segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Nanotecnologia


"Os princípios da física, pelo que eu posso perceber, não falam contra a possibilidade de manipular as coisas átomo por átomo. Não seria uma violação da lei ; é algo que, teóricamente, pode ser feito mas que, na prática, nunca foi levado a cabo porque somos grandes de mais" - Richard Feynman.
O que é a nanotecnologia? Por qué é precisso um uso responsável?

20 comentários:

  1. A nanotecnologia está associada a muitas áreas do conhecimento, inclusive com a biotecnologia. O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. É uma área promissora, ainda iniciante mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, nanocompósitos, biomateriais ou chips). A nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem. Como é uma área nova e com grandes perspecticvas,é muito importante seu uso responsável, para evitar possíveis problemas tais como a nanopoluição que é gerada por nanomateriais ou durante a confecção destes. Este tipo de poluição, formada por nanopartículas que podem ser muito perigosas uma vez que flutuem facilmente pelo ar viajando por grandes distâncias. Devido ao seu pequeno tamanho, os nanopoluentes podem entrar nas células de seres humanos, animais e plantas. Como a maioria destes nanopoluentes não existe na natureza, as células provavelmente não terão os meios apropriados de lidar com eles, causando danos ainda não conhecidos.

    ResponderExcluir
  2. A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. É a capacidade de criar objetos de qualidade superior aos existentes hoje, a partir da organização dos átomos da forma desejada. A nanotecnologia trabalha com escala nanométrica, onde um nanômetro (nm) equivale a um bilionésimo de metro. Um dos grandes problemas enfrentados pelo seu desenvolvimento, além de escassez de trabalhos na área, é o surgimento de novos problemas gerados, como descoberta de novos meios de reaproveitamento de detritos gerados, e como tratar os resídduos deixados pelas experiências e pelos trabalhos na área. É muito importante essa área ser tratada com responsabilidade, pois vai se começar a trabalhar com pesquisas que não só irão trazer grandes avanços, mas também podem apresentar grandes impasses e problemas.

    ResponderExcluir
  3. A nanotecnologia é a tecnologia que explora as coisas em uma dimenção atômica e molecular para criação de novas,pode auxiliar na fabricação de uma diversidade de equipamentos de alta precisão na alimentação,na medicina,na ecologia e em outras de áreas,ainda não se dispõe de muitos profissionais no campo,mas se continuar se desenvolvendo dessa será um dos principais fatores para a chamada quarta revolução industrial.
    Qualquer projeto técnico-científico deve ser levado com responsabilidade pois tudo o que é desenvolvido será refletido em algum aspecto em nossa vida.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A nanotecnologia é a capacidade de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e
    ferramentas desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no
    lugar desejado. Ela proporcionou a fabricação de máquinas milhões de vezes mais potentes e cem vezes menos dispendiosas do que os outros aparelhos atuais. A nanotecnologia possibilita melhoras em grande medida em quase todos os componentes da vida diária, representando enormes vantagens para a humanidade, mas também altos riscos. Sua base está no potencial de produzir além de produtos aperfeiçoados, uma ampla variedade de meios de produção. O alcance deste sistema de engenharia molecular significa uma nova revolução industrial, envolvendo consequências econômicas, sociais, ambientais e militares.Contudo, os riscos são grandes, pois pode-se usar de modo indevido ou praticar-se uma gestão não responsável. A chegada repentina da fabricação molecular poderá não dispor de tempo suficiente para
    ajustar-se à suas implicações, o que torna imprescindível uma preparação adequada. A nanotecnolgia envolve riscos muito preocupantes, como o risco existencial, necessitando de soluções para cada risco, e para os impactos que este teria sobre outros riscos. O uso responsável da nanotecnolgia é fundamental para seu progresso e aumento da qualidade de vida do homem, amenizando seus impactos percebidos em curtos espaços de tempo. Como quase tudo na vida, essa é uma área a ser desenvolvida com cautela, onde a fabricação molecular seja utilizada para fins produtivos e proveitosos, eficiente no limite do uso inadequado do seu potencial.

    Lourayne Chazan
    Biotecnologia- UFAM

    ResponderExcluir
  6. A nanotecnologia está associada a diversas áreas de pesquisa e produção na escala nano também conhecida como escala atômica. O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem. Um dos instrumentos utilizados para exploração de materiais nessa escala é o Microscópio eletrônico de varredura, o MEV. O cuidado de se mostrar responsável está ao mexer com partículas que podem ser compatíveis ou não, e ainda sim podem causar algum tipo de dano desconhecido, sendo necessário um cuidado e um estudo mais específico ao lidar com isso.

    Natália Santos Ferreira
    Biotecnologia

    ResponderExcluir
  7. A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno(átomos e moléculas no caso), usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas na ciência contemporânea para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. O significado da palavra mudou para abranger os tipos mais simples de tecnologia à escala nanométrica, sua definição inclui qualquer elemento inferior a 100 nanômetros com propriedades novas.
    Através dessa tecnologia seria possível produzir, por exemplo, armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes.
    A nanotecnologia não só permitiria a fabricação de produtos de alta qualidade a um custo muito reduzido como também a criação de novas nanofábricas com o mesmo custo e velocidade.
    Essa tecnologia apresenta essas grandes vantagens, mas devemos também nos preocupar com algumas perguntas que são colocadas:
    A quem pertencerá a tecnologia?
    Estará altamente restringida, ou amplamente disponível?
    Como afetará ao fosso entre ricos e pobres?
    Como poderão ser controladas as armas perigosas e prevenir corridas armamentistas?
    Precisamos estar prontos para as consequências que o desenvolvimento da mesma irá trazer. Em parte porque poderia acontecer que já estejam a ser desenvolvidos há anos programas industriais ou militares clandestinos sem o nosso conhecimento (especialmente em países que não têm sociedades abertas).
    Por isso deve-se analisar os benefícios e malefícios que a nanotecnologia poderá trazer no futuro e assim obter um uso responsável da mesma, para daí dar continuidade ao seu desenvolvimento.

    Geise Bertoldo
    UFAM-BIOTECNOLOGIA

    ResponderExcluir
  8. Nanotecnologia para mim é a ciência que objeetiva usar o meio atômico para obter as mais diferentes composições químicas.Isso acarretaria uma nova revolução industrial,visto que poderiamos transforma um objeto em outro , chegariamos as aspirações alquimisticas de transformar pedra em ouro.Porém temos que tomar cuidado em qualquer avanço na área,mínima quanto for,pois o mundo é regido por um equilíbrio invisível e na maioria das vezes imperceptível,que nos pode levar ao caos num piscar de olhos. PAULO ABRAÃO - UFAM -BIOTECNOLOGIA

    ResponderExcluir
  9. Nanotecnologia é a ciência desenvolvida para controlar o pequeno, o quase “invisível”. É uma ciência muito boa, porém, muito perigosa, pois, como eu li uma vez, se desenvolveram nanorrobôs, mas não se sabe ainda a sua capacidade de reprodução e controle. Por isso a preocupação dos cientistas em seu uso. É uma ciência curiosa, porém muito perigosa a certo ponto. O seu uso não foi ainda confirmado, porém eu creio que se deva conhecer melhor sobre isso para depois podermos fazer uso.
    Hallana Cristina - Biotecnologia/UFAM

    ResponderExcluir
  10. A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. É preciso um uso responsável pois, essa área é relativamente nova e se desconhece os perigos que ela pode apresentar por isso um estudo mais aprofundado deve ser feito para que não ocorra nenhum dano perigoso.

    Fernanda Celine Batalha Coutinho
    Biotecnologia -UFAM

    ResponderExcluir
  11. A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estão sendo desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências econômicas, sociais, ambientais
    e militares.
    Tal como já aconteceu com a eletricidade ou os computadores, a nanotecnologia melhorará em grande medida quase todas as facetas da vida diária. Como tecnologia de objetivos gerais, porém, teria um uso duplo, ou seja, teria múltiplas aplicações comerciais e também militares: seria possível produzir, por
    exemplo, armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes. A nanotecnologia representa, portanto,incríveis vantagens para a humanidade mas também graves riscos.

    Gisele Bertoldo
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  12. A nanotecnologia é a manipulação dos átomos através das mais diversas e atuais tecnologias, para que sejam formadas novidades industriais, visando lucro e benefício para a população. Porém, dessa forma, poderíamos desenvolver armas nucleares, microorganismos superpotentes e outros.. que usados que maneira inadequada causariam grandes e desastrosos prejuizos, talvez até irreversíveis para a sociedade. Já que estamos falando de átomos, partículas tão minísculas que poderiam facilmente sair do controle humano e causar uma das chamadas catástrofes biológicas.

    Andressa Souzza - Biotecnologia - 2 Período - UFAM

    ResponderExcluir
  13. A nanotecnologia, por ser algo novo e com inúmeras possibilidades, desperta muita ambição. Os seres humanos são muito curiosos e sempre procuram se superar dia a após dia de modo que, ao aparecer novas tecnologias,sua mente vai a mil e pensam em experimentos diversos que nem sempre são éticos.
    É necessário responsabilidade e uma cabeça bem centrada para lidar com todas as possibilidades que as novas tecnologias, no caso a nanotecnologia.


    Jennifer Salgado
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  14. A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estam a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado.A nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem.O objetivo principal não é chegar a um controle preciso e individual dos átomos, mas elaborar estruturas estáveis com eles.Mas além de toda inovação e mudança que a Nanotecnologia pode trazer ela também pode trazer maléficios, como todo tipo de inovação tecnológica se não for utilizada com o devido estudo e responsabilidade.

    Um dos possíveis problemas é a nanopoluição que é gerada por nanomateriais ou durante a confecção destes. Este tipo de poluição, formada por nanopartículas que podem ser muito perigosas uma vez que flutuem facilmente pelo ar viajando por grandes distâncias. Devido ao seu pequeno tamanho, os nanopoluentes podem entrar nas células de seres humanos, animais e plantas. Como a maioria destes nanopoluentes não existe na natureza, as células provavelmente não terão os meios apropriados de lidar com eles, causando danos ainda não conhecidos. Estes nanopoluentes poderiam se acumular na cadeia alimentar como os metais pesados e o DDT.

    ResponderExcluir
  15. Nanotecnologia é a aplicação da ciência de sistemas em escala nanométrica. uma proposta de fabricação tecnológica com três objetivos centrais:
    1) Posicionar essencialmente cada átomo em seu devido lugar. 2) Fazer com que quase qualquer estrutura seja consistente com as leis da física e da química permitindo especificá-la com detalhe atômico. 3) Ter custos de fabricação que não excedam largamente os custos da matéria-prima e energia necessários.

    ResponderExcluir
  16. A nanotecnologia é a capacidade de criar objetos de qualidade superior aos existentes hoje, a partir da organização dos átomos da forma desejada. A nanotecnologia hoje engloba muitas áreas de pesquisa, dos diversos setores da indústria e das áreas estratégicas (econômica, social, ambiental e militar).

    Como tecnologia de objetivos gerais teria um uso duplo, ou seja, teria múltiplas aplicações comerciais e também militares: seria possível produzir, por exemplo, armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes . A nanotecnologia representa, portanto, incríveis vantagens para a humanidade mas também graves riscos por causa da nanopoluição.

    Cláudia Nayara. Biotecnologia- Ufam

    ResponderExcluir
  17. É a capacidade de criar a partir do minúsculo por meio da organização de cada átomo no lugar desejado. Necessita de um uso responsável porque, por se tratar de uma possível nova "Revolução Industrial", a nanotecnologia é vista como a ponte que vai ligar o útil ao agradável em vários aspectos sócio-políticos, por exemplo: pode vir a causar uma nova corrida ao armamento, armas minúsculas com custo reduzido e guerras travadas em poucos milímetros; a produção pouco dispendiosa e a duplicação de projetos pode originar grandes mudanças na economia; seria de enorme facilidade traficar produtos milimétricos e altamente perigosos (nanofábricas)...
    A nanotecnologia é realmente fascinante, mas pagar fascínio com problemas de alta gravidade e tamanhos invisíveis, por outro lado, não é tão fascinante assim...

    Igor Lobo
    Biotecnologia UFAM

    ResponderExcluir
  18. A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estam a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenheria molecular, o resultado será uma nova revolução industrial.Com o desenvolvimento da Biotecnologia, muitos exames médicos ficariam melhores, porém esse tecnologia será cara e não será todos que vão poder pagar.Então devemso ter consciencia na hora de usar essa nova tecnologia. porque com ela tambem teremos a oportunidade de conhecer profundamente o corpo humano e com isso ter algumas respostas para certas doenças.
    Maria Eliza Caldas dos Santos - Biotecnologia

    ResponderExcluir
  19. a nanotecnologia é a ciência do pequeno um décimo maior que o átomo e onde espera-se poder controlar suas estruturas e construir iniciando dos tijolos da matéria. é tão incrível como a biotecnologia e tão abrangente como. O limite é só a capacidade criativa humana.
    marcos aurelio UFAM BIOTEC

    ResponderExcluir