sexta-feira, 4 de março de 2011

POR QUE ENSINAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL?

Num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, estar formado para a vida significa mais do que reproduzir dados, determinar classificações ou identificar símbolos. Significa: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas; participar socialmente, de forma prática e solidária; ser capaz de elaborar críticas ou propostas; e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado. (BRASIL, 2001, p.9). Comente: Por que ensinar Ciências no Ensino Fundamental?

23 comentários:

  1. Bom dia Prof.!!!

    Penso que ensinar ciências não é somente participar do processo de ensino aprendizagem de uma forma mecânica, ciências é muito mais que isso, ela sofre e exerce influência no contexto histórico, econômico e social, ao qual está inserida. Enquanto educador tenho a responsabilidade de planejar aulas com dinamismo e atenção. Para que mais tarde possa proporcionar aos educandos uma compreensão do que é a ciência de fato e de como o conhecimento científico interfere em nossas relações com o mundo.Portanto tornando-se de fundamental importância o ensino de ciências.
    Maria do Perpétuo Socorro
    3° PED.

    ResponderExcluir
  2. Minha linda, obrigada pela participação, mas a sua contribuição deve ser feita em DIDÁTICA. Bjk

    ResponderExcluir
  3. Oiê, pofessora.
    Ensinar ciências no ensino fundamental é primordial, pois aguça a curiosidade do educando. O ensino de ciências permite que se explore informações cientificas e presentes do cotidiano do aluno, possibilitando que o mesmo faça parte dessa experiência, Mas vai depender do processo dinâmico e inovador do professor ao transmitir essas informações oferecendo aos alunos a oportunidade da construção do conhecimento científico, tornando-os co-autores desse conhecimento.

    ROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA
    4º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  4. Olá professora...
    Acredito que ensinar é mais do que transmitir conhecimento, mas sim contribuir para uma educação melhor, de acreditar que o a educação é o primeiro passa para saber sobreviver na sociedade e o ensino de ciência contribui muito nessa formação, do momento que conhece de como se da uma vida e a de como saber utilizar das mais diversais tecnologia do mundo globalizado que vai se modificando cada vez mais. A juventude são os que mais vivem a essa transição e cabe ao professor ajuda-la a vencer.....

    Geosane Franco da Silva
    4º Período

    ResponderExcluir
  5. A Ciência está presente nos vários momentos da vida, simplesmente não notamos sua presença, então porque não fazer dela uma "AMIGA". “O contexto escolar apresenta-se com grandes transformações que devem ser acompanhadas e utilizadas de forma coerente e inclusa, possibilitando o desenvolvimento do individuo como um todo.” CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL É MOSTRAR DE MANEIRA CRIATIVA HORIZONTES, ONDE O ALUNO GOSTE DO QUE ESTÁ SENDO ENSINADO.
    Ensinar vai muito além de livros didáticos, o ensino é uma mediação entre aluno e professor, portanto ele deve ser de cumplicidade, segurança, afetividade. Mediar conhecimento é mostrar caminhos, ver o ser humano em constante construção, ou seja, está preparado e preparando para a vida, nesse louco processo de transformação.

    ADRIANA CORDOVIL
    4º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  6. Ciências no Ensino Fundamental é tem grande importância para a educação porque tem possibilidade de levar o aluno a relacionar esta disciplina com a própria vida, entender o quanto a tecnologia e a ciência estão ao nosso redor e a importância de dominar aspectos próprios da ciência e da tecnologia.

    ResponderExcluir
  7. Muito bem. Não se pode esquecer nenhum desses aspectos. A apropriação do conhecimento nos ajuda a transformarmos nossa realidade. No que diz respeito à Tecnologia, ajuda-nos a nos posicionarmos frente às grandes questões mundiais, como por exemplo, fontes de energia mais limpas. Em relação ao nosso corpo, cuidar de nossa saúde e bem estar. Sem esquecer nunca da amorosidade salesiana que sempre deve estar presente no ensino.

    ResponderExcluir
  8. A ciência faz parte da vida do ser humano,por isso se faz necessário que ele tenha conhecimento sobre a mesma,pois ela esta em tudo que podemos imaginar.Só falta os educadores serem mas criativos em suas aulas para que o ensino não passe dispercebida e sim que seja significativa,pois o mundo esta em constante transformação principalmente quando se trata de tecnologia que esta cada vez mais no dia-a-dia do educando. Lucineia Barros 4°PERIODO

    ResponderExcluir
  9. Ensinar ciências no ensino fundamental é de extrema importância, fazer com que os discentes passam a refletir a importância que a história da ciência tem na nossa vida e que é extrema importância saber que a tecnologia se avança cada vez por meio da ciência.
    Acadêmica :France Helen Pereira 4ºperíodo de pedagogia.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Professora...

    Sinceramente depois de tudo que eu estou aprendendo sobre ciências, e principalmente sobre os grandes genios da ciência penso que quanto tempo eu perdi nos antigos anos de escolaridade ou quem sabe com todo respeito a formação e métodos dos meus professores não contribuíram para o meu crescimento e conhecimento dos estudos sobre ciência.
    Hoje a importância de se ensinar ciências para os alunos é de grande importância, pois como será o crescimento e aprendizagem dos mesmos se não conhecerem os estudos e descobertas dos grandes cientistas?
    Precisamos usar métodos que instiguem o aluno a gostar e sentir curiosidade em conhecer ciência. Precisamos tirar nossos alunos de dentro da sala de aula e mostrar um imenso universo que existe ao nosso redor.

    José Augusto Maia da Silva
    4º Período de Pedagogia
    FSDB

    ResponderExcluir
  11. No grande processo evolutivo que ocorre tanta na ciência como na tecnologia, é fundamental que o alunado desenvolva suas capacidades e competências, pois o mundo competitivo busca cada vez, mas pessoas capacitadas que possam ser polivalente englobadas de conhecimento geral. Nessa perspectiva a ciência e o seu ensino possibilitam meios nos quais esse indivíduo possa desenvolver-se.

    Silvia Brasil
    4º Pedagogia

    ResponderExcluir
  12. Professora boa noite.
    A matéria ciência ajuda os pequenos a classificar melhor o que eles estão descobrindo no mundo e até uma maneira deferente de assistir uma aula. A ciência como maneira de estudar é até uma forma de orientar para o futuro em relação a epistemologia da palavra ciência.

    Raquel Santos
    4º Período de Pedagogia
    FSDB

    ResponderExcluir
  13. O mundo sofre transformações tão rápidas que é preciso determinar as classificações dos problemas de diferentes naturezas, por isso o conhecimento da ciência das ciências naturais é importante, afim de se ter um bom entendimento e saber as transformações existentes no corpo humano, bem como as ampliações sobre os fenômenos naturais.

    Aldeneide Bandeira
    4º Período de Pedagogia
    FSDB

    ResponderExcluir
  14. Hoje o sujeito é obrigado a participar das transformações,que o mundo oferce com a evolução da tecnologia.
    Principalmente na area da educação,qualificando os professores,buscando escolher suas concepções,também trazendo a realidade para a sala de aula.
    Formando o sujeito a ser critico,preparar para a sociedade. O profissional ativo,sempre busca aprimorar os seus conhecimentos.

    Katia Leitão dos Santos
    Pedagogia 4º período
    FSDB

    ResponderExcluir
  15. Boa noite.

    Porque o objetivo da ciência é transformar o ser humano como individuo participativo, fazendo leitura critica desse mundo. Durante esse percurso ele descobre os fenômenos da natureza e domina o método científico e tecnológico das ciências.

    Aidê Matos.
    4º período de pedagogia.

    ResponderExcluir
  16. Oi fessora!

    Então porque ensinar Ciências no ensino fundamental? Essa é uma pergunta que até mesmo alguns alunos (geralmente aqueles com nota vermelha na matéria) se fazem.
    Ciências no ensino fundamental é importante pois é através dela que damos e ganhamos suporte para matérias mas complexas que seram ministradas no futuro, como se ela já não fosse importante somente pela carga de informações que traz, ela ainda servirá de base, para se entender depois alguns princípios básicos Química, Física e principalmente Biologia.

    Jorge Luís Gama Alaixo.
    4. Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  17. Para preparar nossas crianças para o entendimento dos mistérios da vida por meio das técnicas dos estudos científicos, para quando crescerem estejam aptas a dar continuidade a esses estudos fenomenais por meio de fundamentos científicos.

    ResponderExcluir
  18. Genteeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!! O que houve com o restante da turma do 4o período de Pedagogia da FSDB???
    Obrigada, Jorge e Janete!!

    ResponderExcluir
  19. Professora!!!1 Em primeiro lugar Foi enviado dia 27 de setembro todas as postagens, sendo que eu havia procurado e não conseguir localiza no final de semana do interdisciplinar. Em segundo lugar o e-mail estava sem assunto no endereço da turma. Foi isso que houve a senhora sabe que eu nunca deixei de postar o seu
    blog. E apenas o Jorge e a Janete conseguiram alcançar a média, de 18 alunos 16 foram prejudicados!!Não esquecendo que o sistema de aprovação é classificatório o boletim conta muito.
    Ana Moreira

    ResponderExcluir
  20. A ciência não é apenas aquela matéria mecanica que aprendemos quando estavamos no Ensino Fundamental, hoje sabemos de sua importancia e grande contribuição para o avanço da humanidade, e sabendo disso é nosso dever como futuros educadores mediar uma educação em que o aluno tenha conhecimento dessa importãncia.
    Para saber usar é preciso conhecer e é através do conhecimento que podemos transformar.

    ResponderExcluir
  21. O estudo de ciências passou por várias mudanças, mas a sua importância para o ensino fundamental é que ela precisa ser ministrada de maneira que o aluno compreenda os assuntos de forma significativa. Dessa forma os alunos do ensino fundamental terão a oportunidade de entender melhor o assunto nas séries posteriores.

    Ana Moreira
    4. Pedagogia

    ResponderExcluir
  22. Como ensinar ciências para os 1 ciclo ,segundo os pcns alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir