domingo, 29 de agosto de 2010

Ensino de Ciências


A educação científica é crucial para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, bem como para a cidadania, para a integração do cidadão na sociedade científica e tecnológica atual. Precisamos de de diálogo, cooperação, interações, ações conjuntas entre educadores em Ciências, cientistas e especialistas em educação. Há um desafio interno à área de fazer educação e ciência: não minimizar, relativizar, ignorar a Ciência e os conteúdos científicos nem atuar  sem fundamentos educacionais, sem pressupostos teóricos em ensino e aprendizagem, sem ser educador.
Que proposta você faz para a melhoria do processo ensino-aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental para vencer esse desafio?

17 comentários:

  1. Independente de que recurso for utilizado para tal, o importante é encontrar uma maneira de tornar Ciências interessante para os alunos. Interligá-la com a realidade do aluno. Mostrar que a ciência está presente no seu dia-a-dia é fundamental.

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  3. No Ensino de Ciências é cada vez mais necessario que o professor trabalhe com a realidade dos alunos, partindo sempre do conhecimento prévio dos mesmos, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas.

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  4. Claudinha diz: A minha proposta é ser uma profissional atenta à realidade do meu aluno. Pretendo de fato aliar teoria e prática, a fim de tornar meu aluno um cidadão crítico, atuante na sociedade contemporânea.

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  5. Trabalhar o Ensino de Ciências voltado para o que o aluno sabe, dentro da sua realidade,tornando as aulas prazerosas para esse aluno.

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  6. Trabalhar ciências no ensino fundamental requer uma boa formação de docentes,eles tem que fazer com os alunos se sintam interessados pelo saber cientifico, propiciando aos alunos aprendizagens significativas.

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  7. A educação tem evidenciado a necessidade de uma democratização de ensino, mas, mais do que isto, segundo a LDB Nacional (1996), “(...) tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.O ensino de Ciências fazendo parte deste contexto colabora para a compreensão do mundo, de suas transformações e para que o cidadão adquira consciência da sua realidade e da sua capacidade de transformá-la. Ao considerar que a ciência influencia nossa sociedade, a vida e cada indivíduo em particular, “privar nossos alunos dos conhecimentos científicos é também privá-los do ensino de qualidade e, assim, de uma educação democrática”, Freire (2000, p.8). É importante que o cidadão seja “alfabetizado em ciências”, propiciando assim um preparo para entender o papel desempenhado pela ciência e pela tecnologia na sociedade atual. Ao cursar o 5º semestre do curso de Pedagogia e a disciplina de Conteúdos e Métodos de Ensino de Ciências, percebi que a idéia que tinha sobre o ensino de Ciências era algo muito distante, associado à transmissão de conteúdos conceituais e à memorização de algumas informações e explicações. Diante desta realidade, ensinar Ciências revelou-se para mim um desafio como futura professora polivalente, muitos questionamentos surgiram sobre minha formação inicial. Desta maneira, surgiu o desejo de investigar o que pensam os licenciandos da Pedagogia, sobre o ensino de Ciências

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  8. Trabalhar com o ensino de ciencias requer expor a curiosidade do aluno principalmente fazendo aulas praticas isso faz desperta a curiosidade de cade um deles...

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  9. As propostas para vencer o processo de ensino-aprendizagem de ciências. Em nossos dias creio que sejam as citadas no texto acima, a integração do cidadão na sociedade, com dialogos, cooperação, interações, ações conjuntas entre educadores em ciências, cientistas e especialistas. Pois com as trocas de informações e aprofundamentos dos conteudos haveremos de verncer esses desafios em nossos dias. Devemos persistir em busca de conhecimentos não devemos nos anular quando o mesmo não chega até nós, mas busca-los.

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  10. AUREO- PEDAGOGIA 4.EM TEMPOS DE TECNOLOGIA UM ESTUDO DE CIENCIA HOJE E EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA O ENSINO, MAS, PRIMEIRAMENTE DEVERIA-SE CONSTRUIR E EQUIPAR SALAS COM LABORATORIO DE CIENCIAS EM NOSSAS ESCOLAS PUBLICAS, POIS CONCENTRAM-SE AI A MAIOR PARTE DE NOSSOS ESTUDANTES, DESSA FORMA,DE MANEIRA REAL ESTARIA SE ENSINANDO UMA CIENCIA REAL, FUGINDO DAS TEORIAS E ILUSTRAÇOES A QUE NOSSOS ALUNOS ESTAO CONDICIONADOS. SELECIONANDO PROFISSIONAIS HABILITADOS PARA EXERCER TAL FUNÇAO. DAI O COMPROMISSO E A DEDICAÇAO DE FORMA PRATICA PARA O ESTUDO DE CIENCIA.

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  11. Na atualidade, penso que a preocupação dos que investigam novos caminhos para o ensino de Ciências não está na simples superação da mera descrição de teorias e experiências científicas, nem na visão de que o conhecimento é algo que se constrói. Este último é um ponto relevante e fonte de importantes trabalhos acadêmicos, porém, tem apresentado visível desgaste como campo de pesquisa. As atenções da educação estão hoje basicamente voltadas para a idéia de cidadania e para a formação de professores com novos perfis profissionais, mestres em condições de trabalhar com uma visão interdisciplinar da ciência, própria das múltiplas formas de se conhecer e intervir na sociedade hoje.

    Neste sentido, as propostas mais adequadas para um ensino de Ciências coerente com tal direcionamento devem favorecer uma aprendizagem comprometida com as dimensões sociais, políticas e econômicas que permeiam as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Trata-se, assim, de orientar o ensino de Ciências para uma reflexão mais crítica acerca dos processos de produção do conhecimento científico-tecnológico e de suas implicações na sociedade e na qualidade de vida de cada cidadão. É preciso preparar os cidadãos para que sejam capazes de participar, de alguma maneira, das decisões que se tomam nesse campo, já que, em geral, são disposições que, mais cedo ou mais tarde, terminam por afetar a vida de todos. Essa participação deverá ter como base o conhecimento científico adquirido na escola e a análise pertinente das informações recebidas sobre os avanços da ciência e da tecnologia.

    Apesar de se constatar um consenso praticamente unânime entre os professores sobre a formação para a cidadania, vale lembrar que, em geral, os textos sobre o assunto não apontam uma metodologia específica, uma “receita” perfeita para se conseguir formar cidadãos críticos, autônomos e participativos. Primeiro porque essa “receita”, de fato, não existe. E segundo, porque a relação entre professor e aluno não é uma relação que caiba em uma receita. Os valores, o estilo, a personalidade, a maneira de encarar o mundo do professor no momento em que atua como professor delimita qual será a metodologia (receita) mais conveniente para atingir seus objetivos. Assim, não pretendemos aqui estabelecer nenhuma receita aos professores, mas apenas fazer uma reflexão sobre a noção de espírito crítico dentro da área do ensino de Ciências e exemplificar como esse objetivo pode ser alcançado.

    Ao se pretender estabelecer uma perspectiva mais interdisciplinar para o ensino de Ciências, três pontos parecem dificultar a realização desses objetivos. O primeiro refere-se à forma tradicional como a escola e alguns dos elementos que compõem os currículos estão organizados. Refiro-me às rígidas divisões das áreas de conhecimento em disciplinas estanques: Física, Química, Biologia, Matemática, História... A essa divisão acrescentam-se outras, como no caso da Física, que é ensinada em blocos distintos de conhecimentos: Mecânica, Termologia, Eletricidade, Óptica... Muitas vezes essas divisões impedem que os estudantes reconheçam como esses conhecimentos se relacionam e, mais, como podem afetar suas vidas, tornando, assim, difícil uma discussão abrangente e produtiva sobre a ciência

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  12. é necessário um novo tipo de professor que compreenda a produção, a natureza e a evolução da ciências incluíndo suas implicações com a sociedade. só a partir desse novo olhar é que o professor terá a oportunidade de oferecer aos seus alunos uma melhor compreensão dessas questões.

    O aluno não deve se limitar apenas ao trabalho de manipulação ou observação, mas é importante que contemple características de um trabalho científico, ou seja, o aluno deve ter oportunidade de refletir, discutir, explicar e relatar os conhecimentos que foram construídos no decorrer de todo o processo. Sobre a metodologia da investigação na sala de aula

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  13. keite lidya 4 perido para o ensino de ciencis na amazoni acontesa presizamos ter uma estrutura melhor de pesquisas como evertir mais nos laboratorios de pesquisas, para os pesquizadoresda nossa area possam dar aulas maravilhosaspara os nossos alunos para que eles desenvolvam o apredizado .

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  14. Quem é Shebaby???

    Pena que o pessoal de Ciências da Ufam tenha poucas participações!!!

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  15. Como já apresentamos em outros espaços, acreditamos que somente com comprometimento geral dos autores e atores do processo ensino-aprendizagem neste sentido da difusão do Ensino de Ciência é que poderemos dar passos no caminho de superação de pré-conceitos e de idéias infundadas acerca das Ciências e suas bifurcações.

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  16. Interligar os alunos com a tecnologia é muito bom, pois é uma forma do aluno se atualizar, entrar no mundo digital, sem falar que a tecnologia usada de modo adequada, facilita a aprendizagem dos alunos, por exemplo: a aula ficará muito mais interessante para o aluno, se ao ter a explicação do conteúdo, ele poder visualizar imagens e vídeos, pois poderá interligar o conteúdo com as imagens e formar a sua aprendizagem.

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