domingo, 13 de novembro de 2011

Caravana RGE - Eficasa



O aplicativo Eficasa, o jogo da Caravana RGE - Educando para a eficiência está no ar. Adicione, convide seus amigos e entre para o ranking da sustentabilidade!

http://www.orkut.com.br/Main#AppInfo?appId=393433592898&ref=SR 

_______________________________

Conheça a Caravana RGE – Educando para a eficiência, um projeto desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (RGE). 

A partir de junho de 2010, a Caravana RGE percorre 80 cidades da área de concessão da Rio Grande Energia com ações gratuitas e abertas ao público.

Arte, Eficiência Energética, Cultura, Conhecimento, Experimentos e Interatividade com o público. Tudo isso com o objetivo de estimular a mudança de comportamento para a sustentabilidade. Afinal, experimentar, se identificar, viver uma nova atitude, são formas de promover o consumo consciente e seguro da energia elétrica.

Esperamos por todos vocês em nossa Caravana! 

Saiba mais em www.caravanarge.com.br

29 comentários:

  1. Sueli Costa - Fsdb 8º período
    O projeto Caravana RGE Eficasa, é uma iniciativa bastante plausiva, pois prevê ações educativas envolvendo arte, eficiência, sustentabilidade, cultura, conhecimento, levando o aluno a refletir sobre suas ações e de como fazer para ajudar o meio ambiente. O projeto objetiva o estímulo para a mudança de comportamento, a parir do papel de cada um na sociedade, onde cada indíviduo terá o desejo de fazer parte na construção desta mudança de costume. os professores podem trabalhar com os alunos orientando-os para o consumo responsável e utilização segura da energia elétrica, a partir de ações que podem fazer a diferença na vida de cada um, como apagar uma lâmpada ao sair do ambiente, diminuir o tempo no banho desligar a tv, quando não estiver usando, entre outros.O jogo ajuda o aluno fazer sua parte na sociedade, evitando o disperdício, e quem ganha com tudo isso é toda uma sociedade. Show de bola esse projeto.

    ResponderExcluir
  2. Diana Medeiros 8 período:O jogo é excelente,dinâmico e de fácil manejo.Este vem possibilitar os educadores tornarem as aulas mais dinâmicas fazendo uso das NTCS,pois um jogo interativo com este pode ser ulitilizado em diversos componentes curriculares,bem como temas transversais tasis: como a sustentabilidade,economia doméstica,energia e inovação.Nos anos iniciais o professor pode aguçar a criatividade e curiosidade dos alunos,propondo a temática nas aulas,levantando questões pertinentes e levando o aluno a pesquisar as respostas,finalizando com discurssões e avaliação individual e coletiva.

    ResponderExcluir
  3. Faculdade Salesiana Dom Bosco
    Curso de Pedagogia
    Acadêmica: Débora da Silva Duarte Oitavo periodo

    Eficasa é um recurso oferecido pelas novas tecnologias é de suma importância para trabalhar conceitos com crianças de séries iniciais proporcionando-as o conhecimento sobre o que é Sustentabilidade e como fazer bom uso da energia, não esquecendo também que podemos abordar várias temáticas direcionadas ao recursos naturais de uma forma dinamica que desperte o interesse do aluno.

    ResponderExcluir
  4. Klyssia Pinto 8período

    O jogo eficasa, é um jogo bastante dinâmico e educativo pois retrata situações do cotidiano dos alunos.isto é justamente a proposta das NTCS,que surge como mecanismo facilitador da mediação do processo de ensino aprendizagem na escola.Nas series iniciais o professor pode usar esse mecanismo,em suas aulas dinamizando-a,instigando assim a participação efetiva desses alunos e tornando o aprendizado mais prazeroso.

    ResponderExcluir
  5. Márcia Regina 8º período FSDB
    O projeto é bastante eficaz, onde através do jogo possibilita uma melhor interação entre aluno e aprendizagem. os professores através deste jogo pode propiciar uma aula dinâmica, atrativa e de melhor compreensão, tornando as aulas mais lúdicas e participativas, usando as NTICS, e pode ser trabalhado em todas as areas do conhecimentos. Principalmente nas séries iniciais, o professor pode levantar questões a cerca de vários temas, levando o aluno a questionar, levantar hipóteses e ao final o professor fará uma aula avaliativa do que foi aprendido.

    ResponderExcluir
  6. Paula Sousa 8º período FSD
    O projeto Eficasa, é bastante interessante, onde através do jogo o aluno pode interagir juntamente com o professor de forma lúdica, dinâmica e participativa, onde irá aprender sobre sustentabilidade, consumo consciente de energia, entre outros.O professor pode através desse tipo de jogo trablhar várias maneiras com diferentes temas das disciplinar curriulares, levando o aluno a questionar, e a participar de forma coletiva. Para as series iniciais é bastante interessante , pois a criança gosta de novidade, onde começa a descobrir o novo, e atividades como esse jogo é uma boa ferramenta para o professor trabalhar.

    ResponderExcluir
  7. Lídia Monalisa
    8º período do Curso de Pedagogia FSDB.

    O projeto Caravana RGE Eficasa tem como objetivo estimular a criança e o jovem para a mudança de comportamento , no que diz respeito ao consumo consciente de energia.Através do jogo interativo do Eficasa,que são atividades que vem, que desenvolve habilidades cognitivas, lúdicas e sociais,esse recurso está sendo utilizado por vários educadores , no que se refere ao suporte pedagógico , no sentido de diversificar, dinamizar e modernizar o ensino sustentável.
    O professor como mediador desse processo,vai trabalhar essa ferramenta das NTIC's,como estratégia para o consumo consciente de energia,tornando-os mais responsáveis ,e dando dicas de utilização segura da energia elétrica, a partir de simples ações que podem fazer a diferença na vida de cada um deles.Combatendo o desperdício,através dos jogos educativos e interativos que o projeto propõe.
    Mostrando de forma lúdica que conservar energia elétrica significa melhorar a maneira de utilizá-la, sem abrir mão do conforto e das vantagens que ela proporciona, ou seja, diminuir o consumo, reduzindo custos, sem perder a eficiência e a qualidade dos serviços,ou seja mudanças no estilo de vida, comportamento e padrões de consumo ,visando a conservação de recursos que podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para o desenvolvimento de uma economia de baixo consumo de carbono.Mostrando aos alunos que o homem, é o principal ator da degradação ambiental, e ele que mais sofre as conseqüências do desrespeito ao meio ambiente em todas as esferas de sua vida. A mudança de postura no relacionamento com o meio ambiente é imprescindível para que haja uma transformação.

    "Conservar energia elétrica ou combater seu desperdício é a forma mais simples de preservar o meio ambiente".

    ResponderExcluir
  8. IÊDA BENTES - FSDB 8º Período
    O jogo Eficasa, é um jogo bastante interativo, onde os alunos irão aprender a ter noção de como ajudar o meio ambiente, sendo orientado a economizar energia, sem disperdisar, contribuindo com o meio ambinete. As NTCS tem um papel importante para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, e o professor é o mediador desse processo. o Jogo é dinâmico, divertido e com um grande objetivo que é ensinar o aluno a ter consciência de utilizar de forma consciente os bens que possui.

    ResponderExcluir
  9. Gerson Colares -
    8° período de pedagogia (FSDB)

    Este projeto é realmente muito interessante,porque além de tratar de um assunto muito relevante que é a conscientização das pessoas para a sustentabilidade por meio da vivência, traz oportunidade das pessoas participarem de alguma forma de uma atividade como arte, cultura, seminários,mostra fotográficas, concurso educativo, documentários e outros,mas o que me chamou mais atenção mesmo é a parte que criaram de acessibilidade para pessoas com deficiência, pois este grupo na maioria de projetos criados por grande empresas, sempre ficam esquecidos e a caravana RGE não os esqueceu, desenvolveu uma preocupação desde o projeto espacial/arquitetônico até a formação de monitores afim de garantir um cuidado todo especial às informações divulgadas do projeto às pessoas com deficiência.

    ResponderExcluir
  10. Elizandra Machado
    8° período de pedagogia (FSDB)

    O projeto é uma iniciativa bastante significativa,´pois preve ações educativas que proporciona a comunidade conhecimento de forma prazerosa, onde os alunos aprenderão a ter em mente a concientização da sustentabilidade, que por meio de sua ações educativa,contribuirá na preservação do meio ambiente. Esse processo também e fundamental a ser aplicado na sala de aula,dando aos alunos oportunidade de aprender sobre sustentabilidade de uma forma lúdica.

    ResponderExcluir
  11. Silvia Gil 8º período do curso de Pedagogia.

    Este projeto possibilita a participação dos alunos de forma interativa e prazerosa contribuindo para a conscientização de cuidar do meio em que vive. Permitindo ao educador estar socializando as informações com seus alunos para melhor desenvolver suas atividades.

    ResponderExcluir
  12. Raquel Freitas 8 período. FSDB
    O projeto é bastante eficaz para o processo ensino-aprendizagem, onde leva o aluno a participar de forma lúdica e dinâmica, aprendendo a economizar energia, e cuidar do meio ambiente. O professor com o uso dessa tecnologia, é o mediador do conhecimento, levando o aluno a questionar, e participar de forma coletiva na sala de aula. O projeto permite que outras áreas do conhecimento,possa interagir de forma criativa e participativa.

    ResponderExcluir
  13. Cleocimar Rodrigues - 8 período FSDB
    o projeto Eficasa, permite uma interação coletiva, onde leva o aluno a participar de forma interativa, conhecendo como se deve cuidar do meio em que vive, de forma consciente e criativa.
    As novas tecnologias são ferramentas eficaz no processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  14. Eliete Freire 8 período FSDB
    O Projeto Eficasa é uma excelente ferramenta para que a aprendizagem aconteça de forma participativa, e dinâmica, levando o aluno a ter melhor conhecimento sobre energia, sustentabilidade e economia. O professor pode interagir com os mesmo, trabalhando diversos temas transvessais da área do conhecimento.

    ResponderExcluir
  15. Maria Antonia 8 período FSDB
    O uso das NTCS propocionam uma melhor aprendizagem na sala de aula.O projeto Eficasa vem propocionar de forma lúdica e dinâmica a aprendizagem, onde o professor leva o aluno a ter conhecimento do uso consciente de economi. Nas series iniciais é uma excelente ferramenta para o professor trabalhar diversas áreas do conhecimento.

    ResponderExcluir
  16. José Relry 8º Periodo - FSDB
    O projeto é uma otima forma de educar as crianças a economizar energia eletrica em casa e em todos os ambientes que frequentam.
    Assim os filhos educar todos ao seu redor como pais, irmão, avos, etc...
    O trabalho do professor e essencial para o aluno poder fazer uma assimilação da importancia que esse projeto tem para a sociedade.

    ResponderExcluir
  17. Maria do Socorro - 8ºPeriodo - FSDB
    O projeto carvana da alegria o RGE Ifcasa é um projeto que vem contribuir para que a sensibilidade do sujeito comece a fazer o diferencial com o auxilio das novas tecnologias e assim contribuindo para que a educação proporione aos alunos mais um recursos didáticos que facilite o conhecimento de como praticar a sustentabilidade do nosso planeta, e uma dessas maneiras e praticando os 3R. O reciclar, reaproveita e reutilizar contribui para diminuir o consumo de água, energia e outros gastos de energia.

    ResponderExcluir
  18. Maria Luisa - Fsdb 8º período
    Este projeto tem a missão de conscientizar as pessoas para a sustenbalidade, ao mesmo tempo que dar opotunidade as pessoas de participarem de ações educativas contribuindo dessa forma na presenvação do meio ambiente.
    Socializar esta ideia com os alunos ajudará na mudança de comportamento e respeito ao comsumo consciente de energia respeitando o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  19. Rosineide Nascimento 8 periodo - Pedagogia

    O projeto Eficasa, é um aplicativo bastante interessante, pois visa um método de ensino para trabalhar a sustentabilidade, buscando compreender e entender que todos necessitam ter responsabilidade com os recursos naturais. Nós, educadores temos o dever de proporcionar atividades interativas com os alunos, com isso se torna fundamental para que o mesmo se sinta parte desse processo.
    Com a iniciativa desse projeto, possibilita que todos estejam envolvidos para uma ação de sustentabilidade, tendo como objetivo a redução da energia elétrica para evitar desperdício. Sensibilizando a todos, para cumprimento deste dever com o planeta.

    ResponderExcluir
  20. Alessandra Amaral
    8 periodo - Pedagogia

    O aplicativo eficasa é um recurso bastante dinâmico e interativo que desperta o interesse da criança para entender a sustentabilidade,um assunto tão discutido atualmente com objetivo de mostrar a importância de como usufruir cuidando dos recursos naturais, de economizar energia, enfim de evitar os desperdícios, com isso esse aplicativo é um método prático para alcançar uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  21. É uma forma prazerosa para crianças e adultos estarem se sensibilizando em relação a questão da sustentabilidade. No mundo contemporâneo percebe-se um interesse muito grande em se tratando das novas tecnologias então por que não inserir um assunto de tanta importância no cotidiano das pessoas que vem acompanhando os avanços da era digital.

    ResponderExcluir
  22. Danielle Picanço- 8º período de Pedagogia
    É um projeto que com certeza favorecerá as crianças e adultos ao consumo consciente.Acredito que é uma oportunidade de melhorar na redução do consumo de energia.

    ResponderExcluir
  23. Neuza Feitosa - 8° Período - FSDB

    O uso desse aplicativo é importante para o desenvolvimento sustentavel, onde as pessoas podem se sensibilizar quanto a necessidade da preservação dos recursos naturais e com isso evitar que gerações futuras sofram com essa ameaça de destruição do meio ambiente, pois é uma problemática recorrente no mundo moderno.

    ResponderExcluir
  24. Rubenita da Silva Picanço 8 Periodo da Pedagogia.

    O Projeto Eficasa, vem contribuir numa proposta de sensibilizar a sociedade com um todo da importância de economizar energia de maneira lúdica e criativa.Com essa estratégia o professor pode manusear esse projeto na sala de aula interagindo e despertando um novo olhar critico em relação aos maus hábitos que muitos possuem, por falta de conhecimento em relação ao desperdício de energia elétrica. A partir disso o educador poderá promover campanhas de sensibilização aos seus familiares, para que os mesmos possam contribuir na melhoria de um consumo consciente.

    ResponderExcluir
  25. Valdecira da Silva Vasconcelos
    8º período de Pedgogia da FSDB

    EFICASA é um projeto que usa as novas tecnologia e proporciona ferramentas de informações p/ que o público que é atendido possa através dos jogo interarivos, aprender práticas de economia de energia e sustentabilidade. Mas, só projeto não é suficiente para levar todas as informações necessárias para esta prática, é precios que os professore em suas salas de aula, principalmente nos anos iniciais, motive os alunos sobre essa temática, através de discussões e avaliações individual e coletiva.

    ResponderExcluir
  26. Aluna: Anne GRraziella
    8 PERÍODO

    Caravana RGE Eficasan é um jogo que ajuda o aluno ter consciência do seu papel na sociedade e preservar o meio ambiente, afim de ajudar a tornar um mundo melhor, isso se dá através de atividades educativas envolvendo arte, eficiência, sustentabilidade, cultura, conhecimento.

    Esse programa quando aplicado irá fazer um diferencial enorme na vida de cada um, ele vai passar a ter consciência ao apagar uma lâmpada ao sair do ambiente, diminuir o tempo no banho desligar a tv, quando não estiver usando, entre outros.

    ResponderExcluir
  27. Antonia Selda Vieira da Silva
    8º periodo de pedagogia da FSDB

    Esse projeto EFICASA é muito importante como agente de informação no sentido de sensibiliar as pessoas para a ecnomia de energia e a sustentabilidade de uma maneira lúdica e criativa, mas somente isso não irá resolver o problema de conscientização, é preciso os professores na sala de aula começarem a informar as crianças sobre essa temática desde cedo,nos anos iniciais, promovendo debates entre elas e mostrar as consequências maleficas que podem ser causadas ao seres humanos, assim teremos verdadeiros agente transformadores e multiplicadores.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Amanda gonçalves
    8° Periodo de Pedagogia FSDB
    O aplicativo eficasa , o jogo da caravana PGE, tem como objetivo estimular a mudança de comportamento para a sustentabilidade, principalmente no consumo consciente e seguro da energia elétrica.Pois o jogo posibilita uma interatividade que perpassam por conhecimento sobre arte, cultura, experiemntos e eficiencia energetica.Este jogo portanto pode ser utilizado para contribuir no desenvolvimento socio politico do aluno.

    ResponderExcluir