terça-feira, 29 de março de 2011

Hora de Acordar



Não podemos continuar a serrar o galho em que estamos sentados por incapacidade de reinventar a política e de colocar a sustentabilidade (com todas as suas implicações) no centro das decisões estratégicas do País.
 [...]
Ainda é possível substituir o crescimento econômico imediatista pelo desenvolvimento sustentável. Temos inteligência, sensibilidade,  conhecimentos científicos, saberes tradicionais, tecnologias e capacidade de mobilização da sociedade. Está passando da hora de acordar para o enorme potencial dessa riqueza.
(Texto de Marina Silva, publicado na Revista Isto É, ano 35, n.2147, de 05/01/2011, p. 75)

42 comentários:

  1. Ao considerar as inumeras possibilidades que os elementos da floresta oferecem,questinam-se as exigênias do mundo globalizado e a necessidade de se buscar novos caminhos que apontem novas metodologia para o ensino de ciências no desempenho educativo com finalidade de abordar uma conscientização e da compreenção de um todo para respaldar a mudança para um desenvolvimento melhor.

    Scharlene Batista
    Ciências Contábeis
    4º periodo

    ResponderExcluir
  2. Atualmente o crescimento econômico vem gerando enormes desequilibrios como miséria,a degradação ambiental e a poluição que aumenta dia-a-dia.Diante disso, surge a ideia do desenvolvimento sustentavel , a fim de buscar aspectos prioritários com a preservação do ambiente e talvez o fim da pobreza.
    A humanidade de hoje tem habilidades de desenvolver formas sustentáveis, garatindo as necessidades básicas como educação, alimentação, saúde, lazer, e de se envolver em programas educativos. É possível desenvolver limitações ecológicas do planeta, ou seja, sem destruir o ambiente,para que as gerações futuras tenham chances de existir e de viver bem. Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito e preservar os bens naturais e à dignidade humana.
    Alessandra 4ºCC

    ResponderExcluir
  3. O autor quer passar para os leitores. Que ainda não e tarde para substituir o fenômeno da cultura contemporânea, pelo desenvolvimento sustentável, que integra os princípios das políticas e programas nacionais revertendo assim as perdas de recursos, procurando satisfazer sem comprometer o futuro atingindo um satisfatório desenvolvimento sócio econômico de realização humana e cultural , ao mesmo tempo , preservando as espécies e os ambiente naturais.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O ser humano é dotado de uma capacidade incrível de raciocínio, no entanto, é incapaz de enxergar que as necessidades exaustivas de seu consumismo desenfreado afeta- o diretamente, os recursos naturais utilizados para alimentar a sua insaciável sede de poder são limitados. Isso ocorre tanto pela comodidade, como pela falta de atitude do homem com relação aos políticos que nomeamos nossos representantes, não fiscalizamos, não cobramos, não participamos e nem cuidamos do que faz parte de nossas vidas, convivendo e aceitando as gravidades de certas situações com este suicídio coletivo.
    O investimento na conscientização ambiental é válido, porém, devemos tomar cuidado para que isto não se torne utópico, pois acaba sendo apresentado como filosofia sem ação. É urgente que a sociedade tome as rédeas e perceba que a mobilização juntamente com a inteligência desenvolvida ao longo destes anos possa ser aplicada de uma maneira positiva equilibrando ser humano e natureza.

    Christiane Almeida. Ciências Contábeis. 4º período. Faculdade Salesiana Dom Bosco.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. vivemos em uma sociedade consumista, em que a maioria das pessoas olham apenas para si proprio, a natureza necessita de cuidados, mas normalmente só sabemos reclamar e não tomamos nenhuma iniciativa, é chegada a hora de fazer, e não só falar, realizar projetos, e utilizarmos de nossa inteligência, pois a temos. A terra está em estado de alerta e continuamos em decadência, misérias,o crescimento economico está se elevando, mas não esta trazendo ainda melhorias, o autor fala que estar na hora de acordar, e estar mesmo, é hora de agirmos a favor da sociedade, da natureza e do proprio ser humano!


    Jéssica T. S. Monteles
    Ciências Contábeis. 4º período.
    FSDB

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Devemos nos atentar para o que esta acontecendo em nosso planeta,pois somos diretamente responsaveis por cada dano que esta lhe afetando,é triste sabermos que na atualidae mesmo com tantas tecnologia o ser humano nao a utliliza para o beneficil comum,esta claro que esta longe de ser feito um trabalho de sustentabilidade de maneira eficaz principalemnte por ações governamentais com tantas falhas no sistema.
    Temos que ser có-autores da historia em que estamos vivendo e não somente, um mero personagem que não tem importancia nenhuma nesta historia,somos e seremos sempre responsaveis por cada dano que acontecer em nosso lindo planeta,quando comersamos a lembrar que precisamos mais do planeta do que ele de nós é que comercaremos a viver o verdadeiro significado de Amar o Planeta Terra!

    ResponderExcluir
  10. Como já foi falado pelos colegas acima, o homem (ser pensante) tem total capacidade de reverter o processo de perda e destruição do planeta e de mobilizar várias campanhas e projetos para curar o galho que está sendo serrado, porém, devido ao sistema, a burocracia e o lucro onde cada país quer ter mais poder que o outro, que tem como principal força o consumismo, industrialização e exploração de recursos, o homem acaba se deixando levar, se tornando marionete desse sistema não dando muito valor a questão ambiental e sustentável. O homem realmente só acorda pra esses problemas quando os mesmos já estão batendo em sua porta e quando o problema se acalma, o homem se acomoda novamente, até que um novo problema surja. Como disse, o homem tem uma grande e enorme capacidade de trabalhar em favor da manutenção e salvação do planeta, basta o mesmo querer e não ficar apenas em ideologias, antes que aconteça uma tragédia sem precedentes, sem retorno em que o homem já não terá mais nenhum poder para mudar nada.

    Alexandre da Silva Reis.
    Ciências Contábeis - 4° Período FSDB.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido a falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que,se fizemos nada para mudar,o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir.A conclusão,praticamente unânime,é de que políticas que visem a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econômicos de qualquer natureza deve sempre ser a ideia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante.O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará;gerará um impacto no meio ambiente que o cerca.E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória,para ela mesma,e para gerações futuras.

    Elem Silvana Itamaya Roberto.
    Ciências Contábeis 4º Período.

    ResponderExcluir
  13. Nos dias atuais nos deparamos com o crescimento das cidades, das indústrias e veículos, que estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio em que vive.
    Já existem diversas sugestões para o desenvolvimento sustentável como, por exemplo: Combate aos desmatamentos, reciclagem, coleta seletiva etc..
    Conseguir chegar ao Desenvolvimento Sustentável significa obter o desenvolvimento econômico, garantindo o equilíbrio ecológico, pois é o desafio do século XXI e todos podem colaborar para que possamos atingir este objetivo. Creio que uma das soluções mais importantes seja a participação da sociedade, participação essa que pode vir de diferentes maneiras, como parar de consumir certos produtos ou consumir menos, e também promover ou participar de debates sobre ecologia, nas escolas, no bairro, no local de trabalho etc.
    Dessa forma, acreditamos que somente a partir de ideias que envolvam o esforço mundial poderemos diminuir o problema, e assim poder proporcionar as gerações futuras uma utilização consciente do meio ambiente, sadio e para todos.



    Elcilane de Alencar Barreto
    4º período CC
    FSDB

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com a autora, pois uma sociedade pode sim se desenvolver sem que precise atingir o meio ambiente. Não se pode ter desenvolvimento apenas quando se pode ter mais, relacionado ao materialismo ou consumismo, mas quando se pode crescer em todos os aspectos.Ambos tem que ser planejado conjuntamente com um mesmo ideal o crescimento positivo da sociedade, e isso so poderar acontecer quando nos dermos conta dos prejuizos ambientais que estamos causando com nossas atitudes, e assim vamos nos destruindo, optar por atitudes mais humanas e solidarias com o nosso proximo pode nos ajudar a mudar o que ja esta por acontecer, a destruição do planeta. É preciso atitude, responsabilidade e ideais para que se possa alcançar uma meta, e nao precisamos esperar por motivação, precisamos nos mobilizar e agir!

    Rosileuda Viana. Ciências Contábeis 4º período

    ResponderExcluir
  15. A humanidade precisa despertar-se sobre a gravidade dos problemas socioambientais, que enfrentamos atualmente, gerados por comportamentos e atitudes egoístas do ser humano, explorando recursos naturais em nome do progresso e do lucro, gerando crescimento econômico que visa preservar somente seus negócios sem nenhuma preocupação com o desenvolvimento sustentável. O homem deve usar sua capacidade inteligível para conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a preservação, conservação e proteção da vida do planeta e assim garantir disponibilidade de recursos naturais. Podemos afirmar que com um novo desenvolvimento planejado e estratégico em consumir somente o necessário ao homem, manteremos o equilíbrio ecológico ou seja não veríamos o planeta como matéria-prima e sim, que o mesmo tem vida e que devemos viver harmoniosamente com ele.

    Jacirene Suane

    4º Período de Ciências Contábeis

    ResponderExcluir
  16. A nossa realidade nos mostra o extremo nas atitudes humanas para se conseguir dinheiro e poder. Nessa linha de raciocinio vê-se uma exaustão dos recursos que a terra oferece, sem se ter a minima preocupação em recolocá-los. A sustentabilidade aparece então como o caminho ecologicamente correto e socialmente justo a seguir. Ela aferece as ferramentas necessárias para se deixar um legado para nossos netos, nossa geração. Temos a capacidade então de fazer o que é certo da maneira certa.

    Izabel Lima. Ciências Contábeis. 4 Período.

    ResponderExcluir
  17. Existe uma total ligação do homem com o meio ambiente já que um precisa do outro como meio de sobrevivência. E é necessário que haja uma total interação destes, pois o homem não percebe que ao usufruir da natureza de maneira incorreta através de seu consumismo acaba trazendo consequências para si próprio. Mesmo sendo um ser dotado de conhecimentos, ainda não se atentou para os desastres que são causados para alcançar seus objetivos e esquecem de preservar bem maior que é a vida no planeta.
    O ser humano precisa atentar-se para sua capacidade e usá-la da melhor maneira possível que é aplicando-a nas ideias que surgem a respeito da sustentabilidade, explorando os recursos naturais de forma consciente, preservando o que ainda nos resta e cuidando para que nossas futuras gerações não se deparem com danos irreversíveis, dos quais não poderão fazer mais nada. Devemos nos atentar também sobre quem elegemos para nos representarem no poder (os políticos), pois como dizem os colegas acima, acabamos concordando com suas decisões, nos acomodamos e não fazemos nada para melhorar, já que a natureza é um bem mais que necessário. Portanto, nós temos que dar total atenção aos gritos que a Terra nos dá, não basta apenas ouvir, é preciso ter consciência dos nossos atos e buscar uma melhor qualidade de vida.

    Jaqueline Silva de Aquino
    4º período - Ciências Contábeis
    Faculdade Salesiana Dom Bosco

    ResponderExcluir
  18. Atualmente a sociedade vem se mostrando cada vez mais responsável pelo Meio Ambiente, pois a gravidade vem se alastrando a cada momento. Somos de certa forma surpreendidos pela força da natureza que se mostra fragil diante de tanta impridência por parte do homem. Embora haja maior preocupação da sociedade em proteger o meio ainda sim é alarmante o estado em que se encontra. o desenvolvimento sustentável vem com uma grande tentativa de buscar melhoria para o ambiente ecológico. Razão disso está claro que a conscientização da sociedade como um todo é a base fundamental para que se obtenha garantia de ambiente ecologicamente saudável.
    Kátia Leal
    4º Período
    Ciências Contábeis

    ResponderExcluir
  19. Primeiramente gostaria de cumprimentar os caros colegas por seus comentarios. E logico que esse "caros colegas" é uma homenagem a nossa saudosa Rafaela, que Deus tenha...Brindeira pessoal !!!

    E deixando a brincadeira de lado gostaria de fazer uma analogia da frase:
    "Não podemos continuar a serrar o galho em que estamos sentados", com o ditado popular que diz:"Para um bom entendedor meia palavra basta".
    A sustentabilidade deixou de ser, há muito tempo, discurso somente de ambientalista, e hoje, mais que nunca, virou uma questão de sobrevivência.
    Vimos muitos paises cortar seus galhos, hoje estamos vendo eles cortarem os nossos.
    E acredito que essa incapacidade não acabe rimando no fim com imbecilidade.
    Salve o rei !!!

    Daniel Cardoso
    4P - C.C.

    ResponderExcluir
  20. Existe uma bela toada do Bumbá, em forma de súplica: “não mate a mata seu moço” e simboliza o cotidiano da população ribeirinha em não acabar com a própria vida, respirada no seu meio ambiente.

    A sabedoria da sobrevivência do caboclo deve pautar a construção de políticas públicas de preservação do meio ambiente e estabelecer os limites do que é desenvolvimento sustentável e o que é simples ambição.

    A riqueza que pisamos a grandeza que circundamos, o potencial hídrico que nos envolve, são fatores primordiais para o equilíbrio ecológico onde, na sua essência, enriquecido pela sabedoria, está o ser humano.

    Thayse de Almeida da Silva
    4° Período – Ciências Contábeis

    ResponderExcluir
  21. Quando se houve sobre educação ambiental, ecossistema, podemos entender de se trata de um assunto de grande importância, pois são palavras que afetam a nossa subsistência como seres vivos. O cuidado que devemos ter com as coisas qua dão sustentação vida na terra. É uma materia nova entre as ciências, é ao mesmo tempo tão antiga quanto a existência humana, como bem falou o Sr. Adalberto Carim, numa palestra que teve na Faculdade Salesiana Dom Bosco, com o tema Fraternidade e vida no Planeta. Nós habitantes dessa terra devemos procurar conhece-la, e despertarmos a consciência acerca da nossa responsabilidade no cuidado com suas substâncias e vida animal. A educação ambiental, procura despertar no ser humano a consciência de que ele é parte do meio em que vive, ou seja, que ele habita em uma casa que requer todo o cuidado e conhecimento. O ar puro, os alimentos saudáveis, a água, a vegetação e a vida animal. São elementos que precisam estar em hamonia com a natureza. A poluição do ar e da água e destruição das matas, uma vez arruinados, promove catastrofes. Por fim, hora de acordar enquanto é tempo, o futuro da raça humana estará comprometido. O curso da história humana tem fugido da sua rota, o ser humano caminha para a destruição e toda terra, com sua ganância exagerada e seu egoísmo irracional.

    Klinger Góes dos Santo
    4º Período - Ciências Contábeis.

    ResponderExcluir
  22. A PARTIR DAQUI COMENTÁRIO DO IV PERÍODO DE CC 2011/2: REPOSIÇÃO DE AULA DO FERIADO DE 07/09/2011.
    Bjk

    ResponderExcluir
  23. Acredito nas pessoas que tem iniciativas, acho incrível a capacidade de persuadir outrem. Então, pegando carona com quem está à frente desta luta ferrenha em favor do meio ambiente, expresso aqui, a minha vontade também de fazer parte de um grupo de pessoas, que amanhã, serão milhões, todos com um só objetivo, frear esta terrível máquina destruidora: O HOMEM DESENFORMADO E INESCRUPULOSO. A partir deste momento, agigantar-me-ei por meio de estudos voltados para preservar, ampliar e viver de forma sustentável e garantir um futuro melhor à próxima geração.

    Zacarias N. Teixeira
    Acadêmico de C. Contábeis 4º P - FSDB_2011.

    ResponderExcluir
  24. É preciso primeiramente acreditar na proposta de uma política sustentável, para a partir daí ser capaz de criar iniciativas que incentivem os outros a buscar a harmonia das três vertentes geradoras da sustentabilidade, sendo ela, economia, meio ambiente e bem estar social.
    Vale ressaltar que é de fundamental importância não apenas ser consciente, mas principalmente, agir para que esse tipo de desenvolvimento dê certo e nos garanta a disponibilidade de recursos naturais(renováveis e não renováveis) e a sobrevivência da espécie humana, nos permitindo assim viver acreditando que a educação ambiental é o caminho para o desenvolvimento para uma nação sustentável.

    Angélica Viana de Alencar
    Ciências Contábeis - 4° P - 2011/2
    FSDB

    ResponderExcluir
  25. Em busca de melhores resultados todos estão empenhados para a proteção do meio ambiente, mas só haverá resultados positivos quando o ser humano for capaz de conscientizar-se quanto aos seus atos em relação ao meio ambiente, se o consumismo continuar elevado e as pessoas não atentarem para um consumo sádio, a natureza vai continuar pedindo socorro e nossas gerações sofrerão com os atos insensatos dos homens.
    Depende mais de uma consciência coletiva...

    Mª Leiliane Maciel
    4º Período/Ciências contábeis
    FSDB

    ResponderExcluir
  26. Muito tem se falado sobre os grandes problemas da humanidade causados pela superpopulação e por prejuízos advindos de uma era industrial muito desenvolvida, mas cada indivíduo tem uma visão diferente do que acontece com o meio ambiente. Mas, chegou o momento de construir uma corrente de conscientização da necessidade de proteger e preservar o meio ambiente, através dos nossos conhecimentos adquiridos então poderá sanar a falta de informação sobre as causas da destruição do meio ambiente.
    Este é o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem a diminuição da degradação ambiental e promova melhor qualidade de vida e reduza a pressão sobre os recursos ambientais.
    Elizete Ramos Libório – 4º P.
    Ciências Contábeis - FSDB

    ResponderExcluir
  27. Hoje mais do que nunca precisamos cuidar e preservar a natureza, mas o ser humano com toda sua sabedoria ainda não tomou conta dessa necessidade e seu consumismo exagerado destrói o meio ambiente. A devastação de florestas, no entanto, tem ameaçado de extinção diversas espécies da fauna e da flora brasileiras. Uma prática muito comum são as queimadas para utilização do solo, isso não só destrói a vegetação como também expulsa os animais de seu habitat natural. Precisamos sim conscientizar! quando se destrói a natureza o ser humano sofre as consequência!

    Iracema C de Mesquita /FSDB
    4º Período/Ciências Contábeis

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo disse...Acredito que a questão ambiental tem muitos mais haver com concientizacao do que qualquer outro fator,a conscientização ambiental de todos, só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente natural em nossas vidas.O dia em que cada ser humano entender como esta questão afeta sua vida de forma direta e irreversível, o meio ambiente não precisará mais de defensores.

    diego correa 4º Período/Ciências Contábeis FSDB

    ResponderExcluir
  30. Diante do cenário atual, o desenvolvimento sustentável é o único caminho para a sobrevivência e permanência de vida na terra e, para tanto, temos medidas urgentes e globais que devem ser consideradas e implantadas. A começar pela garantia da disponibilidade de recursos naturais, respeito dos limites da biosfera para absorção de resíduos e poluição, bem como a redução da pobreza em nível mundial. O tempo é curto e a corrida há de ser disparada com ações estratégicas imediatas
    Ver-se Indústrias, empresas e comercio que devem associar ao crescimento e lucratividade às técnicas ambientais, pois o emprego de tecnologias limpas e mais eficientes diminuem os custos, aumentando a rentabilidade e preservando o meio ambiente. Para tanto, é de fundamental importância uma participação global entre países, estados e municípios, com incentivos fiscais e aplicação severa da legislação ambiental.
    O ser humano, ao longo da sua existência na terra, passou por diversos estágios de evolução. Contudo, hoje, para a garantia de vida futura, a evolução necessária é a conscientização mundial rumo ao consumo e produção baseada no desenvolvimento sustentável.
    devemos ficar atentos, pois daqui a uns 50 anos se nao nos alertarmos vamos viver num monte de lixo!

    Sandra da Silva e Silva 4º Período/Ciências Contábeis FSDB

    ResponderExcluir
  31. É chegado o fim da intolerância.Diante de tantas injustiças, obras inacabadas, Projetos-Leis engavetados, precisamos dar uma resposta à sociedade, ou melhor dizendo, aos políticos almofadinhas,que, aliás, pagamos um preço bem alto,apenas para tomar cafezinho em Brasília. Então, faremos a nossa parte, vamos todos fiscalizar, cobrar responsabilidade das Indústrias e Comerciantes para que pratiquem produção com sustentabilidade, preservando a fonte de tudo... a MÃE NATUREZA.

    Ângela Cardoso e Silva
    4º Período - C. Contábeis/FSDB/2011/2

    ResponderExcluir
  32. Nesses últimos anos tem se falado muito da utilização irresponsável dos meios naturais para a produção de bens e serviços, mais na verdade falta muita consciência na hora de agir e isso é que está faltando no nosso dia- a- dia, compramos e consumimos sem pensar nem analisar quais serão os impactos, ou o que faremos com o lixo depois. Vamos refletir olhar pra si mesmo para que possamos viver sem destruir nosso planeta que será nossa morada pelo resto das nossas vidas.

    ResponderExcluir
  33. O útil ao agradável. Nada melhor que futuros contadores, pessoas que exatamente irão controlar o patrimônio das empresas, com conhecimento de causa, certamente saberão o que fazer para que os empresários destinem um pouco de suas reservas financeiras à preservação do meio ambiente. É imprescindível que o contador atue com ética e imparcialidade, fazendo do seu conhecimento a prática da sustentabilidade e responsabilidade e contribuir de forma significativa com a sociedade, preservando o meio ambiente.

    Ângela Cardoso e Silva,
    Acadêmica do 4º Período de C. Contábeis - FSDB_2011/2

    ResponderExcluir
  34. Como será a vida das futuras gerações? Será criadas políticas públicas severas para punir os que destroem a natureza? Talvez não tenhamos as respostas para essas perguntas mas, cada um de nós, podemos fazer a nossa parte para contribuir com a preservação do meio em que vivemos. A busca desenfreada pelo padrão pessoal que o capitalismo impõe, tem causado grandes danos ambientais, onde o aumento da demanda provoca o crescimento da produtividade e consequentemente o maior consumo dos recursos naturais. Precisamos reavaliar nossos hábitos e mudar de atitude em relação a natureza influenciando positivamente as pessoas em prol de um presente e futuro melhor.

    ResponderExcluir
  35. Cada vez mais a humanidade se vê diante de crises financeiras que atingem praticamente todos os países. O que quase sempre não é levado em conta é que estas crises são provocadas, em grande parte, pelo exaurimento dos recursos naturais e desrespeito ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  36. As empresas hoje podem investir em empregos que respeitem os princípios do desenvolvimento sustentável. A compensação ambiental também ajuda a reduzir impactos ambientais causados pela execução de empreendimentos. Atualmente estudos apontam que automóveis causam mais estragos no meio ambiente do que as indústrias. Mesmo assim, governo e sociedade devem estar atentos para fiscalizar a produção industrial.

    Rodrigo_f380@hotmail.com
    4º Perído de C. Contábeis.

    ResponderExcluir
  37. A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.

    O Brasil possui vários projetos neste sentido em estado "embrionário". Podemos citar, por exemplo o biocombustível; possuimos a matéria prima e a tecnologia, no entanto, pela falta de apoio político e econômico, estamos, ainda muito distante de levar este benefício, de forma acessível, à população

    Jozilane Brandão
    4º Período de C. Contábeis - FSDB_2011/2

    ResponderExcluir
  38. Garantir a sustentabilidade do meio ambiente é garantir, antes de qualquer coisa, que a fome, a pobreza e a miséria estarão afastadas definitivamente e, com isso, terminará a dura realidade que força as pessoas a praticar a exploração predatória dos recursos disponíveis em determinadas áreas. Pois só com uma situação de vida regular, os habitantes de uma determinada região poderão tornar-se permeáveis as “novas idéias”.


    Rodrigo Carlos

    4º Periodo Ciencias Contabeis

    ResponderExcluir
  39. A questão do desenvolvimento sustentável infelizmente ainda não está estabelecida de forma viável e objetiva, capaz de produzir forças na sociedade de modo geral, e em especial dentro das empresas, onde o pensamento norteador deveria ser a exploração dos recursos ambientais com a devida conservação desses bens para toda a humanidade. Em um contexto puramente amazônico a interferência capitalista tem se mostrado destruidora e insana favorecedora do mercado externo em detrimento da população local sobre a ótica do bem-estar social equacionado pelo trabalho, meio ambiente e da qualidade de vida.
    A globalização infelizmente acelera a acumulação do capital de forma evidente e nociva gerando a exploração do trabalho e a miséria ambiental mundial.
    Para piorar a situação a corrupção nos poderes do Estado está incontrolável e a grande massa de "sociedade desinformada" simplesmente não participa de forma ativa em manifestos sociais que deveriam funcionar como inibidores do poder impositivo do Estado, como exemplos dessa leniência social temos as questões da construção da usina de Belo Monte, da destruição do nosso encontro das águas entre muitos outros maus exemplos do Estado para com a sustentabilidade...
    A inserção da E. A. de forma massiva na educação de nossas crianças talvez possa ser uma das soluções para que no futuro tenhamos governantes e sociedade unidas em harmonia com o meio ambiente. Será isso possível ou apenas uma utopia?

    Júlio Machado
    4º Período Ciências Contábeis
    2011/2

    ResponderExcluir
  40. Meu comentário será encima do posicionamento do colega Júlio Machado. Realmente o desenvolvimento sustentável ainda não está estabelecido, devido todos os argumentos colocados, mas precisamos COMERÇAR, se pensarmos que nunca será possível, não teremos força para lutar a favor do desenvolvimento sustentável.
    Acredito que estamos sim no caminho certo para sustentabilidade, através da educação dos nossos jovens, debate, feiras, conscientização, principalmente dos nossos governantes. E através desses manifestos, movimentos populares que vamos conseguir adentrar nas empresas, para conscientização dos seus gestores.
    Outro ponto importante é que o tema “SUSTENTABILIDADE” está em alta, tudo está relacionado a esse assunto. Um exemplo muito claro para demonstrar que estamos no caminho certo foi à semana do contador, no seu ultimo dia, em que, podemos verificar todos os empreendimentos que estão relacionados à sustentabilidade, principalmente a fabricação de telhas, tijolos, pratos, vassouras, tubulações, matérias de festas, entre outras, todos esses são originados de materiais reciclados, reaproveitando os nossos “lixos”.
    Ou seja, como comentei no inicio, precisamos “COMERÇAR”, e no meu ponto de vista, já começamos, precisamos difundir esses nossos pensamentos e empreendimentos para que no futuro possamos crescer economicamente utilizando a sustentabilidade, sem precisar degradar a nossa natureza.

    Ronne Carlos
    Ciências Contábeis
    4º Período

    ResponderExcluir
  41. "A destruição do ambiente está relacionada ao desenvolvimento econômico, onde pensamos em nossos bolsos e esquecemos as conseqüências que isso nos trás. Somos chamados de índios e muitos de nós ficamos chateados, mas qual o problema? Isso faz parte da nossa cultura, além do mais nunca ouvi dizer na história que os nativos destruíam suas matas, muito pelo contrário, eles sobreviviam de acordo com este meio. Como podemos dizer hoje que somos civilizados? Se destruirmos aquilo que precisamos, então por que não nos orgulharmos de sermos chamados de índios e cuidar do que é nosso, proteger nossa Amazônia. Isso pode ser senso comum, mas tenho o direito de manifestar minha opinião, quer alguém concorde ou não. Então tá na hora de planejar um desenvolvimento sem destruição."

    Irlane Vasconcelos
    4º Período - Ciências Contábeis

    ResponderExcluir
  42. Crianças... espero mais comentários até às 12h de 30/09/2011, ok?
    bjk

    ResponderExcluir