sábado, 6 de novembro de 2010

Ser professor no século XXI


Após tantas reflexões em sala de aula durante este semestre letivo, para você, quais são os maiores desafios em ser professor nas séries iniciais do Ensino Fundamental, especialmente aqui no Amazonas, nas escolas públicas?
PS: Não vale falar em baixo salário!

30 comentários:

  1. Ser professor no Amazonas nos dias de hoje, precisa antes de mais nada ter paixão pela profissão, para que os problemas enfrentado no dia a dia, possam ser superados na medida do possível, pois às vezes ele se depara com falta de apoio de seus superiores para desempenhar algum tipo de projeto ou ainda com alunos que apresentam dificulades no aprendizado e precisam de um acompanhamento maior.

    ResponderExcluir
  2. Ser professor do séc. XXI tanto aqui como em qualquer outro lugar é agir como um agente facilitador de gerações com um pensar crítico, analítico, argumentador, criador e solucionador das mais variadas dúvidas e interrogações que esse século nos apresentará ainda, para que, como no exemplo de nossos antepassados, possam no futuro vindouro serem os co-autores da formação de grandes cientistas e/ou profissionais para que, com a continuidade das gerações, apresentarem a estes, bases de pesquisa, soluções e apoio para as dúvidas e problemas que ainda surgirão.

    Segundo Período

    ResponderExcluir
  3. O grande desafio será esperar sair um edital de concurso ou PSS do Estado e, depois rezar para granduandos ou a nível médio poder concorrer, começa por aí o desafio.Dpois, é só agregar a teoria à prática...ma snão é bem assim o desafio maior é saber se vc tem mesmo o dom de ser professor porque "dá" aula para o Estado, nem tanto o município, tem que saber se quer ser professor só para fazer seu horário ou se queres ser educador mesmo para poder intervir na educação de uma forma não ditatorial mas, flexível e mediador das situações por mais que vc encontre colegas que falem assim "tá doido que vou me meter com esse povo eu tô aki pra dá aula ñ para ser babá de menino problemático" e ai muitas vezes nós ficamos pensando em abandonar aí que vem vc Educador com toda sua teoria e, agrega na prática porque assim vc vai estar fazendo intervenção de uma s situaçoes um tanto quanto diferenciadas do sue cotidiano.
    Em se tratando de salários aqui do Estado um professor estar recebendo por volta de uns:§ 1.000,00 líquido e no Município:§:1.500,00 líquido.
    Enquanto que nas escolas particulares se trabalha dois horários para se ter o que um professor de rede pública ganha somente em um horário,ñ é para se pensar...
    DIONETH OLIVEIRA 2ºPERÍODO

    ResponderExcluir
  4. Helen Regina Andrade 3ºPeríodo Pedagogia.

    O grande desafio é receber crianças que não possuem estruturas familiares,que trazem em sua bagagem histórias tristes e que teremos que ser além de professores pessoas capacitadas de sentimentos para enfrentar esta dura realidade.Teremos que ser também professores apaixonados pela profissão e realizar um bom trabalho para que possamos conseguir que nossas crianças consigam crescer com mais dignidade.Possuir estratégias,aulas alegres e muita disposição.

    ResponderExcluir
  5. No momente atual em se encontra a educação, nem sempre e tarefa simples para professor manter-se motivado diante de seus educandos.Pois, são vários fatores colaboram para o desânimo e a falta de perpectiva profissional.Como se não bastase, esses elementos contribuem tanto para o mau desempenho dos alunos quanto para a frustação dos docentes.
    Portanto,o grande desafio do professor do XXI,tem que esta atualizado com as informações,atuliza-se e trabalhar a criatividade,acredito que esses fatores contribuiram para seu bom desempenho em sala de aula.

    ResponderExcluir
  6. A indisciplina continua a ser um desafio a se contornar, pois a falta de respeito dos alunos com relação a todo o corpo docente só vem agravando, professores despreparados e mal qualificados, não conseguem ter controle sobre a turma e quando se tomam alguma atitude, ela chega ser desastrosa ao não se importar com contexto histórico e social ao qual o individuo esta inserido, provocando ainda mais a sua revelia. O professor tem que estar preparado para uma diversidade de situações problemas e encarar com flexibilidade, conquistar a confiança de seu aluno para poder diagnosticar tal problema e resolver ou tentar, de maneira que o individuo perceba que a rebeldia não solucionará, mais agravará seu problema e criarão outros. O professor é o principal mediador entre as incertezas que virão e as certezas que construirá com seus alunos.
    Kelly Melo - FSDB.
    Pedagogia - 3º Período.
    Didática II

    ResponderExcluir
  7. Ser professor em pleno século XXI realmente é um grande desafio,o autor Libâneo na sua obra Democratização sa Escola Pública ele cita Saviane dizendo que a cabeça do professor é progressista mas a sua realidade e tradicional só nisto o desafio de aplicar novos métodos ja mexe com estrutura da pratica docente, por outro lado a vocação de ser professor é ultrapassar limites e trabalhar sendo desafiada e a cada dia se superar como professor e mediador.

    Ana Moreira 2 Ped

    ResponderExcluir
  8. Como futura educadora, um dos meus maiores desafios em sala de aula será trabalhar algumas dificuldades a se perceber por alunos que sentem deficiência no aprendizado.
    As escolas em geral principalmente públicas deveriam proporcionar uma educação afetiva social em sala de aula, trabalhar as emoções dentro para podermos fazer com que as crianças possam aprender brincando. Mas diante dos meus conhecimentos na academia poderia superar todas as minhas dificuldades em sala e me torna uma grande educadora.

    FRANCE HELEN PEREIRA
    DIDÁTICA II
    3º PERIODO PEDAGOGIA FSDB

    ResponderExcluir
  9. Realmente professora, não basta falar em baixo salário, pois tenho a amor pela processo educativo por minha família está enraizada nesta causa, e nem por isso deixam de dinamizar ou trazer entusiasmo, incentivo e dedicar amor por crianças, adolescentes e jovens sedentos de uma nova concepção de educação, vida e valores.
    para mim é muito forte a vocação do Educador, do fazer pedagógico com amor, e isso faz com que tenha seus planejamentos organizados, tornando capaz de dar um "Jeitinho Brasileiro de arrecadar recursos para dinamizar a aula". Fico feliz quando o processo envolve mesmo e os educandos são co-participativos dessa transformação pessoal e social.
    Ou seja, basta viver a profissão com vocação!!! Ter certeza e clareza da eficácia profissional pela cidadania de milhares de pessoas humana. Francilaura

    ResponderExcluir
  10. Olá professora.

    Através dos relatos em sala de aula os desafios serão muitos na educação, o profissional deve saber conviver, saber ensinar, saber ouvir, saber ser humano. O ensino aprendizagem necessita de um professor que esteja preparado para os obstáculos em classe alunos desmotivados, agressivos, inquietos, indiciplinados, mas também alunos estudiosos, inteligEntes, interessados que querem realmente aprender, nesse sentido o educador terá que saber difernciar um aluno de outro, uma turma de outra e qoe vai fazer essa diferença é seu comprometimento.

    Geosane Franco da Silva
    Didática II
    3º Pedagogia - FSDB

    ResponderExcluir
  11. O educador do século XXI terá como primeiro desafio, a falta de políticas públicas competentes para que o mesmo torne-se um mediador do conhecimento, pois nem sempre é por falta de comprometimento que o educador não cumpre seu papel com maestria e dignidade, a falta de competência na administração pública sempre nos faz esbarrar no sistema onde nem sempre basta ter boa vontade, competência e criatividade. Pois hoje em dia o mediador tem que se virar nos trinta buscando alternativas, para a incompetência pública, que já começa com algumas leis absurdas, não estou dizendo com isso que tudo é ruim e nada presta, claro que existem políticas competentes, porém, temos que lutar pelas mudanças das políticas ruins, portanto temos que bater de frente com a incompetência na administração pública. A tendência do professor é atuar da mesma forma que atuavam os seus professores(só que hoje em dia temos que ser multidimensional) embora estejam, constantemente, recebendo informações sobre a necessidade de mudança na sua postura, porém é necessário que se conscientize da necessidade, urgente dessa mudança. O século XXI procura resgatar valores universais e permanentes, conduzindo a uma visão mais abrangente sobre o ser humano e a sua ação.As mudanças acontecem em passos lentos mas acontecem de uma forma ou de outra, cabe a nós profissionais da educação comprometidos com nossa prática, nos conscientizarmos ou melhor nos sensibilizarmos e o principal tentarmos solucionar essas dificuldades vindouras.

    Socorro 2° período Pedagogia

    ResponderExcluir
  12. O educador profissional dedica-se a sua atividade com amos. Diante das dificuldades que eu irei encontrar na sala de aula com problemas de indisciplina caberia conversar com cada um dos alunos e os pais para dar sim continuidade no que eu poderia conquistar a cada aluno, é um desafio que temos que enfrentar, mas para tudo tem uma solução. Com a ajuda de Deus tudo dará certo.
    Aidê Matos Costa
    Didática II – 3º Periodo
    Pedagogia - FSDB

    ResponderExcluir
  13. Oi professora Ana, boa noite...

    Depois de muitas reflexões, o maior desafio que o professor do século XXI tem é o seu próprio compromisso com a educação, pois se ele não buscar uma verdadeira aproximação e ser sincero consigo mesmo, abraçando a causa da educação, nada vai mudar a realidade vivida atualmente, continuaremos a escutar que o salário é pouco, ué, nós não, pensando assim, creio que ele escolheu a profissão errada, a palavra de Deus diz que todo trabalhador tem direito ao seu salário, precisamos é organizar um verdadeiro grupo que brigue pelos nossos direitos. Encontraremos muitos professores que simplesmente querem saber somente do seu salário no final do mês, o compromisso com o alunado fica em segundo plano. É comum hoje, encontrarmos professores stressados, que tipo de vida social ele vive? e a vida espiritual como ele está encarando? É, parece que se eu não me comprometer mesmo sabendo que eu não vou ficar rico a custa de ser professor, não conseguirei formar boas opiniões. Não posso ficar esperando que a nova presidente resolva o problema da educação se eu não busco novos conhecimentos, não posso esperar pelo governo, sabendo que eu também faço parte do sistema, sabendo que por muitas vezes ele me aliena e me faz ser igual há muitos.
    Então, eu preciso de muito compromisso, muitas inovações e de muitas responsabilidades pelo outro, sabendo que, eu também preciso rever meus conceitos.

    3º Período de Pedagogia.
    Didática II
    José Augusto Maia da Silva.

    ResponderExcluir
  14. Oi professora

    Muitos são os nossos desfios, porém, se colocarmos tudo o que aprendemos em prática, podemos ser diferente e se formos mais responsáveis e comprometidos com a nossa sala de aula, muitos anos de faculdade, pode mudar o ser humano e é com essas mudanças que iremos ajudar nossos alunos a serem aceitos na sociedade. A relação com os alinos deve ser um fator importante par um bom andamento e crescimento dos alunos.

    Aldeneide A. Bandeira
    3 período de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  15. Olá professora,
    Ser professor já é um grande desafio. Creio que a aproximação, o carinho e o respeito pelos nossos educandos, é nosso grande desafio, a conquista desse espaço é que nos faz refletir,pois o educador é um ser complexo e limitado, mas sua postura pode contribuir para reforçar que vale a pena aprender, que a vida tem mais aspectos positivos do que negativos, que o ser humano está evoluindo, que pode realizar-se cada vez mais. Se gostamos de aprender, facilitamos o desejo de que os nossos educandos aprendam. Temos que dar exemplos.Abrir espço para uma boa relação entre professor e aluno é um dos caminhos a serem percorridos para que a educação possa valer a pena.

    ROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA
    3º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Sabemos queser educador no nosso estado não é fácil, pois existem ns problemas, se fossemos por em escrito não iri terminar hoje, porém, o professor têm que antes de tudo educar a parte do amor. Amor pela educação, amor pelo ser humano, amor pelo aprendizado.
    LUCINEIA BARROS
    3° PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  18. Ser educador hoje é um grande desafío,muitos são os obstáculos que deven ser ultrapassados para se ter uma boa prática pedagógica.
    Muitos educadores não tem mais aquele amor e prazer no ensinar que deveria ser o que todo educador tinha a obrigação de ter e por isso deixam a desejar na prática educacional,ser professor é fazer o melhor em prol do outro mais não ser lembrado ou ter reconhecimento,hoje só lembram do professor quando se trata de algo errado porém se fizer algo de bom,como por exemplo um projeto para ajuda crianças com difículdades em leitura não vam dar tanta importancia se ele mandar um aluno fazer um trabalho com 30 laudas isso será um absurdo.
    O papel do professor é um dos mais importantes de uma sociedade mais não é valorizado.
    Ser professor é um desafío.

    IRLANE COIMBRA
    2°PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  19. No primeiro momento o docente tem que ter vocação,as dificuldades vão ser grandes,ser um professor ativo,desenvolver atividades que os alunos sitam interesse,uma das maiores dificuldades são comportamanto(indisciplina) e outros o professor não conseguem dominar. Hoje pode-se observar o comportamento são diferente,dos outros anos.Mas por trás ha uma explicação,(contexto).O professor precisa ser sabio,saber dialogar,ter afetividade,compreender,observar o lugar onde trabalha e ter a contribuição da instituição,pais, aluno e comunidade para obter uma educação melhor para superar essas dificuldades.

    Katia Leitão dos Santos
    Pedagogia 3º periodo FSDB
    Didática II

    ResponderExcluir
  20. O maior desafio de ser professor no Amazonas é entrar em sala de aula e deparar-se com uma diversidade enorme de alunos que trazem consigo a ausência familiar, dificuldades de apredizagem, pais desempregados entre outras. Devido a tantos problemas que os educandos vão perdendo o interesse em buscar novos caminhos e conhecimento que irá com certeza mudar sua realidade, despertando somente dentro de si revoltas. Então segue nossa tarefa de mestres a aperfeiçoar nossas teorias colocando-as em prática, fazendo dos nossos docentes seres críticos e reflexivos perante sua realidade.

    Silvia Brasil dos Santos
    Pedagogia 3 FSDB
    Didática II

    ResponderExcluir
  21. Olá professora!

    Um dos maiores desafios para o professor atualmente, é fazer com que certas instituições e alguns profissionais da educação percebam que se faz necessário uma reciclagem de certos conceitos, que é preciso haver, uma quebra de determinados paradigmas que não têm mais vez em nosso século.
    De forma a atualizar o processo ensino aprendizagem, para que como professores possamos atingir nosso verdadeiro objetivo; que não é o de aprovação 100%, mas, o de aproveitamento de conhecimento 100%

    2º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  22. Raquel de Cassia ped. 3
    No decorrer deste ano enfrentei muitos desafios, ser professora em uma escola que não tem compromisso coom a aprendizagem dos alunos e sobregarregam os professores, lidar com vários problemas como a violência prtesente até mesmos nas brincadeiras das crianças e estas que sofrem influencia dos meios de comunicação por assistirem desenhos animados e novelas demasiadamente.

    ResponderExcluir
  23. Adriana Cordovil Savedra
    Didática 2

    Acredito que lhe dar com pessoas já é um grande desafio. A educação nos coloca diante de inúmeras situações desafiadoras, nesse século um dos principais desafios dos educadores é acompanhar as mudanças tecnó
    logicas e trazer essas mudanças para o cotidiano escolar não como uma mera informação, mas se apossando dele, transformá-lo em conhecimento.
    Os desafios estão em todas as partes, e como educadores temos que estar preparados para vencer os desafios, vencer o cansaço, acompanhar o progresso, está um passo a frente para o que há de melhor para nosso alunado.
    Desafios esses que serão vencidos se em nossa prática trabalharmos com AMOR, DEDICAÇÃO e COMPROMETIMENTO.

    ResponderExcluir
  24. UM DOS MAIORES DESAFIO DO PROFESSOR E FORMAR JOVENS QUE POSSAM ESTA APTOS A EXERCER SUA CIDADANIA PERANTE A SOCIEDADE,PORQUE ESTA NAS NOSSA MÃOS FORMAR-LO,POR ISSO TEMOS QUE TER MUITA DEDICAÇÃO,AMOR E COMPROMENTIMENTO,SO ASSIM TEREMOS UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

    ADRIANA LELIS 2 PERIODO PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  25. Ser professor no seculo XXI e querer e fazer a diferença. Nas escola puplicas o ensino não tem mais qualidade e aproveitamento, hoje os alunos de escola particular são as mais interezados nas faculdade pública,eles passão com muita facilidade,pois os professores da rede particular tem amor e fais a diferensa na educação, cabe a nós fazemos a diferençã no ensino da rede publica.

    ResponderExcluir
  26. ola professora!
    A sociedade atual encontra-se em profunda crise que nos remete a pensar nossos valores e atitudes. Nesse contexto incerto, o papel do professor é fundamental, por isso novos recursos e atitudes didático-pedagógicos necessitam ser pensados. O professor pode eleva-se à sociedade usando o ensino como instrumento de luta e transformação social, levando os alunos a uma consciência crítica que supere o senso comum para que possam não somente ver os acontecimentos, mas enxergá-los de maneira mais crítica e reflexiva.
    essa e o maior desafio do professor..e mosntar com clareza seus ensinamento.......não basta estar so em escolas particulares..mas sim ir alem pra ver o quanto e importante ser professor e passa para os educandos as informaçoes e transforma-los e conhecimento para que eles posso entender...

    REGIANE TRINDADE DA SILVA
    (2ºPeriodo de Pedagogia)

    ResponderExcluir
  27. oi profe! boa tarde ...

    ser professor ja é hoje um desafio e tanto ,somos sabemos disso ,já a aqui no nosso estado mais ainda ! acredito que afalta politicas publicas voltadas para o fisico, escolas para o ensino infantil que são poucas,qualidade de ensino,tanto os professores quanto a sistema educacional ,tambem a conquista da sencibilização dos pais para como eles veem a importancia da escola e da educação pra os seus filhos .
    na verdade todo o sistema que envolve o processo ensino-aprendizagem é um desafio gigantesco .

    ResponderExcluir
  28. Acredito que o maior desafio de ser professor nos anos iniciais na Amazônia, é justamente a falta de inovar. Muitos professores acham que so por estar na Amazônia longe das grandes capitais, se acham no direito de dizer que aqui não tem nada que se aproveite de bom pra acrescentar nas aulas... Isso é um absurdo pois a ecologia faz parte da ciências, o boi bumbá faz parte de artes, a lendas de Língua Portuguesa... Então o maior desafio é buscar novos temas, sair da sala de aula e deixar a aula mais prazerosa. INOVAÇÃO, isso é que falta para o educador do Amazonas.
    Anne Furtado 2. Periodo FSDB

    ResponderExcluir
  29. Ser professor ,seja em que seculo for é um grande desafio e nos como futuros professores devemos estar preparados para as inovaçoes que virao.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia professora.
    Ser professor no século XXI é um grande desafio, porque, por mais que tentemos mudar a realidade do professor em aplicar métodos novos, esta iniciativa complica-se quando deparamo-nos com impedimentos que, na maioria das vezes, são impostas pelos próprios colegas de profissão. Mas não devemos desistir de ultrapassar essas barreiras impostas e sim superá-las, mobilizando outros educadores que desejam essa mesma mudança.
    Luciane Filgueiras, 2º período de pedagogia.

    ResponderExcluir