domingo, 27 de março de 2011

Ponto de Mutação


Na discussão sobre o papel dos mecanismos que regem o mundo, o filme Ponto de Mutação aborda a evolução do pensamento humano, passando por Descartes e chegando aos nossos dias, onde vemos os líderes, as pessoas socialmente aceitas como condutores, pensando unicamente de forma mecanicista, aplicando a forma mais simples de conduzir: o modelo cartesiano, onde dividimos o todo em partes, para estudando e entendendo cada uma, procurar entender o todo. Este entender para os políticos seria controlar, induzir, prever.
Nesta ânsia, não poupam o custo do sacrifício da vida, da existência, aplicada a uma parcela da humanidade presa pelas quatro paredes dos modelos econômicos mecanicistas, que independente do custo social, só pensam na validação econômica de suas teorias e negociações. 
Entretanto, no paradigma da complexidade, somos todos uma parte da teia imensurável e inseparável das relações, é nossa responsabilidade perceber as possibilidades do amanhã, pois antes de tudo somos os únicos responsáveis por nossas descobertas, nossas palavras, nossas ações, e os reflexos das mesmas no universo em que estamos inseridos.
Qual a relação do filme com o novo paradigma adotado no ensino de Ciências?

9 comentários:

  1. Boa tarde professora!
    Antes de tudo falar de política não é fácil, ainda, mas no nosso país onde a corrupção rola solta. A grande inovação para o ensino de ciências ainda seria a pesquisa, as grandes idéias criativas para fazer uma criança querer conhecer, hoje esta tudo na mão, basta um clique a era da informática e as pessoas estão esquecendo o principal que é a curiosidade. Grandes descobertas partiram de uma curiosidade, mas se tratando de um país subdesenvolvido o que chega perto é inaugurar Bosques onde poucos conhecem ,Centros de Pesquisas onde poucos pesquisam e deixar o povo assim sem a mínima curiosidade de saber onde seu dinheiro está sendo investido.
    Um grande abraço.
    Raquel Santos de Souza
    4º período de pedagogia FSDB.

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  2. olá professora,se formeos anlisar o ponto de vista do filme e trazer para a realidade que nós vivemos deixar bem claro que os tempos passará mais alguns pensamentos humanos não.Pensam somente em seu beneficio proprio principalmente aqueles que se envolvem com a politica, não ligam para uma educação mais aprofundadas por meio de pesquisas a econômia pode ser uns dos fatores principais na desqualificaçaõ da educaçaõ brasileira.
    Acadêmica:France helen pereira 4º período de pedagogia FSDB.

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  3. Bom dia professora Ana...

    PONTO: Uma marca ou uma situação.
    MUTAÇÃO:Mudança ou um alteração seja Física ou Moral.

    Ao logo da história, muitas concepções procuram uma mudança, por muitas vezes a política se encarrega em apresentar conceitos que mudem a personalidade do individuo, por muitas vezes ela consegue, fazendo com que o homem sofra com as conseqüências futuras que os obrigaram a seguir ou escolher seus representantes, para alguns governar é inútil, mas para uma minoria que está se tornando maioria esse inútil se torna útil a partir do momento que seu próprio interesse é privilegiado, tanto economicamente como socialmente, a preocupação por quem o elegeu torna-se secundária e o que seria relíquia para o eleitor torna-se um tremendo pesadelo do seu cotidiano, não podemos dizer que a política e o poder só trazem fatos fatídicos para o nosso dia-a-dia, mas ela acaba deixando o individuo confuso, você torna-se mecânico, porque temos que fazer e obedecer a seguir um sistema e se funciona é bom para o País. A intervenção é tudo o que o sistema nos dá e quanto a prevenção fragmentou-se através de idéias que dizem ser um avanço da tecnologia e precisamos acompanhar o sistema. O tempo muda, tudo muda se não ficarmos ligado nos perderemos sem entender as mudanças da vida, a cada dia tudo se torna diferente a tecnologia se encarrega na mudança, como seria bom se a mesma tivesse a preocupação em ajudar o poder e a política, só assim a ciência retomaria um poderio em conseguir através das suas descobertas sanar muitas dores que atormenta a humanidade.
    Mas, não é por isso que o nossos sonhos tenham que ser esquecidos e nossos objetivos precisam ser instigados pela nossa luta de quer mudar e vencer, o compromisso pode ser um grande aliado nessa mudança, o planejamento e a nossa mutação precisa ser não somente física mas, principalmente MORAL.

    José Augusto Maia da Silva
    4º Período de Pedagogia.
    FSDB

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  4. Ponto de mutação tenta explicar que a ciência tanto colabora como destrói o mundo, dependendo do jeito que é utilizada. Explica que temos que lutar por uma ciência limpa, pela utilização correta dos métodos científicos, por exemplo, na preservação do meio ambiente para que se possa viver mais. Nós fazemos parte do Sistema e isso é algo que não podemos mudar, mas é possível que cada um faça a sua parte para que ciência , política e religião possam caminhar juntas para melhorar a qualidade de vida.

    Aldeneide Bandeira
    4º Período de Pedagogia
    FSDB

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  5. Olá professora Ana...
    O mundo está em constante transformação e o que percebi ao assistir o filme Ponto de Mutação é que muitas dessas transformações é da ação do próprio homem. E o mais interessante desse filme é a maneira que a cientista mostra, como a senhora já sitou ela começa na época de Descarte até os dias atuais.
    Observei entre a conversa dela com o político que são capazes de ressolver muitos dos problemas da sociedade atual, como fome, querra e cura de doenças etc.Só que pecerbemos que a política está contra versa ao pensamento científico. Mas que juntos poderiam transforma o contexto social,em que todos poderiam ter direitos iguais e ter um um ambiente adequados para todos.
    POLÍTICO:tem o poder nas mãos.
    CIENTÍSTAS:capazes de descobertas revolucionistas.
    LUCINEIA BARROS
    Pedagogia 4°período

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  6. São 3 linhas de pensamento e de conhecimento diferentes que se integram: a cientista, o poeta e o político, que travam um diálogo fundamentado, cada um em sua posição.
    Diante das teorias frias e puras da cientista e das idéias práticas do político, a poesia recitada pelo poeta os faz calar e refletir sobre o que suas vidas têm feito nesse processo, sobre como eles têm contribuído com sua parte diante do todo. A razão do pensamento científico passa a fazer sentido no calor das palavras do poeta, ao aproximar-se da vida comum e rotineira das pessoas. A vida não se resume a uma máquina e nem a uma rede de conexões bem feitas. Existe algo maior que é fruto da convivência, da vida em comum.

    Kelly da Silva Melo
    Pedagogia 4º período- FSDB

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  7. Boa noite...

    hoje o mundo gira em torno do poder, o seu humano só pensa no seu benefício próprio, principalmente quando é um político, por muitas vezes usa os recursos somente para seu próprio interesse, não usa o poder que tem nas mãos para ajudar a humanidade, muitas coisas acontecem no mundo e poderia muito bem ser resolvido por uma boa atitude do homem político, ai nos perguntamos, quando o homem vai pensar em ajudar o próximo?
    quando o homem vai sair do seu mundo egoísta e pensar que todos precisam uns dos outros? acho dificil, mas quem sabe um dia se ele ão se destruir a si mesmo, vai pensar nos outros.
    Aidê Matos.
    Pedagogia 4º período.

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  8. Os paradigmas sociais estão intimamente ligados com a educação. O meio social exige mudanças, dessa forma ao mesmo tempo em que modificamos somos modificados.
    Esses paradigmas ou nos torna seres mais atuantes ou aliena ainda mais esse povo tão pobre em conhecimento cientifico e tecnológico.
    Portanto, ao está diante do novo, teremos que nos preparar ou para subordinar ou ser subordinado, nesse mundo ideológico, corruptor, mercenário e desleal com aqueles mais desfavorecidos.

    Adriana Cordovil
    4º Pedagogia

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  9. O filme retrata uma crise de concepção entre o poder econômico social e político, nos quais as novas tecnologias tendem a direcionar o rumo da sociedade a partir daqueles com maior aquisição de poder. Dessa forma, a percepção do homem é voltada para a dominação e escravidão, torturando a natureza e contribuindo para sua autodestruição.
    Portanto, os novos paradigmas possuem lados opostos que podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade ou extermínio da mesma.

    Silvia Brasil
    4º Pedagogia

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