terça-feira, 7 de junho de 2011

A disciplina de Didática em Pedagogia



Depois de um ano estudando, lendo e refletindo... qual a contribuição para a sua formação acadêmica?

19 comentários:

  1. Contribui para eu conhecer que ela tem uma importância fundamental, pois oferece ao profissional educador a base do seu trabalho, o norte para sua atuação em sala de aula, a ferramenta para reger sua prática. É um pré-preparo para os acadêmicos no processo de formação, para que ele tenha consciência do fazer organizado, com técnica, para que o exercício da profissão seja realizado de maneira mais séria e com senso de responsabilidade, atos esse que o levará a um resultado de trabalho bem-sucedido. Nos traz ainda a conscientização para diversas tendências pedagógicas que cercam o processo de ensino-aprendizagem para que façamos comparações e assim detectarmos as suas vantagens e desvantagens, nos propondo uma identificação para qual teórico seguir. Enfim, a disciplina da didática me ensinou um conjunto de comportamentos, conhecimentos, diretrizes, atitudes, valores que constituem a especificidade do ser professor. Ressalto ainda que o ensino da didática no processo de aprendizagem acadêmica, para que tenha um resultado mais eficaz e eficiente, o aluno tem que se dedicar aos estudos fazendo leituras e pesquisas, para dar continuidade ao que já foi ensinado para adguirir desse modo um domínio mais aguçado aos conteúdos que irá ministrar.

    ResponderExcluir
  2. A disciplina de didática no processo de formação do educador, nos remete ao ponto em que Paulo Freire defendia , nos dizendo que o educador deva reconhecer nunca estar devidamente pronto, (1977, p. 55): “Aqui chegamos ao ponto de que talvez devêssemos ter partido. O do inacabamento do ser humano. Na verdade, o inacabamento do ser ou sua inconclusão é própria da experiência vital. Onde há vida, há inacabamento.”

    Foi significativo o ensino da didática, pois me ensinou a ser mais organizada, a elaborar trabalhos mais contextualizada, fundamentados, dentro de modelo estabelecido em normas, facilitou meu entendimento para o fazer com mais seriedade e responsabilidade. O exemplo da professora acrescentou mais ainda nas suas aulas, nas sua técnica de trabalho no seu conhecimento e na sua experiência, principalmente para quem irá a mesma função que ela.

    ResponderExcluir
  3. Oi prooff!

    “Todo processo de formação de educadores especialistas e professores – inclui necessariamente componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático do “que fazer” educativo, da prática pedagógica. Entre estes, a didática ocupa um lugar de destaque.” (Candau 2001, p. 13).

    Dentro do processo de formação, a didática limita-se os seguintes componentes básicos: o educador, o método a que se recorre, o educando, a matéria que se ensina e os objetivos a atingir para que se educa. Lukesi (2001, pp.27 e 28)

    Utilizei essas duas citações para responder a contribuição que a disciplina da Didática trouxe para minha formação acadêmica através dos trabalhos excelente e totalmente cheio de domínio da professora Ana Paula. Também fundamenta meu ponto de vista de que a prática educacional é uma ação comprometida ideologicamente e efetivamente. A aulas de didáticas na minha formação criaram condições para que eu me prepare filosoficamente, cientificamente e tecnicamente para que essa preparação me sirva de base efetiva ao tipo de ação que irei exercer, levando-me a reconhecer que o fazer de um educador no seu dia-a-dia o tornará apto ao meditar a teoria sobre a sua prática, o que fez eu compreender, de maneira global o objeto da ação didática, pois aprendemos bem aquilo que praticamos e teorizamos, muito focada pela professora nesse período de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. "Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de descriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos. Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: miséria na fartura. sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo.Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. sou professor a favor da boniteza de minha prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser testemunho que deve ser do lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste." (Freire)
    É com as palavras de Freire que defino o aprendizado em didática, aprender que não devo esperar somente pelo Estado para mudar a educação, mas isso deve partir da minha força de vontade, da minha dedicação e verdadeiramente do amor que tenho pela educação.
    Um destaque que posso dar ao estudo de didática é que agora posso dizer e realmente dar aula de ciências para séries iniciais. Caso curioso, pois minha turma é do Ensino Médio e ministro a disciplina de filosofia. O fato de estudar didática com a turma de pedagogia, abriu um leque de conhecimento dos quais, certamente não teria na filosofia tais como, as experiências de cada um que ao longas das aulas foram partilhadas, as conversar com a professoras que me ajudaram no meu desempenho em sala de aula e no convívio com o diferente que no inicio foi esquisito, mas que se tornou produtivo para mim.

    Huerbert Santos
    3º de pedagogia

    ResponderExcluir
  5. Resposta da acadêmica BARBARA MONIQUE do terceiro período:
    A disciplina de DIDÁTICA trouxe um novo norte para que pudéssemos compreender o processo de ensinar dentro de sala de aula, nos revelando que sem disciplina na organizacao dos conteúdos, temas, e ainda sem direcionamento, sem técnica, mesmo que ainda não tenhamos uma gama de experiências, as aulas podem correr o risco de não serem aproveitosas para os estudantes. Trouxe ainda o conhecimento de diversos teóricos nos diversos contextos que abrangem a educação e por fim nos ensinou de forma mais consistente como realizar os trabalhos acadêmicos. Irei aproveitar todos os conteúdos para me aprimorar cada vez mais nessa disciplina, pois sei que sem ela, não farei a diferença como educadora.

    ResponderExcluir
  6. boa noite !

    a didatica é o objeto da pedagogia,sendo assim tambem se torna-se nosso objeto de estudo ...posso dizer que este semestre foi muito produtivo tanto para nós enquanto academicos e como pessoas construirndo um novo conhecimento !

    luciane paes
    3 periodo

    ResponderExcluir
  7. "Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos",(FREIRE, P. Pedagogia da autonomia, p.30)
    Assim, a didática constitui uma área integradora transversal, articulando atributos da psicologia, sociologia, epistemologia e do pensamento educacional, mobilizando-os para a reflexão sobre a prática pedagógica do próprio professor. Ela pressupõe uma análise dos processos de construção dos saberes em cada área curricular e a discussão da natureza das atividades de aprendizagem, dos processos de pensamento e das inter-relações entre os diversos interventores no ato educativo: "A didática se caracteriza como meditação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente",(LIBÂNEO,José Carlos, 1994, p.28)

    A didática, longe de reduzir-se a uma simples coleção de métodos e técnicas de ensino, constitui o enquadramento teórico fundamental em que se situam os quadros de referência de ação do professor. Toda a atuação do professor com os alunos pressupõe uma perspectiva didática, clara . É a partir dela que cada professor seleciona objetivos, organiza atividades, formula critérios de avaliação, determina procedimentos de atuação para cada tipo de situação.

    Então, podemos dizer que a Didática é uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem.

    O trabalho do professor em sala de aula muitas vezes se resume em repassar os conteúdos aos alunos, sem estimular neles a interpretação, a crítica e a criatividade, pois, a contratação de bacharéis vai resultar-se nisto que citamos neste parágrafo e também tiramos a conclusão que essa prática de querer transferir conhecimento não parte apensas de alguns professores, mas também de nossos governantes, queremos lembrar aos mesmo que "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção", (Freire 1996, p. 47).

    Anne Furtado
    3 Período de Pedagogia FSDB

    ResponderExcluir
  8. Oi Profa...Boa Noite!!!!!!!!!!!!
    A disciplina de Didática para a minha formação acadêmica venho despertar em mim o verdadeiro sentido da didática.Antigamente a didática se resumia em métodos, as técnicas de como "dar"aula, hj em dia ainda é isso só que uma forma onde o educador vivencia a sua prática, isto é,qdo há comprometimento e isso veio transformar um conceito um tanto quanto passado em minha formação.
    partindo de que deve-se saber sim ministrar as aulas com todos os todos os princípios da didática,sendo que, deverá existir uma construçao da mesma de acordo com o contexto vivenciado e, isso a disciplina me proporcionou.

    ResponderExcluir
  9. Oi fessora!

    Então: Importância fundamental, tem a Didática para nossa formação acadêmica. Nos aprofundando em assuntos pertinentes, discutindo teóricos, apresentando trabalhos e sendo avaliados é claro, para que possamos saber onde devemos melhorar, onde devemos aperfeiçoar nossos métodos e adquirindo conhecimentos que nos ajudarão a transmitir informações e trocar experiências e novos conceitos, com nossos alunos...

    Jorge Luís
    3 Período de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  10. Resposta da aluna SUELLY CAMPOS:

    A disciplina de Didática trouxe conteúdos importante para nosso crescimento acadêmico e nossa prática como professor no futuro. Fundamentou de maneira simples para fácil compreensão, as tendências, os conceitos científicos, as metodologias, as técnicas, as normas técnicas na elaboração de diversos trabalhos acadêmicios, enfim, uma série de conteúdos para que nosso processo de aprendizagem se tornasse mais organizado, para que aplicássemos nossos estudos com mais responsabilidade. A professora Ana Paula inovou a pedagogia salesiana.

    ResponderExcluir
  11. A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DE DIDATICA PARA MINHA FORMAÇÃO ACADÊMICA,É DE PRINCIPAL IMPORTÂNCIA,POIS A DIDATICA É UM MECANISMO PARA QUE O DOCENTE POSSA TER UMA PRODUTIVIDADE EM SALA DE AULA,PARA QUE NÃO FIQUE NAQUELA AULA MECANIZADA.E É ISSO A DIDATICA SO VEM CONTRIBUIR PARA MINHA FORMAÇAO ACADÊMICA.

    ADRIANA LELIS 3 PERIODO

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. A didática é mais que um mecanismo, que uma ferramenta para mim é de fundamental importancia na formação docente.
    E com ela aprendir que devemos está sempre em busca de fazer o melhor para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  14. Andrea, a disciplina didatica,e de grande importancia para o profissional docente pois funciona como uma aprendizagem de novas metodologias de ensino fazendo assim que o profissional docente saia se uma rotina de metodos já ultrapassanos,tornando suas aulas satisfatoria para uma melhor ensino aprendizagem dos seus educsndos.

    ResponderExcluir
  15. Bazinga!

    Não apenas o componente curricular, como a sua didática, serviu como norte para as metodologias que poderei a utilizar. Com as discussões de vários teóricos e das realidades que cerca a escola, fica evidente a necessidade de rever certos conceitos próprios e da sociedade. Acredito que a Didática contribuiu de forma significativa pra minha formação acadêmica.

    Nos vemos em Ciência, prof.
    Beijos. ;*

    ResponderExcluir
  16. Resposta da aluna FLÁVIA:

    Tenho uma certa vivência em sala de aula, utilizando técnicas que muitas vezes são determinadas pela minha própria criatividade. Conhecí pela primeira vez a disciplina da Didática e fiquei surpreendida por nunca haver tido a oportunidade de aprender o que existe em seu conteúdo, pois tudo o que foi dito e passado nesses dois períodos com a Didática I e Didática II, acrescentaram uma melhoria em meus trabalhos em sala de aula, numa dimensão incomparável. Hoje vejo que essa disciplina fez muita falta, e tudo que foi apresentado pela professora Ana Paula, vou valorizar, pois me tornou uma profissional mais confiante em realizar meu trabalho e mais consciente de como a metodologia e as técnicas utilizada faz uma grande difetença para o educador.

    ResponderExcluir
  17. Olá Professora.
    Durante esses dois períodos estudando a disciplina de Didática, pude perceber a importância deste estudo. Libâneo diz que o objeto de estudo da Didática é o processo de ensino, ou seja a atividade do professor e dos alunos visando o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e a assimilação ativa do conhecimento.
    O professor que sabe para si e não sabe ensinar na sala de aula ele não tem Didática. A disciplina de Didática é um desafio para o ensino e o aprendizado.As aulas foram muito importante para a mim que sou docente em formação.

    Ana Moreira.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Esses dois períodos estudando Didática I e II, me fez refletir que ela é à base de todo um processo da profissão de educador, eu como futura educadora não poderiam ensinar, ministrar ou planejar uma boa aula sem didática. Enfim não seríamos um educador completo, vim perceber toda a sua importância no nosso último seminário, com o trabalho: Didática em Questão, que aborda muito sobre o profissional da educação – “o professor”, enfim tive a oportunidade de aprender com essa disciplina e graças a Deus aprendi, hoje tenho outra visão.

    ResponderExcluir