terça-feira, 28 de setembro de 2010

28/09/10 às 23h38min



Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. 
Há tempo de nascer, tempo de morrer; de plantar, e de colher o que se plantou... 
Tempo de sentir saudade, e tempo de esquecer; tempo de derrubar, e tempo de edificar;  
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de lamentar, e de dançar;
 
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e de afastar-se; 
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de jogar fora;
 
Tempo de estar calado, e tempo de falar;
  
Tempo de amar, e tempo de sofrer; tempo de guerra, e tempo de paz. 

Só não se deve perder tempo
 
" O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. "   



Pena, que nem sempre a gente aceite isso! Tudo tem que ser na hora exata e do jeito que queremos... esquecemos que, muitas vezes, Deus tem outros planos para nós...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS


A Didática deve ser entendida como processo e não como um procedimento pedagógico: processo porque ela se configura como uma estrutura continua de mecanismos formais estabelecendo norteamento e reorganização dentro do próprio Ensino das Ciências. Outro aspecto que se torna relevante é a própria construção deste currículo que será condicionado à realidade do aluno e sua necessidade inerentes e emergentes que surgirão durante o decorrer do curso. Portanto, a Didática deve ser pensada para além do modelo tradicional de ensinar e transmitir os conteúdos (LIBANEO, 2006).
O procedimento não se caracteriza porque é apenas o mecanismo que o professor tem para estruturar a dinâmica de suas aulas. Os conteúdos trabalhados com os procedimentos adequados dão suporte para que o procedimento da Didática seja, mas significativo e mais motivante o que não deixa de ser uma forma processual dentro do processo de ensino aprendizagem. Porém não é o suficiente para dar conta da dinamicidade da Didática.
Cada disciplina tem seu objeto próprio como conteúdos de ensino e que não deve ser desconsiderado. É o que contempla Oliveira (1992), quando estabelece os discernimentos das disciplinas em conteúdos didáticos para a Educação Básica. 
Ora se a disciplina tem estruturas próprias como então trabalhar estes conteúdos de forma que os alunos possam envolver-se e motivar-se para compreender e apreender estes conhecimentos? 
(Leia mais em:  MENEZES, Ana Paula Sá. A Instrumentação no Ensino de Ciências na Amazônia. Manaus: BK Editora, 2009)  

O Ensino de Ciências e a Idéia de Cidadania



A organização do ensino de Ciências tem sofrido nos últimos anos inúmeras propostas de transformação. Em geral, as mudanças apresentadas têm o objetivo de melhorar as condições da formação do espírito científico dos alunos em vista das circunstâncias histórico-culturais da sociedade. As alterações tentam situar a ciência e o seu ensino no tempo e no espaço, enfatizando em cada momento um aspecto considerado mais relevante na forma de o homem entender e agir cientificamente no mundo por meio de um conhecimento que, de modo geral, está além do senso comum.

Na atualidade, penso que a preocupação dos que investigam novos caminhos para o ensino de Ciências não está na simples superação da mera descrição de teorias e experiências científicas, nem na visão de que o conhecimento é algo que se constrói. Este último é um ponto relevante e fonte de importantes trabalhos acadêmicos, porém, tem apresentado visível desgaste como campo de pesquisa. As atenções da educação estão hoje basicamente voltadas para a idéia de cidadania e para a formação de professores com novos perfis profissionais, mestres em condições de trabalhar com uma visão interdisciplinar da ciência, própria das múltiplas formas de se conhecer e intervir na sociedade hoje.
Neste sentido, as propostas mais adequadas para um ensino de Ciências coerente com tal direcionamento devem favorecer uma aprendizagem comprometida com as dimensões sociais, políticas e econômicas que permeiam as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Trata-se, assim, de orientar o ensino de Ciências para uma reflexão mais crítica acerca dos processos de produção do conhecimento científico-tecnológico e de suas implicações na sociedade e na qualidade de vida de cada cidadão. É preciso preparar os cidadãos para que sejam capazes de participar, de alguma maneira, das decisões que se tomam nesse campo, já que, em geral, são disposições que, mais cedo ou mais tarde, terminam por afetar a vida de todos. Essa participação deverá ter como base o conhecimento científico adquirido na escola e a análise pertinente das informações recebidas sobre os avanços da ciência e da tecnologia.
Para você, qual o papel da ACT - alfabetização científica tecnológica - nesse contexto?


(Veja mais em http://www.hottopos.com/mirand17/prsantos.htm)


Referência: SANTOS, P. R. dos. O Ensino de Ciências e a Idéia de Cidadania. MirandumPorto (Portugal), v. X, n. 17, p. 25-34. 2006. 


Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil



O mundo globalizado encontra-se acentuadamente dividido entre aqueles que conseguem participar das ocupações produtivas e beneficiar-se dos avanços proporcionados pela tecnologia e aqueles que se encontram à margem delas. Entretanto, conforme relatório da Unesco, organizado por Delors (2005), é meta para o século XXI criar uma sociedade com condições de vida harmoniosas e produtivas para todos, o que implica um engajamento social intenso, o qual pode ser assegurado por uma proposta educativa que possibilite o acesso a um tipo de conhecimento capaz de ampliar e enriquecer a interpretação de mundo dos sujeitos.
Que estratégias podem ser utilizadas no Ensino de Biologia para modificar esse quadro?
(Veja mais em http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen6/ART10_Vol6_N1.pdf)

A Moderna Biotecnologia e o Desenvolvimento da Amazônia


Atualmente, bilhões de dólares são gastos em pesquisas em todo o mundo
para localizar, etiquetar e identificar os genes e suas funções nos seres de todo
o reino biológico. Enorme quantidade de informações genéticas sobre plantas,
animais e a própria espécie humana está sendo coletada e registrada em bancos
de dados genéticos para serem usados como primeiro recurso primário bruto
do século XXI.

Mas, além da busca pelo conhecimento, o que tem propiciado toda essa
corrida pela biotecnologia?

Entendendo-se a corrida da moderna biotecnologia por essa ótica, dimensionase
a importância dos ecossistemas amazônicos com diversidade e quantidade
de riqueza genética, como potencial de genes que podem entrar no patenteamento
da bioindústria.
Toda essa potencialidade de negócios, estabelecidos a partir dos genomas
amazônicos, trará que tipo de desenvolvimento regional? Esta é a questão que
mais uma vez se coloca, entre tantas outras oportunidades que surgiram como
propulsoras do desenvolvimento amazônico.
Qual a sua opinião a respeito disso?
(Veja mais em http://webnotes.sct.embrapa.br/pdf/cct/v17/cc17n202.pdf)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

10 Motivos para Estudar Online - Cursos 24h


Hoje separei 10 motivos interessantes pelos quais vale a pena estudar em Cursos Online.
1 - Rápido e Prático

Fazer Cursos Online é uma forma rápida e prática de aprender. Aqui você pode iniciar um curso em qualquer dia. Hoje mesmo, se preferir!
2 - Valores Acessíveis
ninguém gosta de desperdiçar dinheiro, não é mesmo? 
Nossos cursos possuem valores entre R$ 20,00 e R$ 50,00, sem mensalidades. Um treinamento semelhante presencial, em função de diversos custos maiores, dificilmente fica menos de R$ 500,00. 
3 - Flexibilidade

Você tem Flexibilidade de Horário: Pode estudar em qualquer dia e hora. Flexibildiade de Local: Estuda de onde preferir, da casa, do trabalho, etc. Flexibilidade de Duração: Conclua o curso em quanto tempo precisar, sem compromisso com prazos. 
4 - Não necessita se locomover
você sabe o quanto é chato ter que se locomover até um lugar longe para estudar.
 Se você tem um carro, pode desperdiçar alguns minutos (ou horas) no trânsito, além de gastar combustível, estacionamento, etc. Se utiliza o transporte público, então deve gastar mais tempo ainda se locomovendo até o local de estudo. Nos nossos cursos você não gasta nem tempo nem dinheiro com transporte. 
5 - Banco de Currículos
Com mais de 120 mil alunos treinados
É comum que as empresas com vagas para contratação entrem em contato e peçam indicações sobre alunos que terminaram algum curso em específico. Para isso nós criamos o Banco de Currículos. Todos os alunos que finalizam algum curso podem enviar seu currículo, que ficará disponível para as empresas consultarem. 
6 - Certificado Válido em Todo o Brasil 
Você sabia que nossos certificados possuem a mesma validade de um certificado de curso presencial? Não sei bem qual a sua necessidade, mas os certificados são válidos em todo o Brasil e podem ser utilizados para o que você precisar, seja uma promoção na sua empresa, incluir no seu currículo, completar horas na faculdade, progressão funcional, provas de título, concursos públicos, entre outros. 
7 - ABED 
Temos grande orgulho em fazer parte da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, que tem como um dos objetivos estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas;
8 - Funcionários treinados conosco 
Ao longo dos anos já treinamos funcionários de grandes empresas, como Petrobras, Bradesco, Itaú, entre outros. 
9 - Seu currículo fica atualizado 
Nada melhor do que manter-se com o currículo atualizado. As pesquisas comprovam que manter o currículo atualizado é uma das formas mais eficientes para subir de cargo na empresa, conseguir um novo emprego, ou até mesmo evitar uma demissão do emprego atual. 
10 - Professores Altamente Qualificados 
Durante o curso você pode enviar suas dúvidas para a equipe de tutoria do curso, que pode corrigir exercícios, enviar material adicional e tirar todas as suas dúvidas. É um suporte personalizado que melhorará seu desempenho durante o curso.
Espero que tenha gostado de conhecer os 10 motivos acima e que faça em breve algum curso no Curso 24h.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

EU - Florbela Espanca

 Adoro este soneto... ele diz muito de mim...



                             EU


 Eu sou a que no mundo anda perdida,
 Eu sou a que na vida não tem norte,
 Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
 Sou a crucificada ... a dolorida ...



Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida! ...

Sou aquela que passa e ninguém vê ...
Sou a que chamam triste sem o ser ...
Sou a que chora sem saber porquê ...
                                                         
Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!



Florbela Espanca

Hoje... 22/09/2010... 1h36min



É madrugada... tô morrendo de sono, mas tive que terminar de corrigir alguns TCCs, mandar e-mail com tarefas pros alunos de Pedagogia, endereços de revistas para publicação pra turma de Biologia, falar com meus estagiários de Ciências... o normal de sempre...
Ah, ganhei de presente do Marcelo 2 acessórios do Grêmio! Ameeeeeeeeeeeeeeeeei!!!
Mas, o bom de hoje foi abrir o blog e ver todos os recados maravilhosos da turma que mais  amo em Pedagogia: o 3o período... de todas as turmas de todas as faculdades, foi onde fui mais bem recebida.
O carinho de vcs me deu forças esta semana pra continuar lutando e não desistir.
 Obrigada! Deus abençoe cada um de vcs por isso.
Hoje, ao contrário de outros dias e outros contextos, vcs (como sempre!) obedeceram o 5o mandamento. Matar o outro não é só tirar-lhe a vida... é tirar-lhe a vontade de viver, é falar coisas que magoam, que machucam, que agridem...
Obrigada, meus queridos! Um bj bem grande em cada um de vcs!!!!

sábado, 11 de setembro de 2010

Hoje... 11/09/2010

Hoje... só hoje... vou parafrasear o JQuest.... pois é assim que venho me sentindo há dias...



Hoje eu preciso te encontrar de qualquer jeito
Nem que seja só pra te levar pra casa
Depois de um dia normal...
Olhar teus olhos de promessas fáceis
E te beijar a boca de um jeito que te faça rir
(que te faça rir)
Hoje eu preciso te abraçar...
Sentir teu cheiro de roupa limpa...
Pra esquecer os meus anseios e dormir em paz!
Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua!
Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria...
Em estar vivo.
Hoje eu preciso tomar um café, ouvindo você suspirar...
Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia...
Que eu faço tudo errado sempre, sempre.
Hoje preciso de você
Com qualquer humor, com qualquer sorriso
Hoje só tua presença
Vai me deixar feliz
Só hoje
(solo)
Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua!
Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria...
Em estar vivo.
Hoje eu preciso tomar um café, ouvindo você suspirar...
Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia...
Que eu faço tudo errado sempre, sempre.
Hoje preciso de você...
Com qualquer humor, com qualquer sorriso!
Hoje só tua presença...
Vai me deixar feliz.
Só hoje (repete 2x)

domingo, 5 de setembro de 2010

Soneto da Separação





De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente


(Vinícius de Morais)

A FRAGMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA





“Numerosos estudos têm mostrado que os próprios professores não compreendem a natureza da ciência”. A informação é do professor José Mariano Amabis, do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo) quando participou do VIII EPEB (Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia). Amabis iniciou sua participação dizendo que o conhecimento tem sido passado para a sociedade numa velocidade bastante alta. “Não tivemos tempo de formar certos padrões éticos e certos conceitos em termos sociais para lidar com isso”, revelou. Para ele, a grande questão é se os professores estão conseguindo fazer esse processo social na escola. Para abordar o assunto, ele utilizou várias gravuras a fim de ilustrar sua fala.
Salientando que os problemas no ensino de Biologia são universais, Amabis disse que não há mais sentido uma educação fundada na transmissão de fatos. “Isso porque a pesquisa científica está soltando cada vez mais informações”, explicou. Além desse problema, mostrou a imagem de uma cidade com vários balões flutuando sobre ela para ilustrar a fragmentação do conhecimento biológico e seu distanciamento da vida cotidiana. Cada balão representava uma área da Biologia, geralmente estudada em sala de aula numa unidade de genética, por exemplo. Os balões estavam soltos no ar e a Biologia real, como enfatizou o professor, acontecendo na cidade. “Esperamos que o aluno faça essa ligação (entre o conhecimento estudado na escola e a vida cotidiana), mas isso não é possível se tivermos essa visão”, referiu-se à ilustração.
E você, o que pensa sobre um ensino tradicional, em que o aluno é apenas um fiel receptáculo dos saberes do professor?

sábado, 4 de setembro de 2010

Situação Problema Paulo Freire + D. Bosco



O Sr. Anselmo é o novo gestor da EEEF Thiago de Melo. Essa escola, há muitos anos vem sendo taxada como uma das piores da cidade, como ponto para o tráfico de drogas e prostituição infantil. A violência entre alunos e alunos e mesmo entre alunos e professores é algo banal. Ninguém se respeita. A Pedagoga da escola só serve para verificar se os professores foram para suas salas nos seus horários e chamar a atenção de um ou outro aluno que, porventura, esteja fora de sala de aula. A escola está toda depredada, riscada, com mesas e cadeiras quebradas. É assaltada uma vez a cada mês. O antigo diretor saiu por não ter mais condições de saúde de comandar a escola. Seus nervos estavam em frangalhos. Suas últimas palavras ao novo diretor foram: “Meu caro, essa juventude só reconhece a autoridade a partir da repressão. Faça com que eles conheçam o regimento, e depois vigie para saber quais são os seus transgressores e infligir-lhes, quando necessário, o merecido castigo. E veja, apesar de eu tratá-los no cabresto, veja o que fazem com a escola... são uns vândalos! Nesse sistema, suas palavras e seu semblante de superior devem constantemente ser severos e até ameaçadores. Evite toda a familiaridade com alunos, funcionários e professores. O diretor, para dar mais prestígio à sua autoridade, raro deverá achar-se entre os subalternos e, em se tratando de aluno,  quase unicamente quando se trata de ameaçá-los ou puni-los. Esse sistema é fácil, menos trabalhoso. Por isso, estou conseguindo sair vivo desse lugar!”
Apesar desse desabafo, o único pensamento de Anselmo eram as palavras de Paulo Freire que ecoavam em sua mente: “Como cobrar das crianças um mínimo de respeito às carteiras escolares, à mesa, às paredes se o Poder Público revela absoluta desconsideração à coisa publica? É incrível que não imaginemos a significação do "discurso" formador que faz uma escola respeitada em seu espaço. A eloqüência do discurso "pronunciado" na e pela limpeza do chão, na boniteza das salas, na higiene dos sanitários, nas flores que adornam. Há uma pedagogicidade indiscutível na materialidade do espaço”.
Anselmo, ex-aluno salesiano, acreditava no sistema preventivo de D. Bosco. Esse sistema consiste em tornar conhecidas as prescrições e as regras de uma instituição, e depois vigiar de modo que os alunos estejam sempre sob os olhares atentos do diretor ou dos assistentes. Estes, como pais carinhosos, falem, sirvam de gula em todas as circunstâncias, dêem conselhos e corrijam com bondade. Consiste, pois, em colocar os alunos na impossibilidade de cometerem faltas. O sistema apóia-se todo inteiro na razão, na religião e na bondade. Exclui, por isso, todo o castigo violento, e procura evitar até as punições leves.
Aponte  5 razões que tornam o sistema Preventivo de D.Bosco preferível ao sistema Repressivo.