segunda-feira, 26 de setembro de 2011

As Redes Sociais Virtuais e a EA





Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.
O filme aborda temas como consumismo, sexo sem amor, derrubar o outro a qualquer preço, enfim, tudo o que o sistema capitalista presa: a falta de solidariedade humana. Qual a relação entre a mensagem do filme, o sistema capitalista, a falta de valores em nossa sociedade multimídia e globalizada e a Educação Ambiental?

24 comentários:

  1. Educação Ambiental não se limita apenas a proteção do meio ambiente, tem uma relação maior com o modo em que vivemos ou com nossas ações dependendo do conhecimento adquirido, hoje temos as redes sociais em nosso favor para a aquisição de conhecimento, pois as notícias chegam em tempo real e nossas atitudes diante dos acontecimentos podem ser manifestados também com rapidez.
    Não deixemos de analisar nossas atitudes em relação as redes sociais, sempre com cuidado e uma consciência coletiva.

    Leiliane Maciel
    4 Período - Ciências Contábeis

    ResponderExcluir
  2. Devemos saber usar as redes sociais, pois elas tanto podem ser benéfica como maléfica. O mal uso atrapalha a vida das pessoas, muita gente ainda não percebeu que usar as redes sociais requer uma postura cautelosa.
    Assim usando-a de forma correta saímos ganhando, pois economizamos tempo, dinheiro, alem de ficarmos atualizados com as notícias do dia a dia e ajudamos a preservar o meio ambiente de diversas maneira. ex.:utilizando menos papel para escrever e etc.

    Iracema Mesquita
    4 Período - Ciências Contábeis

    ResponderExcluir
  3. Para muitos, meio ambiente é apenas florestas, animais. Estão redondamente enganados, pois o meio ambiente é a soma de fatores que determinam a sua existência, ou não, por exemplo, se nós "homens" vivemos sem se importar em preservar as fontes produtivas, com certeza não teremos nem MEIO e nem AMBIENTE para vivermos.

    Zacarias N. Teixeira,
    Acadêmico do Curso de C. Contábeis - FSDB/2011/2

    ResponderExcluir
  4. REDES SOCIAIS
    Para muitos, a rede social é vista como um malefício para a sociedade. Do nosso ponto de vista, o bem e o mal serão sempre paralelos, é claro, que depende muito mais de quem educa seus filhos que propriamente dito, quem oferece tais serviços e produtos.
    Vejo a rede social, também como forma de ganhar dinheiro, desde que, não seja para fazer maldade com outrem.
    Não existe GLÓRIA sem lutas, sem os desafios da vida, pois, as dificuldades existem para que possamos superá-las, e desta forma, nos agigantaremos diante de tais problemas da vida.

    Zacarias N. Teixeira,
    Acadêmico do Curso de C. Contábeis - FSDB/2011/2

    ResponderExcluir
  5. Nós, do ocidente, vivemos em uma sociedade moldada pelo sistema capitalista, que possui entre suas caracteríticas, a busca "a qualquer preço" pelo aumento de riqueza. Este sistema é bastante paradoxal, pelo fato de que os valores sociais (humanos) tem que ser deixados de lado, em prol de valores materiais. No entanto, o ambiente em que ocorre esta disputa "interior" deve ser o mais "limpo" possível de forma a deixar o míno de sequelas possível ao ambiente em questão, tanto no aspecto externo (natureza) e principalmente do interno (valores morais).

    Jozilane Brandao
    4º período C. Contábeis - FSDB - 2/2011

    ResponderExcluir
  6. O mundo de hoje oferece diversas possibilidades de interação social através das várias redes sociais criadas à serviço de todos como uma ferramenta de inclusão.
    Este progresso da tecnologia criou notoriedade no mundo inicialmente com a proposta de relacionamentos pessoais e hoje é um propagador de idiologia, marketing, notícias, entretenimento, etc.
    Mas, de fato, qual a relação com o meio ambiente?
    As redes sociais são ferramentas de fundamental importância para disseminar idéias e projetos que possam se tornar ações que viabilizarão a sustentabilidade no nosso meio.

    Angélica Alencar
    Ciências Contábeis - 4° Período - FSDB

    ResponderExcluir
  7. A primeira idéia que vem à nossa mente relaciona-se ao meio ambiente natural: ar, água, solo, fauna e flora. Mas, o homem evoluiu, passando a viver em sociedade, construindo cidades, alterando o habitat natural. Mesmo vivendo em meio à natureza, temos recursos artificiais, tais como: energia elétrica, gás, telefonia, etc.
    O bem ambiental, por ser patrimônio social do povo, é de toda a coletividade, que é detentora do direito de usá-lo de modo responsável, devendo preservá-lo, não podendo destruí-lo, não só para o presente, mas para as futuras gerações. Nem mesmo o Poder Público tem o direito de dispor livremente dos bens ambientais, muito menos destruí-los, a qualquer pretexto, sendo mero gestor deste patrimônio coletivo.

    Angélica Alencar
    Ciências Contábeis - 4° Período - FSDB

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a questão das (redes sociais) hoje, tratada pelo filme, procura trazer uma reflexão de como estamos utilizando essa poderosa ferramenta, de como seria a maneira certa de utilizá-la pois o que para uns é apenas distração, para outros, é encarada como uma grande ferramenta de apoio,que,através de suas múltiplas interações e conexões entre pessoas permitem que ocorra uma forte construção,fortalecimento e divulgação do conhecimento.Hoje as redes sociais talvez sejam a ferramenta mais capacitada para mobilizar em ação medidas urgênciais em relação a questão ambiental.

    Diego Correa
    4 período Ciências Contábeis
    Fsdb

    ResponderExcluir
  9. acredito que seríamos verdadeiramente felizes só de ter a comum ligação com o verde das matas, e não tivessemos a insanidade de declarar guerra contra o verde.O ser humano parece está correndo atrás de coisas que nem sabe explicar. O que estamos querendo? Somos o topo da cadeia alimentar, mas somos também assim como todos os seres desde uma simples célula até os grandes animais. Fazemos e compartilhamos de um mesmo espaço. E o mais horrível é ver que somos os únicos que pode mudar isso, os outros seres só ficam na expectativa de sair vivos das queimadas ou dos rios que secam... O triste é ver tanto sofrimento e o homem numa busca desesperada pelo fim dos tempos.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia amigos, comentar ao respeito de redes sociais para mim, é muito complexo, já que depende do ponto em que as miremos ou as utilizamos, poderiam ate se comparar com os programas de TV assistimos no dia a dia. devido a que sim nos envolvemos ou utilizamos estas de maneira errada, poderemos terminar sem cultura “alienados”, dando importância ás coisas improdutivas e que em sua maioria alimentam-se da miséria aléia para o seu próprio veneficio. Ou pelo contrario enriqueceremos as nossas mentes, nós aproximarão com quem gostamos ou nos identificamos, etc. em geral vai depender de nossas decisões.
    Jorge Mario 4° período Ciências contábeis

    ResponderExcluir
  11. Analisar a relação da Educação Ambiental com a rede social é uma tarefa complicada, a rede social tem seus pontos positivos e negativos, um dos positivos é favorece a construção cooperativa, o trabalho conjunto (ex:entre professores e alunos), próximos física ou virtualmente. Podemos participar de uma pesquisa em tempo real, de um projeto entre vários grupos, de uma investigação sobre um problema de atualidade, o filme ele tem como objetivo entender que a maioria dos jovens se interessam por informação - em grande quantidade, pouco importa sua qualidade ou profundidade. O mesmo se aplica aos relacionamentos, sejam amorosos ou simples amizades, é um daqueles filmes que chegam a ser assustadores por serem capazes de captar com tanta aptidão o momento em que vivemos.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas. As principais são:

    Redes comunitárias, estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios.

    Deste ponto de vista podemos coorrelacionar as redes socias como um encentivo para a sociedade globalizada com foco no capitalismo a ter uma boa conduta a respeito do meio ambiente já que elas possuem um grande poder na sociedade e tem a capacidade de influenciar o ser humano a determinada tarefa.

    Rodrigo Carlos 4º Periodo Ciencias Contabeis

    ResponderExcluir
  14. As complicações enfrentadas tanto na vida social como na profissional do protagonista da trama (Zuckerberg) evidenciam como o sistema capitalista, a falta de valores na sociedade multimídia e globalizada pode ser nocivo à qualidade de vida do ser humano.
    Interação social virtual tem suas vantagens exemplo: A difusão de informações de forma rápida e abrangente, entretanto, essas informações sempre terão dois extremos, ou seja, finalidades benéficas e perniciosas.
    Nesse contexto, cabe a cada um de nós cindirmos as informações e aplicar em tudo o que for beneficiar o bem comum também em interações sociais físicas, como por exemplo, atividades de preservação do meio ambiente estimulantes da consciência ambiental de forma que as gerações futuras possam contemplar belas paisagens como hoje nós ainda podemos fazer, ou seja, sem o auxílio de uma tela com infinitos pixels...

    Júlio Machado
    4º Período – Ciências Contábeis
    2011/2

    ResponderExcluir
  15. Quando se fala em educação ambiental, estamos envolvendo um todo, as redes sociais são uma maneira de analisar o tipo de educação que queremos e iremos oferecer para nossos filhos, ela trás muitos benefícios, muitas informações de todas as partes do mundo, disponível a partir de casa (ou de uma biblioteca pública, espaço Internet, cyber café). A Internet pode ser comparada a uma cidade na qual há lugar para todo o tipo: lazer, cultura, trabalho, educação, informação, política, humor, etc. A rede permite, de uma maneira fácil, o intercâmbio de mensagens e a partilha de ideias no mundo global. A Internet é um preciso auxiliar no trabalho, no estudo e facilita-nos a vida em geral. E por outro lado temos os malefícios, os efeitos negativos que o acesso à Internet pode causar sobre as crianças. O isolamento social é um dos grandes males e vem tendo um crescimento muito alto, a iniciação sexual precoce pode acarretar perda da inocência. Um exemplo do efeito negativo que o acesso à Internet exerce sobre as crianças, são as salas de bate-papo, onde crianças “teclam” com pessoas geralmente mais velhas, e ali, são tratados assuntos de adultos como a pornografia. Pesquisas realizadas comprovam que grande parte de crianças que estão neste grupo de acesso à Internet isolam-se da sociedade devido ao uso excessivo da Internet. Para inibir estes malefícios da Internet alguns pais utilizam ferramentas de bloqueio para restringir acessos a determinados sites ditos como proibidos ou impróprios, mas que são acessados livremente. A internet só se torna um beneficio se usada adequadamente.
    Elizete Libório - 4º Período - Ciências Contábeis - FSDB

    ResponderExcluir
  16. Se analisarmos a educação ambiental em relação ao meio ambiente, em que, quem é os responsáveis somos nós mesmos, percebemos que tem tudo a vê com a mensagem principal do filme, quando tratamos o consumismo em relação ao ambiente, quantas pessoas estão destruindo o meio ambiente, derrubando arvores, tudo para ter sempre mais, para seu próprio benefício, focando sempre em lucros.

    Quando é tratado o sexo sem amor, podemos associar o amor pela nossa natureza, onde muitos não possuem, tratam a natureza como um nada, sempre visando o melhor para a pessoa ou para as pessoas que estão visando o lucro. Podemos visualizar isso muito bem quando tratamos o assunto “do porto das lajes”, não estão preocupados com a natureza, estão preocupados apenas com os lucros que podem ter na construção desse porto.

    Quando é tratado o assunto de derrubar o outro a qualquer preço, também podemos associar o assunto “do porto das lajes”, pois quando levantaram a possibilidade da construção desse porto, não pensaram em ninguém, passaram por cima de tudo e de todos, e principalmente passaram por cima da natureza, o nosso meio ambiente, mas como foi comentado no encontro de ontem na faculdade, não podemos deixar que isso aconteça, vamos continuar essa luta para que isso não aconteça.

    Observem que se olharmos com essa visão para a nossa natureza, como ela está sendo tratado por essas pessoas, que possuem essa visão capitalista, o filme tem tudo a vê.

    Ronne Carlos
    4º Período Ciências Contábeis

    ResponderExcluir
  17. MEIO AMBIENTE, o nome em si já diz tudo, o meio no qual vivemos, aprendermos a torná-lo o melhor possível é uma busca individual, mas no entanto é necessário pensar coletivamente pois nossas ações influenciam outras pessoas, gerações futuras enfim todos, por isso é necessário que busquemos em nós razões pela qual precisamos proteger, cuidar do meio ambiente em que vivemos.

    ResponderExcluir
  18. Não classifico as redes sociais como maléfica ou benéfica, pois depende de quem utiliza. Mas em particular não gosto, apesar de ter, justamente pelo fato de ser acessível e nunca sabemos quem está por "trás" de um computador e qual a sua intenção. E não estou citando aqui a tecnologia, pois ela é fundamental na atualidade, tudo é bem mais prático, por exemplo: não precisamos sair de casa como em tempos atrás para fazer pesquisa em biblioteca, pois podemos fazer tudo isso em casa, isso é para quem tem internet, porém devemos ter cuidado ao utilizá-la.

    Irlane Vasconcelos
    Ciências Contábeis – 4º Período
    FSDB

    ResponderExcluir
  19. MEIO AMBIENTE
    Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido à falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir.
    A educação ambiental pode ocorrer dentro das escolas, empresas, universidades, repartições públicas, etc. Todos nos temos o dever de incentivar e colocar em prática os nossos conhecimento para tentar fazer a diferença, abordar temas relacionadas ao meio ambiente como: ecologia, preservação da natureza, reciclagem, desenvolvimento sustetável, consumo racional da água, poluição ambiental, efeito estufa, aquecimento global, ecossistemas, etc.
    A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade.
    Elizete R. Libório – 4º P – FSDB – C. Contábeis.

    ResponderExcluir
  20. Angela Silva disse:

    As Redes Sociais são de grande importancia para o nosso aprendizado, porem devemos saber usa-las pois atraves delas podemos fazer o bem e o mal, ajudar e prejudicar ate pessoas amigas, por isso devemos aproveitar e fazer bom uso de tudo o que ela nos oferece.
    Angela Silva
    Ciencias Contábeis - 4º
    FSDB
    28 de setembro de 2011 11:26

    Angela Silva disse:

    A E.A. nos ajuda a termos mais atenção com o mundo em que vivemos, com a Nossa Casa que o Senhor nossa Deus nos entregou com muito amor para dele cuidarmos,
    é criando consciencia dessa responsabilidade que iremos melhorar o nosso habitat, a nossa terra e poderemos ter dias melhores e deixarmos algo bom para as novas gerações.
    Angela Silva
    Ciencias Contábeis - 4º

    ResponderExcluir
  21. Sabemos que a Educação Ambiental já esta no nosso meio a bastante tempo, porém só hoje que nós estamos nos dando conta de quanto mau estamos causando para ela, e a Rede Social por ela ter uma praticidade, uma facilidade na ferramenta, que podemos trocar informações e publicar para varias pessoas meios para ajudar e beneficiar o Meio Ambiente.
    Rogério José
    Ciências Contábeis - 4° Período

    ResponderExcluir
  22. Embora as rede sociais venham crescendo a cada dia
    a concientizacao sobre o meio ambiente nao vem seguindo o mesmo ritmo
    poucos foruns debatem sobre os temas que focam a presevacao do meio ambiente,
    podemos ver no filme que Mark Zuckerberg (criador do facebook) ele era uma pessoa
    que nao dava muito valor as pessoas... Podemos ver atraves dele que muitas pessoas sao
    do mesmo jeito rejeitam o meio ambiente que vivemos focando apenas nos seus interesses pessoais.

    Enfin, o q tem haver as redes sociais com o meio ambiente???
    e que as pessoas passam maior parte dos seus tempos pensando e se ocupando
    com futilidades deixando de lado o meio ambiente e nao pensando em cuidar dele.
    Oque será do nosso amanhã se continuarmos a viver e pensar dessa forma?

    Sandra Silva
    Ciências Contábeis - 4° Período

    ResponderExcluir
  23. Muito bem! E a Palestra/Debate SOS Encontro das Águas vem ratificar toda essa nossa discussão! Parabéns, mesmo!
    bjk

    ResponderExcluir
  24. O Facebook desde que foi criado em 2004 tem se tornado uma das maiores redes sociais do mundo, conectando as pessoas em todos os lugares. Porem devemos ser bastante cautelosos quanto ao uso dessas ferramentas virtuais, pois as mesmas nos trazem muitos benefícios mas se nao soubermos usar podem causar muitos transtornos também.

    Para algumas pessoas as redes sociais são vistas como forma de distração e entretenimento, mas para muitos é uma ferramenta poderosa para divulgação e trabalho.

    Em resumo, temos uma excelente ferramenta em nossas mãos, se soubermos usa-la adequadamente.



    Cintia Cristina Lopes de Souza

    4º Período - Ciências Contábeis.





    Segue o blog do Meio Ambiente.



    O homem já percebeu que os recursos naturais não são inesgotáveis. Tem que haver equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. Hoje já nos sentimos ameaçados, assim como também o nosso planeta, pois os níveis de degradação regional atingiriam o nível global e muito precisamos fazer para ao menos retardar tal degradação. Precisamos nos conscientizar da grande importância do meio ambiente em nossas vidas e na vida de nossos descendentes. A conscientização é a palavra chave nos dias de hoje para que possamos garantir o dia de amanha!



    Cintia Cristina Lopes de Souza

    4º Período - Ciências Contábeis.

    ResponderExcluir