domingo, 22 de agosto de 2010

O ENSINO DE BIOLOGIA

O Ensino de Biologia é feito de forma descritiva, com excesso de terminologia sem vinculação com a análise do funcionamento das estruturas. Contribui bastante para reforçar um ensino teórico, enciclopédico, que estimula a passividade, o antigo exame vestibular que exige conhecimentos fragmentários e irrelevantes. Será que o ENEM ajudará modificar as feições desse ensino, atual em nossas escolas no Amazonas?

11 comentários:

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  2. O ENEM pode sim modificar tal situação, porém antes de tudo deverá ocorrer uma modificação na maneira com que os professores passam os conteúdos, pois se isso não ocorrer os nossos alunos não estarão preparados para realizá-lo
    Elaine Amorim

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  4. Acredito que o sistema Enem é absolutamente funcional por apresentar questões relacionadas ao cotidiano e que, de fato, são alvos do conhecimento... No entanto, o Brasil ainda não possui base educacional para nivelar igualitariamente todas as regiões do país. Embora o planejamento educacional seja elaborado a nível nacional, ainda é muito deficiente. É necessário que muitas mudancas ainda aconteçam, desde a formação profissional dos educadores ao melhoramento da estrutura física das instituições, para que esse novo sistema seja implantado de maneira a trazer resultados produtivos.
    A meu ver, é preciso que coisas muito mais emergentes mudem antes de começarmos a intervir na maneira como é ministrado o ensino no Amazonas.
    A intenção é excelente, mas não podemos viver a utopia de acreditar que esse sistema funcionará sem que esses ajustes sejam feitos antes.

    Édika Sabrina =]

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  5. O ENEM traz uma aboradagem educacional muito diferente daquelas que a escola geralmente trabalha. Creio que a reformulação da estrutra curricular e pedagógica destas deveria ocorrer antes do ENEM ser utilizaso nos exames de selação aqui no Amazonas, visto que os candidatos daqui foram prejudicados, pois competiram igualmente com candidatos de outros Estados que já possuem a mesma abordagem educacional que o ENEM utiliza. Creio sim que pode contribuir, entretanto há ainda muito trabalho a ser realizado nesse sentido, como a própria formação dos professores, o compromisso dos gestores e do próprio governo.

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  6. O novo sistema avaliativo implantado ano passado aqui no Amazonas vai forçar mudanças na forma de ensino do estado. Essas mudanças tem que ocorrer para que os estudantes amazonenses tenham chances frente a concorrentes de outros estados, mas a mudança deve ocorrer de forma paulatina, pois não se muda uma forma de educar da noite para o dia.

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  7. O ENEM é uma boa forma de interdisciplinaridade, mas não é a realidade do ensino no país, muito menos no Amazonas. É complicado para um estudante ver os conteúdos fragmentados sem qualquer ligação entre si e depois deparar-se com o oposto bem no momento em que irá prestar um exame para a faculdade. Mas, para adequar os alunos a realidade do vestibular, muitos estabelecimentos ensino particular já adotam práticas de interdisciplinaridade, assim como adotaram no passado, formas de prepará-los para o vestibular tradicional. Não é muito utópico pensar que o ensino, tanto privado como o público, possa modificar-se como um todo para atender a tais exigências vividas hoje em dia. O ENEM é uma porta para essas mudanças, mas por enquanto só nos remete a dores de cabeça, haja vista o desastre que foi o processo de ingresso em nossa universidade no ano passado quando se adotou o ENEM.
    Nathália Balonecker

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  8. Acho que o ENEM tem uma ótima abordagem, por relacionar o cotidiano com o meio científico. Mas aí cabe aos professores mudarem a forma de ensino para que essa forma de abordagem do ENEM seja mais comum entre os alunos.

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  9. Não sei pq meu nome tá aparecendo como Pedro professora??!! oxee..

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  10. Não deveria ser o contrário?As escolas impulsionarem um ensino voltado à metodologia utilizada no ENEM, com preparação para o mesmo? Hoje os PCNEM já mencionam a necessidade de se utilizar o contexto da atualidade em que se situa o aluno, com o intuito de promover neste, o senso crítico e a capacidade de opinar e promover mudanças em prol da melhoria do seu meio. Um bom exemplo disso é a prática do Ensino de Línguas, por exemplo, a partir de Gêneros Textuais. Por que não aplicar o mesmo nas demais áreas das Ciências? O ENEM já prenuncia e exige do aluno, aquilo que vem descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais e acho que a partir dessa metodologia, a sociedade poderá alcançar um aluno consciente dos fatos que o rodeia e não um mero passivista alheio à sua realidade. O ENEM não deixa de forçar que os paradigmas dessa metodologia arcaica da memorização do Ensino assuma uma nova postura diante da nova realidade. Embora algumas da muitas escolas ainda não tenham assumido esse modelo, já podemos observar muitos cursinhos assumindo essa postura, diante da nova ordem de competição.Sarah Furtado

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  11. BIOLOGIA/UFAM: Fim dos comentários! Muito bem, já vou postar o 2o, viu Natália? Bjk

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