quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Parecer: Qual o Amparo Legal para a Educação a Distância no Brasil?


Acesse: http://www2.abed.org.br/documentos/ArquivoDocumento255.pdf

Pensando nas nossas comunidades ribeirinhas, cite 1 vaantagem e 1 desvantagem sobre EAD a partir da leitura do texto

26 comentários:

  1. A vantagem que vejo é que o ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de meio tecnológicos com os estudantes e professores, desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos, no caso dos ribeirinhos. A educação a distância atende as pessoas sem tempo,sem disponibilidade de horários e otimiza o tempo livre. Existem também os casos de pessoas com alguma deficiência física grave ou alguma paralisia, que não podem sair de casa, ganham a oportunidade de estudar. No caso dos ribeirinhos, o acesso e a dificuldade de locomoção dificulta a ida as escolas da capital, e o EAD é uma oportunidade de acesso ao ensino de forma mais participativa.

    As desvantagens é que diante da realidade que se encontra esta modalidade de educação é que está distante do objetivo principal que é a democratização do ensino, onde a LDB ao mesmo tempo em que prevê a educação na sua modalidade a distancia, os tramites para que a mesma aconteça, dificultam o acesso para que o cidadão ingresse nesta modalidade, principalmente no caso dos ribeirinhos, onde o acesso é mais complicado e quando exigem momentos presenciais, isso acaba dificultando o acesso dos mesmos. Além de tudo isso a qualidade do serviço de internet, na cidade já se torna difícil, ainda mais nas comunidades ribeirinhas, o acesso é mais complicado.
    Sueli Costa 8º perído de pedagogia FSDB

    ResponderExcluir
  2. Silvia Gil, 8ºperiodo Pedagogia, FSDB

    Vantagens: Através do ensino a distância muitas pessoas vão ter oportunidades de ter formação, sem precisar sair de seu município.

    Desvantagem: As pessoas que conseguirão acompanhar as atividades propostas pelo curso deverão ter um conhecimento mais amplo da informática, isso pode ocasionar a desistência de muitos alunos que acham que é simples o seu manuseio,

    ResponderExcluir
  3. Elizandra Dutra 8 período
    No mundo atual o uso das novas tecnologias se faz-se cada vez mais necessário, é com essa intenção que conheceremos a vantagens e desvantagens da EAD.
    VANTAGEM: Ela permiter atender um público, que disponibilizar de pouco tempo para está na sala de aula, como trabalhadores que tem uma longa jornada de trabalho,ribeirinhos que vivem muitas das vezes isolados sem nenhuma asistência educacional e os deficientes com necessidades especiais que tem dificuladade de se locomove esses são algumas pessoas que utilizam essa meio para adquirir conhecimento.Mais como qualquer outro curso se exige comprometimento do aluno, nas aulas.
    O material didatico é de alta qualidade e está sempre atualizado além de permitir uma maior familiarização com mais diversas tecnologias.
    DESVANTAGEM: Resistências por parte do aluno, póis tudo que e novo e dificil de aceita.
    A falta de equipamento pode ocorrer a falha no processo de ensino e aprendizagem, póis nem sempre a tecnologia está a nosso favor sempre ocorre algumas falhas que acaba que prejudicando os alunos, quanto a relação professor e aluno é bastante diferente das aulas presenciais.Mais enfim a EAD vem alcançando seu espaço com suas vantagens e desvantagens incentivando a todos a buscar por informações que forneçam conhecimento de forma permanente que lhe ajudará futuramente a ser um ótimo profissional.

    ResponderExcluir
  4. Gerson Colares da Silva
    8° período de Pedagogia (FSDB)

    Vantagem: as comunidades ribeirinhas no nosso estado, vivem uma realidade diferente de outras comunidades em nosso país, aqui tudo é mais complicado por causa da floresta, dos rios, das comunidades serem logem das cidades, ou seja, só quem já andou pelo interior do amazonas é que sabe as dificuldades que passam nossos ribeirinhas. A EAD, pode ser de grande auxílio para estas comunidades, desde que as prefeituras realmente venham estar usando as verbas do ministério da educação para este propósito, pois existem muitas corrupções nas prefeituras do interior.
    desvantagem: no meu ponto de vista vejo que o deslocamento dos alunos de suas comunidades para as cidades como uma desvantagem, serir melhor se estas tecnologias chegassem nas comunidades bem distantes, fazendo reuniões em grupos, pois o deslocamento dos ribeirinhos é através de canoas, que muitas vezes demoram horas e horas remando para chegar ás escolas.

    ResponderExcluir
  5. Eliete Freire - 8° Período - FSDB

    VANTAGEM: A vantagem é poder romprer as barreiras territóriais e os entraves pertinentes a essa problemática que vão desde a falta de transporte e de escolas e até de profissionais bem como o acesso a elas, pois a EAD é uma oportunidade única para que aquela população consiga driblar as dificuldades e alcance a formação, pois nós sabemos que não é fácil para eles começarem suas trajetórias profissionais sem terem a qualificação que lhes dará sucesso e a estabilidade econômica. A EAD oferece esse serviço com excelência já que há um amparo legal, pois já é credenciado pelo MEC, tem profissionais qualificados e dão todo um suporte para o aluno tirar dúvidas e interagir com o curso. Acredito que a desvantagem só aconteça se o aluno não valorizar o curso se ele não firmar compromisso fazendo-o apenas porque esta em voga ou porque é mais fácil, haja visto a flexibilidade de horário. Depende muito do aluno pois a validação do curso será ele quem dará, isso transparecerá na sua atuação profissional.

    ResponderExcluir
  6. Neuza Feitosa - 8° Período - FSDB

    Uma das vantagens é que esse povo tão sofrido e carente vai poder estar acompanhando as mudanças do mundo em que está vivendo dando-lhes possibilidades de interagir com outros conhecimentos e se sentirem capazes de competir no mercado de trabalho.

    DESVANTAGEM: É que muitas vezes esse ribeirinho não tem oportunidade no mercado de trablho pelo preconceito da própria sociedade.

    ResponderExcluir
  7. Cleocimar Rodrigues - 8° Período - FSDB

    Uma das vantagens é que essas pessoas vão poder melhorar de vida, pois essa formação vai contribuir para que elas alcancem o tão almejado sucesso profissional.

    DESVANTAGEM: Muitas vezes eles não tem acesso as novas tecnologias pois o poder público não oferecem condições básicas necessárias a essa formação.

    ResponderExcluir
  8. Raquel Freitas 8° Período - FSDB

    VANTAGEM: Capacitação profissional para a população ribeirinha, acesso ao mundo tecnologico e informacional.

    DESVANTAGEM: Falta de recurso público, pois o mesmo é imprescindível para que o processo aconteça de forma eficaz.

    ResponderExcluir
  9. Paula Sousa 8 período de Pedagogia FSDB.
    Vantagem: Propocionar as pessoas ribeirinhas a dar continuidade a seus estudos, através da EAD propocionar os mesmos a vivenciar essa prática.
    Desvantagem: A falta de acessibilidade aos recursos tecnológicos fora do curso por falta desa ferramenta, e apoio por meio dos orgãos públicos que possibilittem a facilidade de aceesso a essas pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Maria Luisa Guedes 8 período de Pedagogia FSDB.\
    Vantagem: É possível através da EAD os ribeirinhos obterem conhecimentos e até mesmo concluirem seus estudos sem muito sacríficio, visto que sua jornada de trabalho é bem cansativo.

    Desvantagem: Vencer o cansaço e o medo do computador ainda é uma das grandes resistências para o avanço da tecnologia, visto que muitos dos ribeirinbhos não tiveram acesso a escolaridade e tem medo de se expor por vergonha de errar.

    ResponderExcluir
  11. Márcia Regina 8 período de Pedagogia FSDB
    Vantagem:Conforme a LDB 9394/96 onde fala que todos tem direito a educação, constata-se que esta modalidade EAD é de suma importância para as pessoas que realmente necessitam estudar e estão distante de uma escola presencial.

    Desvantagem:
    A desvalorização do curso por parte dos alunos, falta de transporte para a locomoção das pessoas chegar ao local, falta de profissionais qualificados.

    ResponderExcluir
  12. Débora Da Silva Duarte 8 Periodo
    O ensino fundamental será
    presencial, sendo o ensino a
    distância utilizado como
    complementação da aprendizagem
    ou em situações emergenciais.
    primeira vantagem da educação a distância é a lei que diz que a educação é direito de todos. E as pessoas que não tem como ter acesso a educação presencial estar dentro de uma sala de aula, tem muitas vantagens para explorar essa modalidade e ir em busca do conhecimento e concluir seus estudos.
    a desvantagens é a falta de profissionais qualificados para fazer e ensinar o uso desse recurso, e outra desvantagem que surge é o desinteresse das pessoas por não saber utilizar as novas tecnologias.
    e para obter sucesso nessa modalidade depende de todos os lados do aluno e do profissional.

    ResponderExcluir
  13. Ellen Glay Marques - 8° Período - FSDB

    VANTAGEM: Os povos ribeirinhos enfrentam muitos problemas de ordem naturais e com certeza é de suma importância a informática levar até eles o conhecimento que não são possíveis terem no meio em que vivem.

    DESVANTAGEM: A falta de investimentos para este setor que deixa impossivel os ribeirinhos receberem esse tipo de educação.

    ResponderExcluir
  14. Maria do Socorro Santos de Andrade - 8° Período - FSDB

    VANTAGEM: A facilidade da educação chegar até as comunidades ribeirinhas de modo acessível.

    DESVANTAGEM: A presença diária de um professor que acompanhe a aprendizagem, a falta de recursos oferecidos aos mesmos entre outros.

    ResponderExcluir
  15. Maria Antônia Pereira da Silva - 8° Período - FSDB

    VANTAGEM: Levar conhecimentos às pessoas que não tiveram acesso à escola e a educação de qualidade e que ainda sonham com a graduação e com o sucesso profissional para melhorarem de vida.

    DESVANTAGEM: Falta de mercado de trabalho e de incentivo por parte do governo em investimento na área educacional.

    ResponderExcluir
  16. Martha Moncayo Pezo 8º periodo

    Vantagens: Educação a Distancia é liberação aos problemas socio-economicos da educacação antiga atualmente é uma necessidade entrar ao mundo globalizado. Além dos conhecimentos didaticos adquiridos o aluno adquiri autonomia e responsabilidade em seu desenvolvimento.

    Desvantagem: É que nossos ribeirinhos primeiro tem que aprenderem informatica para poder entrar ao mundo globalizado.

    ResponderExcluir
  17. José Relry- 8º Período

    vantagens:O acesso a EAD, facilita a vida das pessoas que queiram está no mundo das informações pois se exige o uso das novas tecnologias.Permite com que pessoas deficientes, ribeirinhos tenham a oportunidade de ter um curso que lhe ajudara profissionalmente no mercado de trabalho.Quanto ao material dicatico podemos ver que os conteudos estão sempre atualizados de acordo com o pocesso de mudança que ocorre na sociedade.
    Desvantagens: A falta de professor que acompanhe pessolmente, o aluno no seu processo de ensino e aprendizagem. Outro seria se acontecer alguma falha no sistema da EAD,po algum motivo fara com que aos alunos fiquem bom tempo sem aula.

    ResponderExcluir
  18. VALDECIRA VASCONCELOS
    8ºperído de Pedagogia(FSDB)

    Vantagem:a EAD vem oferecer aos alunos que residem em local distante e não tem possibilidade de se locomover para a cidade em busca de conhecimento através do estudo. Muitos ribeirinhos enfrentam problemas de transportes para chegar até a escola, assim a EAD através da tecnologia oferecida pela mesma so vem a favorecer estas pessoas que passam muitas das vezes por desafios para adquirir conhecimento e instrução para usar no seu cotidiano.
    DESVANTAGEM: a falta de contato com o tutor no momento de se tirar dúvidas, é uma das desvantagens às comunidades ribeirinhas que são assistidas pela EAD.

    ResponderExcluir
  19. Rubenita da silva picanço,8a período

    A vantagem é daqueles que não tem acesso a educação que pode ter a oportunidade de experimentar novos horizontes e a importância do poder aprender mesmo que seja nos lugares de difícil acesso ele está conectado com o mundo através da EAD
    E a desvantagem será a dificuldade em manusear a tecnologia que de certo modo não era sua realidade autora, mais agora tudo pode mudar é importante ressaltar os problemas de esses estudantes podem encontrar como a falta de professores que possam dar suporte nas dificuldades.

    ResponderExcluir
  20. Klyssia Pinto
    8º período de Pedagogia
    FSDB

    Vantagem: A educação a distância nos dá uma maior possibilidade de alcançar a população ribeirinha no que tange ao ensino superior que até pouco tempo era impedida geograficamente de alcançar o mesmo. Essa modalidade ainda que pouco estudada e reconhecida é uma das pontes para que realmente a educação brasileira torne-se democrática, haja vista o fato de que as populações ribeirinhas por longos anos foram esquecidas pelas políticas públicas.
    Desvantagem: Visualizo que a maior dificuldade encontrada pelas EAD's está justamente no serviço de internet, instrumento fundamental para o sucesso dessa modalidade de educação, que em nosso estado ainda é muito restrito.

    ResponderExcluir
  21. DIANA MEDEIROS
    8 PERÍODO de Pedagogia
    FSDB

    VANTAGEM:É que chega educação em áreas de difícil acesso,pois a falta de acessibilidade em muitos casos impede varias pessoas de estudar.
    desvantagem:talvez a EAD fuja do que se pensa de democratização do ensino,e muitas vezes o contato humano tão necessário no processo de ensino aprendizagem fica defasado.

    ResponderExcluir
  22. Danielle Rodrigues Picanço 8 período - Pedagogia
    Vantagem: Integrar a população ribeirinha e promover uma educação emancipadora para àqueles que realmente necessitam.
    Desvantagem: A falta de profissionais para trabalharem nessa região amazônica.

    ResponderExcluir
  23. Cristiane Almeida Veras 8 período - pedagogia
    Vantagem: Contribuir com a formação dos ribeirinhos que não tem sequer acesso a educação básica.
    Desvantagem: Falta de recursos didáticos, pois o governo não investe em educação de qualidade e a maioria não tem como se manter no curso

    ResponderExcluir
  24. Muito bem! Parabéns, pelos comentários

    ResponderExcluir
  25. ANNE GRAZIELLA BARBOSA MACHADO
    Oitavo período

    As vantagens é que essa modalidade chegando e sendo reconhecida para os para os ribeirinhos faz com que eles possam está em sintonia com a globalização e utilizando mesmo em seu dia-dia na educação.

    Desvantágem: Desvantagem e a utilização dos servisos de internet que é muito restritos.

    ResponderExcluir
  26. Iêda Bentes 8º pedagogia FSDB

    A vantagem do ensino a distância para os ribeirinhos é ter acesso ao processo de ensino e aprendizagem conforme o que rege a lei. O EAD foi uma forma alternativa encontrada, mais ainda falta muito para ser eficiente e significativa.

    A desvantagem é o manuseio da tecnologia, pois além de muitos ainda não terem um computador, não possui meios para estudar e como utilizar, e ainda poucos dominam essa tecnologia com eficiência.

    ResponderExcluir