sexta-feira, 20 de agosto de 2010

BIOTECNOLOGIA

A Biotecnologia é um tema que vem gerando muita cobertura na mídia, e muita polêmica no meio político. Decisões importantes estão sendo tomadas para a elaboração e aprovação de leis a respeito de biossegurança, células tronco, transgênicos, etc. Qual a importância de a população ter acesso a esse tipo de conhecimento científico?

47 comentários:

  1. Ao se ter conhecimento sobre as pesquisas que estão sendo elaboradas,as novas medidas de segurança implementadas e tudo mais que pode está acontecendo não só no campo científico, mas também no setor político, a população pode se manifestar de forma a pressionar as pessoas que se encontram no poder a tomar as medidas necessárias para que haja a aprovação dos projetos que visam o bem estar não só das pesssoas como do nosso mundo de forma geral.
    Jennifer Salgado da Fonseca - Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  2. O conhecimento científico nos possibilita formar opiniões sobre diversos temas, no caso da biotecnologia e suas linhas de pesquisas que são algo que já fazem parte de nossas vidas, nos permite enxergar de maneira mais crítica essas dicussões política a respeito deste assunto. A população sabendo mais sobre a biotecnologia pode participar e opinar à respeito da formulação de novas leis que abrangem este campo promisor não somente para o nosso país, mais também para o mundo todo, pois este tema envolve concepções que vem sendo muito expostas, porém pouco explicadas, e os leigos acabam formando opiniões surpeficiais a respeito da Biotecnologia.

    Lizandra Stephanny Fernandes Menescal - Biotecnolgia - UFAM

    ResponderExcluir
  3. Conhecendo a biotecnologia pode-se
    vislumbrar suas promessas e seus perigos e assim analisar e pesar a
    relação de beneficio ou não que a biotecnologia pode carregar.Portanto, a difusão de corretas e profundas informações vem favorecer o avanço seguro da tecnologia produzida pelo homem.

    Marcos Aurelio Pantoja junior
    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  4. A população deve ser conscientizada sobre esses conhecimentos, tanto sobre as vantagens quantos aos riscos.
    Uma vez que todos serão beneficiados ou, nas piores hipóteses, terão sua segurança ameaçada.

    Janilson Moraes Serudo
    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  5. A Biotecnologia é uma ciência que cria um fascínio muito grande para quem trabalha com ela , de forma que as vezes podemos até ultrapassar a barreira da ética(não foi à toa que o maior desenvolvimento científico ocorreu durante as grandes guerras mundiais).Cabe por tanto a população tomar as nossas "rédias", nos guiando ao caminho correto da ciência.

    ResponderExcluir
  6. A Biotecnologia não é uma ciência que surgiu de uma hora para outra. Ela já vem se desenrolando há muito tempo.No entanto, existem muitas pessoas que ainda não tem a consciência de seus adventos. Se formos parar para pensar, vamos perceber que atualmente a Biotecnologia está presente em quase tudo ao nosso redor. Por ser uma ciência que está conectada a praticamente todas as áreas do conhecimento, a Biotecnologia pode nos trazer muitos benefícios e também malefícios, por isso é importante que a populaçao esteja ciente sobre seu desenvolvimento.

    Gisele Bertoldo
    BIOTECNOLOGIA - UFAM

    ResponderExcluir
  7. A Biotecnologia é uma área fascinante e promissora que atualmente vem se destacando bastante. Através do conhecimento sobre a mesma, pode-se observar vários avanços que ela já pôde proporcionar à sociedade, como por exemplo no desenvolvimento de biocombustíveis, fármacos, alimetos com melhoramento genético, dentre outros. Porém deve-se destacar os malefícios que ela pode trazer. A população deve se manter informada sobre a o avanço da Biotecnologia, para que possa analisar esses benefícios e prejuízos e decidir o que é bom ou não para a sociedade como um todo.

    Geise de Jesus Bertoldo
    BIOTECNOLOGIA-UFAM

    ResponderExcluir
  8. A Biotecnologia é um tema fascinante e um campo promissor. Está presente em tudo que cerca a atualidade. Dessa forma é fundamental que esteja mais próxima do conhecimento popular, para que a massa possa opinar sobre os rumos que o mundo moderno está tomando com o rápido avanço biotecnológico e conhecer todos os seus prós e contras.

    Um abraço, Lore

    ResponderExcluir
  9. O importante não é a população ter acesso a esse tipo de conhecimento científico e sim de que forma. porque o acesso direto, assim como é feito pelos meios de comunicação, causa repulsa. Como assim repulsa? Apesar dos grandes avanços no estudo da biotecnologia é triste imaginar que os leigos no assunto contrariem pesquisas realizadas por exemplo o de células tronco, o retrocesso se dá por diversos motivos, como: político, religioso, educacional. Dessa forma seria interessante a introdução de projetos no campo educacional que englobe e conscientize educadores, educandos e a comunidade de que a biotecnologia é preservação, saúde, desenvolvimento, e, ao contrário do que muitos pensam, valor à vida.

    Vanessa dos Santos Queiroz
    BIOTECNOLOGIA-UFAM

    ResponderExcluir
  10. É importante e interessante que a população conheça ao menos um pouco sobre biotecnologia, já que a biotecnologia traz inúmeros benefícios para a sociedade através de suas pesquisas. Dessa forma a população com o conhecimento necessário pode expor sua opinião sobre a área, cobrar medidas políticas em relação a pesquisas realizadas e não aprovadas e com um maior entendimento, esta ainda pode ajudar na realização de pesquisas eficazes para a sociedade.

    Aline L.de Oliveira - Biotecnologia Ufam 2010/2.

    ResponderExcluir
  11. A Biotecnologia é um ramo da ciência que está tendo um bom reconhecimento, pois suas pesquisas podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade como um todo, visto que seu foco são os seres vivos. No entanto, para as descobertas científicas entrarem em vigor é preciso que a população tenho um conhecimento básico sobre o assunto, questionando e debatendo sobre as críticas feitas por políticos, religiosos e leigos.

    Cláudia Nayara da Silva Alves. Biotecnologia - Ufam

    ResponderExcluir
  12. Ter acesso a esta ciência é a melhor forma da população poder decidir o que é melhor para si. Discordo com a colega que disse que o acesso direto causa repulsa.Na verdade,o que acontece é que vivemos em um país com uma "crença",e aqui abro uma brecha para dizer que não estou dizendo que religião delimita o avanço da tecnologia,mas de uma certa forma esta não dá oportunidade da escolha,de poder dizer sim para uma nova melhoria de vida. No caso,das células-tronco o que mais houve foi discussões que diziam que era errado este tipo de avanço,mas porquê não aceitar como uma nova possibilidade para a população opinar do que seria certo ou não?
    A Biotecnologia não está aí para dizer que conceitos ensinados a todos nós quando éramos crianças está errado ou ultrapassado,mas para mostrar que tudo se renova e porquê não renovar alguns conceitos? Afinal,a democracia existe para isso,para escolher,ou para poder ter várias opções e decidir.Cabe a nós, a população,escolher a melhor.
    Alessandra P. Cavalcante
    Biotecnologia- UFAM

    ResponderExcluir
  13. Cada vez mais a Biotecnologia vem aparecendo na mídia,com isso a sociedade está muito mais interessada em alguma questões mais polemicas da biotecnologia.Como pesquisas com células troncos,transgenicos e etc.Eu acho muito importante que a sociedade tenha acesso as novas descobertas que a Biotecnologia vem trazendo principalmente sobres novos rémedios,tratamentos para doenças que antes eram consideradas sem cura,tambem estar conscientes de pesquisas que envolvam transgenicos,biocombustiveis e etc.
    Maria Eliza Caldas dos Santos
    Biotecnologia-Ufam

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. É interessante que a sociedade tome conhecimento sobre todos os avanços que ciência tem feito, já que no final das contas é ela que deveria ser o alvo dos benefícios que os estudos trarão. A biotecnologia é uma ciência que visa o mercado industrial e que tem como objetivo melhorar alguns aspectos da vida de muitos.
    Não se pode agradar a todos, mas é bom que pelo menos tenham noção das mudanças que ocorrem no dia a dia para que formem uma opnião que pode levar um projeto mais a diante ou pará-lo de vez.

    Felipe Pinheiro Tinoco

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Pela lei natural das coisas, nós crescemos provando de um veneno cheio de concepções "cenozóicas", se assim podemos dizer. Crescemos vendo na televisão que a ciência não se dá com a religião e que misturar as duas coisas é algo, até então, meramente inaceitável!Porém, um ponto positivo no meio disso tudo se sobressai e se destaca: ambos os lados têm os seus ideais, que por incrível que pareça, apontam para uma única direção. Aquela que mostra a solução para o homem, visto como sociedade. Cientificamente falando, estudamos e provamos que é possível. Religiosamente falando, Deus nos deu capacidade pra fazer tudo isso! Ou seja, tá tudo em casa! Se o pensamento fosse pelo menos parecido com isso, talvez as informações acerca da biotecnologia que hoje caem na mídia não desencadeassem tanto caos como vem acontecendo hoje... Às vezes, as conversas de mesa, os diálogos de porta não se importam com o verdadeiro funcionamento da coisa e não vêem que, possivelmente, a cura pra AIDS bem como a da nosssa atmosfera dependem única e exclusivamente disso: da biotecnologia, no seu significado mais puro...
    Visto que informações a respeito dessa ciência são de suma importância, podemos afirmar que formar uma concepção positiva nas pessoas referente à biotecnologia é algo extremamente complicado, mas não impossível, ao passo que ter conhecimentos nos possibilita acreditar nos resultados que serão obtidos. Antes disso, podemos até mesmo prever se serão positivos ou não! O certo é que tudo depende de um ponto de vista, que só é formado através de informações, daí a importância dessas informações fornecidas à sociedade: elas farão com que haja, enfim, uma formação de idéias melhor fundamentadas e, quem sabe, até mudanças de pensamentos, permitindo às pessoas que apóiem a biotecnologia, tendo em vista os resultados futuros, ou ainda, que continuem criticando...

    Igor Lobo
    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  18. A biotecnologia como qualquer outro ramo da ciência visa o melhoramento na qualidade de vida da população, mas para que estes meios sejam utilizados é imprescindivel que primeiro os mesmos sejam apresentados ao seu principal alvo, no caso a própria população, onde apartir daí possa se discutir sobre as suas possíveis vantagens e desvantagens. Muitas pesquisas causaram e ainda irão causar muitas contrariedades, alguns irão ser contra assim também como outros irão apoiar.Mas como decidir sem antes conhecer? Nenhum cientista faz pesquisa pra si.O que falta é um envolvimento maior das pessoas, ainda falta o interesse, todo trabalho cientifico é publicado existem vários artigos disponiveis, muitos dizem que os cientistas gostam de brincar de Deus, a igreja acredita que as descobertas são uma afronta, mas quantos param pra ver o beneficio que isso vai lhe trazer? Para decidir, para exigir, para julgar, qualquer coisa antes é preciso se ter conhecimento daquilo que foi posto em questão, por isso ao meu ver o conhecimento cientifico é tão importante, para que as pessoas possam ter uma opnião fundamentada e apartir dai usufruir dos seus beneficios ou então se previnir dos maleficios.

    Rafaela Oliveira da Silva

    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  19. Andressa Souza - Biotecnologia - 1 período

    A participação da população é de extrema importância, pois a biotecnologia tem como objetivo buscar a cada dia formas contribuir e evoluir, buscando técnicas rápidas e eficaz... sendo assim, podemos encontrar soluções, antes inimagináveis, para problemas da sociedade. Sem contar que quanto mais conhecimento a respeito dos benefícios que a biotecnologia pode nos oferecer, maior será a aceitação da sociedade perante tanta tecnologia, podendo assim colaborar de diversas formas para o desenvolvimento e evolução dessa nova era que ninguém poderá fugir, já que se tornou uma realidade na vida de cada um de nós.

    ResponderExcluir
  20. É extremamente necessário que a população esteja em constante alerta e se interesse pelas inovações biotecnologicas e sobre as mudanças que estas causarão em nosso meio para dessa maneira contribuir com suas opiniões, mesmo porque encontramo-nos em um país onde cada qual tem direito e liberdade de se expressar, não sendo justo limitar as informaçõs a um grupo restrito de pessoas.

    Natália Santos Ferreira
    BIOTECNOLOGIA

    ResponderExcluir
  21. O conhecimento científico permite que as pessoas formulem uma opinião crítica de acordo com os fatos apresentados.E tal conhecimento é importante para que apopulação se familiarize com a biotecnologia e se informe sobre os seus benefícios e malefícios . A sociedade deve se conscientizar e debater os principais aspectos do estudo em questão.O conhecimento da população é primordial para o avanço das pesquisas da área.

    Fernanda Celine Batalha Coutinho
    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  22. O conhecimento científico é fundamental para acompanharmos a evolução do mundo a nossa volta,e mais do que isso para participarmos dela, ou seja dedicando a pesquisa, organizando projetos, conscientizando os individuos ou simplesmente fazendo nossa parte.A sociedade deve ser cada vez mais estimulada a adquirir o conhecimento cintífico e a aprimora-lo no decorrer da vida,pois o conhecimento é a base de tudo e sem ele não há progresso.

    Lourayne Mendes
    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  23. O ser humano apesar de criar muitas coisas,ainda carrega consigo o medo do que é novo.E,a biotecnologia é algo que a cada dia ganha novas proporções é uma ciência que trás uma série de benefícios se aplicada de uma forma correta.É importante que a população tenha acesso a esse conhecimento para não ficar apenas como ouvinte da ciência ,mas ser o principal fator de criticidade e vigilância de como a mesma está sendo utilizada.

    Ana Tana Rosas Nascimento
    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  24. A importancia da Sociedade como um todo de ter esse conhecimento sobre os avanços que a Biotecnologia vêem trazendo esta no direito que todos nos temos de estar cientes sobre o que está o acontecendo ao nosso redor e os maléficios e beneficios que isso pode acarretar.
    Além do fato de que a Biotecnologia é uma aréa nova,e que poucas pessoas têm conhecimento do seu estudo e da sua importância para o mundo em que vivemos.
    Portanto é necessário que haja essa divulgação para o conhecimento e pelo respeito da opinião todos nós.

    Flávia Fernandes.
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  25. A tomada do conhecimento científico pela população é de extrema importância visto que todo o avanço da biotecnologia é para um melhor conhecimento da população, ou para uma melhoria na vida da mesma. Como a biotecnologia ainda é uma ciência pouco explorada, seus avanços assustam! E sem o verdadeiro conhecimento do que ela é e o que faz, a população a considera algo ruim. Dessa forma, faz-se necessário divulgação das pesquisas, para que a população possa analisar, compreender sua utilidade e posteriormente concluir se aquilo lhe fará bem, ou não.

    ResponderExcluir
  26. Curso de Biotecnologia: fim das postagens. Gostei muito e, a partir dos comentários, já tenho uma ideia para a próxima pergunta....me aguardem.... bjk

    ResponderExcluir
  27. É muito fácil emtender essa parte,a grande importância da população ter acesso à esse saber,é justamente compriender que o saber ciêntifico contribui e muito para além do progresso da sociedade,visa melhorar a qualidade de vida da população,e é importante que a população esteja ciênte desse do progresso da biotecnologia e também está acompanhando o mesmo.

    ResponderExcluir
  28. diante das informaçoes que obtive do fime vida sintetica que e a criação de celuuas artificias acredito que vai ajudar a cura de muitas doenças que ate agora são desconhecidas para a medicina mas com essas descobertas do genoma a ciência dar um grande passo para a cura de varias doenças desconhecidas e com isso ajudando ahumanidade.

    ResponderExcluir
  29. é muito dificil,fazer comentários a respeito do avanço tecnologico,com tantos cientisitae cada um com suas descobertas,uns querendo saber mais que Deus,um dessas descoberta foi da celular tronco que vai ajudar muita gente que vive vegetando em cima de uma cama na minha oponição achei barbaro e feliz mesma sabendo que existe muita gente contra, mas só sabe mesmo que passa ou passou por isso, mais é gratificante para o ser humano saber que um dia va haver cura para certas doenças encuravel.

    ResponderExcluir
  30. Ana Maria-4º de pedagogia
    é muito dificil,fazer comentários a respeito do avanço tecnologico,com tantos cientisitae cada um com suas descobertas,uns querendo saber mais que Deus,um dessas descoberta foi da celular tronco que vai ajudar muita gente que vive vegetando em cima de uma cama na minha oponição achei barbaro e feliz mesma sabendo que existe muita gente contra, mas só sabe mesmo que passa ou passou por isso, mais é gratificante para o ser humano saber que um dia va haver cura para certas doenças encuravel.

    ResponderExcluir
  31. PODEMOS DIZER QUE ATRAVES DE PESQUISAS E ESTUDO A CIENCIAS ULTRAPASSAM AS SUA FRONTEIRAS. A CELULA SINTENTICA SE FOR UTILIZADA PARA O BEM DA HUMANIDADE SO PODEMOS SER A FAVOR, O MEDO E QUE ESSA EXPERIENCIAS SE ESCAPE AO CONTROLE DOS CIENTISTAS E POSSA CAUSAR MALEFICIOS AO MEIO AMBIENTE OU A POPULACAO

    ResponderExcluir
  32. O filmes retratam a realidade do mundo da ciencia e como essa descobertas poderiam estar transformando a vida de muita gente, pena que muitas dessas descobertas nem chguem a ser conhecida das pessoas.

    ResponderExcluir
  33. Maria Rosa 4º periodo de pedagogia, o filme relata o avanço das ciencias que a cada dia vem evoluindo,e fazendo varias descobertas cinetifica como, a da célula tronco,a cronogens de animais, isso tudo é uma evolução muito grande por parte dos cientistas que, a cada dia querem brinca de Deus, ou seja,a ciencia com toda esta evolução é a promoção para sabermos que em parte ésta traz beneficios para a humanidade.

    ResponderExcluir
  34. Mileide Aparicio 4 PERIODO PEDAGOGIA

    A INFLUÊNCIA DE A VIDA SINTETICA NA VIDA DO SER HUMANO


    Os avanços tecnológicos nos beneficiam em alguns aspectos como na indústria alimentícia, agradando o consumidor, em geral adicionam e realçam características do mercado consumista.
    Podemos perceber que a maioria das pessoas consome uma quantidade considerável de produtos industrializados, por conta da praticidade que os mesmos oferecem e sem contar que durão mais tempo que os produtos naturais.
    Alguns produtos podem ser prejudicial a saúde devido a quantidade que são ingeridos com freqüência .
    As descobertas cientificas estão presentes em outros campos da vida humana , o corante sintético e utilizado para colorir roupas , couros , entre outros pigmentos fabricados pela industria química .
    No campo da medicina no final do século XIX passaram a ser usados por biólogos para colorir células, pois desse modo poderiam ser mais observadas, esses estudos levantaram a questão que faria a medicina dar um grande passo.
    As pesquisas avançaram por conta de médicos e pesquisadores e descobriram o SALVARSAN, que foi o primeiro produto químico sintético a curar uma doença sem fazer mal ao ser humano.
    Esse medicamento foi bastante eficaz no tratamento de uma grave doença da época , assim cresceu a produção de medicamentos , a quimioterapia devido a ela muitos medicamentos foram sintetizados .
    Contudo percebemos que a historia da ciência avança em busca de novos conhecimentos que por sua vez leva outros mesmo que seja por a caso , a competência e a sensibilidade cientifica nos favorece e nos gratifica com novas descobertas.

    ResponderExcluir
  35. os homens gostam de brincar de deus,nao e de hoje que falam em novas descobertas que ajudarao na melhoria de vida da humanidade. nao muito longe veio o bebe de proveta. pouco se houve falar hoje. depois a clonagem, tambem, esta ai, mas pouco se fala. agora as celulas sinteticas. se for para o bem, e se for trabalhada para a humanidade, louvavel, mas, se for uma maneira a mais de arrecadar milhoes. sera mais uma vez uma farça da ciencia. ja tivemos infentos que foram prejudiciais para nos seres humanos, tivemos tambem para os animais.e fora os que sao trancados a sete chaves. mas, o tempo evolui,e ha necessidades de novas descobertas, mas , claro respeitando as regras da natureza. AUREO NONATO 4.PERIODO PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  36. Acredito que os meios de comunicação são uma importante ferramenta neste sentido. Todavia é necessário que o indivíduo busque tais informações, pois estas infuenciam sempre em suas vidas seja direta ou indiretamente. Uma atitude de constante busca pode ajudar a evitar pacotes prontos advindos dos meios científicos. Afinal todos tem direto a conhecer descobertas ou possiveis descobertas que contribuam ou não para a vida humana.

    ResponderExcluir
  37. todos os avanços da ciência vem contribuir para a vida humana,esses avanços vem sendo realizados em todas as areas, no trabalho, na escola, na saúde.sendo que ao mesmo tempo em que se avança para um lado, para o outro vem a degradação.quando vi o que aconteceu com o vasamento do oleo no méxico, o quanto danificou o meio ambiente e o tempo que se leva para a limpeza.temos avanços para os que tem dinheiro, os que podem usufruir dessas descobertas.
    SUZETE NOGUEIRA
    FSDB:4PERÍODO "A" PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  38. Penso que é de extrema importância para o conhecimento do individuo, que a haja a Democratização da Ciência,contudo muito embora seja necessário que formente de modo amplo a popularização da ACT para a sociedade em geral.

    ResponderExcluir
  39. A partir do conhecimento as pessoas podem formular opiniões críticas ou não a respeito de determinado assunto, em vez de ficar sabendo por terceiros e criar uma imagem não positiva sobre o mesmo.
    Pois apesar de ser mais fácil apenas concordar negativamente com a opinião alheia e de quase todos, é muito mais ético saber sobre uma coisa de quem realmente entende.
    Por exemplo, se a clonagem da ovelha Doli tivesse sido apresentada a população pelos cientistas que estavam projetando a clonagem, teria causado menor impacto do que da forma que foi abordada e pelas pessoas nao entendidas do assunto que falavam do mesmo sem ter conhecimento suficiente para debater sobre o assunto.
    Andressa Souza - 2 Periodo - Biotecnologia

    ResponderExcluir
  40. Com informação sobre a biotecnologia, a população mundial pode opinar à respeito da formulação de novas leis e regras a respeitodo da biotcnologia, pois este tema envolve assuntos muitos discutidos, mas pouco explicadas.Como a biotecnologia ainda é uma ciência pouco explorada ela "intimida" as pessoas que não conhecem melhor a área. Com o conhecimento isso com certeza vai mudar.

    Vitor Costa
    Biotecnologia - 2°Periodo - UFAM

    ResponderExcluir
  41. A biotecnologia é o caminho para o futuro que esperamos, é através dela que chegaremos onde visamos chegar, alcançar pleno desenvolvimento tecnológico e científico. O Brasil, país de grande porte biotecnológico, ainda tem a área sem patamares de grande realce, mas a biotecnologia tem ganho, cada vez mais, o realce e a visão necessária para que ela possa alcançar o potencial e os níveis que merece.

    Aldenor Pereira - Biotecnologia Ufam

    ResponderExcluir
  42. A partir do conhecimento da biotecnologia,a população poderá ter opinião crtítica acerca de muitos assuntos importantes da humanidade,tais como os trangênicos e células tronco citados no texto.Podendo assim ajudar na foração de leis que beneficiem o avanço da biotecnologia para o melhoramento do mundo.

    Letícia Lopes
    Biotecnologia - Ufam

    ResponderExcluir
  43. keitelidya bom os avancos das tecnologia estão sendo mito bem recebido por toda a sociedade pois a biotecnologia esta trasendo coisas que no passado não tinha com diagnostico de exames novas descobertas para o desevolvimento do nosso pais.

    ResponderExcluir
  44. a bio tecnologia tem sido de grande ajuda para o desivolvimento no nosso pais pois tem dado grandes resutados na medicina keite lidya

    ResponderExcluir