terça-feira, 7 de junho de 2011

A Importância da Pesquisa para a Pedagogia


Qual a contribuição para sua formação acadêmica da I Mostra Interdisciplinar da FSDB? Aponte aspectos positivos, negativos e sugestões.

26 comentários:

  1. Boa tarde professora Ana...

    Depois de muitos teorias e visitas, participaremos da I Mostra Interdisciplinar, e a partir de agora colocaremos em prática nossos trabalhos demonstrando tudo aquilo que foi positivo para nossa aprendizagem, desde a postura até os conhecimentos que vão nortear nossa vida profissional. Como ponto positivo é o conhecimento adquirido, que através do aprendizado e participação ativa,em todas os componentes, nova leitura de mundo, observando a ciência e seus pensadores, em que as novas tecnologias podem colaborar no crescimento do do educador e educando. Quanto ao negativo posso afirmar que somente o nosso desinteresse por muitas vezes na leitura.E como sugestão, a FSDB deve continuar promovendo esse tipo de evento para que nós acadêmicos cada vez mais possamos aprender para a nossa prática profissional.

    José Augusto Maia da Silva
    Pedagogia 4º Período
    FSDB

    ResponderExcluir
  2. Oi profff.
    Irei responder assim que terminar a Mostra, para poder entrar dentro do contexto que a professora solicita.

    ResponderExcluir
  3. A academia deve ser um laboratorio, onde podemos experenciar diversar realidade para que possa nos ajudar na prática diária do trabalho de professor. Essa primeira amortra é uma oportunidade de nós, academicos, apresentarmos nossas pesquisar e também nos aprofundarmos com aquilo que será apresentado.

    Sempre é bom ter oportunidade de expor ideias que muitas vezes vão ajudar outros colegas, ou mesmo serve para desenvolver um projeto mais refinado e de alta qualidade.

    toda amostra deve ter com pertinente, o que esses trabalho vão mudar a sociedade e a minha vida,seja academica ou social. Pois uma amostra só para preencher tempo e não ter um definição ou um objetivo claro, não serve de nada... como já disse, sempre é bom aprofundarmos nos conhecimentos e por em prática o que aprendemos em sala de aula....


    Huerbert Santo 3º pedagogia

    ResponderExcluir
  4. Ver o que está acontecento dentro do universo escolar, com as experiências trazidas por nossas colegas em fase final de formação , faz com que eu tenha mais motivação e interesse em continuar nesse campo da pedagogia, a pesquisa. Esse processo da MOSTRA, nos traz um norte, desde os temas que podemos explorar, da didática que podemos apresentar, das técnicas que podemos aprimorar entre outros fatores importantes apresentados, associados às experiências gratificante expressados pelos nossos colegas acadêmicos. O exemplo da maneira como se conduzir na mostra, também está sendo relevante nesse momento, juntamente com a oportunidade de contato direto que temos experimentado com os profissionais das diversas instituições pesquisadas, ouvindo suas experiências e seus conselhos de não esmorecer, não cruzar os braços, de ser comprometido. Conhecer também os diversos trabalhos desenvolvidos pelas instituiçoes está sendo ainda mais significante, fazendo-nos reconher as diferenças sociais, culturais e as diferentes dificuldades de aprendizagem. São pesquisas, minicursos, palestras e uma infinidades de projetos da instituição junto com a competências de nossos educadores que estão fazendo com que os acadêmcicos trazem um diferencial no processo de formação como educadora.

    ResponderExcluir
  5. Resposta da acadêmica BARBARA MONIQUE do terceiro perído:
    Muito ja se sabe que sem pesquisa não podemos fazer de nossa prática, uma práxis no sentido de inovação, da compreensão das dificuldades dos alunos, na percepção dos novos métodos e novas técnicas. Essa afirmação está sendo provada na MOSTRA, com as experiências de pesquisas mostradas pelos nossos colegas acadêmicos. A pesquisa nos informa sobre o que está acontecendo positivamente e negativamente no universo educacional, trazendo reflexões e resultados para o que podemos fazer para fazer as devidas mudanças de forma criativo e signficativo.

    ResponderExcluir
  6. A pesquisa numa perspectiva pedagógica crítica é mais do que um componente curricular, é um princípio educativo. Ou seja, o ensino se dá pela e para a pesquisa. Embora, as dificuldades constatadas no processo de investigação para a prática de pesquisa no curso de Pedagogia defendo que esta atividade como método de construção de conhecimento constitui condição estruturante para a formação do pedagogo reflexivo, produtor de conhecimentos, capaz de investigar e reorientar sua própria prática, democratizando as relações e o ensino e aprendizagem. No entanto, por si só, não resolverá os problemas da qualificação e prática do profissional pedagogo, considerando os determinantes sócio-históricos presentes no contexto educacional. Por essa razão, a I Mostra Interdisciplinar da FSDB nos levou a encontrar as melhores condições de formar não só o pedagogo pela e para a pesquisa, mas sim os assistentes sociais, os contadores, os administradores e os filosofos, para que todos possam contribuir com a melhoria da prática pedagógica realizada nas escolas, na sociedade, enfim constitui desafios que demanda a reflexão e pesquisas nesta direção.

    Anne Furtado
    3 Período de Pedagogia FSDB

    ResponderExcluir
  7. A MOSTRA está sendo bastante proveitoso, com enfoque às pesquisas realizadas pelos nossos colegas acadêmicos, que estão de parabéns pelos trabalhos realizados em seus estágios. Essa experiência que eles nos trazem enriquecem nossos conhecimentos e nos remete a um olhar mais pesquisador, para que o nosso futuro mais à frente possa ser igual ou melhor ao que está sendo apresentado hoje. É nesse sentido que a educação se revela sempre inovadora, pois o que acontece hoje, trás novidades amanhão continuamente, porque o universo escolar está em constante processo de mudanças, devido ao mundo tecnológico e globalizado que a cada ano se revela com algo novo.

    ResponderExcluir
  8. A MOSTRA interdisciplinar proporciona uma relação mais íntima entre professor aluno, onde o que aprende vai pra frente ensinar o que compreendeu, sendo possível quando se faz pesquisas, o que é necessário no processo ensino-aprendizagem, pois antes de aplicar o conteúdo, o professor tem que conhecer os seus alunos, verificar o seu grau de dificuldade, suas limitaçòes, seus problemas, suas ambiçoes uma série de características fundamentais para que o processo do ensino e aprendizagem sejam significativos e relevantes em sala de aula.

    ResponderExcluir
  9. Professora penso que essa Mostra me serviu como aprendizado pelo fato de poder escolhermos as temáticas aplicadas em sala.
    E também vejo que devo fazer um "esforcinho"de pensar de como seria interessante a aplicabilidade dos mesmos em sala de aula com os educandos.

    ResponderExcluir
  10. Oi fessora!

    A pesquisa é e sempre será importante para todo e qualquer profissional que não queira ficar estacionado no tempo e se tornar uma peça de museu. (Uau! profundo isso) A I mostra interdisciplinar é importante por termos a oportunidade de nala ampliarmos nossa visão a outras aréas que talvez de alguma forma possam contribuir com nosso trabalho enquanto Pedagogos, talvez o único ponto negativo nessa amostra tenha sido realmente o tempo disponibilizado para as apresentações das turmas, no mais foi tudo muito proveitoso.

    Jorge Luís
    3 Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  11. Resposta da aluna SUELLY CAMPOS:

    Essa I Mostra da faculdade esse ano me conscientizou para a responsabilidade e a dinâmica do curso de Pedagogia. Mostrar nossos trabalhos realizados em sala de aula, obedecendo as orientaçòes dos professores, nos deixa orgulhosos, principalmente porque fomos nós que construimos o que estamos apresentando. E as oficinas em salas de aula, acrescentaram mais conhecimento e mais realidade ao mundo da educação. Todos estão de parabéns, desde a gestão, aos professores, aos convidados e acadêmicos. Não esquecendo também de parabenizar ao corpo administrativo da escola, desde o pessoal da limpeza ao mais elevado cargo, sem os quais essa mostra não seria possível de realizar. Obrigada FSDB. Valeu!

    ResponderExcluir
  12. A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA É FUNDAMENTAL PARA QUE POSSAMOS COMPREENDER E NOS APROFUNDAR NA TEORIA PARA COLOCARMOS EM PRATICA EM SAla DE AULA,É ATRAVÉS DAS AMOSTRAS QUE VAMOS PERCEBER A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EM DETERMINADO ASSUNTO E ENRIQUE O NOSSO CONHECIMENTO,E ASSIM TROCAR EXPERIÊNCIA,PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.


    ADRIANA LELIS 3 PERIODO

    ResponderExcluir
  13. Hey teacher!

    A Mostra Científica serviu para promover uma interação com os outros cursos da instituição, e através dessa interação, ocorre uma reflexão sobre os diversos trabalhos expostos. A troca de experiências e as diversas oportunidades para aprimoração, não apenas do próprio curso, como dos outros, resulta em uma considerável ampliação dos conhecimentos.

    Beijos. ;*

    ResponderExcluir
  14. Andrea,sem pesquisa o profissional docente não teria como saber quais são os principais problenas da educação em âmbito geral,e o mesmo não teria como fazer essas mudanças que mesmo pequenas já fazem toda difernça na educação.Um lado pasitivo nessas pesquisas e que temos a real visão de um deteminado problema e temos a chance de tentar resolver,e o lado negatino e não termos o apoio dos nossos governantes,mas não e por isso que devemos desanimar pois hã muito o que fazer e o primeiro passo esta sendo dado com essas mostra atraves da nossa faculdade isso nus influência de uma forma positiva em querer que essas mudanças seja vaisivel a todos nos.

    ResponderExcluir
  15. A pesquisa é fundamental na Pedagogia, devemos estar sempre em buscas do conhecimento já que ser professores não nos garantir o saber absoluto.
    A mostra interdisciplinar é muito boa pois muitas vezes os acadêmicos não são instigados á pesquisar e essa mostrar dá a oportunidade de fazermos isso o que me leva a perceper a sua importancia para que a educação seja significativa.
    O projeto interdisciplinar foi muito bom pra mim, pois além de me ajudar a estudar propocionou uma troca de conhecimentos entre os períodos mostrando que somos todos iguais e temos o mesmo potencial e essa interação entre os períodos é muito importante, o respeito de um para com o outro não importando qual o período que estivesse foi muito significativo e de grande valía.
    É essa que é uma educação significativa em que você não esquecer.

    Irlane Coimbra 3º Período Pedagogia

    ResponderExcluir
  16. para ser sincera não houve muita interdisciplinariedade, em relação a interação com o trabalho de outros cursos,mas o entusiasmo, a garra e principalmente a superação do 4º periodo em particular foi surpreendente, a grande lição que tiro da mostra é a vontade de conhecer cada vez mais outras realidades,de está com meus colegas e partilhar de tantos conhecimentos. Um aspecto que poderia e que deve ser melhorado é mesmo a questão da interdisciplinariedade, interagir com outros cursos.

    Raquel Santos
    4º período ped

    ResponderExcluir
  17. Boa noite.

    Pontos positivos:

    Esse estudo possibilitou a refletir sobre a prática educacional, na formação dos educadores, onde obtivemos ricos conhecimentos na área da educação, com as temáticas que foram apresentadas, dos Autores John Dewey e Anisio teixeira e outros.

    Pontos Negativos:

    Alguns textos foram muitos extensos, não dava tempo de ler todos até o final com pouco tempo para debater.

    Aidê Matos
    4º período Pedagogia
    FSDB

    ResponderExcluir
  18. boa noite

    a mostra serviu para a integraçao de todos porem os minicursos deveriam ter propostas interdisplinares ai haveria uma integraçao total .

    luciane paes
    3 periodo

    ResponderExcluir
  19. É o dever do educador que queira fazer o diferencial é esta sempre pesquisando, ou seja, ir em busca de novidades,e o gostoso dessa primeira mostra foi a correria o medo de não da tempo e sem dizer do frio que dá na barriga mas graças a DEUS e o desempenho de todos, digo isto pela minha turma deu tudo certo, um dos ponto positivos é o ensentivo e a confiança que a FSDB e os professores tem em nós academicos,ponto negativo falta mais participação dos acadêmicos não só da área da pedagogia mas da faculdade como um todo,sugestões que continue tendo mostras mais que senjam feitas em locais melhores.
    LUCINEIA BARROS
    PEDAGOGIA 4° PERIODO

    ResponderExcluir
  20. Resposta da aluna FLÁVIA:

    Nunca havia passado por uma experiencia tão gratificando na Mostra da Faculdade, e fiquei surpreendida com a facilidade demonstrada pelas academcias em encontrar ideias e recursos para supprir diversas necessidades encontradas nas instituicoes de ensino em seus estágios, onde mais uma vez me conscientizei que nao é a falta de recursos, estrutura e dificuldades de aprendizagem que o impedirá de fazer uma aula significativa, mas sim o seu compromisso com a profissão.

    ResponderExcluir
  21. Olá professora

    A mostra foi um aprendizado novo para a minha formação, foi a primeira vez que eu participo de uma mostra interdisciplinar, os demais cursos trouxeram propostas muito pertinente, como a educação e a saúde, a arte, a economia, ao meu ambiente, de forma interdisciplinar, a interação com os demais cursos foi maravilhosa.

    Pontos Negativos: O espaço físico foi muito pequeno para a quantidade de trabalhos; Oficinas junto com as exposições ficaram muito apertadas.
    Pontos Positivos: todos os trabalhos foram bem elaborados e bem explicados.

    Sugestão: para a próxima mostra " deveria ser um dia para apresentação, outros para a exposição e outro para a oficina, dessa forma todos terão a oportunidade de aprender melhor.

    Ana Moreira

    ResponderExcluir
  22. Bom dia
    Luciane Filgueiras,3º de Pedagogia.

    A amostra já é um ponto positivo para o meio acadêmico, porém como tudo o que fazemos não sai cem por cento, devemos avaliar os pontos positivos e os negativos, para mim teve mais pontos positivos do que negativos, as experiências das colegas dos períodos afrente foi muito satisfatória para meu aprendizado pessoal, além disso, temos que levar em consideração todo o trabalho realizado pelos nossos professores e coordenadores que tentam sempre trazer novos conhecimentos, que para mim foi bastante proveitoso para meus conhecimentos no meio acadêmico.

    ResponderExcluir
  23. Olá kerida professora!!!!!
    Em primeiro lugar kero agradecer pelo seu importante desempenho no nosso trabalho, se não fosse sua ajuda não teríamos conseguido, ouvir as pessoas dando elogios, e dizendo, que legal, está ótimo. Foi muito gratificante e devemos isso tudo a VC, espero contar sempre com sua ajuda......`
    E é nesse sentido que a mostra científica vem contribuir para nós como acadêmicos, pesquisar, ler, debater entre outros. Mas não esquecendo da disposição de local para a presentação, que não contribui sendo escuro e de pouco espaço.
    Espero no próximo período mais preocupação para a apresentação....
    Geosane Franco da Silva
    Pedagogia 4ª período

    ResponderExcluir
  24. Oiê! Primeiramente antes de mas nada, tenho que agradecer intensamente a você professora Ana Paula pela orientação que tivemos, pois tenho certeza absoluta que se não tivessemos essa orientação não coseguiriamos realizar essa mostra, contribuindo assim partticularmente não só para o meu lado acadêmico, mas pessoal, pois você professora deu mais do que provas de que podemos contar com você. Obrigada de coração. Creio que já lhe disse isso mas vale repetir: VALEU POR EXISTIR!!!!!
    Agora a respeito da Mostra, nos proporcionou mais enriquecimento para o nosso conhecimento. Conhecer e valorizar os trabalhos de nossos colegas é de profunda importância, e claro mostrar o seu próprio e receber elogios é muito gratificante, pois o nosso esforço foi reconhecido,mas devemos isso a orientadores como vc que nos proporcionar esse conhecimento, demosntrado assim na prática.
    ROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA
    4º Periodo PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  25. A mostra interdisciplinar traz em si, um roteiro vasto de idéias e experiências, porém foi pouco aproveitável, diante do corre-corre, mas não deixou de contribuir para a formação do professor, em particular os jogos produzidos pelo 4º periodo de pedagogia que será de grande ajuda à educação infantil, auxiliando o professor; pois os jogos vem abordando a prática alimentar, higiene bucal e corporal, como também um assunto delicado que é a sexualidade, de forma divertida e produtiva.

    Kelly Melo - 4º período
    Pedagogia - FSDB

    ResponderExcluir
  26. Foi muito importante para o nosso desenvolvimento cognitivo em poder participar colocar em pratica o que estudamos e pesquisamos um novo metodo de trabalhar o nosso conhencimento,cada vez em aprender, e conseguir alcaçar o objetivo.
    Katia Leitão dos Santos
    Pedagogia 4º periodo-FSDB

    ResponderExcluir