sábado, 6 de novembro de 2010

O Ensino de Ciências - Novas Tendências



A tendência atual da disciplina é fazer com que o aluno observe, pesquise em diversas fontes, questione e registre para aprender


Trabalhar os conteúdos de Ciências é dar oportunidade a crianças e jovens de entender o mundo e interpretar as ações e os fenômenos que observam e vivenciam no dia-a-dia. Com a tecnologia mais presente na vida das pessoas, ter conhecimento científico também significa estar preparado para analisar as questões da contemporaneidade e se posicionar frente a elas – alguns dos objetivos da disciplina. 
E, pra você, o que é "ensinar Ciências" ?

39 comentários:

  1. Ensinar ciências é despertar o interesse e a curiosidades dos alunos para este universo! É estar apaixonado por aquilo que faz!

    ResponderExcluir
  2. Ensinar em si já se torna cada vez mais um desafio nos dias atuais pois com a tecnologia o nível de conhecimento fica mais acessível o que faz com que os alunos já venham para as salas de aula com certo nível de conhecimento. Ensinar Ciências exige dos professores além do conhecimento da matéria, talento para levar o conhecimento científico aos alunos, mostrando as origens teóricas, a prática e conduzindo as aulas de maneira que ocorram debates e questionamentos entre o professor e os alunos e incentivando a busca pelo conhecimento.
    Déborah F. C. Lima – 4º period - FSDB

    ResponderExcluir
  3. Podemos ensinar e estudar ciências em casa, no vizinho, na rua, na escola e etc. Ou seja, ensinar ciências não é ficarmos preso em uma sala de aula ou no laboratório decorando os conceitos científicos, pois respiramos ciências diariamente, mesmo que não percebamos, entretanto, a sociedade é que a faz a ciência e os cientistas estudam o comportamento de um determinado fenômeno ocorrido na natureza humana. Na minha concepção ensinar ciência é isso, explorando os conhecimentos prévios ocorridos no nosso cotidiano e transformados no conhecimento científico, diversificando a nossa práxis educativa e melhorando quanto à compreensão no processo de ensino e aprendizagem da ciência moderna.
    Liana 4ª período - FSDB.

    ResponderExcluir
  4. As orientações curriculares da recomendam, entre outros itens, que ao fim do 5º ano os alunos sejam capazes de:
    • Localizar os órgãos internos do corpo humano, reconhecendo as relações entre as funções biológicas.
    • Reconhecer a necessidade de manutenção das atividades básicas do corpo para a preservação da saúde.
    • Identificar doenças contagiosas e epidemias que aconteceram na cidade em passado recente, assim como as formas de preveni-las.
    • Comparar elementos físicos e biológicos de ambientes urbanos naturais e transformados.
    • Pesquisar os destinos dados aos resíduos sólidos urbanos – lixões, aterros, incineração, reciclagem – e comparar benefícios e riscos.
    • Conhecer a importância do saneamento público para a saúde e a qualidade de vida da população.
    • Argumentar sobre as vantagens e desvantagens da utilização de diferentes meios de transporte.
    • Realizar experimentalmente formas simples e domésticas de tratamento de água, como filtração e cloração. O documento prevê ainda que os estudantes, ao fim do 9º ano, saibam:
    • Organizar, individualmente e em grupo, relatos orais e registros sobre questões ambientais, estabelecendo relações entre as informações obtidas em fontes diversas e elaborando sínteses em tabelas, gráficos, esquemas, textos e maquetes.
    • Relacionar a fotossíntese, a respiração celular e a combustão nos ciclos do carbono e do oxigênio para compreender o papel da vegetação, do desmatamento e das queimadas na atmosfera.
    • Relacionar os sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) ao sistema nervoso.
    • Reconhecer os agravos à saúde física e mental no uso e abuso de drogas, no sexo desprotegido, nas ações violentas e nos esportes radicais, considerando fatores psicológicos, culturais e sociais.
    • Compreender o corpo humano e sua saúde como um todo integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais.
    • Identificar símbolos e outras representações de aparelhos elétricos, como potência e tensão.
    • Compreender a relação entre velocidade e energia de movimento.
    • Comparar diferentes combustíveis, suas origens e seus usos.
    • Sequenciar algumas transformações de energia que ocorrem em máquinas e equipamentos, como nos veículos, na iluminação e em eletrodomésticos.
    • Comparar principais fontes e consumos de energia presentes na matriz energética brasileira.
    • Investigar e comparar diferentes modelos explicativos da constituição da matéria ao longo da história.
    • Identificar e estimar ordens de grandeza de espaço e tempo em escala astronômica, situando a Terra e o sistema solar.
    • Reconhecer a existência da força gravitacional, associando-a à atração entre objetos na Terra e no universo e relacionando-a às suas massas e respectivas distâncias.
    • Comparar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do sistema solar, relacionando-os a diferentes visões e a aspectos sociais, culturais e filosóficos.
    ANA CRIS FSDB

    ResponderExcluir
  5. Ensinar Ciências é, antes de tudo mostrar aos alunos que a Ciência está presente em tudo que nos cerca, em nosso cotidiano. Somente assim seremos capazes de despertar o interesse dos alunos.

    ResponderExcluir
  6. O ensinar Ciência hoje é deixar o aluno livre de modo que o mesmo posa através de suas pesquisas e a orientação do professor chegar a sua própria conclusão do determinado assunto que se debate. Quando vc coloca que com toda essa tecnologia ter conhecimento ciêntifico significa estar preparado para analisar as questões da contemporaneidade, no entanto, imfelizmente muitas pessoas usam a tecnologia de maneira que não proporcione a ela esse conhecimento devido, vale lembrar que nem toda tecnologia se o sujeito não souber usar é óbvio que não irá gerar conhecimento.
    Mas voltando a questão que é o ensinar ciência aos nossos alunos, é importante que os professores orientem de maneira correta como os alunos ultilizarem essa tecnologia para assim chegarem a comclusão de sua determinada pesquisa.
    ANDREIA DA COSTA
    FSDB-4P (PEDAGOGIA)

    ResponderExcluir
  7. Estefanie diz: Ensinar ciências é algo maravilhoso, pois disperta no aluno a curiosidade de fazer ciência e a sua investigação e criatividade de entender como funciona a ciência.

    ResponderExcluir
  8. Com o encino de ciências o estudante não é só cidadão do futuro, mas já é cidadão hoje, e, nesse sentido, conhecer Ciência é ampliar a sua possibilidade presente de participação social e desenvolvimento mental, para assim viabilizar sua capacidade plena de exercício da
    cidadania. O interesse e a curiosidade dos estudantes pela natureza, pela Ciência pela
    Tecnologia e pela realidade local e universal, conhecidos também pelos meios de
    comunicação, favorecem o envolvimento e o clima de interação que precisa haver para o
    sucesso das atividades, pois neles encontram mais facilmente conhecimento

    ResponderExcluir
  9. Ensinar Ciências é possibilitar ao aluno uma compreensão do mundo em que vivemos, como sabemos a Ciência e Tecnologia crescem bastante atualmente, com isso nossas crianças e jovens precisa estar preparados para entender todo esse crescimento e a partir deles tomar suas decisões, porém quando falamos de Ciência não estamos falando em relação a “laboratório de ciências” e sim a ambientes não-formais, nossos alunos vem para a sala de aula com o seu conhecimento prévio, o que para nós é o ponto de partida, a partir daí uniremos com o conhecimento sistemático nos apropriando da realidade desse aluno, para que o mesmo se torne um ser critico e saiba se posicionar diante dos avanços da Ciência.
    Em minha concepção o Ensino de Ciências é primordial para a formação do ser humano, por isso vejo a importância deste ensino nas séries iniciais, que é quando o aluno está se desenvolvendo, quando é apenas um ser inacabado e é inserido na sua cultura através dos seus pais e familiares, e são com esses aprendizados que o aluno começa a ser posicionar e a entender o valor da Ciência em nossas vidas.
    FABÍOLA SILVA DO NASCIMENTO (FSDB)
    4º “A” – PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  10. Hellen Cristina, 4º periodo
    A necessidade de modificar a maneira de encarar o processo ensino-aprendizagem constitui um dos requisitos fundamentais em qualquer nível de ensino e é imperativo que deva estar presente não somente nos aspectos que se referem ao conhecimento como também aos fatores psicológicos, pedagógicos, antropológicos e holísticos que constituem o Ensino de Ciências. Por esse motivo, deve ser visto sob um enfoque dialético que rompa com os esquemas tradicionais para que possam responder às exigências do objetivo deste ensino, desenvolvendo habilidades investigativas que hão de servir na formação de um sujeito crítico, autônomo e consciente.
    É evidente que esta proposta está baseada na aplicação de toda uma combinação de métodos, uns mais antigos, outros mais novos, mas que tragam ao processo ensino-aprendizagem um caminho que possa contribuir e elevar a qualidade de ensino assim como o nível científico dos estudantes de nossas escolas.

    ResponderExcluir
  11. ROSA 4-periodo
    Falar de ciência é falar de sociedade´e estar relação depende de como vai ser estabelecido a relação natureza e sociedade, na dimenção coletiva.Como é possivel dentro da escola, contribuir para que os jovens e adolecentes de hoje percebam e entendam as consequencias ambientais dfe suas ações nos locais onde trabalham,jogam bola,enfim,onde vivem ,isto tambem é ciência e dever fazer parte da vida.

    ResponderExcluir
  12. Ciências e suas nuances: falar e trabalhar o conteúdo de Ciências é dar oportunidade a crianças e jovens de fazer novas descobertas sobre tudo que tem vida,ou seja tudo que existe sobre no planeta.
    Sobre as tecnologias que surgem a cada dia com novas descobertas,metódologia diferente que só cresce a cada dia,com a evolução científica que nos suprende a cada instante.Principalmente no campo da neurociência que e de fundamental inportância para o futuro da humanidade.Isso tudo faz parte da ciência.
    Antonia iris 4 período pedagogia.

    ResponderExcluir
  13. Ensinar Ciencias é mostrar para os alunos a realidade do seu cotidiano, possibilitar ao aluno o endentimento da sua vivencia, as crianças e os jovens de hoje precisam ter uma compreensão da realidade de hoje através do ensino de ciencias. Pode-se dar inicio nesta nova aprendizagem através dos conhecimentos prévios que os alunos já trazem para a sala de aula, com isso os alunos podem notar os grandes avanços que a ciencia vem trazendo nos dias de hoje.
    Karla Karoline Tavares Pereira
    4ª Período - Pedagogia
    FSDB - FMCN.

    ResponderExcluir
  14. Ensinar Ciencias,é mostrar aos alunos tudo o que está ao seu redor.É a possibilidade de explicar os fênomenos que presenciamos no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  15. Ana Maria -4º período de pedagogia
    Trabalhar os conteúdos de ciências é oferecer ao aluno uma oprtunidade de conhecer os grandes avanços da ciência e a tecnologia, despertando a sua curiosidade e sua investigação, levando os mesmos a entender o que é ciência e seu funcionamento.

    ResponderExcluir
  16. Ensinar ciencias é, ajudar o aluno a pensar no que é importante para ele, que o estudo da ciencia e importante para ele em seu dia a dia, quando recebemos informações ficamos um pouco confuso com tantas informações, mas quando presenciamos ou fazemos parte da construção de um esperimento isso torna o conhececimento cientico mas perto de nós, se para nós academicos surte esse efeito quanto mas para os alunos, claro que não podemos ensinar blá-blá, mas nos aprofundarmos para assim conseguirmos dar uma boa aula de ciencia, de preferencia constriuindo junto com o aluno.

    ResponderExcluir
  17. TRABALHAR O CONTEUDO DE CIENCIAS NA SALA DE AULA DA OPORTUNIDADE A CRIANCA A CONHECER E ENTENDER O MEIO QUE VIVEM.ESTE BLOCO TRAZ COMO PROPOSTA O ENSINO DE CIENCIAS JUNTAMENTE COM O CONHECIEMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO, ABRANGENDO DEMANDAS GERALDAS PELA EVOLUCAO E ASSIM PELA NECESSIADADE DE TRANSMITIR CONHECIMENTO ACUMULADOS HUMANIDADE.
    ANDREZA BRITTO,4PERIODO;PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  18. É enxergar o mundo de uma outra forma, numa visão ampliada, ou seja, mostrar a diversidade do conhecimento através das novas tecnologias, ficando atento nas mudanças da contemporaneidade. Portanto, é necessário o preparo dos discentes para serem mais: indagadores, reflexivos, críticos, re-construtivos, na busca de uma democracia igualitária.

    ResponderExcluir
  19. ac: Mileide Aparicio - FSDB-PD4A


    Ao trabalhar o ensino de ciências propomos que nossos alunos tornem-se protagonistas do processo de ensinar e aprender de uma maneira participativa e desafiadora , a utilização de métodos experimentais , desenvolve a observação e a cognição , dessa forma seu empenho dentro de sala de aula passa ser uma inquietação de debate , questionamentos com o colega , levantando hipóteses , tornando-o critico participativo mas próximo de querer saber cada vez mais .

    ResponderExcluir
  20. Para que possamos comprender as coisas, a razão pelos quais elas se comportam de determinada forma.Assim ensimar ciências estamos ajudando a criança a comprender o mundo a sua volta.

    ResponderExcluir
  21. O ensino de ciencias nos dias atuais sao muito importante, pois ensina ao aluno o que esta aconetcendo no universo e faz co que eles tenham conciencia de tudo ao seu redor e mostra para eles o que e certo e o que errado faz com eles cuidem bem do seu planeta.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Maria Cecília Chaves - Ciências Naturais / UFAM

    Ensinar Ciências, é direcionar o aluno ao conhecimento dos fatos no dia a dia. É fazê-lo raciocinar, discutir e aplicar o que é apreendido, baseado no que ele vivencia na realidade!
    Ensinar Ciências é maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  24. É ensinar e mostrar ao aluno que a Ciência esta ligada diretamente ao seu dia-a-dia, pois nós educadores precisamos utilizar o recurso de tecnologia em nossas aulas, na qual vai falicitar o entendimento e vai aumentar interresse dos alunos durante as aualas de Ciências...
    bjssssss...Franciani vasconcelos

    ResponderExcluir
  25. ensinar ciencias, e da uma oportunidade para os alunos conhecerem um mundo novo, ainda nao explorado por eles, como o mundo animal, vegetal mineral. de participarem de experiencias tanto em sala de aula, como fora dela. ensinar ciencia e tambem aprender um pouco com os alunos, sua convivencia no dia a dia. essa e a gratificaçao. que nao tem preço.

    ResponderExcluir
  26. Em minha opinião Ensinar Ciências é relacionar o mundo em que vivemos com a realidade do aluno, pegando as coisas mais simples da vida como plantas e agua...e fazendo deste conhecimento do sendo comum um ensino sistemático...possibilitando as crianças uma verdadeira aprendizagem de ciências!

    Ana Paula Felix - 4ªA - Pedagogia

    ResponderExcluir
  27. Acredito que ensinar Ciências é fazer com que o educando relita sobre tudo que o circunda e como esse "tudo" influi em sua vida de maneira direta ou indireta, é mostrar ao mesmo que sua casa, seu quintal e sua escola, são verdadeiros laboratórios que naturalmente podem ser lugares der experiências educativo-científicas. Sob este aspecto acredito que o fascínio pelas Ciências somente nascerá por parte dos alunos se estes tiverem professores fascinados pela sua missão.

    ResponderExcluir
  28. keite lidya ensinar ciências nessa evolução dos dias de hoje e muito bom pois com as novas tecnologias ascrianças ficam enradiante so de saber que irão ter aula de ciêcias masnão e so dentro do laboratorio que podemos dar aulas mas no ambiente livre para que elas se sintam bem e desenvolvam o apredizadoque estasendo mediado

    ResponderExcluir
  29. Andrea Gomes 2periodo
    O ensino das ciências serve para o ser humano ver que ele não e um ser isolado e que tudo no mundo tem relação pois somos os seres mas inteligentes da terra e mesmo assim provocamos grandes devastações no mundo em que vivemos, isso esta nus afetando de forma direta, por isso e de vital importância para sensibilizar a nos mesmos,as crianças e os jovens de que a natureza e dependente de nos e todos somos dependente dela, a conscientização ambiental ainda e o melhor caminho para a sobrevivência humana.

    ResponderExcluir
  30. é o professor trabalhar com objetivo de desenvolver no educando todo um conhecimento de investigação, disponibilizando recursos para que o mesmo possa de forma consciente atuar na sociedade de maneira mais participativa.

    ResponderExcluir
  31. Claudinha: Prof, na minha opinião ensinar ciências vai além do que o livro-texto exige. É antes de tudo agregar o conhecimento científico ao senso comum. Ao meu ver, faz-se necessária a articulação entre estes dois viéis para que ocorra sucesso no processo ensino-apredizagem. A sociedade deseja um professor atuante, que ensine e estimule o seu o aluno a descobrir novos horizontes, tornando-o capaz de um formular sua opinião acerca de uma teoria comprovada, por exemplo.

    ResponderExcluir
  32. Ensinar Ciências é relacionar o mundo em que vivemos com a realidade do aluno.O educador tem que despertar no seu aluno a curiosidade,a investigação para que eles possam formular opnião e serem criticos.

    ResponderExcluir
  33. Obrigada, pelas contribuições!!!
    Agora, 2011!!

    ResponderExcluir
  34. ensinar ciencias significa aprender de forma diferente,buscando conhecer suas histórias, contextos,traçando um paralelo entre teoria e prática de uma maneira epistemologica e traçando questionamentos relevantes para o seu dia a dia, ensinar ciencias é uma maneira de intergir de forma dinâmica e prender a atenção do aluno espontaneamente.

    raquel santos
    4º periodo ped.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite Professora Ana Paula...

    Particularmente eu tive um resgate muito importante nos estudos de ciência, foi muito bom poder conhecer mais um pouco e me instigou a conhecer cada vez mais esse componente que desperta curiosidade e que com certeza vai me proporcionar trabalhar junto aos meus alunos, mostrando que a ciência não é só conhecer através dos livros didáticos e que as figuras mostram um universo quase que habitável somente pelos homens, mais que as adiversidades de animais, incetos, peixes e plantas, fazem parte da natureza tão vasta de informações e que é necessário o alunado conhecer.
    Só precisa ser explorado pelos educadores, ouparece que o mesmo dificulta em que os alunos aprendam a conhecer o universo que os cercam.

    José Augusto Maia da Silva
    4º Período de Pedagogia.
    FSDB.

    ResponderExcluir
  36. Oi professora

    Foi muito bom conhecer de verdade, parte da ciência que eu não conhecia e com isso tenho certeza que poderei ensinar ciência como deve ser ensinada. Foi bom conhecer vários tipos de cientistas e caisas da natureza, pois com isso meus conhecimentos foram acrescentados pelo intermédio da ciência.

    Aidê Matos
    4º período Pedagogia

    ResponderExcluir
  37. Podemos estar ensinando ciências de diversas formas e maneiras basta apenas que os educadores tenham um pouco mais de responsabilidade e vontade de querer realmente um processo de ensino e aprendizagem diferenciada, pois, recursos é o que não falta e de uma coisa eu tenho certeza se os professores, tanto da rede pública quanto da privada utilizasem pelo menos um pouco dos meios que temos para ensinar ciências conserteza faria a diferença para os educandos podendo estar dispetando-os, e fazendo com que eles mesmo percebam a importancia de saber sobre ciencia.
    LUCINEIA BARROS
    PEDAGOGIA 4° PERIODO

    ResponderExcluir
  38. É evidente que esta proposta está baseada na aplicação de toda uma combinação de métodos, uns mais antigos, outros mais novos, mas que tragam ao processo ensino-aprendizagem um caminho que possa contribuir e elevar a qualidade de ensino assim como o nível científico dos estudantes de nossas escolas.
    A necessidade de modificar a maneira de encarar o processo ensino-aprendizagem constitui um dos requisitos fundamentais em qualquer nível de ensino; desenvolvendo habilidades investigativas que irão servir na formação de um sujeito crítico, autônomo e consciente.

    Kelly Melo - 4º período
    Pedagogia - FSDB

    ResponderExcluir
  39. Trabalhar o E.C com as novas tendencias faz a diferença tanto para o aluno com para o docente ensinando o aluno a ser critico ter a sua propria ideias o docente introduzir novos metodos de ensinar. Em poder caminhar junto a teoria e a pratica.

    Katia Leitão dos Santos
    Pedagogia 4º periodo-FSDB

    ResponderExcluir