domingo, 29 de agosto de 2010

VIDA SINTÉTICA

Assista aos vídeos:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=cV_pG0qPcxA

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=Y3ttNjtd3yI&p=103366C022E0FDDE&playnext=1&index=1

Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=FU4mU-tNJC4&feature=related

Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=3XHvU_iVwgU&feature=related

Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=kOLmO4lJh6E&feature=related

Estamos brincando de Deus?

Comente o texto abaixo:

"O andar da carruagem tecnológica pode nos levar tanto a um pesadelo quanto ao aumento da nossa liberdade e de nosso poder: para que direção ela irá - dystopia (um lugar ou estado  imaginário em que a condição de vida é extremamente ruim, por privação, opressão ou terror) ou empowerment (energização) - depende em parte de como as pessoas reagem ao desvelar da realidade como uma construção perceptivo-cognitiva."(RHEINGOLD, 1992)

42 comentários:

  1. Aonde o nosso mundo vai parar com tantos progressos tecnológicos é dificil de dizer. Temos que rezar e trabalhar duro para que tudo caminhe em um sentido melhor para todos, inclusive para a Terra que é o lar de todos nós e com a qual todos temos a obrigação de cuidar.
    Espero que os humanos não tentem bancar Deus e desequilibrar mais ainda o ecossistema do nosso mundo.

    Jennifer Salgado da Fonseca - Biotecnologia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente gostaria de salientar e dificuldade de assistir aos vídeos, devido a necessidade de uma internet bem rápida para abrir o site do youtube.
    Quanto aos vídeos, cinco ao todo, realizados pelo Canal fechado Discovery Channel que acompanhou passo a passo a criação de vida sintética, me sinto cética ao estudo, tendo em vista a visão científica se entrepor a visão religiosa, pois me questiono sobre quem deve dar o limite em relação a criação da vida. Charles Darvin e sua teoria da evolução contrapõe ao que está escrito na Bíblia, que também deixa vaga muitas situações em relação à criação. O estudo mostrado nos vídeos cria uma espécie a partir de organismos sintéticos igual a uma já existente, mas o que me espanta é até onde isto pode chegar, pois com o avanço desses estudos daqui a algum tempo as pessoas podem imaginar um ser, colocar a figura em um computador e este lhe dar vida, assim como tenho visto em muitos filmes de ficção científica. Me causa medo se esse conhecimento cair nas mãos de um novo Hitler ou uma mente maligna que venha a desenvolver estudos com o intuito de atacar e tirar a vida de outros seres humanos, o que seria lamentável. Entendo como lado positivo, se este estudo for usado para cura de doenças graves como o câncer ou AIDS e novas fontes de energia que venha a deixar o planeta mais limpo e saudável para nossos filhos e netos, desde que tudo seja em benefício e preservação do ser humano e não para o enriquecimento de poucos capitalistas. Por fim temos que dar os créditos aos biólogos que investiram tempo e inteligência em uma idéia, que foi materializada com o passar do tempo, porém essas novas descobertas devem ser mais estudadas e debatidas mundialmente para que não se transforme em aberrações e nem pessoas venham a querer brincar de ser Deus. (Deborah F. C. Lima – 4º período - FSDB).

    ResponderExcluir
  4. O objetivo de assistir os videos foi comparar o impacto sobre o conhecimento científico dos
    cientistas, por buscas incasáveis por novas descobertas da ciência e tecnologia.
    Mas é preciso que saibamos que compreender essas pesquisas podemos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
    A ciência e a tecnologia descobre vacinas, cura doenças, faz a terra produzir, recupera áreas degradadas, reutiliza o lixo, consciente em relação aos impactos que a recnologia podem trazer ao homem.
    Contudo a ciência e tecnologia vem conquistando um espaço de relevância nos veículos de comunicação do Brasil.
    Maria Célia da S. Mateus- FSDB Pedagogia-4º A

    ResponderExcluir
  5. A ciência avança a cada dia, novas descobertas e novas tecnologias. Creio que se uma nova tecnologia é benéfica, deve ser usada para o bem, mesmo que se tenha que brincar de Deus.
    Felipe Tinoco - Biotecnologia

    ResponderExcluir
  6. De certa forma tudo que é novo deixa um pouco de receio, por isso, deve se ter mais estudo e os cientistas devem esclarecer tudo isso para os cidadãos, até porque todos serão beneficiados.

    Janilson Moraes Serudo
    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  7. O futuro tende ao caos , cabe a ciência e ao desenvolvimento tecnológico o adiantar ou atrasar,quanto a nossa possível transformação em deuses se trata apenas de markting,nunca compreenderemos a complexidade da ciência de Deus. PAULO ABRAÃO - UFAM -BIOTECNOLOGIA

    ResponderExcluir
  8. A criação de vida sintética, a princípio, é uma boa para diversas áreas (como já foi citado nos posts acima) e também iria melhorar bastante as nossas vidas. Mas algumas pessoas podem usufruir disso de forma errada, causando danos piores do que os já existentes para a sociedade.
    Tudo depende da ética e bom senso de cada um.

    Cláudia Nayara. Biotecnologia -Ufam

    ResponderExcluir
  9. Antes de comentar sobre o vídeo,quero apresentar a dificuldade que é acessar para assistir o vídeo eu não conseguir acessar,só assistir mediante à um cd gravado.
    Em relação ao vídeo,foi muito gratificante,pois desse modo entendemos que o processo ciêntifico requer além de estudo e tempo muita paciência.
    É claro que todo progresso ciêntifico vem para contribuir para com o desenvolvimento da sociedade ,no entanto muitos individuos não acompanham esse percusso,nem se dão conta se vem para comtribuir ou não,entendo que nesse ponto o indíviduo se seentificar e conhecer através da educação de qualidade,e isso só será possível mediante políticas públicas que visam verdadeiramente capacitar o indivíduo para viver em sociedade ,no sentido de saber fazer uma leitura crítica do seu meio, e cobrar os direitos que lhe são cabiveis,no sentido de tambem contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

    ANDREIA DA COSTA:FSDB 4PERÍODO(PEDAGOGIA)

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente não podemos negar que o avanço tecnológico ajudou muito a população do mundo inteiro, mas o que algumas pessoas se perguntam é aonde vai parar todos esses avanços? Pois sabemos que, tanto existe os prós e os contras, acredito que com a ética e o respeito que a maioria dos cientistas devem ou deveriam ter, conseguiremos sim, avançar de um modo sustentável. O que devemos (nós da geração futura de cientistas), é respeitar o ser humano, os ecossistemas e buscar meios de avanços sem prejudicar o que mais temos de precioso...

    Carolina Medeiros Rabello
    Biotenologia - UFAM

    ResponderExcluir
  11. Na minha concepção não se trata de brincar de ser Deus pois a crença neste é uma decisão pessoal.
    Realmente estamos vivendo num período que á pouco achavamos ser ficção científica,no entanto o desenvolvimento científico-tecnológico bate a nossas portas e nao podemos ficar inertes quanto a isso, acredito que sempre surgirão pessoas com falta de bom senso e ética no entanto essas pesquisas tem como principal objetivo beneficiar a humanidade solucionando grandes problemas como doenças das quais curas ainda nao foram descobertos , penso que cabe a nós cidadaõs e iniciantes nesse "novo mundo científico" procurar melhorar o modo e o mundo em que vivemos é claro que ainda nao sabemos realmente onde isso dará mais acreditemosno no melhor camihno possível para que a humanidade nao se autodestrua como vem fazendo.

    ResponderExcluir
  12. Realmente é um assunto de muita relevância, pois se trata de descobertas que podem dar um novo rumo à humanidade. Onde podemos estar avançando a superação de inúmeras dificuldades existentes no mundo, porém devido a grande relevância e a maneira como esse novo conhecimento possa ser aplicado, cabe uma reflexão pormenorizada do assunto, pois não podemos pensar só no lado positivo, mas sim em futuras conseqüências que se conhecimento possa trazer em mãos erradas.

    ResponderExcluir
  13. de keite lidya 4°A boa noite apessar das dificuldades de asistir o video mas vol argumentar bom a verdade e que atecnologia esta avançandoca cada vez mais na medicina, os recursos de exames com rapides nas escolas,fabricas com o sistemas de informatica e devemos nus preocupar em estar se qualificando pois a mão de obra esta sendo trocada por maquinas,e se essa tecnologia vai algum baneficio ou alguma consequencia

    ResponderExcluir
  14. Acreditamos que toda tecnologia deve primeiramente servir para o bem da huamnidade e não para caprichos pessoais. Até porque o "mundo" já pagou caro por conta disso. Neste sentido o que apresenta o vídeo não pode fugir desta realidade. Não somos produto do meio como outrora afirmara um pensador, somos seres que pensam a própria existência e sua capacidade de mutabiliade apesar de sua finitude. Sob este aspecto é importante refletir: Deus sempre perdoa, o ser humano as vezes, a natureza nunca.

    (Licenciado em Filosofia e acadêmico do 4º período do curso de Pedagogia da FSDB)

    ResponderExcluir
  15. O Vídeo Vida Sintética, nós fez refletir o quanto que a ciência e tecnologia está avançando, questões que até então se dizia "impossível", hoje a base de muito estudo e dedicação se torna possível, porém nós faz pensarmos o porque? de tudo isso, se já não séria demais querer criar "vida" coisa que em minha concepção só DEUS poderia fazer isso, mais tambem vejo pelo outro lado se isto fosse para ajudar a Humanidade, acabando com doenças que não existe ainda a cura como a AIDS isto séria bem viável,acho que poderíamos nós apropriar deste conceito para fazermos o bem, buscando usá-lo de forma correta.
    A sociedade precisa ser informada destes novos avanços e saber no que isto ajuda e no que poderá trazer más conseqüências, contudo continuo achando que a Ciência está indo um pouco longe... "brincando de DEUS", adorei os vídeos, confesso que este assunto ainda estava "oculto" para mim, ainda não tinha conhecimento desta proporção e avanço da Ciência e Tecnologia e a partir desses vídeos compreendi a importância de estarmos "por dentro" dessas questões cientificas para formarmos nossas opiniões.

    FABÍOLA NASCIMENTO - FSDB
    4º PERIODO "A" - FMCN

    ResponderExcluir
  16. O vídeo nos fez refletir que a criação de vida sintética é de enorme impacto para a ciência, uma vez que o genoma foi inteiramente projetado em um computador e trazido à vida por meio de uma síntese química sem nenhum pedaço de DNA natural.

    Vida totalmente sintética será alcançada quando se utilizarem genomas não apenas sintetizados em laboratório, usando-se as sequências de genomas naturais, mas também em que as próprias sequências sejam desenhadas do zero em laboratório: sem homólogos na natureza.

    A ciência é uma criação humana – que história é essa de que não podemos deter seu avanço? Havendo boas razões para tanto, não deveríamos no mínimo tentar?

    Não poder deter o avanço da ciência é uma limitação de nossa liberdade, é fazer dela uma divindade, à qual o homem deve se submeter.

    Estudando a história da concepção dominante de ciência, percebe-se que em seu desenvolvimento foi fundamental a idéia de ciência pura, do conhecimento como um fim em si mesmo. É uma idéia antiga, que vem pelo menos desde Aristóteles.

    Trata-se de um processo de tecnologização da ciência, que é parte de um processo mais amplo de tecnologização da vida, em que todos os problemas – sociais, pessoais, até existenciais – passam a ser vistos como problemas tecnológicos, passíveis de solução pela aplicação do conhecimento científico.

    O outro é o aprofundamento do processo de mercantilização a que são submetidas a ciência e a tecnologia. A tecnologia, pela extensão e fortalecimento do sistema de patentes; a ciência, dos institutos de pesquisa e das agências de fomento, enfim, por toda a política científica hegemônica nos países do mundo globalizado.

    ResponderExcluir
  17. Os vídeos da Vida Sintética vêm nos mostrar como os cientistas vêm descobrindo coisas novas essas descobertas muitas delas acaba contribuindo para o crescimento da humanidade como a cura para muitas doenças, vacinas e as descobertas tecnologias que também tem uma grande importancia para a sociedade, mas é preciso que a sociedade fique em alerta para essas descobertas tanto científicas quanto tecnológica.
    Contudo a ciência, a tecnologia e a humanidade vêm conquistando um espaço em meio às descobertas.
    KARLA KAROLINE – 4º PERIODO “A” –FMCN - FSDB

    ResponderExcluir
  18. Fico – me a perguntar, até que ponto toda a Evolução Tecnológica, poderá nos beneficiar ou nos prejudicar? Certo que, essa incógnita talvez nunca ninguém possa responder.
    Fato é, todo progresso tem suas restrições, ou seja, para que ocorra o desenvolvimento tecnológico, alguma coisa no mundo terá que ser sacrificado, isso é fato, seja para o bem da sociedade ou não.
    Mas levando para o lado positivo, todas essas evoluções na maioria das vezes vieram nos beneficiar, seja na saúde, na política, e principalmente na informática. (....) .Não podemos simplesmente fechar os olhos, e ignorar tudo o que está ocorrendo ao nosso redor, temos sim que, está caminhando lado a lado com a evolução, independentemente para qual finalidade.
    Pois se quisermos ser o profissional do futuro, é de extrema necessidade que nos apropriemos de todos esses conhecimentos epistemológicos, para que no futuro possamos usar toda essas tecnologias em nosso favor, sendo e formando cidadãos totalmente críticos e reflexivos, para uma melhor democratização da ciência, mas nunca esquecendo o primeiro MANDAMENTO "OBEDECER A DEUS A CIMA DE TUDO".
    Liana Fabíola, acadêmica do 4º período de Pedagogia-FSBD.

    ResponderExcluir
  19. eu vejo que a cada dia o homem que se comparar com o criador. inventa coisas absurdas que podem comprometer toda uma vida. mas tambem nos perguntamos se Deus nos deu o dom da inteligencia nao devemos usa-las para descobrir ou solucionar problemas maleficos para a humanidade. esse e o que da questao se essas invençoes sao usadas para resolver o problema ou criar outras epidemias ate entao sem cura, diagnostico ou antidoto que possam ser amenizados. a ciencia para o mundo e muito boa, mas aate onde ela e befeficente para a humanidade. e nisso que que os grandes governos tem que pensarem.

    ResponderExcluir
  20. bom para mim os videos são muito importante novas descoberta para a humanidade acho que no meu ver vejo como uma descoberta boa mais quando usada para beneficiar as pessoas

    ResponderExcluir
  21. bom e muito importante saber que a ciência ta evoluindo eu acho assim se for para o bem da humanidade tudo bem acho ate muito importante

    Ana cris período fsdb

    ResponderExcluir
  22. As pesquisa feitas com organismos hoje, abre caminho para uma serie de outras possibilidades onde pode ser criado remedios para as novas doenças que estão surguindo, estas experiênciasdevem ter alguma ultilidade para o homem, as possibilidades vareiam de vacinas a clonagem.O homem por ser a imagem e semelhança de Deus acha que criar vacinas não é suficiente quer criar seres ou replicas perfeitas,ver-se de modo sustentavel o avanço,mas que o mesmo melhori a vida da humanidade.

    ResponderExcluir
  23. Confesso que isso me assusta um pouco, mais se realmente for usado para fins uteis para a população mundial, temos que ver com bons olhos mas sempre fiscalizando para que isso não venha se torna um mal para a humanidade. Isso pode ser um inicio de uma verdadeira revolução na Ciência, imagine coisas como células especializadas em decompozição do lixo organico, biocombustiveis, e mesmo bactérias especializadas na destruição de células cancerigenas.

    BIANCA SOARES - 4º PERIODO
    PEDAGOGIA - FMCN - FSDB

    ResponderExcluir
  24. Com todas os avanços da Ciencia e Tecnologia, me pergunto onde isso tudo vai parar ? e vejo que se caso isso for para o bem da Humanidade, como forma de diminuir as doenças e problemas ambientais...podemos dizer que seria bem-vindo...mais temos que ser cautelosos diante de todas essas informações para não darmos um ponta pé e sofremos consequencia que venham prejudicar futuramente nosso ambiente e nossa saúde...com isso são avanços válidos mas que precisam ser estudados e levado para a sociedade mostrando-os seus prós e contras...
    ANA PAULA FÉLIX
    FSDB - 4º PERIODO

    ResponderExcluir
  25. Diante da realidade que vivemos, e das pesquisas feitas no ramo da vida sintética que e parte da ciência que pesquisa os organismos artificiais para fins terapêuticos.
    De acordo com pesquisador James J. Collins da universidade de Boston. Conseguiu ingredientes para a receita da vida, ou seja, do DNA artificial e logo em seguida veio a descoberta do genoma, que aconteceu agora em 2010. Que foi a grande conquista cientifica para a humanidade que voltaram a sonhar com a cura de várias patologia.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. rodrigo disse...

    Bom essa tecnologia me deixa um pouco com medo,sei que traz beneficios para humanidada, mas com essa tecnologia o homen destroi muitas coisas do mundo, espero que traga mas beneficios do que destruição.
    Ass. Marcia Andreia.
    Curso Pedagogia 4º Pedagogia
    22 de setembro de 2010 11:46

    ResponderExcluir
  28. A vida sintética é algo que irá revolucionar a vida humana. Não, não estamos brincando de Deus.. estamos apenas usando tecnologia e conhecimento humano para que possamos utilizar de meios antes inimagináveis auxiliando, ou até quem sabe transformando a vida humana. A partir de seres inapto a vida, gerarmos "vida" e a partir daí podermos modificá-los conforme a necessidade humana, já que temos uma grande discussão ética e política tanto a favor como contra o uso de seres vivos em experimentos.. ao construir uma vida sintética imaginava também conseguir diminuir essa polêmica, já que não afetaríamos o ego humano, a essência da vida. Porém, como vida gera polêmica.. a religião por outro lado foi totalmente contra, pois além de se acreditar que só Deus dá e retira vidas ainda acham que essas verdadeiras armas biológicas poderiam de fato cair nas mãos de terroristas biológicos, o que além de prejudicar e até retirar vidas também provocariam um caos extremo na sociedade.
    No entanto, toda evolução tem como consequência a vontade de evoluir com o medo do que pode estar atrás de tanta evolução. Todos temos medo do desconhecido, isso é fato.
    Mais, agora, a Revolução Tecnológica já é realiadade, e cada dia temos surpresas para uns empolgadoras para outros nem tanto, não podemos mais regredir.. e sim apoiarmos e seguirmos em frente.
    Andressa Souza - Biotecnologia - 2 Período - UFAM

    ResponderExcluir
  29. Axo que o avanço dessa pesquisa pode proporcionar inumeros beneficios para todo o mundo. A "programação" de uma bactéria para achar e eliminar qualquer moleculas de DSTs, produção de cosmeticos, medicamentos. Tudo vai depender até onde o homem quer chegar.

    Vitor Costa
    Biotecnologia - 2°Periodo - UFAM

    ResponderExcluir
  30. As pesquisas científicas e tecnológicas avançam constantemente e com elas trazem melhoria a vida da população terrestre. Geralmente seus avanços são focados em resultados benéficos, como a cura de doenças etc, se tudo fosse perfeito da forma como estou mostrando, não existiriam motivos para tantas especulações sobre criações da ciência (com exceção os motivos religiosos). O problema está em como as pesquisas com intuito de melhoria da vida da população podem se manifestar de uma forma totalmente contrária ao esperado, se os resultados puderem ser transformados em armas ou algo que possa prejudicar as pessoas, caso caiam em mãos erradas. Sem contar com os erros que os cientistas podem vir a cometer, melhorando em alguns aspectos e piorando em outros. Não acho que a questão é brincar de Deus (quem acredita que é esse o caso, deveria pensar que se os homens estão evoluindo desta forma, Deus está permitindo! =), a "vida sintética", por hora, visa o melhor para todos e seus resultados são benéficos! Agora aonde isso vai parar, é uma incógnita a todos...

    ResponderExcluir
  31. A evolução e o desenvolvimento científicos são propiciados a um aumento, não há como impedir isso, e formas de controle rigorosas logo passam a opressão, o ideal, o mais devido, é nos impormos aos avanços para que não tomem rumos indesejáveis, de maneira sucinta, promovendo aquilo que queremos, e que vemos que pode nos ajudar. A vida sintética é um grande avanço na ciência, temos não que tentar oprimir grandes passos como esse, mas visar o que isso pode nos favorecer e procurar promover incentivo ao desenvolvimento do que pode nos fazer ter uma sociedade melhor.

    Aldenor Pereira - Biotecnologia UFAM

    ResponderExcluir
  32. Não acredito que seja brincar de Deus quando a ciência descobre novas coisas que podem ajudar as pessoas.As novidades geralmente assustam a população mas devem ser esclarecidas todas as dúvidas para podermos avançar na ciência e na tecnologia com a sociedade ciente dos seus propósitos ,benefícios e desvantagens.

    Fernanda Celine Batalha Coutinho
    Biotecnologia UFAM

    ResponderExcluir
  33. Não seria questão de brincar de Deus.A vida sintética pode vir a beneficiar a sociedade e trazer soluções para muitos problemas como a energia,exemplo dado pelo própio cientista do vídeo.O grande problema é a falta de limite,pois assim como uma invenção pode ser usado para beneficios ela pode ser usado para destruir,como aconteceu também na revolução industrial,teve seu lado bom e seu lado ruim.Cabe a nós e principalmente aos cientistas trabalharmos para que a vida sintética apenas nos beneficie.

    Leticia Lopes
    Biotecnologia - Ufam

    ResponderExcluir
  34. Vivemos num mundo dominado pelos sintéticos, sintéticos provenientes de matérias-primas, matérias-primas vindas da natureza, a natureza como um presente de Deus... Onde a gente vai parar com todo esse ciclo eu não sei, sendo objetivo, ninguém sabe! O importante é saber que o ser humano é dotado de inteligência em prol do progresso, que deve caminhar lado a lado com o respeito e com a ética. Somos capacitados para promover o bem e a melhoria do lugar onde vivemos... Algum "espírito de porco" vai fazer completamente o contrário disso, pessoas assim existem... E assim a gente vai caminhando: é a realidade!
    Onde vamos parar?! Há de ser um feedback positivo ou negativo?! A melhor opção é levar a sério o posto de "humano" e pedir pra Deus guiar essa carruagem tecnológica...

    Igor Lobo
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  35. É realmente espantoso o quão desenvolvido nós estamos em questão de manipulaçao da vida, porém eu acredito que são esses avanços o carro-chefe para que os desastres que ja foram feitos no mundo possam ser concertados, o desenvolvimento dessas tecnologia é a resposta de muitas perguntas inesplicáveis e eu vejo isso, como um grande passo. Porem eticamente falando é necessario muita cautela na produção e na manipulção dessa tecnologia, é necessario que haja uma real restrição para tal conhecimento, pois não são todas as pessoas que conseguem usufruir desse nosso novo "poder"para o bem e é ai que entra a religião, temos que ter cautela, para que principios vitais nao sejam massacrados e religiosamente não acredito que nós estejamos quebrando barreira porque se deus nos deu inteligencia é para que nós conseguissemos desvolve-lá e tudo que é feito para o bem é de deus.

    Luna Lacerda
    Biotecnologia

    ResponderExcluir
  36. É verdade, hoje na socidade contemporânea o desenvolvimento tecnológico está crescendo a uma taxa assustadora.Isso é muito bom, desde de que esse desenvolvimento seja usado de maneira eficaz e que beneficie o mundo em suas diversas aréas e não que traga prejuízos ao que já possuímos.

    ResponderExcluir
  37. Biotecnologia ao meu ver é na verdade, no sentido mais amplo da palavra "Brincar de Deus". Mais aí é que está o problema, pois usufruindo de todo esse poder pode-se fazer o que se bem entender. Com o desenvolvimento da biotecnologia benefícios e malefícios andam lado a lado. Dizem que o bem sempre vence, então vamos torcer para que isso se aplique também a biotecnolgia e muitas coisas boas possam ser geradas pelo seu desenvolvimento.
    BIOTECNOLOGIA - UFAM

    ResponderExcluir
  38. Eu acho que todo cientista têm que ter a ética,e o profissionalismos para criar algo que irar fazer bem para a sociedade como um todo,para o meio ambiente,para o planeta inteiro.E nâo só para uma minoria contenha dinheiro ou para beneficio próprio.Pois as consequências virão para todos nós.Então deve haver responsabilidade na mão desses tipos de profissionais,eles não "podem brincar de Deus".

    Obs:Professora queira me perdoa pelo atraso no comentário ,mais além do meu dificil acesso a internet,eu também viajei para um lugar onde era impossível acessa-la.

    Flávia Fernandes Biotecnologia

    ResponderExcluir
  39. A etica sobre esse assunto entra numa questão cultural e religiosa. A ciencia nos ajuda a realizar feitos milagrosos, so basta muita imaginação e um pouco de estudo.
    marcos aurelio pantoja junior
    boitc UFAM

    ResponderExcluir
  40. Tudo que envolve mudanças, avanços, principalmente questionados pela politica, religiao ou mesmo pela cultura pessoal envolve receio; mas nao pode-se deixar que o o medo do progresso freie os avanços tecnologicos, pois eles sao essenciais para o avanço da ciencia. Por isso deve-se ter um maior esclarecimento do assunto e de seus progressos, acessivel a populaçao para que com seu entendimento as pessoas a aceitem da melhor maneira, compreendo sua importancia para a vida ser cada vez melhor. Afinal, se os centistas nao tivessem desafiado as leis ditas naturais, os tabus, e serem chamados de Deus nao teriamos nada do que conquistamos ate hoje.

    Lourayne Chazan
    Biotec UFAM

    ResponderExcluir