sábado, 6 de novembro de 2010

Obstáculos epistemológicos: o uso de terminologias no Ensino de Biologia


O objetivo essencial do ensino da ciência deve ser a compreensão, e não o vocabulário. Contudo, a utilização de uma terminologia clara e inequívoca é fundamental na comunicação científica e na sua compreensão. Alguns termos técnicos são úteis para todos, pois facilitam a comunicação. Contudo, o número desses termos essenciais, a aprender pelos alunos, deve ser relativamente pequeno. Se os professores introduzirem termos técnicos somente quando necessários à clarificação do pensamento e à promoção da comunicação efetiva, então os alunos formarão gradualmente um vocabulário funcional que sobreviverá para lá do teste seguinte. A concentração dos professores no vocabulário, porém, pode implicar uma menor atenção à ciência como processo, o que coloca em risco a sua compreensão (AAAS, 1993; Ciari, 1997).
Faça um comentário sobre como essas terminologias acabam se tornando um obstáculo epistemológico no ensino de Biologia.

7 comentários:

  1. Como já citado pela professora, o uso de terminologias é fundamental por ser uma convençao mundial. Assim, em qualquer lugar do mundo, as pessoas podem se comunicar por termos técnicos sem haver divergências de conceitos. Entretanto, os alunos não precisam necessariamente conhecer todas as terminologias ensinadas pelo o professor. Do meu ponto de vista, essas terminologias são ensinadas aos alunos para que esles tenham noção da existência delas e não para se tornarem "expert" nisso.

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  2. Concordo com a Sabrina, quando ela diz que acredita que as terminologias devem ser passadas sim aos alunos, mas por uma questão de conhecimento, pois é realmente importante que exista uma forma universal de se comunicar sem divergências. Mas que essas terminologias n sejam obrigatoriamente necessárias para os alunos.
    Amanda Amorim.

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  3. Não dá pra evitar usar certas terminologias,pois é complicado em certos assuntos não usar termos técnicos, imagine como seria ensinar genética sem falar em alelos, genótipo, fenótipo, entre outros, cabe ao professor explicar o que significa cada um e não tornar a aula extremamente técnica, cheia de terminologias.
    Elaine Amorim

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  4. Acredito que as terminologias existem para conceituar termos científicos, que se referem a uma disciplina mais formal que estuda sistematicamente a rotulação e a designação de conceitos particulares. Dependendo do ambiente e nível escolar professores devem evitar a utilização dos mesmos pretendendo atingir a compreensão dos alunos acerca dos assuntos, mas devem ser mostrados a eles. No meio científico acadêmico, no fazer ciência e pesqusia devem ser utilizados para um fim específico até porque estará sendo realizado de igual pra igual, com outros pesquisadores e demonstraria o seu profissionalismo e conhecimento sobre o assunto em pauta.

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  5. Acho que as terminologias ajudam a padronizar o vocabulário para que as pessoas da área se entendam, como é o caso da Biologia. Mas é necessário tato para introduzir certos termos para cada nível e a cobrança deve respeitá-lo também. Se desde quando a criança é apresentada a ciência, ela também recebe o significado de certas terminologias, ela vai agregando assim como as palavras usuais do cotidiano sem que lhe seja um problema. Com o passar da idade, o nível de especificidade vai aumentando. O que não pode é o professor jogar todas as terminologias de uma só vez, como muitas vezes acontece.

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  6. Não dá para eliminar o uso de certas terminologias em sala de aula, então o professor tem que explicar para os alunos o que elas significam, pois se ele não esclarece o significado desses termos a compreensão dos seus alunos fica prejudicada e sua missão como professor falha.

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  7. De fato, é necessário o uso de terminologias, pois se o professor não abordá-las na sala de aula não estará preparando o aluno para o meio acadêmico. No entanto, o professor deve dosar sua linguagem dependendo de vários fatores, como faixa etária, por exemplo.
    Se o professor se atentar para isso haverá de fato comunicação e não confusão para o aluno.

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