sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Moderna Biotecnologia e o Desenvolvimento da Amazônia


Atualmente, bilhões de dólares são gastos em pesquisas em todo o mundo
para localizar, etiquetar e identificar os genes e suas funções nos seres de todo
o reino biológico. Enorme quantidade de informações genéticas sobre plantas,
animais e a própria espécie humana está sendo coletada e registrada em bancos
de dados genéticos para serem usados como primeiro recurso primário bruto
do século XXI.

Mas, além da busca pelo conhecimento, o que tem propiciado toda essa
corrida pela biotecnologia?

Entendendo-se a corrida da moderna biotecnologia por essa ótica, dimensionase
a importância dos ecossistemas amazônicos com diversidade e quantidade
de riqueza genética, como potencial de genes que podem entrar no patenteamento
da bioindústria.
Toda essa potencialidade de negócios, estabelecidos a partir dos genomas
amazônicos, trará que tipo de desenvolvimento regional? Esta é a questão que
mais uma vez se coloca, entre tantas outras oportunidades que surgiram como
propulsoras do desenvolvimento amazônico.
Qual a sua opinião a respeito disso?
(Veja mais em http://webnotes.sct.embrapa.br/pdf/cct/v17/cc17n202.pdf)

22 comentários:

  1. O desenvolvimento da Amazônia é sempre um assunto muito discutido. Mas com que enfoque é a diferença. Haverá, sim, muitos avanços científico nesta área, por conta da enorme biodiversidade que aqui se encontra. Agora podemos dizer que há realmente desenvolvimento na Amazônia como um todo? Que os cientistas desenvolvem suas pesquisas, transformam em patentes e ganham dinheiro com isso é um fato. Mas e os ribeirinhos? E os índios? E aqueles que muitas vezes foram inocentes o suficiente para entregar todo o seu conhecimento empírico para os cientistas? Esses continuam na mesma. Eles não recebem nada, não há melhoria nenhuma em sua vida. Continuam na miséria e prontos para dar mais informações sobre a natureza, sobre seu conhecimento como um todo a qualquer pessoa que peça. E a Bioética? E o Biodireito desses ribeirinhos, ou quem quer que seja? Ficam esquecidos...

    ResponderExcluir
  2. É agradável a idéia de desenvolvimento na região amazônica,porém é necessário delimitar até onde esse desenvolvimento nos beneficiará.É importante ter certeza que as pessoas que vão utilizar toda a nossa riqueza genética nos retornem com os resultados e que reconheçam que o estudo de tais genes só foi possível devido nossa "oferta",portanto,é justo que ocorra um retorno financeiro,tecnológico e intelectual para que possamos progredir também sozinhos, sem depender de imensos investimentos externos e ter pouco domínio sobre o que já é nosso.

    ResponderExcluir
  3. Alessandra Cavalcante
    Curso de Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  4. O desenvolvimento regional não acontece pois raramente os pesquisadores dão algum crédito ao conhecimento adquirido na região e mesmo que deêm ,não há um retorno financeiro.Os pesquisadores daqui se beneficiam pouco e ainda não conseguem avançar sozinhos.

    Fernanda Celine Batalha Coutinho
    Biotecnologia-Ufam

    ResponderExcluir
  5. Não acredito que terá grande avanço regional pois poucos pesquisadores ganham crédito por isso.Mas o ideal seria i avanço tecnológico e fincanceira da região.Valorizando seus pesquisadores e principalmente a riqueza natural existente na Amzônia.A idéia de desenvolvimento seria maravilhosa se fosse dado devido valor ao trabalho dos pesquisadores.

    Leticia Lopes
    Biotecnologia - Ufam

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, por mais que a amazônia seja uma potencialidade impar de pesquisas cientificas e diversidades pouco se tem feito para o desenvolvimento regional, o que tem acontecido é que pesquisadores na maioria das vezes vindos de fora, buscam e exploram esse potencial, mas não retornam como forma de desenvolvimento, aliás pouco se ver nessa questão, na região a pesquisa cientifica ainda é muito precária, é claro que já se há instituições consideráveis e de enorme potencial mas ainda assim se está bem atrás de grandes outras metropoles, o que a meu ver deveria ser o inverso pois se aqui é que está o grande potencial biotecnológico, aqui também deveria estar o concentrado o grande potencial intelectual e cientifico para poder se explorar o mesmo,o que ainda não se é realidade.

    Rafaela Oliveira
    Biotecnologia UFAM

    ResponderExcluir
  7. Sendo a amazonia um bioma tão complexo,torna se indispensavel o conhecimento sobre a mesma. O imporante seria capacitar pesquisadores com o potencial para estuda-la e criar uma cultura de patentes. Sim, estudar a amazonia é importante, mas formar cabeças pensantes para trazer beneficios regional é prioridade também.

    Janilson Moraes Serudo
    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  8. Não vai haver um grande desenvolvimento regional. Existem muitas areas a ser exploradas, mas pouco interesse da maioria da sociedade e politicos locais em desenvolver planos para o beneficiamento da região e dos cientistas que conseguem ter algum resultado.

    Vitor Costa
    Biotecnologia - 2°Periodo - UFAM

    ResponderExcluir
  9. Com tal dimensionamento, é muito importante o ressalte que a Amazônia recebe em um amplo plano, como fonte quase inesgotável de pesquisa, mas também não se pode deixar de perceber a prioridade de capacitar pessoas da própria região amazônica para pesquisa e desenvolvimento de projetos, porque só assim nossa região será realmente conhecida e se destacará na área da biotecnologia. A biotecnologia pode e precisa crescer muito em nossa região, temos capacidade, o que precisamos é perceber a grandiosidade que temos, e explora-la, para se atingir realmente potencial e desenvolvimento regional.

    Aldenor Pereira - Biotecnologia Ufam

    ResponderExcluir
  10. Não há dúvidas de que a Amazônia ainda guarda muitas surpresas e riquezas,mas o que realmente preocupa é como essas riquezas e novos achados serão manipulados.
    Infelizmente, pouco se faz para explorar tamanha riqueza e menos ainda para o desenvolvimento regional. As companhias mais interessadas são internacionais e só visam seu lucro, nunca o desenvolvimento da área.A população local deveria se mobilizar, procurar alternativas e promover seu próprio desenvolvimento, ao invés de esperar por terceiros.

    Jennifer Salgado da Fonseca
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  11. Somos privilegiados por possuirmos a maior floresta tropical do mundo,seus recursos genéticos são gigantescos,já ouvi falar que se levaria em media 800 anos para se ter toda a prospecção da Amazônia.Quanto ao desenvolvimento regional através da biotecnologia,acredito que evidências já estam nos sendo dadas,tais como:a criação do curso de biotecnologia na UFAM (formação de pesquisadores capacitados),o desenvolvimento do CBA(centro de biotecnologia da amazônia) e os crescentes investimentos seja estatal ou privado.

    ResponderExcluir
  12. "[...]entre tantas outras oportunidades que surgiram como
    propulsoras do desenvolvimento amazônico."
    O que seria o desenvolvimento amazônico?!
    Eu sou um ribeirinho e tenho a minha canoa... Um belo dia me aparece um gringo do cabelo loiro perguntando que planta é essa que tá no meu chá... Eu lhe digo o nome dela, mostro-lhe onde encontro... Depois ele volta, leva consigo umas mudas e depois de um tempo fica rico, troca de casa e também de carro... Ele é um doutor e tem um carrão, eu sou um ribeirinho e tenho uma canoa!

    Quando falamos de desenvolvimento amazônico certamente não estamos falando da melhoria de vida dos ribeirinhos... O máximo que pode acontecer é o enriquecimento de alguns empresários da região, melhorias aqui e ali: nada generalizado! A amazônia ganha um título de "banco genético", aparece na tevê e um dia a gente aprende a chamar isso de "desenvolvimento"...

    Igor Lobo
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  13. O desenvolvimento regional pode haver algum avanço sim. Mas a questão é se vão dar o devido valor e reconhecimento aos nossos produtos. Seria ideal se os pesquisadores da nossa região mesmo, com a contribuição dos ribeirinhos, fizessem estudos bem elaborados e convincentes de modo a se tornar público, tanto nacionalmente quanto internacionalmente, tudo o que a Amazônia tem a oferecer e os seus benefícios para a sociedade como um todo.

    Cláudia Nayara. Biotecnologia- Ufam

    ResponderExcluir
  14. Acredito que as pesquisas realizadas na Amazonia tem um grande potencial para conseguir desvolver a região, pois com tamanha diversidade, aqui podem ser encontrados soluçoes e muitas alternativas para o problema de diversas areas porem esse desenvolvimento só irá acontecer se o governo investir nessas pesquisas, se realmente houver um fator economico maior a fim de investir, para que haja um real desenvolvimento economico na região.

    Luna Lacerda

    ResponderExcluir
  15. A Amazônia apresenta uma rica biodiversidade.Essa região apresenta um leque de possibilidades para pesquisas científicas.O que hoje não é muito aproveitado por falta de investimentos nessa aréa. O desenvolvimentos de pesquisas traria muito desenvolvimento para a amazônia desde que os recursos obtidos fossem investidos aqui mesmo, o que não acontece na maioria das vezes.

    ResponderExcluir
  16. A Amazônia é na realidade sinônimo de riqueza. Riqueza porém que não é valorizada, riqueza que ainda tem um grande potencial a ser descoberto. A biotecnologia é um bom começo para que haja uma maior valorizaçao dessa nossa imensa riqueza, pena que ainda são poucos os incentivos. Uma coisa é certa, o desenvolvimento da biotecnologia aqui na Amazônia pode trazer muitas coisas boas, mas também muitas coisas ruins e o que vair determinar isso é a ética que cada pesquisador venha a ter.
    UFAM - BIOTECNOLOGIA

    ResponderExcluir
  17. A Amazônia,é uma região que tem muito a oferecer,pela sua enorme biodiversidade tão pouco ainda estudada.E ainda assim com poucos incetivos,a descobertas não valorizam a nossa região e os seus habitantes,que com sua sabedoria comum ajudam muito os cientitas nas pesquisas.Mas se hovesse mais etica cientifica,concerteza a Amazônia como um todo iria se desenvolver porque potencial ela tem pra isso.
    Obs:Professora queira me perdoa pelo atraso no comentário ,mais além do meu dificil acesso a internet,eu também viajei para um lugar onde era impossível acessa-la.

    Flávia Fernandes Biotecnologia

    ResponderExcluir
  18. O fato de que a Amazônia é uma floresta em potencial para novas descobertas e pesquisas é incontestável. Com certeza os grandes investimentos para que essa biodiversidade seja explorada não é visando o bem da região, muito menos o melhoramento de vida da população local, mais sim colocando em foco a enorme vantagem comercial e econômica que isso trará. Descobrir novos microorganismos e de que forma sua utilização poderá trazer vantagens econômicas, é um passo a frente de grandes potências. Pois quanto maior a oferta menor o custo. Porém se você tem o domínio de técnicas, e melhor o domínio do microorganismo você passa a ter um alto custo de repasse dessa informação para outros países, ou quem quiser ter essa informação. Logo, percebemos o porque que tanto investimento e dessa corrida louca atrás do conhecimento, pois o domínio estará nas mãos de quem aalcançar primeiro.
    Andressa Pereira de Souza - Biotecnologia - 2 Período - UFAM

    ResponderExcluir
  19. A Amazônia possui uma imenso potencial biotecnológico,mas o nosso governo faz pouco para explorar esse potencial.Enquanto isso, países estrangeiros estão cada vez mais interessados.Então eu acho que seria bom investimentos pos assim nossa região se desenvolveria muito mais.
    Maria Eliza Caldas dos Santos
    Biotecnologia-Ufam

    ResponderExcluir
  20. a grande biodiversidade da Amazônia a torna com um grande potencial para ser usado e a biotecnologia deve, o mais rapido possivel, usa-la.
    Marcos Aurelio Pantoja Junior
    biotecnologia UFAM

    ResponderExcluir
  21. Este e um assunto que envolve diversos aspectos, por isso e complexo analisar os beneficios tragos para o desenvolvimento regional. Por um lado e bebefico para a regiao no aspecto de enriquecer o conhecimento, seja dando oportunidade para novos pesquisadores pelas bolsas oferecidas ou, pelo incentivo ao aprofundamento de ciencias ou tecnicas que visem melhorar a vida, sendo na area da saude, genetica, etc.
    Por outro lado, ha tambem os trapasseiros, ou seja, aqueles que so querem usar de nosso rica fauna e flora para seu beneficio prorio, usando de atos erroneos, nao pensando nos direito reservados de cada especie ou etc, e nao levando em conta o bem-estar geral. Mas concluo, afirmando que tudo na vida tem um preço, e se o preço do progresso da ciencia na amazonia tem que contar com desmatamento, clandestinidade e outros, isso fara parte, o importante e que os resultados finais sejam mais positivos que negativos, e que a sociedade como um todo tem mais qualidade de vida.

    Lourayne Chazan
    Biotec UFAM

    ResponderExcluir
  22. Genteeeeeeeeeeee!!! Parabéns pelas colocações! Igor, amei a msg! ótimas análises, bem críticas, mesmo!

    ResponderExcluir