: “Meu caro, essa juventude só reconhece a autoridade a partir da repressão. Faça com que eles conheçam o regimento, e depois vigie para saber quais são os seus transgressores e infligir-lhes, quando necessário, o merecido castigo. E veja, apesar de eu tratá-los no cabresto, veja o que fazem com a escola... são uns vândalos! Nesse sistema, suas palavras e seu semblante de superior devem constantemente ser severos e até ameaçadores. Evite toda a familiaridade com alunos, funcionários e professores. O diretor, para dar mais prestígio à sua autoridade, raro deverá achar-se entre os subalternos e, em se tratando de aluno,  quase unicamente quando se trata de ameaçá-los ou puni-los. Esse sistema é fácil, menos trabalhoso. Por isso, estou conseguindo sair vivo desse lugar!”
Apesar desse desabafo, o único pensamento de Anselmo eram as palavras de Paulo Freire que ecoavam em sua mente: “Como cobrar das crianças um mínimo de respeito às carteiras escolares, à mesa, às paredes se o Poder Público revela absoluta desconsideração à coisa publica? É incrível que não imaginemos a significação do "discurso" formador que faz uma escola respeitada em seu espaço. A eloqüência do discurso "pronunciado" na e pela limpeza do chão, na boniteza das salas, na higiene dos sanitários, nas flores que adornam. Há uma pedagogicidade indiscutível na materialidade do espaço”.
Anselmo, ex-aluno salesiano, acreditava no sistema preventivo de D. Bosco. Esse sistema consiste em tornar conhecidas as prescrições e as regras de uma instituição, e depois vigiar de modo que os alunos estejam sempre sob os olhares atentos do diretor ou dos assistentes. Estes, como pais carinhosos, falem, sirvam de gula em todas as circunstâncias, dêem conselhos e corrijam com bondade. Consiste, pois, em colocar os alunos na impossibilidade de cometerem faltas. O sistema apóia-se todo inteiro na razão, na religião e na bondade. Exclui, por isso, todo o castigo violento, e procura evitar até as punições leves.
Aponte  5 razões que tornam o sistema Preventivo de D.Bosco preferível ao sistema Repressivo.

52 comentários:

  1. 1. O sistema preventivo exemplificado e imortalizado pelo padre Dom Bosco apresenta resultados positivos até os dias de hoje, testemunhado por diversos ex alunos que estavam em situação de risco social, mas que após serem resgatado com dignidade e respeito pelos educadores salecianos encontraram o sucesso profissional e pessoal desejado.

    ResponderExcluir
  2. Professora o post acima eu mandei através do blog de minha filha.

    Grata,
    Janete Rodrigues Tavares

    ResponderExcluir
  3. 2. Conforme o dito popular "prevenir é melhor que remediar", indiscutivelmente a ação de prevenção do educador quando este aconselha com amor seus alunos nos atos indisciplinares demostra o comprometimento do educador com o contexto educacional, onde não somente está inserido a transmissão de conhecimento mas a relação interpessoal professor x aluno.

    ResponderExcluir
  4. Outra postagem de Janete Tavares por meio do blog de sua filha

    ResponderExcluir
  5. 3. Ao invés da repressão, que só traz resultados negativos(revoltas, discussões, processos judiciais, estresses)todas as escolas deveriam adotar a prática da prevenção, pois além de resultados positivos, contribui para que haja sempre um clima harmonioso entre o corpo docente, discente (pais e filhos) e a comunidade.

    ResponderExcluir
  6. 4. O docente que a adota a prática da prevenção, é respeitado e admirado pelo seu aluno, que ver através do ato de seus aconselhamentos que o professor o quer bem e torce para o seu sucesso como pessoa, assim como fazem seus pais.

    Janet Tavares

    ResponderExcluir
  7. 5. A prevenção dar a oportunidade de uma relação interpessoal entre o professor e aluno, permitindo ao docente com essa intimidade conhecer seus alunos, conhecer seus ensinamentos informais, suas experiências, suas frustações, seus temores, suas culturas. Essa aproximação contribuirá para que o professor adote métodos de ensino que permitam aos alunos uma melhor apredizagem provocando o sucesso do ensino em sala de aula.

    Aluna: Janete Tavares

    ResponderExcluir
  8. O sistema preventivo é preferivel porque baseia-se na 1.razão, religião e bondade,2.deste modo o aluno conhece os limites para suas ações sendo responsável, 3.sendo previamente avisado não fica aborrecido pelas faltas cometidas pois a punição o leva refletir.4.Exclui todo o castigo violento 5.educador fala com a linguagem do coração

    Aluna:Raquel de Cássia. Pedagogia 3 FSDB

    ResponderExcluir
  9. PROFESSORA ESSA É A TERCEIRA VEZ QUE FAÇO E NÃO QUER POSTAR DE QUALQUER FORMA OBRIGADO PELA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  10. professora estou quase desistindo desse comentário,mais obrigado pela iniciativa.
    RAQUEL SANTOS DE SOPUZA
    3° PEDAGOGIA FSDB
    DIDATICA 2

    ResponderExcluir
  11. "Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao BEM" Dom Bosco. Estimada profª Ana Paula, é com considerável admiração que parabenizo por essa iniciativa, todavia para nós educadores de coração, nossa ação educativa por mais desafiadora que seja nos motiva a seguir em frente e aprendermos como ensinar as crianças, adolescentes, jovens e adultos, isso não nos custa mais realiza nossa vocação. Contudo, o sistema preventivo hoje, é um sempre Vivo com um Sinal de Esperança em meio aos pequenos conflitos de relação que ora desestrutura uma familia, ou uma fraternidade. Em suma, cabe a nós Educadores, dar sentido a ação pedagógica, e compartilhar com clareza tais objetivos com os educandos, ajudando-os a viver todo e qualquer espaço público como espaço pedagógico. Aqui ainda lembro os Filmes O Presente e o Triunfo, como meio de confronto com os Valores na Educação e na Família!!! Com fraternura Francilaura Fabrício

    ResponderExcluir
  12. Oi professora, boa tarde, segue minhas sugestões ao senhor Anselmo.

    1. Fazer um reconhecimento da realidade da escola e da sua localização.
    2. Integrar professores, pais e alunos por meio de atividades formais e não formais.
    3. elaboração do regimento interno da escola por toda comunidade escolar.
    4. Diretores e assistentes devem acompanhar o cumprimento do regimento interno.
    5. Resgatar o ensino religioso de forma ecumenica respeitando sempre o próximo.

    "Se eles gritam, é porque precisam de ajuda"
    Dom Bosco.

    José Augusto Maia da Silva.
    3° Período de Pedagogia FSDB.
    Didática II.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. "Eu não falei que era facil,mas sabia que valia apena."
    (DOM BOSCO)

    EDUCAR EXIGE CARINHO, COMPREENSÃO, DEDICAÇÃO,RESPONSABILIDADE E AMOR.

    1. Trabalhar os três pilares do sistema: amor, razão e religião.
    2. Participação dos gestores, profesores e assistentes no comprimento do sistema.
    3. Avaliar a infração causada pelo aluno, sem punições constrangedora.
    4. Resgatar o ensino religioso, respeitando o credo de cada um.
    5. Promover uma integração entre professores, pais e alunos buscando o respeito e a amizade.

    "SOMOS RESPONSAVÉIS POR QUEM CATIVAMOS."


    Adriana Cordovil Savedra
    3º pedagogia FSDB
    Didática 2

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Professora Ana Paula!!!
    Como futura profissional da educação colocar em prática o sistema preventivo de Dom Bosco durante as aula ou fora da escola propositará de uma aprendizagem mais significativa para o educando, onde utilizar da razão, amor, religião e o conhecinto teórico para trabalhar a prática de forma que abranja a contextuaçizão do educando não o inibindo durante sua busca pela aprendizagem,com isso o educador cria-rá uma inter-relação entre educador e educando sem impossição com referência de valores para sua vida.
    Aidê Matos Costa
    3º Período de Pedagogia-FSDB
    Didática II

    ResponderExcluir
  15. Oi! Querida Prof. Ana Paula
    O trabalho educativo de Dom Bosco em favor dos jovens, era baseado num espírito de amor.
    Mais do que educador, era um amigo dos jovens e eles sabiam que poderiam contar com aquele padre dotado de grande inteligência e ao mesmo tempo de simplicidade.
    Com o seu Sistema Preventivo, Dom Bosco transformou o ato educativo em espiritualidade.
    Neste sentido o educador sabe que os valores são incorporados por meio da experiência, a vivência e a reflexão. Valoriza tanto a prática quanto o embasamento teórico é de suma importancia para compreensão do conhecimento científico e da realidade, onde a crianças e adolescentes vivem uma fase em que a dúvida e a busca são constantes e tendem a agir para depois refletirem sobre suas ações. Por isso, o educador cria espaços para que o jovem vivencie situações que lhe encaminhem para as escolhas certas.
    Aquelas escolhas racionais, norteadas por bons valores, que permitem a construção de uma vida repleta de sonhos e realizações.
    Geosane Franco da Silva
    3º Período de Pedagogia - FSDB
    Didática II

    ResponderExcluir
  16. Oi Professora boa tarde, venho através deste mostrar minhas 5 sugestões.

    1. Trabalhar os tres pilares de Dom Bosco. Razão, Religião e o Amor.
    2. Nunca devemos punir severamente o aluno, porque ele pode se tornar vingativo.
    3. Gestores, Professores e Assistentes devem acompanhar os alunos para ver se os mesmos estão cumprindo o regulamento da escola.
    4. Lutar para que o ensino religioso volte a ser ensinado dentro da sala de aula.
    5. Observar o local aonde a escola está situada, observando se a comunidade participar de todas as reuniões e festas promovida pela escola.

    Espero que eu possa contribuir para o bom andamento dos pilares do nosso querido Dom Bosco.

    Aldeneide A. Bandeira.
    3° Periodo de Pedagogia FSDB.
    Ddática II.

    ResponderExcluir
  17. O próprio nome vem nos mostrando a grande importância do Sistema Preventivo,ele PREVINE o educando das mazelas que o faz ser um cidadão à margem da sociedade.Quando tratamos nossas crianças com AMOR,RESPEITO,acreditamos neste indivíduo e os preparamos para enfrentar o mundo e transformá-lo.A Religião será seu suporte para manter seu equilíbrio e nunca esquecendo de suas responsabilidades perante à sociedade!

    Helen Regina Andrade
    3°período de Pedagogia FSDB
    Didática II

    ResponderExcluir
  18. Está relacionando que o sistema preventivo valoriza o aluno como todo buscando não julgar, mas sim poder ajudar preparar o individuo para a sociedade. Dom Bosco utilizava a afetividade, de forma explicita e acolhedora com os seus jovens, fazendo o livre para interagir uns com outro.
    Envolvendo todos esses pilares:
    1. Amor
    2. Religião
    3. Razão
    4. Disciplina
    5. Afetividade

    Katia Leitão dos Santos
    Pedagogia 3 periodo
    Didatica 2

    ResponderExcluir
  19. "Não é com pancadas, mas com mansidão e caridade que deverás ganhar esses teus amigos"
    O sitema preventivo de Dom Bosco consegue nos transmitir:
    1. Respeito mutuo entre o educador e educando.
    2. Compreensão.
    3. Correção com bondade.
    4.Conquistas.
    5. retribuição ao professor com respeito e amizade.
    ISSO SE CONSEGUE TENDO RESPEITO E AMOR PELA EDUCAÇÃO.

    Rosimary da Siva Oliveira
    3ºpedagogia

    ResponderExcluir
  20. É preciso incentivar a educação, mais não apenas uma educação fria, sem sentimentos.Educar precisa envolver os alunos, estimulandos todos os sentidos de cada um.Para então formar seres íntegros. Professores têm a função de educar a partir do amor.Amor pela educação,amor pelo ser humano e amor pelo apremdizado.Mas a educação é contínua, as famílias têm igual papel na formação das pessoas.O Sistema preventivo nus traz muitos ensinamentos. Cito apenas cinco: 1.Acreditar nas capacidades dos jovens. 2.O diálogo entre educador e aluno. 3.Demostração do afeto. 4.Motivação,tanto por parte do aluno quanto do professor. 5.Creio que seja um dos mas importantes o AMOR. Lucineia da Silva Barros
    3a°pedagogia
    Didádica II

    ResponderExcluir
  21. O sistema preventivo é melhor porque segundo Bom bosco ele esta baseado no amor razão e religião.
    1º O relaciomanento de respeito entre alunos e professores deve ser mútuo.
    2º O diálogo faz toda a diferença em todo oa ambiente escolar.
    3º O Sensibilizar o educando de que as regras devem ser obedecidas.
    4º conquistar a amizade do educando e conhcer seu contexto social.
    5º Através da educação trtansformar a realidade em que vive formando um pensamento crítico.

    ResponderExcluir
  22. O sistema preventivo orienta o educando mostrando-lhe o certo e errado de uma forma concientizadora:
    1º O educador tem que demostrar conhecimento,sabedoria e tranquilidade e acima de tudo afetividade para que possa obter admiração e confiança de educando.
    2° ensinar é querer bem ao educando é compatilhar conhecimento.
    3º O educador que sabe ler o mundo do seu educando sempre saberá como conquistá-lo. compreendê-lo de uma forma amiga.
    4º O amor é fator pricipal para haja uma boa educação.
    5º No sistema preventivo o docente busca passar a questão da amizade, confiança, valorização, tornando-se um vinculo entre educador e educando.

    ResponderExcluir
  23. Profª, esqueci de postar o nome no comentário: Nena Maria dos Santos.
    2 Pd. Didática I.

    ResponderExcluir
  24. Refazendo o comentário

    O sistema Preventivo é melhor porque segundo Dom Bosco, está baseado no amor, razão e religião:
    1º O relacionamento de respeito entre alunos e professores deve ser de forma mútua.
    2º O diálogo faz toda a diferença em todo o ambiente escolar.
    3º Sensibilizar o educando de que as regras da escola deve ser obedecida.
    4º Conquistar a amizade do aluno e conhecer todo o seu contexto social.
    5º Através da educação o aluno poderar transformar a realidade em que vive, construindo um pensamento crítico, capaz de mudar de atitude.

    Ana Moreira
    2º Pedagogia
    Didática I

    ResponderExcluir
  25. Juntar o sistema preventio às ideias de Paulo Freire , foi algo fantástico,pois foram dois seres humanos fantásticos.
    1-Respeito
    Quando respeitamos o educando ele se sente valorizado e progride a partir dessa valorização.
    2-Acreditar
    Dom Bosco acreditava, e o principal não desistia das pessoas, nós enquanto pais e educadores temos que ter em mente esse pensamento e disponibilidade.
    3-Amar
    Esse talvez o mais díficil de todos,pois, o amor cabe em qualquer lugar e é um estímulo para todos, principalmente para os jovens.
    4-Compreenssão
    Paulo Freire já dizia "Movo-me como educador, porque primeiro, movo-me como gente",saber se colocar no lugar do outro é fundamental para a convivência, não só na educação, como em todos os aspectos e ambientes da vida.
    5-PREVENIR É MELHOR QUE CASTIGAR
    Dom Bosco sabia "a força corrige o vício mas não o viciado" O castigo doí, magoa e traz consequências muitas vezes traumáticas. Conscientize, nunca com raiva e sim com amor.
    Isso vale para todos nós educadores e pais.
    Maria do Pepétuo Socorro
    2 PED - DIDÁTICA I

    ResponderExcluir
  26. OS CINCOS PONTOS DO SISTEMA PREVENTIVO PARA MIM:


    1 PEDAGOGIA COM AMOR
    2 DIALOGO ENTRE O DOCENTE E O DISCENTE
    3 SABER COMPREENDER E RESPEITAR O EDUCANDO
    4 PROCURAR SABER DO EDUCANDO O SEU LADO SOCIAL
    5 PASSAR PARA O EDUCANDO UMA PROPOSTA EDUCACIONAL DE QUALIDADE,PARA QUE ESS CIDADÃO SE TORNE PREPARADO PARA A VIDA SOCIAL.


    ADRIANA LELIS 2 PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  27. O sistema preventivo de Dom Bosco é a maneira mais eficiente de educar porque;
    1. Está recheado de respeito ao aluno;
    2. O trabalho docente com respeito ao aluno abre espaço para admiração e também respeito por parte do aprendiz.
    3. Todo respeito aplicado no processo de ensino proporciona uma aproximação mais íntima entre aluno e professor, contribuindo para o conhecimento das dificuldades de aprendizagem.
    4. Conhecendo melhor os alunos e suas dificuldades o professor terá alternativas para facilitar o aprendizado em sala de aula.
    5. O sistema preventivo proporciona uma melhor visão metodológica para a prática da didática moderna no processo ensino e aprendizagem.

    ALUNA SUELLY
    PEDAGOGIA - SEG. PERÍODO

    ResponderExcluir
  28. Tanto Dom Bosco como Paulo Freire se preocuparam com a melhor forma de aprender primando principalmente;
    1. O AMOR;
    2. O RESPEITO;
    3. A DISCIPLINA
    4. A AUTORIDADE
    5. A INCLUSÃO SOCIAL

    FLAVIA OLIVEIRA DE SOUZA
    PEDAGOGIA
    2 período

    ResponderExcluir
  29. France Helen Pereira
    Pedagogia 3º Periodo FSDB
    Didática II
    Boa tarde Professora!!!
    O Sistema Preventivo de Dom Bosco está baseado em uma pirâmide dividida em Amor, Razão e Religião é o príncipio para a educação de qualidade no espírito de amor juntamnete com a afetividae e respeito que Dom Bosco sentia pelos jovéns que para a sociedade eram delinquentes.

    ResponderExcluir
  30. Um sistema: abrangente,envolvente,
    apaixonante. Mais do que está nos escritos, o Sistema Preventivo é o próprio Dom Bosco vivo, dinâmico, atual, na sua convivência com os jovens. A convivência de D Bosco com os jovens se caracteriza pela “Amorevolezza”, palavra usada por ele mesmo para exprimir a unidade de seus princípios, conteúdos e métodos educativos, no dinamismo constante da realidade humana. O princípio evangélico do amor deve atingir toda a realidade humana e é fundamental na educação. O amor é o cimento que torna educadores e educandos membros de uma mesma Família.

    No Sistema Preventivo de Dom Bosco, este amor se expressa em três dimensões fundamentais:Na Razão,na Religião e no Afeto.
    Na Razão o eixo psicológico refere-se aos processos de compreensão de si e do mundo
    é a tendência para a verdade, o bem, o belo, a busca de segurança.

    O jovem tem capacidade de compreensão e de decisão. Para isso deve ser ajudado a compreender a razão de ser das coisas e a assumir a tarefa de sua educação. Todo ambiente educativo deve respirar uma atmosfera de empenho construtivo: mais importante que fazer as coisas porque devem ser feitas, ou porque se deve obedecer a um regulamento, é fazê-las por convicção, assumindo com responsabilidade as exigências para o crescimento pessoal e para a convivência no grupo. O jovem é, portanto, protagonista de sua formação, no sentido de que deve ser agente e sujeito de seu próprio crescimento e do grupo, e no sentido de que deve ser ouvido, ter voz e vez, e ser tratado de fato como sujeito. Por isso, “o educador deve conquistar o coração dos educandos”. Duas coisas são então importantes: Um amor equilibrado, aberto, racional: “deixai-vos guiar sempre pela razão”, e não pela paixão. Um amor que se guia pela clareza das idéias e da verdade; não se impõe pela força, pelo autoritarismo, outra forma de paixão...
    Uma citação indicativa do próprio Dom Bosco: “Não quero que me considerem como superior, mas como amigo. Por isso, não tenham temor algum, nenhum medo de mim, mas muita confiança; é o que desejo, que peço, o que espero de verdadeiros amigos. Acima de tudo para um educador adentrar em uma sala de aula é preciso não só apenas saber lecionar, mas sim saber conquistar sua platéia( seus educandos) de maneira que ambas as partes possa usufruir da mágica sabedoria que os cerca dentro de uma sala de aula.

    Anne Furtado 2. Período de Pedagogia FSDB

    Dom Bosco não morreu, continua vivendo nas pessoas que acreditam e vivem o seu projeto.

    ResponderExcluir
  31. O verdadeiro educador

    Nunca se “aposenta”;

    Nunca desanima;

    Nunca desiste;

    Nunca perde a esperança.

    Professora, Parabéns pelo excelente trabalho que estar fazendo conosco, particularmente me sinto notada e valorizada, por usar esses métodos de ensino. Muito bom mesmo. Dom Bosco concerteza inspirou em você para que tomasse esta atitude da maneira lúdica e compreensiva de chamar seus educando por via da internet, D. Bosco faria o mesmo.

    Novamente lhe parabenizo e continue sendo deste jeito.
    Anne Furtado

    ResponderExcluir
  32. BOA NOITE PROFESSORA! DOM BOSCO FOI UM HOMEM ILUMINADO POR DEUS PARA NOS ENSINAR ETE HOJE COMO LIDAR COM O SER HUMANO.
    1.COM A VIOLENCIA SÓ GERA MAIS VIOLENCIA
    2.o TRABALHO DE ACOLHIMENTO É MUITO IMPORTANTE.
    3.A COMPREENSÃO, O AMOR A PACIENCIA SÓ AJUDA.
    4.aCONVERSA SEMPRE FOI UMA SOLUÇAO.
    5.E A FÉ POR QUE SEM ELA NÃO SE CHEGA A LUGAR NENHUM.
    RAQUEL SANTOS
    3°PERIODO PEDAGOGIA FSDB

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Professora Ana aula boa noite.

    Segue as minhas 5 sugestõe:

    1.Buscar compeender cada aluno, pois cada um tem seu problemas familiar que precisam ser acompanhados pela escola.
    2.Buscar o comprometimento de gestores, professores e assistentes para que seja cumprido todas as regras.
    3.Resgatar o ensino religioso, respeitando o credo de cada um, tudo em nome do amor.
    4.Sempre mostrar ser persistente para que possam se sentir confiantes e acolhidos.
    5. A paciência nos torna capazes de aceitar todos os momentos dificies e sempre buscar resolve-los demonstrando o nosso respeito por cada um.

    Silvia Brasil dos Santos
    3°. e Pedagoia fsdb
    Didática II

    ResponderExcluir
  35. O sistema preventivo de Dom Bosco é baseado na compreensão, no amor, na dedicação,etc. Por isso ele é preferível ao sistema repressivo.

    - Dom Bosco procurava compreender as atitudes dos jovens.

    - A dedicação aos jovens demonstrada através deste sistema é perceptível.

    - O amor é sempre citado por Dom Bosco como a formula principal para que se tenha uma boa convivência.

    - Com o sistema preventivo o jovem passa a perceber que as pessoas se importam com ele, o que pode ajudar na sua correção.

    - Por fim temos a questão da proximidade do educador e do educando, proporcionando um laço de afetividade de grande valia para ambas as partes.

    Aluno: Jorge Luís Gama Aleixo
    2ºP de Pedagogia da FSDB

    ResponderExcluir
  36. O sistema preventivo de Dom Bosco é bastante eficaz, pois valoriza o sujeito como um ponto mais relevante no processo de ensino aprendizagem.Visto que assume um compromisso ético com a pessoa humana, desenvolvendo respeito, amor, atenção e acima de tudo um ser dotado de inteligências, mas carente de atenção e de ocupar um espaço na sociedade. Ele vem viabilizar uma educação como um todo.
    Como Dom Bosco afirma: Formemos um só coração, sabendo que também fazemos parte desse processo para uma construção de uma sociedade melhor, nós enquanto professores em formação e nossos alunos enquanto parte de nossa sociedade.
    Professora um grande abraço!!!!
    De sua aluna Eunice Souza, no 2º ped. FSDB 01102010

    ResponderExcluir
  37. Ele desde menino sonha, mas nunca tirou os pés do chão da própria historia. Chora ao receber a missão daquele majestoso senhor que não retomar mais a se manifestar nos sonhos e acompanhar pela majestosa senhora que aos poucos se revela como sua pastora companheira no longo caminho da salvação dos jovens.
    E tornou-se assim mediação de um grande sinal de salvação para tanto jovens que buscam os senhor ou o coração sincero.E
    Demonstrar os valores para a criança e jovens valores éticos morais em uma boa convivência na sociedade, porem aprendendo as maneiras de trabalhar por intermédio de diversas dinâmicas na forma lúdica para alcançar os chamados grupos excluídos do nosso presente e do futuro e contribuindo pra retirar das condições de situações de risco na sociedades.Os esforços npra encontar a didática é adequar para a trasmissão das respectivos valores.e interressante estar consciente de que toda e qualquer progamação estar possivel a alguns impresvistos por isso e fundamental que os educadores sejam flexiveis da vontande humana e que podem mudar o curso dos acontecimentos.....
    o educadores vem mostar a importancia do ensino diferenciado...e dom bosco trabalhou muito com esse sistema preventivo que o destino do educador e muito valioso para nos como educadores devemos nos dedicar ainda mas na obtenção de conhecimento para repassa-lo de forma diferenciada e assim fazendo o uso da RAZÃO mas não deixando de lado o AMOR no trato dos educandos.E mostrando aos alunos uma educação onde sua força tambem venham da FÉ volores morais e eticos tendo a certeza de uma formação mas humana verdadeira formação cidadã levando em conta os sentimentos do educandos sonhos d determinando assim um futuro com qualidade de vida para que ele possar passar adiante.

    Regiane Trindade Da Silva
    2° Periodo
    PedagogiaDom Bosco é gigante da surpresa de Deus, de fato a forma como o jovem dom Bosco foi seguindo os apelos do senhor é surpreendente. Ele desde menino sonha, mas nunca tirou os pés do chão da própria historia. Chora ao receber a missão daquele majestoso senhor que não retomar mais a se manifestar nos sonhos .e acompanhar pela majestosa senhora que aos poucos se revela como sua pastora companheira no longo caminho da salvação dos jovens.
    E tornou-se assim mediação de um grande sinal de salvação para tanto jovens que buscam os senhor ou o coração sincero.E
    Demonstrar os valores para a criança e jovens valores éticos morais em uma boa convivência na sociedade, porem aprendendo as maneiras de trabalhar por intermédio de diversas dinâmicas na forma lúdica para alcançar os chamados grupos excluídos do nosso presente e do futuro e contribuindo pra retirar das condições de situações de risco na sociedades
    “O sistema preventivo predispõe de tal maneira que o aluno, que o educador poderá em qualquer lance falar-lhe com a linguagem do coração quer no tempo educação”.Os esforços npra encontar a didática é adequar para a trasmissão das respectivos valores.e interressante estar consciente de que toda e qualquer progamação estar possivel a alguns impresvistos por isso e fundamental que os educadores sejam flexiveis da vontande humana e que podem mudar o curso dos acontecimentos.....
    o educadores vem mostar a importancia do ensino diferenciado...e dom bosco trabalhou muito com esse sistema preventivo que o destino do educador e muito valioso para nos como educadores devemos nos dedicar ainda mas na obtenção de conhecimento para repassa-lo de forma diferenciada e assim fazendo o uso da RAZÃO mas não deixando de lado o AMOR no trato dos educandos.E mostrando aos alunos uma educação onde sua força tambem venham da FÉ....volores morais e eticos tendo a certeza de uma formação mas humana verdadeira formação cidadã levando em conta os sentimentos do educandos sonhos d determinando assim um futuro com qualidade de vida para que ele possar passar adiante...

    Regiane Trindade Da Silva
    2° Periodo
    Pedagogia

    ResponderExcluir
  38. Minhas sujestoes

    1-PREVENIR DO QUE CASTIGAR
    2- A DEDICAÇÃO DOS JOVENS
    3-BUSCAR A COMPREENÇÃO DOS EDUCANDOS
    4-TER RESPEITO
    5-TER UM DIALOGO SEMPRE
    Regiane Trindade Da Silva
    2° periodo
    pedagogia

    ResponderExcluir
  39. Dom bosco, a exemplo de uma persistência no que acreditava, se hoje muitos de nós pensasse, desejasse fazer um pouco que Dom Bosco fez, viveu, o pouco que sabemos e temos poderiamos transformar a sociedade. Dom Bosco, sempre buscou a entender o coração dos jovens, se tornou muitas vezes um adolescentes, se colocou no mesmo nivél para que comprendesse, cada um deles. Sem perder sua essência,e seu respeito, foi uma pessoa equilibrada. Dom Bosco buscou evangelizar, transmitir a esperança atraves da fé, buscou o direitos de todos, para que eles se tornasse pessoas capazes de sociar-se na sociedade, deixando a violência, tornando mais humanizados,e sendo mais solidários.
    Dom Bosco vem nos ensinar, o quanto podemos fazer, ainda em nossa sociedade. O texto me chamou atenção quando se fala das carteiras paredes, e cadeiras, está comparação com a educação, para que não aconteça o desrespeitos aos pequeninos. Isto me fez refletir. Que a educação começa desde o vento materno, não podemos nos cansar de educar, Dom Bosco nos mostra que é possível educar até depois de adultos, mas precisamos ser perseverantes, com nosso objetivo primeiro.A Busca de sencibilizar as crianças e pessoas, na realidade que vivem. Com uma educação renovada.
    Eliane Afonso 2° Periódp de Pedágogia

    ResponderExcluir
  40. bom ,acredito que sao seguros oa metodos do sistema preventivo por isso declaro que sao melhores que o repressivo pois:
    1.conversar para entender o problema antes de julgar.
    2.fazer com que estes sintam que sao amados.
    3.antes de tudo ouvir
    4.fazer com que estes reconheçam que erraram.
    5.e buscar neles as melhores coisas.
    alanna larice cardoso colares
    2°periodo de padagogia.

    ResponderExcluir
  41. O Sistema Preventivo de Dom Bosco é baseado em ações e reflexões, procura fazer com que o aprendiz consiga uma promoção integral (somática, psíquica e espiritual) enquanto se relaciona com a natureza, com os outros e com Deus. os alunos aprendem que cada um é dono de seu próprio destino e responsável pelo futuro do mundo, assim ganhando um sentido de responsabilidade e compromisso. De tantas razões para o Sistema Preventivo ser melhor que o Sistema Repressor, posso citar essas 5 razões:

    1- Uns educadores escolhem métodos autoritários e repressivos, outros preferem métodos democráticos e participativos. O Sistema Preventivo é democrático e participativo.
    2- Ao contrário do método abrupto do dever de aprender, o Sistema Preventivo prega que toda pessoa tem um ponto acessível ao bem e deveria ser explorado pelo educador. Sempre há então uma habilidade boa a ser explorada.
    3- Ao tentar implantar o Sistema Preventivo, Dom Bosco se voltou para a realidade de seu povo ao redor, preocupando-se com a educação dos jovens pobres. A qualidade de qualquer ensino em qualquer macro é vista como determinante para a construção da sociedade.
    4- Segundo o sistema preventivo, quem percebe que é amado, toma-se também capaz de sair de si e amar os outros. A afeição demonstrada é o “tempero” de tudo. Através de uma convivência aproximada e prazerosa, educadores e educandos experiênciam a
    criatividade, a subjetividade, o emocional, o afetivo, a comunicabilidade, o diálogo, a amizade, a alegria de viver.
    5- A educação no sistema preventivo é feito através da assistência, que vai de acordo com o êxito da comunicação educativa usando-se de técnicas de abordagem que toquem a motivação do estudante e transpareça as intenções e a relação educando-educador. A presença do educador não é impositiva, mas de forma discreta, envolvente, amorosa, estimulando e facilitando seu protagonismo.

    O processo educativo não acontece sempre de forma linear e tranqüila. Existem resistências, conflitos e até desvios. O Sistema Preventivo apela para as forças interiores, e entende a disciplina como uma conquista a partir de dentro da pessoa. Ela não é algo que se impõe de fora, como uma camisa de força, mas deve ser assumida como convicção. Sendo assim, Dom Bosco só entendia a correção dentro de uma concepção de educador que conseguia conquistar a confiança e o coração do educando e que pudesse expressar-lhe assim, sinceramente, todos os seus sentimentos. O educador deve estar entre os educandos como o “Bom Pastor” (figura do Evangelho), não como um domador de animais selvagens. Por isso, afirmava que nunca precisou fazer uso de castigo.


    Rebecca de Souza Elvas
    2º Período de Pedagogia.
    FSBD

    ResponderExcluir
  42. Tanto Paulo Freire quanto D. Bosco nos ensina que ainda vale a pena ser professor, embasados em suas pedagogias, onde uma nos ensina baseado na Religião, Amor e a Razão e outro através da Coletividade, Flexibilidade e da troca de conhecimentos entre professor e aluno. Portanto, faz-se necessário que ao delimitar meu conteúdo possa agregar também tais valores, sensibilizando os educandos a colocarem em prática no seu cotidiano, só assim o professor poderá obter um resultado satisfatório.
    Dioneth Oliveira
    2º Pedagogia

    ResponderExcluir
  43. Usar o sistema repressivo não dá nem uma garantia de que o objetivo dessa repressão vai ter efeito pois para se repreender aguém é preciso saber como fazer se não a pessoa pode se revoltar contra quem o repreende e se tornar um transgressor.O sistema prenventivo como o nome mesmo diz vem prevenir para que desse modo com a prevenssão não se repreenda e apartir desse conceito criar um ambiente de convívio harmonioso de respeito e de amor que é o que o sistema preventivo de Dom Bosco nos ensina e por isso deve-se preferi-lo ao repressivo.
    IRLANE COIMBRA
    2°PEDAGOGIA
    FSDB

    ResponderExcluir
  44. Quando uma instituição se propõe a desenvolver um trabalho preventivo colocando como base o amor, a educação, a disciplina e o respeito, com certeza os resultados obtidos serão positivos, pois, é óbvio que quando o sistema é opressor não terá bons resultados e sim revolta. Portanto, trabalhar com prevenção será sempre a melhor opção para todos os setores da sociedade.
    Sônia Rodrigues
    2° Pedagogia
    FSDB

    ResponderExcluir
  45. O Sistema Preventivo de Dom Bosco é baseado no amor, razão e religião, porque quem ama educa com sabedoria, benevolencia e perseverança. O sistema dá liberdade aos jovens de se expressar, não esquecendo os principiosos que lhe são ensinados e não impostos, lhes dá autonomia para decidir que caminho seguir; conquista a confiança e cativa o jovem nos abrindo caminhos para repreender sem castigos, previnido para o que não se pode fazer; com a doutrina guia os jovens por um caminho seguro, pois a religião tem o poder de transformar e formar a pessoa para o comvivio humano e social. Enfim, o sistema preventivo, vai conquistar a amizade do jovem, que vê no educador um benfeitor que o adverte, para fazê-lo bom, livrando-o do desgosto, castigos e desonra, poderá assim, o educador exercer grande influencia, avisa-lo, aconselha-lo e também corrigir.
    Kelly Melo, 3º Periodo
    Manaus, 2 de outubro de 2010,

    ResponderExcluir
  46. Ainda não tenho nada a comentar, preciso ler sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  47. Dom Bosco fala que ensinar é expressar três dimensões fundamentais para se formar um sujeito, são elas a RAZÃO, RELIGIÃO E AFEIÇÃO.
    1. O educador deve demonstrar tranquilidade para ensinar e, repassando seu conhecimento, obter admiração e respeito do educando.
    2. O educador tem que saber interpretar as necessidades do seu educando.
    3. Ensinar é querer bem ao seu educando e compartilhar com ele suas idéias e necessidades que ele passa no seu dia a dia.
    4. O amor é aceitar o outro como ele é, sem qualquer tipo de distinção.
    5. O sistema preventivo busca nos sentimentos de amizade, confiança e respeito, formar o educando uma pessoa com valores que lhe acompanharão por toda sua vida.

    ResponderExcluir
  48. boa noite .
    professora Ana espero que goste!

    o sistema preventivo é substâncialmente melhor é embasado no amor no respeito,a repressão de nenhuma forma é boa, imagina em eduação só tras sentimentos ruins não á acrescimo positivo nenhum .
    1.no amor
    2.na reciprossidade mutua de aluno e professor
    3.na caridade
    4.A prática desse sistema baseia-se toda nas palavras de S. Paulo: “Charitas benigna est, patiens est; omnia suffert, omnia sperat, omnia sustinet”. A caridade é benigna e paciente; tudo sofre, mas espera tudo e suporta qualquer incômodo. Por isso, somente o cristão pode aplicar com êxito o Sistema Preventivo. Razão e Religião são os instrumentos de que o educador se deve servir; deve inculcá-los, praticá-los ele mesmo, se quiser ser obedecido e alcançar os resultados que deseja.
    5.O sistema apóia-se todo inteiro na razão, na religião e na bondade. Exclui, por isso, todo o castigo violento, e procura evitar até as punições leves.
    aluna: Luciane Paes 2 periodo de pedagogia

    ResponderExcluir
  49. O SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO E UM METODO PARA QUE NOS PROFESSORES POSSAMOS NOS APROXIMAR DOS JOVENS,E OS CINCOS SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO PRA MIM SÃO:
    RESPEITO ENTRE PROFESSOR E ALUNO
    QUE O PROFESSOR POSSA OUVIR E INTERPRETAR AS IDEIAS DE CADA EDUCANDO
    DIALOGO ENTRE AMBOS
    RAZÃO
    RELIGIÃO..

    MARIA ROSILEA
    2 PEDAGOGIA


    PROFESSORA FIZ NO ORKUT DA MINHA COLEGA POIS NAO TENHO EMAIL..

    ResponderExcluir
  50. Pedagogia/FSDB - postagens encerradas

    Obrigada pela participação!!!!

    ResponderExcluir
  51. keite lidya 4 periodo falar do sistema preventivo e muito bom pis o sistema preventivo deveria ter em todas as instituições pois Dom Bosco se preoculpava com a educão de jovens para que eles focem bons cidaões e para que a sociedade podesse incluirlos todos nos sabemos que a sociedade gosta de prejugar sem antes de saber o que esta acontecendo,pra Dom Bosco ele sempre tinha uma solução como fulturos educadores devemos nus aprofundar melhor nessa teoria e pola em pratica

    ResponderExcluir