terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mitos Pedagógicos



 Aula deve ser experimental 
Uma atividade prática não carrega em si todos os conteúdos que se quer ensinar, assim como não é necessariamente o procedimento principal ou obrigatório no ensino de Ciências. As aulas em laboratório devem fazer parte de uma sequência didática que envolva exposições teóricas, registros dos alunos e confrontações de ideias. 

 Experiência, só em laboratório Aula prática não depende de equipamentos de alta tecnologia. Com material alternativo também é possível produzir experimentos que levam à construção de conceitos pelos alunos. Observações de fenômenos podem ser feitas no pátio da escola ou na vizinhança. 

 Memorizar nunca mais É um erro reduzir os aprendizados de Ciências a apenas uma lista de enunciados a serem decorados. Porém a memorização às vezes é importante depois de entender os conteúdos. Nem toda terminologia deve ser abandonada. Ela tem sentido e deve ser valorizada por meio de objetivos claros.


Poste um comentário sobre cada um dos itens acima.

31 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de dizer que concordo "500%" com tudo o que foi dito. As aulas experimentais devem ser um complemento para as aulas teóricas e um auxílio, especialmente para conteúdos mais difíceis.

    Quanto ao segundo quesito, experiências, estas podem ser realizadas em qualquer lugar. Há muitos experimentos com materiais fáceis e que podem ser realizados em sala de aula. Especialmente em escolas que não tem material ou laboratório (ou seja, a maioria).

    Sobre a memorização, a mesma não pode ser descartada e também tem a sua importãncia. Conhecer certas terminologias e conceitos científicos é fundamental.

    Abraço, Lorena

    ResponderExcluir
  2. 1- Aulas em laboratório no ensino das ciências são de extrema importância para sairmos dos textos e vislumbrarmos as coisas “funcionando”, ou sendo testados na prática. Os experimentos realizados em laboratórios nos fazem aprimorar e enxergar além, servindo também como estímulo ao aprendizado.
    2- Realmente não é apenas observando um telescópio que podemos ver a beleza do universo, se nos concentrarmos na germinação de uma semente, poderemos acompanhar o poder da criação, assim como mães que somos e temos o dom de acompanharmos em nossos corpos o dom da vida sendo gerado.
    3- Memorizar é complicado, acredito que nas ciências devemos memorizar muito o conteúdo das matérias que ensinamos, em que nos aprimoramos e especializamos, porém são inúmeros termos técnicos que me impressionam, como na biologia por exemplo, o fluxo reprodutivo das plantas tem inúmeros palavras.
    Deborah F. C. Lima – 4º Período - FSDB

    ResponderExcluir
  3. 1° item
    ►Sim. A ciências só se aprende quando há uma situação para resolver, um problema. Não é prática versus teoria, mas é prática com teoria o tempo todo com os alunos.
    2° item
    ►Não. Para que as crianças descubram o mundo ao seu redor, o ideal é que o primeiro contato com os conceitos naturais aconteça de maneira divertida, assim como aconteceu comigo. Na construção do meu terrário, foi uma experiência incrível, onde não utilizei equipamentos de alta
    tecnologia tudo aconteceu naturalmente.
    3° item
    ►É importante memorizar na aprendizagem,com relação a esse método eu não gosto pois carrego comigo vários traumas, que até hoje não consigo me livrar.Eu gosto mais de aulas praticas.
    Célia Mateus - 4ºA Pedagogia -FSDB

    ResponderExcluir
  4. 1- A nossa práxis educativa tem que ser diversificada, mas uma coisa não anula a outra, as aulas pra ser bem mediada tem que haver um conjunto de processos educativos que possam atingir o nosso objetivo final.
    2- O fato de estarmos em um laboratório, não quer dizer que lá podemos entender e perceber todos os fenômenos naturais decorrente da natureza, principalmente em ciências naturais, pois, existem diversas maneiras de estarmos observando os fenômenos no nosso dia a dia, como: o eclipse da lua, as mudanças climáticas, principalmente na nossa região que o clima é tão imprevisível, o encontro das águas, o período defeso do peixe, o porquê em determinados lugares o solo é tão fértil para algumas plantas e outras não e etc, Tais experiências são os conhecimentos prévios que ao adentar na sala de aula, poderemos assimilar de forma mais natural e fácil. Entretanto nem todo mundo tem o mesmo acesso a informações obtidas em laboratório, pois a nossa realidade educacional está
    muito atrás dos avanços tecnológicos, principalmente na rede pública de ensino.
    3- Os nossos teóricos, afirmam que a teoria tem estar em concordância com a prática, ou seja, o processo de ensino e aprendizagem, tem quer haver as duas articulações para melhor desenvolver o cognitivo dos nossos discentes, pois a teoria em si, não caminha só, não só assimilando ou decorando que teremos uma conhecimento epistemológico satisfatório.

    ResponderExcluir
  5. 1 - As aulas experimentais são de base muito importantes para o aprendizado de nossos alunos,até porque seria a junção da teoria com a prática e nossos alunos iriam conviver com a realidade, ou sejá, é algo que fugiria dos "livros" o que é fundamental para a compreensão de nossos educandos.
    2 - Discordo, a ciência é um campo amplo e no qual convivemos diariamente, por isso não se limita apenas em um laboratorio, pelo contrário o contanto com o mundo exterior é importantissimo para os alunos, com isso posso dizer que a Ciência pode ser ensinada em vários ambientes e quanto mais naturais melhores.
    3 - Em minha concepção acredito que o Ensino de Ciências deve ser mediado de forma com que o aluno "aprenda" e não apenas de uma forma memorizada é preciso fazer essa relação do ensino com a realidade deste aluno para que ele possa interelacionar e aprender esse assunto, com o isso o educando deve ser o mediador desse processo cognitivo e despertar em nossos educandos o amor pela ciências partindo de suas realidades.

    FABÍOLA NASCIMENTO - 4ºA - PEDAGOGIA - FMCN - FSDB

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o que foi mencionado.As aulas experimentais vem a ser um reforço para as aulas teóricas e nos auxilia para conteúdos mais difíceis.

    Quanto ao segundo item,a realidade faz com o professor busque experiências com materiais alternativos,proporcionando uma aula diferenciada.Desta maneira ele acaba inovando nas suas aulas.


    A questão da memorização,temos que levar em consideração que tem sua importãncia,o aluno tem que conhecer conceitos científicos.

    ResponderExcluir
  7. 1:Sim a aula deve sem dúvida ser experimental,não só o componente de Ciência, mas todoas as outras disciplinas,pois é uma outra forma do aluno compreender melhor o que tá sendo estudado.
    2:Concordo que é possivél a criança compreender através de fenomenos da natureza, no entanto, discordo quando você professora coloca que não é necessário o uso de equipamentos de alta tecnologia, esse tem seu importante papel nas aulas de experiências.Acredito que ambos comtribuem na aprendizagem do aluno tanto as experiências com fenômenos da natureza como os equipamentos de tecnológia.
    3:Nesse ponto "MEMORIZAR NUNCA MAIS" se for voltado nas práticas educativas é claro que não deve ser usada mais, mas é importante esse memorizar ser usado em algus aspectos; é claro que quando se fala em MEMORIZAR se pensa logo na prática dos (a) professores,pois é ele que irá mediar sua aula de maneira diferente para que essa prática não aconteça,e isso dependerá da ideologia que o mesmo acredita.
    ANDREIA DA COSTA
    FSDB-PEDAGOGIA,4P

    ResponderExcluir
  8. com certeza uma aula teorica tem que vir acompanhada de uma aula pratica, principalmente em materias como ciencia, geografia. pois ensinar nos livros e uma coisa, passando para a pratica tudo muda de figura, as aulas se tornam mais reais, vamos dizer assim.importante tambem sao reter as imformaçoes passadas pelo professor, isso nao muda. no mais e aproveitar a experiencia maravilhosa que e juntar a teoria com a pratica.

    ResponderExcluir
  9. * Aula experimental: Acredito que todo e qualquer conteúdo transmitido aos educandos deve ser ilustrado com experimentações. Afinal o visual e o experimental podem fazer a diferença em relação ao teórico na assimilação dos conteúdos.

    * Experiência só no laboratório: De fato não podemos deforma alguma reduzir às experiências ao laboratório como conhecemos, neste sentido recordo a vivência do segundo dia de aula em Agosto quando fomos ao campo de futebol da FSDB e observamos o céu, os vegetais e os animais. com esta simples experiência quebramos o paradigma trazido pela afirmação a priori mostrada sobre o laboratório.

    * Memorizar nunca mais:Concordo com a afirmação feita, afinal o conhecimento em qualquer área do saber vai além das tradicionais práticas de memorização, este deve levar o educando ao que chamamos em filosofia de assombro, isto é, levá-lo a questionar a própria realidade em que este encontra-se inserido para indagá-lo sobre suas transformações.

    Em geral acredito que toda e qualquer iniciativa que vise a melhora ou a mudança no campo fragilizado da educação deve ser levada em consideração, com efeito é nossa missão de educadores fazer com que nossos educandos tornem-se de fato partícipes no processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  10. Ana Maria -4º período de pedagogia.

    A aula de ciencias em laboratório ajuda muito ao aluno a ir ao encontro co concretoe por meios das teorias que foram ensinadas em se cotidiano, para uma boa aula em laboratório não será necessário um laboratório bem equipado, com os poucos equipamentos existente no mesmo irá desperta no aluno as decobertas e a construção de novos conceitos a respeito da ciência, com aulas exposta o educando não será mais um simples depositário, e assim esse aluno irá valorizar aind mais os seus objetivos a ser alcançados.

    ResponderExcluir
  11. Diante dos metodos, que temos vivenciados sobre o ensino de ciëncias, as aulas experimental e de grande inportäncia para todos os alunos,para fazerem suas experiëncias e tirar suas duvidas iniciais.Deve ser ilustrado com experimentações.
    1- laboratorio faz parte do complemento do aprendizado pois ajuda muito as professores , aos alunos a entederem com maior clareza e com maior vontade de buscar novas experiências.que serve para quebramos o paradigma que surgem no dia-a-dia.
    3- Dizer memorizar nunca mais e muito forte, pois diante do meu ponto de vista a memorização às vezes é importante para se entender os conteúdos.

    ResponderExcluir
  12. ROSA 4 periodo: Sim as aulas devem ter uma sequencia,e um registro para que possam ser confrontada com as ideias debatida na aula A construção de conceitos deferido pelas aulas praticas, faz-se, indepente da tecnologia o processo de observação pode levar os alunos a algumas hipóteses interessante, onde eles podem criar estrategia, utiliando conceitos proprios.
    Todos os grandes cientistas precisam memorizar ou decorar as formulas, para criar um projeto, os alunos devem apreender para conhecer os conteúdos,o importante é o conhecimento do assunto independente da forma que utilizamos, memorização ou não.

    ResponderExcluir
  13. (1)Ao nos referirmos às atividades investigativas, parece iminente a idéia de experimentação. Na verdade, a experimen- tação no ensino de Ciências não resume todo o processo investigativo no qual os alunos estão envolvidos na formação e desenvol- vimento de conceitos científicos. Há que se considerar também que o processo de aprendizagem dos conhecimentos científicos é bastante complexo e envolve múltiplas dimensões, exigindo que o trabalho investi- gativo dos alunos assuma, então, variadas formas que possibilitem o desencadeamento de distintas ações cognitivas, tais como: manipulação de materiais, questionamento, direito ao tateamento e ao erro, observação, expressão e comunicação, verificação das hipóteses levantadas. Podemos dizer que esse também é um trabalho de análise e de síntese, sem esquecer a imaginação e o encantamento inerentes às atividades investigativas. A partir dessa concepção de investigação, professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental
    (2)eu acho que a aula não deve ser so no laboratório mais sim de outra forma.
    (3)bom concordo com a afirmativa pois so memorizando nao se aprende muito nao
    ana cris fsdb

    ResponderExcluir
  14. 1-aulas experimental*O ensino de ciencias,em sua fundamentaçao,reque uma releçao constante entre teoria e a pratica ,entre conhecimento cientifico e senso comum a ideia da realizaçao de experimentos e difundida como grande estrategia pedagogica para o ensino apredizagem. 2-A ciencias e a experiencia são inseparaveis,e acredito que podemos sim fazer experiencias fora do laboratorio,desta forma e possivel complementar todo trabalho que se desenvolve em laboratorio . 3-Durante séculos,na escola,memorização foi sinonimo de decorar nomes,datas,e formulas,hoje ainda encontramos escolas que em periodo de avaliação passa 20 questões para a criança estuda ou seja memorizar.

    ResponderExcluir
  15. As aulas experimentais são importantes, porque o aluno pode participar e o mesmo tem contato com o experimento, algo que facilita bastante o seu aprendizado. Realmente, as aulas experimentais não precisa necessariamente de laboratório de alta tecnologia, qualquer lugarzinho dá para ensinar e realizar um experimento sem qualquer problema, o importante é despertar no aluno a curiosidade e a investigação.

    ResponderExcluir
  16. As aulas experimental é muito importante, propiciar ao aluno compreender melhor alguns conteúdos das aulas de ciências e vivenciar esse processo científico.

    As experiências não devem ser feita só em laboratorio existe varios meios de fazer um experimento pode ser no quintal, em casa ou ao ar livre. O objetivo das aulas de laboratório é inserir o aluno em situações específicas de aprendizado e se constitui uma experiência muito rica para seu aprimoramento.

    A ênfase das aulas é levar os alunos a vivenciar relações entre a teoria e a prática, oferecendo elementos investigadores para o aprofundamento do conteúdo

    Todas as nossas ações e pensamentos nada é mas que fruto de nossas memorias ou seja são apenas lembrancas. Aprendemos a andar e só fazemos por que memorizamos.tem certa ocasiões que precisamos apreender na prática e outras memorizar.

    ResponderExcluir
  17. Creio que ainda precisamos de conteudos, que a prática vem trabalhar a teoria, que ambas se completam.
    Sabendo que o aluno aprende muito mais com a prática, pois ele esta participando desta construção de conhecimentos.
    Aprendemos que podemos fazer experências fola do laboratório, temos nosso meio anbiente que nos proporciona laboratórios naturais, que basta sabermos usar esses meios que estão ao nosso alcance.
    Memorizar, ainda a escola que trabalham desta maneira porque parece muito mais facel para o educador, usar seus metodos de anos atrás e não busca uma aula prática onde os alunos aprenderam e assimilaram com mais facilidade, não sendo obrigados a ficar horas lendos, relendo.

    ResponderExcluir
  18. Com o novo conceito de aprendizagem, as aulas teóricas acompanhadas com a pratica, faz com que os alunos aprendam de forma diferente o verdadeiro sentido dos assuntos abordados, deixando de vez a memorização dos assuntos no momento das avaliações.

    ResponderExcluir
  19. ACADEMICA:MILEIDE APARICIO FSDB PD4A
    O papel do professor e proporcionar subsídios para que o aluno possa assimilar os conteúdos, para que desta aprendizagem o aluno construa uma dialética entre a atividade simbólica suposta pelo educador durante a apresentação das aulas teóricas ,caso a escola não disponibilize de um laboratório ou uma área que possa servir de experimentos ou ate mesmo de um jardim .Dentro desse contexto observamos que durante as aulas praticas ,o aluno constrói uma dialética entre apropriação , assimilação e construção dos conhecimentos adquiridos naquele momento , onde a visualização do concreto desenvolve a parte cognitiva .
    Em relação as experiências só em laboratório, muitas escolas não possuem tecnologia necessária para produzir experimentos , contudo e possível produzir experimentos com materiais alternativos , reciclados , ou ate mesmo optar por métodos mais simples que a própria natureza possui em grande proporção , alguns fenômenos podem ser observados e questionados pela criança durante uma aula de ciências , as experiências nesse sentido não podem ser voltadas apenas para os livros ou o que foi estudado na sala de aula , devemos considerar a oralidade do aluno em relação as suas experiências vividas , ou mesmo o que pensa em relação aos fenômenos que ocorrem .
    Ao ser educador devemos nos perguntar o que e ensinar? O que e aprender? Como ensinar? Todas essas perguntas devem ser questionadas pelo o professor ao entrar numa sala de aula, será que sua proposta está apenas voltada a uma aula formal que o livro didático traz o conhecimento? E claro que as teorias são fundamentais em nossa vida, mas e preciso investir em novas propostas pedagógicas e métodos criativos que possa mudar o rotulo do ensino de ciências como uma disciplina decorativa de perguntas e respostas, e preciso que o educador esteja sempre atualizado para fazer a diferença , os professores precisam sentir-se confiantes e utilizar novos métodos , que desperte o interesse e a compreensão dos conhecimentos científicos , onde possa prevalecer uma estrutura lógica de pensamentos conclusivos.

    ResponderExcluir
  20. As aulas praticas sao de mera importancia para os alunos,pois nela eles praticam e aprendem ao mesmo tempo e falando de memorizaçao com essas aulas os alunos ficam na mente o que eles aprenderam, pois vivenciaram as aulas dadas pelo professor.

    ResponderExcluir
  21. Cecília Chaves - UFAM

    Com toda certeza, aulas experimentais são essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem á respeito de determinado assunto, pois elas 'revelam' o que até então o aprendiz podia somente imaginar; torna-se portanto algo concreto!

    Infelizmente, a maioria das escolas, principalmente escolas públicas não têm laboratórios de Ciências, porém o educador não deve limitar-se á esse problema tentando resolver isso com atividades escritas e trabalhinhos, mas deve sim transformar a sua sala em um laboratório, utlizar outros espaços públicos como parques, museus de ciências naturais, para tornar as aulas mais atrativas.

    Sinceramente, não lembro hoje em dia dos enormes textos que eu tinha que decorar quando ainda pequena, nas aulas de Ciências. Isso demonstra que decorar não faz com que o aluno aprenda e sim com que ele não lembre anos seguintes!
    Porém isso não quer dizer, que terminologias e até mesmo termos científicos não possam ser decorados, basta usar a criativiadade na hora de decorar determinadas palavras, utilizando músicas e poemas, para que assim tais palavras não sejam esquecidas!

    ResponderExcluir
  22. hHELLEN CRISTINA 4 PERIODO A
    AS AULAS PRATICAS QUE AS ESCOLAS TANDO EM PUBLICA QUANTO PARTICULARES SAO DE EXTREMA IMPORTANCIA POIS INFELIZMENTE MUITAS DAS ESCOLAS TEM SALA DE LABORATORIO MAS NAO SAO UTILIZADAS MUITAS DAS VEZES EM FUNCAO DE FALTA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS POIS ESSE MATECOM ESERIAL PRATICO É FUNDAMENTAL PARA ELES APRENDER MUITO COM ESSE APRNDIZADO.

    ResponderExcluir
  23. 1. Uma aula realmente não é o bastante para a aprendizagem dos alunos deve haver uma ligação com a teoria, não basta só ligar a teoria mais sim ligar com o cotidiano do aluno.
    2. Quem disse que dá pra fazer ciências somente dentro de um laboratório, a ciência se faz onde nos quisermos que ela se faça e deve ser assim na sala aula o professor não deve se limitar a apenas aula no laboratório, mais levar os alunos a conhecer a parte externa da sua escola, enfim mostrar ciência de acordo com a realidade do seu aluno.
    3. O ensino de ciências não deve ser feito de memorização, mais de conhecimento de aula práticas, o professor que ensina ciências através de memorização está dificultando o processo de aprendizagem do seu aluno.
    Karla Karoline Tavares Pereira
    4º Período - Pedagogia
    FMCN -FSDB.

    ResponderExcluir
  24. 1 - Realmente concordo que o ensinamento fica muito mais eficaz quando unimos a teoria e a prática o que flui bons resultados.
    2 - As aulas não devem ser limitadas apenas em sala de aula e sim em ambientes onde irá aguçar o aprendizado das crianças referente a ciências seriam as aulas não-formais em ambientes não-formais.
    3 - A ciência precisa ser ensinada de forma "nova" se despedindo da forma de memorização que é um metodo tradicional e que não ajuda o aprendizado.

    Ana Paula Felix - 4ªA - Pedagogia

    ResponderExcluir
  25. keite lidya 4 periodo as aulas não podem ser teoricas mas sim as duas juntas como teoriae praticas pois os alunos so demostram que aprenderam quando estão na pratica principalmente nas experiencias,nos devemos sercriativos poisnemtoda escola tem laboratorio de ciencias .

    ResponderExcluir
  26. sem dúvida uma aula experimental contribui significativamente para com a aprendizagem do aluno, no entato deve-se levar em consideração que esse processo deve integrar aular teóricas onde os alunos podrão conhecer todo o conhecimento teórico por trás, e que o experimental vem para ser mais um somador do processo de ensino aprendizagem

    ResponderExcluir
  27. esse é um ponto muito oprtuno de ser abordado, pois muitos professores limitam-se a não dar uma aula prática para os alunos em virtude da escola não possuir um laborátório de informática adequado, porém sabemos que so o fato de o professor levar os alunos para uma orta, derrepente ou no proprio arredors da escola, pode estar trabalhando muitos temas da realidade vivida pelo aluno proporcionando desta forma uma aula significativa, sem o laboratório sofisticado.

    ResponderExcluir
  28. acredito que o principal objetivo que o professor ou a escola tem para com o alunos, é fazer com que o mesmo entenda os asstuntos aborados, porém sabemos que muitos alunos se limitam-se só ao fato de decorar certos assuntos para a hora da tão esperada prova.
    entendo que cabe a escola e ao professor direcionar o aluno neste processo, possibilitando ao mesmo o âmago do que realmente é importante nos temas aboradados em sala de aula, e com a ajuda de aulas práticas ajudar o educando neste processo.

    ResponderExcluir
  29. Claudinha: Prof, é muito interessante a proposta de aulas práticas, porém deve-se ter muito cuidado, pois muitas vezes o professor se utiliza dela de forma errônea. Na minha opinião, elas devem apenas um complemento das aulas, até porque um experimento não fala por si só.
    Em relação as aulas de laboratório, concordo com vc. Existem muitas formas de se fazer ciência com baixo custo. Se o professor foi atento, observará que em todo local dá pra fazer ciência, basta contextualizar e saber adaptar sua aula para que esta seu seu grande laboratório.
    Memorização?? Na minha humilde opinião não funciona. Este tipo de ensino tradicional faz com que ocorra uma pseudo-aprendizagem. É um absurdo em pelo século XXI, o aluno ter que decorar mais de trinta questões para cair apenas cinco numa prova, por exemplo. Ao final, se o professor for verificar o que foi aprendido, consequentemente ficará frustrado. Por isso, é importante repensar sobre esta forma de ensino. #Fica a dica!

    ResponderExcluir
  30. As aulas experimentais são importantes, pois o aluno pode participar como também ter contato com o experimento, facilitando o seu aprendizado. As aulas experimentais necessariamente naõ precisa de laboratório com alta tecnologia,dependendo do professor ele pode fazer oportunidades realizando experimento de baixo custo sem qualquer problema.

    ResponderExcluir
  31. Obrigada, pelas contribuições! Agora, só em 2011!

    ResponderExcluir