sábado, 13 de novembro de 2010

O Processo de Estudo Ativo no Ensino de Biologia



Algumas formas de estudo ativo
O estudo ativo envolve inúmeros procedimentos para despertar no aluno hábitos, habilidades de caráter permanente. Para isto temos várias tarefas e exercícios específicos para este fim:
1. Exercícios de Reprodução - testes rápidos para verificar assimilação e domínio de habilidades.
2. Tarefa de preparação para o estudo - Diálogo estabelecido entre o professor/aluno, aluno/aluno e observa e revisão de matérias anteriores.
3. Tarefas de fases de assimilação de matérias - Atividades que favoreçam o confronto entre os conhecimentos sistematizados e a realidade dos alunos.
4. Tarefas na fase de consolidação e aplicação – compõem-se de exercícios e revisão de fixação.


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6 comentários:

  1. O estudo ativo é por conseqüência uma postura do aluno e do professor frente ao conteúdo, pois as atividades deste estudo ativo se baseiam nas atividades do aluno de observação e compreensão de fatos ligados a matéria, da atenção na explicação do professor, favorecendo o desenvolvimento das capacidades cogniscitivas do aluno. Não existe ensino ativo sem o trabalho docente.É importante desempenhá-lo pois, representa uma sólida assimilação de conhecimentos para que ocorra uma verdadeira aprendizagem.

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  2. É necessário que se tenha em mente os conteúdos que representam o elemento em torno do qual se realiza a atividade de estudo. Esse tipo de estudo, isso é o estudo ativo, está relacionado com a atitude do aluno e de seu mestre em sala de aula perante o conteúdo que será ensinado.

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  3. Acredito que a música ganha papel importante nesse assunto. Nela podemos revisar uma matéria e introduzir uma nova através das assimilações e comparações das rimas e métricas que a música propõe ao ser elaborada, associada com uma melodia fácil de ser executada pelos alunos e pelo professor.
    Ainda vale ressaltar que, com ela, podemos gerar uma interpretação do conteúdo de sua letra e a utilização da mesma para lembrar estes quando deparado com uma avaliação.
    Que aluno nunca aprendeu com um professor alguma música? Muitos dos que eu ouvi cantarolar tais músicas, nunca mais esqueceram o que havia no seu conteúdo bem como a melodia dela.

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  4. Este tipo de estudo deve ser utilizado para firmar o conteúdo ministrado em sala de aula. Não deve ser confundido em momento algum com os exercícios que alguns professores passam para tapar buraco, por não querer dar aula.

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  5. É muito importante esta modalidade de ensino uma vez que possibilita ao aluno a oportunidade de assimilar o conteúdo. Mas deve-se ter a preocupação em não apenas passar exercícios fixadores para que os alunos não vejam o aprendizado de forma mecânica, mas que estes desenvolvam capacidade crítico-reflexiva acerca dos conteúdos ministrados.

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  6. Este tipo de estudo é realmente muito interessante quando se trata de um exercício de assimilação. É necessário que o professor transmita o assunto para o aluno e essa modalidade seja utilizada como um reforço no aprendizado do aluno.
    Amanda Amorim.

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