“Educar, portanto, é mais do que reproduzir conhecimentos. É incentivar o desejo de desenvolvimento contínuo, preparar pessoas para transformar algo” (Dewey)
Qual a relação entre Dewey e o Ensino de Ciências?
Olá,professora a educação que Dewey relacionar com ensino de ciência e justamente onde fala que devemos ser educadores inovados, e uma forma de trabalharmos esse método é por meio da experiência uma ideia fundamental para que a teoria da educação se diferencie.O homem necessita de uma capacidade de aprender com qual ele nasce em uma linguagem comum. Acadêmica:France Helen Pereira 4ºPeríodo.
A proposta de DEWEY relaciona-se com o ensino de ciências, a partir, da relação existente entre conteúdo e cotidiano do aluno, ou seja, as experiências. Essa mútua relação entre teoria e prática enriquece as aulas e permite o desenvolvimento da criança, suas capacidades físicas e intelectuais, pensamento independente e criativo de modo que se prepare positivamente para vida. ADRIANA CORDOVIL 4º Pedagogia
Esse teórico sempre apostou na experimentação e o ensino de ciências requer experimentos. Esse ensino exige que os conteúdos sejam abordados de maneira humanizada, a partir dos fatos cotidianos. Uma explicação aguçada onde o aluno perceba que esta constantemente ligada às ciências e as maiores descobertas partiram de fatos comuns como, por exemplo, a queda de uma maçã.
Dewey dizia que o estudante seria o cientista do amanhã... Partindo do pressuposto teórico, seria natural colocar na cabeça do estudante uma perspectiva de interesse sobre as questões científicas e um futuro comprometido com o Ensino de Ciências. Eu acredito que tenha aluno que ainda sonha em ser um cientista, mas observando a atualidade, não existe um incentivo para que esse aluno venha transformar seu sonho em realidade, buscar culpados nesse momento não vai resolver nada, precisamos ter um novo olhar, fazer uma leitura de mundo diferente em relação às experiências educacionais. Eu não acredito que na era em que vivemos onde a expansão da tecnologia e que essas invenções fazem parte do cotidiano da juventude, não desperte o interesse em se aprofundar no conhecimento das ciências.
José Augusto Maia da Silva 4º Período de Pedagogia. FSDB
Quando Dewey diz que o professor não precisa colocar seus conhecimentos para o aluno, mas através dos seus conhecimentos despertar no aluno o interesse em conhecer as experiências científicas, isso me faz lembrar da experiências que tenho vivido ao longo dessa minha vida, desde quando eu era estudante nas séries inicias que não era e ainda não é despertado no aluno esse interesse, hoje na faculdade eu consigo olhar que em mim nada foi despertado, mas que agora eu consigo ter uma visão diferente sobre ciências e seus estudos, temos que trabalhar esse interesse nos alunos.
A teoria de Dewey nos trás um grande leque de conhecimentos, e fazendo uma ligação com o ensino de ciências podemos peceber que a escola experimental, tem uma ligaçao bastante forte com ciencias,pois sabemos que a mesma esta praticamente em tudo e em todo lugar,apenas faltando um pouco mas da interacao do homem com o meio em que vivi.Devemos estar sempre em busca de novas descobertas.
Para Dewey a educação parte da inter-relação entre professor e o aluno principalmente com a sociedade. É aravés desta sociedade que está em constante transformação no espaço, tempo e tecnologico, e a ciência oferece uma contribuição a está, em qual em sua áreas específicas a didática ajuda o professor a usar das ferramentas de maneiras a favorecer oas alunos. Geosane Franco 4º período FSDB
Os estudos relacionados a Dewey traduz o que muitos professores deveriam fazer,educar o aluno através da sua própria vivência, trazendo essas idéias para o ensino de ciências fazer con que o aluno descubra através do seu cotidiano uma maneira de aprender ciências, o professor é o orientador dessa descoberta. Uma das palavras utilizadas por Dewey é democracia.De opiniões, de idéias, construção e reconstrução de cohnecimento.
Essa relação entre seus estudos e técnicas que durante seu projeto, foi pesquisado e observado, ele adquiriu conhecimentos grandiosos para os eu percurso na educação.Dewey se envolveu completamente a humanidade no acesso do conhecimento da ciência da história e da arte.Para que eles pudessem pensar cientificamente e se expressar estéticamente o que se refere aos estudos e objetivos educacionais. Esse era seu pensamento positivo em compreender a natureza da criança, e preocupar-se com a educação, que esteve precária nessa época.O avanço da ciência nasceu da audácia imaginação.
Professora o comentário que estar sem nome é o meu Lucineia Barros,pois, como a senhora sabe estou começando o meu namoro com o computador, e espero que desse namoro dê casamento. BJS te dooooolo.
Dewey articulava o ensino de ciência como investigação: desenvolver o pensamento e a razão, formar hábitos da mente, aprender assuntos da ciência e entender os seus processos. Portanto é através da experimentação que se faz brotar pesquisadores e cientistas, e para Dewey é importante que se experimente o novo para seu processo de aprendizagem educandos e experiências devem andar lado a lado. ROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA 4ºpedagogia
Dewey criticou o ensino de ciência em seu tempo, argumentando que a educação enfatizava o acúmulo de informações acabadas, com as quais os estudantes deve riam estar familiarizados. Para Dewey este tipo de abordagem não é o bastante para entender a ciência como um método de pensamento e uma atitude mental que ajuda a transformar formas de pensamento. a proposta deweyana para a filosofia é a de promover uma reflexão sobre a experiência dos homens no mundo real e não sobre valores transcendentais e imutáveis. existe o reconhecimento da importância de um ensino por investigação que permita aos estudantes desenvolver uma imagem mais sofisticada sobre a ciência e a investigação científica, contribuindo com o desenvolvimento intelectual e individual e oferecendo uma forma de pensar que poderia ser utilizada na solução de problemas diários.
Dewey utilizava o método construtivo e progressivo dando oportunidade para a criança se desenvolver,já no E.C prepara o sujeito a desenvolver o seu cognitivo trabalhando através da pratica, buscar o seu próprio interesse no meio de investigação.
A ciência não é uma verdade absoluta, mas sim uma proposta para a descoberta, assim o pensamento de Dewey também nos mostra que devemos oferecer os meios para nossos alunos. Raquel de Cássia 4 p FSDB
Olá,professora a educação que Dewey relacionar com ensino de ciência e justamente onde fala que devemos ser educadores inovados, e uma forma de trabalharmos esse método é por meio da experiência uma ideia fundamental para que a teoria da educação se diferencie.O homem necessita de uma capacidade de aprender com qual ele nasce em uma linguagem comum.
ResponderExcluirAcadêmica:France Helen Pereira 4ºPeríodo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA proposta de DEWEY relaciona-se com o ensino de ciências, a partir, da relação existente entre conteúdo e cotidiano do aluno, ou seja, as experiências.
ResponderExcluirEssa mútua relação entre teoria e prática enriquece as aulas e permite o desenvolvimento da criança, suas capacidades físicas e intelectuais, pensamento independente e criativo de modo que se prepare positivamente para vida.
ADRIANA CORDOVIL
4º Pedagogia
Esse teórico sempre apostou na experimentação e o ensino de ciências requer experimentos.
ResponderExcluirEsse ensino exige que os conteúdos sejam abordados de maneira humanizada, a partir dos fatos cotidianos. Uma explicação aguçada onde o aluno perceba que esta constantemente ligada às ciências e as maiores descobertas partiram de fatos comuns como, por exemplo, a queda de uma maçã.
Silvia Brasil
4º Pedagogia
Bom dia professora Ana Paula...
ResponderExcluirDewey dizia que o estudante seria o cientista do amanhã...
Partindo do pressuposto teórico, seria natural colocar na cabeça do estudante uma perspectiva de interesse sobre as questões científicas e um futuro comprometido com o Ensino de Ciências. Eu acredito que tenha aluno que ainda sonha em ser um cientista, mas observando a atualidade, não existe um incentivo para que esse aluno venha transformar seu sonho em realidade, buscar culpados nesse momento não vai resolver nada, precisamos ter um novo olhar, fazer uma leitura de mundo diferente em relação às experiências educacionais. Eu não acredito que na era em que vivemos onde a expansão da tecnologia e que essas invenções fazem parte do cotidiano da juventude, não desperte o interesse em se aprofundar no conhecimento das ciências.
José Augusto Maia da Silva
4º Período de Pedagogia.
FSDB
Bom dia professora.
ResponderExcluirQuando Dewey diz que o professor não precisa colocar seus conhecimentos para o aluno, mas através dos seus conhecimentos despertar no aluno o interesse em conhecer as experiências científicas, isso me faz lembrar da experiências que tenho vivido ao longo dessa minha vida, desde quando eu era estudante nas séries inicias que não era e ainda não é despertado no aluno esse interesse, hoje na faculdade eu consigo olhar que em mim nada foi despertado, mas que agora eu consigo ter uma visão diferente sobre ciências e seus estudos, temos que trabalhar esse interesse nos alunos.
Aldeneide Bandeira
Pedagogia
4º Período.
A teoria de Dewey nos trás um grande leque de conhecimentos, e fazendo uma ligação com o ensino de ciências podemos peceber que a escola experimental, tem uma ligaçao bastante forte com ciencias,pois sabemos que a mesma esta praticamente em tudo e em todo lugar,apenas faltando um pouco mas da interacao do homem com o meio em que vivi.Devemos estar sempre em busca de novas descobertas.
ResponderExcluirPara Dewey a educação parte da inter-relação entre professor e o aluno principalmente com a sociedade. É aravés desta sociedade que está em constante transformação no espaço, tempo e tecnologico, e a ciência oferece uma contribuição a está, em qual em sua áreas específicas a didática ajuda o professor a usar das ferramentas de maneiras a favorecer oas alunos.
ResponderExcluirGeosane Franco
4º período
FSDB
Os estudos relacionados a Dewey traduz o que muitos professores deveriam fazer,educar o aluno através da sua própria vivência, trazendo essas idéias para o ensino de ciências fazer con que o aluno descubra através do seu cotidiano uma maneira de aprender ciências, o professor é o orientador dessa descoberta. Uma das palavras utilizadas por Dewey é democracia.De opiniões, de idéias, construção e reconstrução de cohnecimento.
ResponderExcluirRAQUEL SANTOS
PEDAGOGIA 4°PERIODO
Essa relação entre seus estudos e técnicas que durante seu projeto, foi pesquisado e observado, ele adquiriu conhecimentos grandiosos para os eu percurso na educação.Dewey se envolveu completamente a humanidade no acesso do conhecimento da ciência da história e da arte.Para que eles pudessem pensar cientificamente e se expressar estéticamente o que se refere aos estudos e objetivos educacionais.
ResponderExcluirEsse era seu pensamento positivo em compreender a natureza da criança, e preocupar-se com a educação, que esteve precária nessa época.O avanço da ciência nasceu da audácia imaginação.
Aidê Matos
Pedagogia 4º Período.
Professora o comentário que estar sem nome é o meu Lucineia Barros,pois, como a senhora sabe estou começando o meu namoro com o computador, e espero que desse namoro dê casamento. BJS te dooooolo.
ResponderExcluirDewey articulava o ensino de ciência como investigação: desenvolver o pensamento e a razão, formar hábitos da mente, aprender assuntos da ciência e entender os seus processos. Portanto é através da experimentação que se faz brotar pesquisadores e cientistas, e para Dewey é importante que se experimente o novo para seu processo de aprendizagem educandos e experiências devem andar lado a lado.
ResponderExcluirROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA
4ºpedagogia
Dewey criticou o ensino de ciência em seu tempo, argumentando que a educação enfatizava o acúmulo de informações acabadas, com as quais os estudantes deve riam estar familiarizados. Para Dewey este tipo de abordagem não é o bastante para entender a ciência como um método de pensamento e uma atitude mental que ajuda a transformar formas de pensamento. a proposta deweyana para a filosofia é a de promover uma reflexão sobre a experiência dos homens no mundo real e não sobre valores transcendentais e imutáveis. existe o reconhecimento da importância de um ensino por investigação que permita aos estudantes desenvolver uma imagem mais sofisticada sobre a ciência e a investigação científica, contribuindo com o desenvolvimento intelectual e individual e oferecendo uma forma de pensar que poderia ser utilizada na solução de problemas diários.
ResponderExcluirKelly Melo – 4º período
Pedagogia - FSDB
Dewey utilizava o método construtivo e progressivo dando oportunidade para a criança se desenvolver,já no E.C prepara o sujeito a desenvolver o seu cognitivo trabalhando através da pratica, buscar o seu próprio interesse no meio de investigação.
ResponderExcluirKatia Leitão dos Santos
Pedagogia 4 período-FSDB
A ciência não é uma verdade absoluta, mas sim uma proposta para a descoberta, assim o pensamento de Dewey também nos mostra que devemos oferecer os meios para nossos alunos.
ResponderExcluirRaquel de Cássia 4 p FSDB