domingo, 13 de novembro de 2011

Avaliação 3 - CNTE

          A chamada globalização aprofundou as diferenças entre as nações privilegiadas e as menos favorecidas, aumentando o abismo social, econômico e educacional entre elas. O acesso amplo e irrestrito à informação, mediado pela análise crítica cria a oportunidade de constituição de uma sociedade mais consciente de sua cidadania, capaz de reagir às desigualdades e transformar-se. (DUDZIAK e BELUZZO, 2008, p. 45).
Reflexão: Cite uma (01) resposta para a problemática do não uso de NTIC na forma de ações integradas e adequadas à inovação na sociedade contemporânea, onde as tecnologias são instrumentos da potencialização das capacidades humanas, a informação é um bem de valor e a educação o meio para o exercício da cidadania e do bem coletivo.

33 comentários:

  1. Diana Medeiros 8 período pedagogia
    As NTCS estabelecem relação com a sociedade globalizada pelo grande contingente de informações perpassadas por ambas, de maneira a democratizar informações para que as pessoas menos favorecidas também possam ter acesso a estas, mesmo não dispondo de meios como um computador, as informações estão em todos os lugares.no entanto o não uso das NTCS,favorece um abismo social,ainda maior do que os ja estabelecido pelo capitalismo exarcebado predominante na sociedade,essa falta gera exclusão de pessoas aos novas formas de conhecimento,onde estas favoreceriam a construção de seres capazes de pensar cada vez mais com criticidade e capacidade para modificar o meio em que vivem.estabelecendo novas regras sociais,possivelmente mais democraticas.

    ResponderExcluir
  2. Klyssia Pinto.
    8º período de Pedagogia

    No atual mundo globalizado a informação e a comunicação exercem papel fundamental para a formação do futuro cidadão, pois proporcionam ao mesmo uma gama de conhecimentos. No entanto, quando as NTIC não são usadas na forma de ações integradas e adequadas à inovação na sociedade contemporânea, a tendência é que o abismo social existentes entre os detentores do saber e menos favorecidos aumente significativamente, impossibilitando assim o exercício da plena cidadania. Neste contexto, destacamos a escola pública como uma das principais instituições sociais, que ainda não utiliza de forma proveitosa as NTIC, e o resultado são escolas cada dia mais desvinculadas da realidade na qual seus alunos estão inseridos, o que infelizmente tem como causa os baixos índices alcançados na educação básica. As NTIC não estão ai para tomar o lugar do educador e sim para subsidiá-lo no decorre de suas aulas.

    ResponderExcluir
  3. FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO
    CURSO DE PEDAGOGIA
    ACADÊMICA: DÉBORA DA SILVA DUARTE OITAVO PERIODO
    Estamos vivendo em uma era de transformações, uma era de interdependência global com a internacionalização da economia e a super valorização da comunicação e informação. Os recursos tecnológicos de comunicação e informação têm se desenvolvido e se diversificado rapidamente. Eles estão presentes na vida cotidiana de todos os cidadãos que não podem ser ignorados ou desprezados. Uma idéia muito difundida na educação é que as NTICs, principalmente a informática, servem para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Essa idéia está ligada ao fato de que a tecnologia entrou na vida do homem para facilitar.

    ResponderExcluir
  4. Sueli Costa 8período FSDB Pedagogia
    Não resta dúvida de que, nos dias atuais, a utilização de novas formas de tecnologiaatende às necessidades do ser humano, onde principalmente nas escolas a mesma incentiva à aprendizagem de forma rápida e eficiente com informações relevante e diversificadas, onde o professor e o aluno passam a ser parceiros desta ferramenta.
    O uso das Ntics integra novos saberes à prática educacional poporcionando ao professor melhor capacidade de atuar na prática pedagógica, abrindo um leque de interesse dos alunos.
    As Ntics vieram para ajudar o professor e não para ocupar o lugar do mesmo na sala de aula.

    ResponderExcluir
  5. Acadêmica: Paula Sousa 8período
    Sabemos que na era da globalização a utilização das NTICs é de suma importância na eduacação, pois o mesmo veio facilitar no processo de ensi- aprendizagem e na relação de transmissao de conteúdos para os alunos tornando as aulas prazerosas.

    ResponderExcluir
  6. Márcia Regina 8 período FSDB
    O não uso das Ntics na era da globalização em que vivemos, faz com que o indíviduo fique desatualizado, ou seja, sem essa ferramenta que é de fudamental importância para a educação, o ensino aprendizagem fica mais atrasado, pois as tecnologia vieram para contribuir com a prática pedagogica, e o professor tem a mesma como um aliado. O uso das Ntics abre um leque de conhecimento para o ensino e para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  7. Iêda Bentes 8 período FSDB
    Perante a realidade das novas tecnologias e da globalização digital, o setor educativo deve dispor cada vez mais de cursos de formação nessa área, pois perante a Lei q1ue regulamenta o processo de formação, enfatiza o preparo para o indíviduo atender nesta área e as Tics é a exigência para toda a área trabalhista.
    E nessa perspectiva professores e escola deve estar devidamente preparado, pois quem não busca dominar as Ntics está sujeito ir para o campo da exclusão tecnologica.

    ResponderExcluir
  8. CRISTIANE ALMEIDA VERAS- 8º PEDAGOGIA
    O mundo globalizado vem crescendo a cada dia e chegando as práticas docentes. Esse crescimento colabora em muitas situacoes na sociedade e o não uso pode afetar a vida profissional de muitos trabalhadores. Seria importante que todos pudessem estar atualizados nestes avancos.

    ResponderExcluir
  9. Danielle R. Picanço 8 periodo Pedagogia
    Sabe-se que a transmissão da informação é constituída no cotidiano, de forma inovadora, com conteúdos apropriados e que encantem quem vai receber tais informações. Portanto diante de uma nova perspectiva onde o ensino e aprendizagem estão centrados na tela, no mundo virtual e no novo papel do professor que é o de orientador e mediador, pode-se vencer os desafios criando recursos humanos mais preparados.
    Algumas pessoas não se sente preparadas para essaq nova forma de comunicaçao.

    ResponderExcluir
  10. Danielle R. Picanço 8 periodo Pedagogia
    Sabe-se que a transmissão da informação é constituída no cotidiano, de forma inovadora, com conteúdos apropriados e que encantem quem vai receber tais informações. Portanto diante de uma nova perspectiva onde o ensino e aprendizagem estão centrados na tela, no mundo virtual e no novo papel do professor que é o de orientador e mediador, pode-se vencer os desafios criando recursos humanos mais preparados.
    Algumas pessoas não se sente preparadas para essaq nova forma de comunicaçao.

    ResponderExcluir
  11. Raquel Freitas 8 Periodo - FSDB

    Sabemos que sem o uso das NTICs no mundo no qual vivemos não conseguiríamos manter contato com lugares e pessoas distantes. Por isso as NITCs, são necessárias tanto para que trabalha no ramo como para qualquer outra pessoa. Na educação essa ferramenta nos dias hoje é essencial pois é uma contribuição a mais para professores e alunos que precisam dessa ferramenta como suporte para aprimorar seus conhecimentos. Por isso falar de tecnologia e não conhecer as vantagens que ela pode trazer torna-se dificil para aprimorar e desnvolver conhecimentos.

    ResponderExcluir
  12. Maria do Socorro - 8º pedagogia FSDB
    A sociedade nos dias de hoje está mudando, e essa mudança acontece também na área da tecnologia, pois para que possamos competir no mercado de trabalho, precisamos estar atenados e informatizados. O não uso das Ntics pode acarretar a falta de preparo para as aulas, onde o professor deve ser o mediador entre essa ferramenta e o aluno. Precisamos está pronto para as mudanças.

    ResponderExcluir
  13. Elem Glay - 8 pedagogia FSDB
    as Ntics são necessária para o mundo que a cada dia está mais globalizado, onde o professor deve estar preparado para utilizar em suas aula. É preciso formação para atuar com o computador, pois as aulda podem ficar mais dinâmica e interessante. O não uso deixará o professor fora da realidade que o aluno está vivendo que é a era informatizada.

    ResponderExcluir
  14. Alessandra Amaral- 8º período- Pedagogia- FSDB
    Não há dúvida de que a globalização contribuiu para o aumento das diferenças sociais. Porém o acesso a informação permite que o cidadão torne-se cada vez mais informado e consciente de seus direitos e deveres. Dessa forma, o uso incorreto de NTIC, ajuda a agravar ainda mais esse abismo social, por deixar o cidadão a par dos acontecimentos, impossibilitando-o de conhecer e exercer seus direitos. Um exemplo real desse uso incorreto são as escolas, que mesmo equipadas com aparatos tecnológicos, não usam esses recursos a favor da construção de novos conhecimentos, apenas reproduzem velhas maneiras de ensinar.

    ResponderExcluir
  15. Cleocimar Rodrigues -FSDB 8º Pedagogia.
    Hoje estamos cercados de tecnologia, onde esta é uma ferramenta primordial para atuarmos em todas as áreas do conhecimento. O não uso nas Ntics, pode dificultar de certa forma o trabalho do professor, onde este precisa está atenado ao uso da mesma. Para isso é necessário formação, conhecimento e interesse em usar de forma adequada para que a aprendizagem torne-se mais significativa e eficaz.
    Não basta somente conhecer de tecnologia, mas saber adequa-la juntamente com a metodologia e a didática, para que o ensino fique mais significativo.

    ResponderExcluir
  16. Eliete Freire - Pedagogia Fsdb 8º
    Acredito que o uso adequado das Ntics vem facilitar o trabalho do professor, pois constitui-se como ferramenta indispensável ao educador, pois a sociedade apresenta eminentemente tecnológica e informacional, portanto a escola deve adequar-se às exigências da modernidade para manter-se em sintonia com aluno, propiciando não somente a aquisição de conhcimentos científicos e tecnológicos, mas contribuindo para sua formação integral, onde ele desenvolve competências e habilidades que o possibilitem agir e reagir sobreo o mundo.

    ResponderExcluir
  17. Maria Antonia - FSDB Pedagogia 8º

    As tecnologias são ferramentas no mundo globalizado, de suma importância, onde o professor deve está atendo as mudança, em formação continuada e pronto pra receber os alunos na sala de aula. O não uso das Ntics, acaba por dificultando a aprendizagem, pois elas vieram para ajudar o professor e não tomar lugar. É importante que a escola tenha recursos e ajudem o professor a desenvolver atividades de forma eficaz, pois quem ganha com tudo isso são todos que está inseridos neste contexto.

    ResponderExcluir
  18. Neuza Feitosa -fsdb pedagogia 8º
    É importante falar de Ntics, onde estamos numa sociedade globalizada, e o uso da mesma na escola torna-se indispensável, pois o professor tem nas mãos uma ferramenta que vem somar com sua metodologia e sua didática. É preciso saber usar de forma correta para que a aprendizagem torne-se significativa.
    O não uso pode dificultar a aprendizagem, pois ela ajudar de forma eficaz e prazerosa.

    ResponderExcluir
  19. José Relry - FSDB - Pedagogia 8º
    As Ntics são de suma importância para os de hoje, por dependermos quase que incondicionamente dos computadores é uma ferramenta que se torna indispensavel.
    Infelizmente a sociedade não consegui acompanhar as inovações que estão sendo desenvolvidas e inseridas no mercado, isso ocorre principalmete com a população mais carente, pois não possui aquisição financeira para acompanhar o mercado.
    Com isso ocorre um grande perda de aprendizagem, pois o governo investe pouco ou quase nada nessas novas tecnologias, o governo deveria fazer formações continuadas aos professores para que eles possam devolver trabalhos que envolvam essas tecnologias, partindo da formação base dos alunos que é a educação infantil atingindo até o nível superior para assim trasnformarmos a sociedade em um povo mais interativo e mais atualizado frente as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  20. Um dos questionamentos mas presentes para o nao uso de NTIC é a falta de politicas públicas, que possibilite uma formação continua para os docentes é para os profissionais das empresas de grande porte, poucas tem a preocupação de está oferecendo cursos de capacitaçaõ para seus funcionários,assim através desses questionamentos é possivel ver o porque do não uso de NTIC.
    Mas com a globalização que vem aumentando constantemente ainda é possível ver indivíduos que vão em busca por melhores condições de aprendizagem que favoreça o uso dessas técnologias na vida pessoal, é profissional.

    ResponderExcluir
  21. Elizandra dutra 8 período pedagogia
    Um dos questionamentos mas presentes para o não uso de NTIC é a falta de politicas públicas, que possibilite uma formação continua para os docentes é para os profissionais das empresas de grande porte, poucas tem a preocupação de está oferecendo cursos de capacitação para seus funcionários, assim através desses questionamentos é possível ver o porque do não uso de NTIC.
    Mas com a globalização que vem aumentando constantemente ainda é possível ver indivíduos que vão em busca por melhores condições de aprendizagem que favoreça o uso dessas tecnologias na vida pessoal, é profissional.

    ResponderExcluir
  22. Maria Luisa Guedes- 8. Período de pedagogia-O não uso das NTIC na sociedade de comtemporânea continuara excluindo ainda mais pessoas que não tem acesso as informações, visto ser a tecnologia uma ferramenta que possibilita o conhecimento a pesquisa e as informações é todas as coisas a serem feitas onlaine. Até mesmo as escola que na sua maioria estão equipadas com computadores para serem utilizados pelos alunos, não o fazem, por falta de uma politica seria na educação que vise a valorização de suas crianças e jovens no mundo atual e globalizado.

    ResponderExcluir
  23. As novas tecnologias estão favorecendo leques de informaçoes e oportunidades para o cidadao está atualizado no mundo que vive, infelizmente com o avanço das NTICs nem todos conseguem acompanhar o ritmo, ficando os mesmos excluidos das principiais noticias que ocorrem no mundo. Nós enquanto educadores temos que fazer uso dessa ferramenta que é essencial para a formaçao do estudante, no qual sabemos que fazem parte do convivio dos alunos, eles tem acesso livre a essa conectividade, por isso conhecer esse recurso e por em prática tanto na sala de aula quanto fora dela facilitará nos aspectos socio-economico para uma cidadania participativa e inclusiva, onde todos possam ter acesso as NTCIs.

    ResponderExcluir
  24. Rosineide Nascimento 8 Pedagogia
    As NTCIs possibita ao cidadão ter acesso livre as informações que ocorrem no mundo, mas devido ao grande avanço das tecnologias muitos individuos serão excluido, pois não terão oportunidade de acompanhar o ritmo das NTCIs, mas na sociedade no qual está inserido é necesserário que o mesmo sintar-se participante nessa conquista. Nós educadores temos um papel importante nessa evolução, trabalhar com os alunos e fazer uso das ferramentas que estão disponíveis para o processo de ensino aprendizagem facilita na comprensão dos fatos que ocorrem no mundo. É necessário estarmos preparado para as novas tecnologias, e com isso fazer das tecnologias um mundo no qual todos possam está inseridos.

    ResponderExcluir
  25. Silvia Gil 8 período de Pedagogia

    As Novas Tecnologias favorevem o ensino e aprendizagem dos alunos, pois os mesmos estão inseridos no meio social, e devem conhecer essa ferramenta que é essencial para o seu desenvolvimento, pois através da informação estará preparado para o mercado de trabalho que exige de nós a capacitaçao profissional. Por isso o não uso das NTICs é estacionar o seu crescimento pessoal e profissional. Nós como educadores devemos estar atentos para as novas mudanças e avanços tecnologicos buscando modificar nossas práticas, para melhor desenvolver nossas atividades em sala de aula.

    ResponderExcluir
  26. Martha Moncayo Pezo, 8 período de Pedagogia FSDB:

    O uso das novas tecnologias de Informação e comunicação na Educação e compromisso de todos professor, Diretor, Pedagogo, pessoal administrativo, aluno e comunidade é o processo de ensino-aprendizagem para a sociedade adquirem conhecimento do uso da tecnologia para o melhor desenvolvimento na Educação o aluno aprende a formar-se como um cidadão participativo e critico. Estamos na era da globalização e utilizar os NTICs é um avanço acelerado para a Educação e sei que no futuro tudo vai contribuir a um ensino-aprendizagem personalizado de qualidade.

    ResponderExcluir
  27. Gerson Colares da Silva-8° período de pedagogia da FSDB

    O uso de tecnologias na educação é um fator de grande importância, agora o acesso a ela nas escolas de periferia ou nas camadas mais pobre da sociedade dos países mais pobres, na minha opinião é uma obrigação do governo. Usando o Brasil como exemplo, é arrecadado por ano milhões de impostos e o uso desses deveriam voltar como benefícios principalmente para a educação, já que o Brasil é considerado um país emergente junto com a índia,china e russia.

    ResponderExcluir
  28. Acadêmica : Lídia Monalisa
    FSDB - Curso de Pedagogia 8°Período

    O papel que as NTICs ocupam em nossa sociedade gera uma necessidade real de reflexão.Pela rapidez com que as informações são processadas e pelo caráter de semelhança que a globalização imprimiu às diferentes realidades,o que fica cada vez mais aparente através dos avanços na área das tecnologias da informação e da comunicação e pelos novos rumos que as relações entre as diferentes nações estão tomando.Não se pode negar,porém , que está em curso hoje um processo que ,além de se concretizar no âmbito econômico,tem alterado significativamente as relações estabelecidas entre diferentes culturas e que essa troca de experiências está sendo intensificada pela rápida veiculação da informação,facilitada pelas diversas manifestações das tecnologias e das novas tecnologias.Uma prova disso é a sociedade globalizada que é marcada pela contradição, o que leva á necessidade de compreensão , isto é , ao mesmo tempo em que os avanços tecnológicos nos aproximam,fica cada vez mais as diferenças entre os diferentes grupos sociais.Justamente por estarmos vivendo hoje a intensificação desse turbilhão de mudanças constantes que atinge os quatro cantos do globo,ligando o local ao global,conseqüência da necessidade de sobrevivência do capital e de um enorme potencial criativo impulsionado pela evolução nas ciências,potencial esse que tanto pode construir quanto destruir,é que o desenvolvimento de uma postura critica em relação aos diversos papéis que desempenhamos na sociedade se faz necessário.Portanto , entendemos que as reformas educacionais adotadas dentro do modo de produção capitalista não são suficientes para atender em longo prazo as mudanças que acontecem tanto no cenário econômico quanto no tecnológico .Nesse contexto , a escola tem papel de extrema importância , levando tanto educandos quanto educadores , a refletirem sobre o momento atual em que as implicações advindas do acirramento do processo de globalização e dos usos das NTICs afetem a sociedade como um todo, mesmo que indiretamente .

    ResponderExcluir
  29. Valdecira da Silva Vasconcelos
    8° período FSDB

    as pessoas têm que procurar buscar novas informações, não importa sua diferença de classe social e sim se aprimorar com as novas tecnologias, sendo assim a pessoa está se atualizando para melhorar seu nível intelectual, profissional e pessoal.

    ResponderExcluir
  30. Rubenita da Silva Picanço 8o Periodo de Pedagogia.
    As novas tecnologias vem para auxiliar o individuo e não para substituir. Por tanto é importante que esse mecanismo favoreça o individuo no meio social e em suas relações com o mundo globalizado na promoção de formar cidadãos críticos e responsáveis com o papel que exerce na sociedade.

    ResponderExcluir
  31. Anne Graziella
    8 período

    O uso das novas tecnologias no mundo contemporâneo estão cada vez mais interessantes e são de fundamental importantancia que o professor esteje inteirado com elas, porém o não uso dessa das NTIC faz com que o educador e os alunos fiquem como se estivesses excluídos ou a par desse mundo globalizado, hoje o professor pode utiliza ferramentas para auxiliar seu trabalho, pode construir ferramentas que ajude em tornar suas aulas melhores e com qualidade, o professores não pode ficar no tempo, pois o tempo muda e ele tem que se atualizar...

    ResponderExcluir
  32. Antonia Selda Vieira da Silva
    8° periodo de pedagogia da FSDB

    O uso de novas tecnologias hoje é indiscutível em todos os segmentos da sociedade, em nossa profissão de educador não é diferente, mas esse abismo que dizem que foi criado pela globalização é algo que as autoridades precisam buscar solução, pois por uma lado é uma grande verdade, é preciso haver políticas públicas nas escolas, independente de que classe social, para inclusão digital dos alunos e eles mesmo criarem a mentalidade que precisam melhorar sua situação social e buscar conhecimentos.

    ResponderExcluir
  33. Amanda Gonçalves da Silva
    8° Periodo de Pedagogia/ FSDB

    O não uso das NTIC contribui para a acentuação das disparidades no processo de formação básica e profissional.Pois na sociedade Globalizada e capitalista em que vivemos é necessário o acesso ao tipo de formação que a NTIC podem proporcionar, do contrário a exclusão prevalecerá.

    ResponderExcluir