segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Importância do Planejamento no ensino



O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente. 

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes. 

De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações. 

Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível. 

Fale sobre a importância do planejamento de uma aula e dê sua opinião sobre por que os professores não gostam de fazer Planos de Aula. 

50 comentários:

  1. Planejar tem por objetivo alcançar um alvo ou um fim desejado, com a possibilidade de na sua caminhada haver a verificação dos erros planejados, fazendo assim seus ajustes e novas inclusões de idéias e inovações, ações essas comum para um planejamento anual onde se está sujeito a alterações devido a mudanças constante que ocorre num sistema globalizado.
    No campo educacional encontramos muitos docentes que não teem muita simpatia para acompanhar os planos de aulas de seus locais de trabalho, podendo ser conseqüências das tendências educacionais onde muitos professores optam, em que algumas dessas tendências pregam uma educação livre em que quem determinam e adéquam o ensino/aprendizagem é o aluno para que suas idéias e seus problemas e seus costumes sejam respeitados; e ainda podemos também responsabilizar essa falta de zelo de alguns educadores pelos planejamentos escolares aos paradigmas educacionais os quais geram diversos conflitos de idéias nesse campo.
    Será que acertei teacher, ou estou confusa quanto a essas responsabilidades?
    Janete Tavares, 2° Período

    ResponderExcluir
  2. O trabalho do educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado. Cada docente deve, ao conhecer os alunos com os quais trabalha em determinado ano, verificar os pontos positivos e negativos e adequá-los ao planejamento dos anos seguintes. Planejar é prever e organizar ações determinadas, identificar e analisar as dificuldades e o que pretende mudar com objetivos e metas estabelecidos. (Déborah F. C. Lima – 4º Período – FSDB).

    ResponderExcluir
  3. É de fundamental importância que os professores se ultilizem de planos de aulas, pois é de lá que o mesmo irá se apoiar quando lhe perguntarem sobre o que foi o tema de sua aula.
    Mas hoje para o professor ter uma renda que lhe proporcione uma vida estável,o mesmo trabalha nos três turnos.Logo eu me pergunto,como ele irá ter tempo para fazer os planos de aula para três turnos?
    É claro que o professor a partir do momento que escolhe essa profissão ele tem que estar a par de tudo sobre o que cabe ou não o professor.Mas não vamos generalizar e pensar que todos os docentes agem desse modo, não fazendo seus planos de aula,pois, acreditamos que existem professores comprometidos com a Educação e que jamais deixam de fazer seu plano de aula.

    ANDREIA DA COSTA
    FSDB(PEDAGOGIA\4PERÍODO)

    ResponderExcluir
  4. Planejar é organizar suas ações, acredito que o planejamento é o norteador do processo de mediar o ensino, e é importantissimo para o docente no sentido de lhe dar subsidios para se ensinar uma boa aula, ao planejar uma aula vocês estará colocando em ordem qual o seu objetivo com aquela aula e quais são os metodos que serão utilizados para que alcançe o seu objetivo, acredito que muitos docentes não planejam pro falta de comprometimento com a educação, até porque sabemos que o planejamento é crucial no trabalho do professor, imagine o professor chegar em um sala de aula sem nenhum tipo de planejamento será que o mesmo irá lembra de "cabeça", seus objetivos e suas estratégias, em minha opinião, o planejamento está aqui para facilitar quando digo "facilitar", digo na questão de o professor mediar sua aula seguindo a forma com o que organizou anteriormente, fora que com o planejamento se acontecer algo que não foi planejado, o professor com o planejamento em mãos já saberá que atitudes tomar, agora quando falamos de educadores que trabalham sem o planejamento acredito que é por pura preguiça porque sabemos que o planejamento requer tempo e muitos não querem ter esse tipo de trabalho.
    FABÍOLA NASCIMENTO - 4º "A" PEDAGOGIA / FMCN

    ResponderExcluir
  5. e fundamental que os professores Planejem e organize suas ações,bom que o planejamento é o norteador do processo de mediar o ensino, e é importantissimo para o docente no sentido de lhe dar subsidios para se ensinar uma boa aula, ao planejar dos educandos.....
    Planejar é prever e organizar ações determinadas, identificar e analisar as dificuldades e o que pretende mudar com objetivos e metas estabelecidos. assim usandos as medotologia....que possa impor com facilidade para os educandos....porem o profissional dever olhar para o educando não cmo um modelo ou uma açao futura mas sim dar-lhe uma condição que ela mesmo possa se responsabilizar pelos seus atos....transmitindo as informaçoes em conhecimento..........
    REGIANE TRINDADE DA SILVA
    (2ºPERIDO DE PEDADOGIA)

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que o planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. Por isso a idéia de planejar precisa estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades.
    Planejar requer pesquisar sempre; ser criativo na elaboração da aula; estabelecer prioridades e limites;estar aberto para acolher o aluno e
    sua realidade;ser flexível para replanejar sempre que necessário.

    CÉLIA MATEUS -4A PEDAGOGIA, FMCN -FSDB

    ResponderExcluir
  7. Ana Maria 4ª periodo de pedagogia
    O planejamento escolar é fundamental, para o professor no processo de ensinar e organizar as suas ações, analizando e identificando as dificuldades encontradas.contudo o planejamento é importante para que atinja com êxito o processo de ensino-aprendizagem.muito embora ainda existem professores que improvisam aulas, com isso prejudicando o aprendizado do aluno.

    ResponderExcluir
  8. Hellen Cristina, 4º período
    O papel da escola na construção de um país mais justo é fundamental, e ele se concretiza pela ação educativa. Desse modo, o trabalho do educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado.
    Cada professor, conhecendo os alunos com os quais trabalhará, tem de saber o que vai ensinar, para quê e como fará isso ao longo do trabalho educativo.
    Assim também, a escola como um todo, a partir das diretrizes gerais para a rede pública, define-se estabelecendo prioridades e ações, ou seja, seu Projeto de escola.
    Planejar é prever e organizar as ações com determinadas finalidades, para se conseguir atingir mudanças.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, pouco havia parado para pensar que vivo planejando minhas ações, especialmente as pedagógicas-pastorais com as turmas que trabalho formação e espiritualidade. e sinceramente por mais esperta que eu seja, não consigo emprovisar, atuar sem tem um cronograma com as atividades e aprofundamentos esclarecidos, uma base concreta. É claro, que precisamos está aberta a incluir a fala e história de vida de um ou outro quando com liberdade enriquece o processo educativo, todavia, planejar é de suma importância, para mim é uma auto-avaliação, que tornar o educando participativo, e ora isso não aconteça é porque precisa um pouquinho mais de amor e criatividde.
    Quanto aos caros educadores que acreditam em não necessitar, os mesmo precisam de apoio pedagógico de um estimulo e reciclagem, frente ao novo processo de ensino aprendizagem, para não bloquear o estimulo dos educandos. penso que será preciso saber reestimulá-los e não julgá-los. Pois com Educação tudo é possível.

    ResponderExcluir
  10. ANA CRIS FSDB 4A


    Planejamento do Ensino


    Sem planejamento é difícil dar
    conta do recado


    O papel da escola na construção de um país mais justo é fundamental, e ele se concretiza pela ação educativa. Desse modo, o trabalho do educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado. Cada professor, conhecendo os alunos com os quais trabalhará, tem de saber o que vai ensinar, para quê e como fará isso ao longo do trabalho educativo. Assim também, a escola como um todo, a partir das diretrizes gerais para a rede pública, define-se estabelecendo prioridades e ações, ou seja, seu Projeto de escola.
    Planejar é prever e organizar as ações com determinadas finalidades, para se conseguir atingir mudanças.

    A concretização do Planejamento de Ensino ocorre na sala de aula, com um professor e sua classe desenvolvendo atividades de ensino e de aprendizagem. Sala de aula, aqui, não deve ser considerada apenas o espaço entre quatro paredes, com carteiras e uma lousa; mas sim, todo e qualquer espaço no qual atividades de ensino e aprendizagem estejam ocorrendo. Por exemplo, quando um professor e os alunos de uma classe encontram-se em um bosque, num parque distante da escola, desenvolvendo uma atividade de educação ambiental, então, aquele bosque torna-se uma sala de aula. Assim também, um laboratório, o pátio da escola, um museu, uma oficina ou um estabelecimento industrial ou comercial no qual, por motivos educativos, o professor se encontra com seus alunos, desenvolvendo atividades de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  11. O planejamento influencia na pratica na sala de aula, se chegarmos na sala de aula sem saber o que fazer, não saberemos onde queremoschegar, pois não há objetivo, não há como mediar conhecimento, professors que não planejam e não registram sus aulas estão sendo negligente com os próprios alunos e com a qualidade da educação deles.
    Raquel de Cassia ped 3

    ResponderExcluir
  12. O planejamento é primordial, seja em qualquer profissão. Mas o Planejemento Escolar, há uma necessidade, pois temos que nos organizarmos quanto ao assunto, os materias, as avaliações, e etc. pois, temos que planejar de forma poderemos alcarmos os objetivos proposto em uma sala de aula e que os alunos possam entender e dessa forma poderemos sempre estarmos diversificando nossa práxis educativa.

    ResponderExcluir
  13. Olá professora!

    Então; o planejamento é importante sim, para qualquer ação que pretendemos tomar, podemos até dominar determinado assunto, à ser exposto em sala de aula, mas, o planejamento é que vai servir para determinarmos o melhor caminho a ser tomado e de que forma ser traçado, isso sem contar que em um eventual lapso de memória estaremos resquardados pelo planejamento.
    Talvez o motivo de alguns professores não gostarem de fazer planos de aula seja o fato da disponibilidade de tempo que isso requer, é muito mais comodo convenhamos, descansar nas horas de folga, do que usa-las para o proximo dia de trabalho. Entretanto ser professor é isso, é trabalhar integralmente seja dentro ou fora da escola.
    "NÃO É PROFESSOR, QUEM QUER, MAS, QUEM PODE E PODER NESTE CASO MEUS CAROS É AMAR" (Jorge Luís)

    2º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  14. Tudo o que fazemos necessita ser Planejado é uma maneira de organizamos nossa vida, durante o dia, trabalho, família, entre outros.
    Uma pessoa planejada já possui de suas intencionalidades, do Por quê? Para que? Como? Onde? É nessa linha que o professor sabedor de seu compromisso, procura fazer de suas aulas algo organizado para que o aluno compreenda sua metodologia de ensino na teoria e prática docente.
    Mas, infelizmente não são todos que se utilizam deste método, fazendo com seu ensino seja dotado somente para absorver do livro didático, chegando ao aluno como única fonte de aprendizado.

    GEOSANE FRANCO DA SILVA
    3º PEDAGOGIA - FSDB
    DIDÁTICA II

    ResponderExcluir
  15. O planejamento e instrumento primordial em nossa vida pessoal e profissional.Acredito que plano de aula é uma ferramenta fundamental para o educador porque através dele e possivél ter uma visão organizada do ensino/apredizagem dentro de uma sala de aula.Portanto o planejamento e necessário, porém ele deverá ser simples e significativo para minha prática.Como disse Paulo Freire. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar oportunidades para sua produção ou a sua construção."

    ResponderExcluir
  16. Helen Regina Andrade 3º período Pedagogia

    O planejamento em sala de aula é a melhor maneira de facilitar uma aula organizada e com bons resultados,cabe ao professor deixar de pensar que planejar é um tormento,temos fazer do nosso planejamento uma forma de alcançar uma aprendizagem significativa,ou seja,temos um objetivo em sala,portanto precisamos organizar estratégias para que nossa meta seje alcançada,para isso basta organizar em seu plano e executar.Com isso planejar é ter em mãos o que fazer,como fazer,para que fazer...

    ResponderExcluir
  17. E MUITO IMPORTANTE TER UMA AULA PLANEJADA,POIS O ALUNO PERCEBE QUANDO O PROFESSOR NAO TEM METODOLOGIA SUFICIENTE PARA DAR UMA BOA AULA,QUANDO O PROFESSOR PASSA CONTEUDO DE QUALQUER JEITO,FAZ COM QUE O ALUNO SE DESESTIMULE E NAO TENHA VONTADE DE ASSISTIR AULA E FIQUE DESENTERESSADO E NÃO VENHAM TER UM APRENDIZADO DE QUALIDADE.


    ADRIANA LELIS 2 PERIODO DE PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  18. E MUITO IMPORTANTE TER UMA AULA PLANEJADA,POIS O ALUNO PERCEBE QUANDO O PROFESSOR NAO TEM METODOLOGIA SUFICIENTE PARA DAR UMA BOA AULA,QUANDO O PROFESSOR PASSA CONTEUDO DE QUALQUER JEITO,FAZ COM QUE O ALUNO SE DESESTIMULE E NAO TENHA VONTADE DE ASSISTIR AULA E FIQUE DESENTERESSADO E NÃO VENHAM TER UM APRENDIZADO DE QUALIDADE.


    ADRIANA LELIS 2 PERIODO DE PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  19. Para quem, como eu, daqui uns 02 anos vai iniciar uma prática pedagógica, é muito importante ter bem claro tudo que se pretende fazer durante uma aula. Ter um plano detalhado que registre seus objetivos, a matéria que será trabalhada, o material utilizado, o que será feito e quanto tempo vai levar proporciona uma organização que pode ser a diferença entre uma aula bem sucedida ou não. eu mesmo acho que o plano de aula dar um pouco de trabalho mas, percebi na prática como a falta dessa organização pode levar ao fracasso total.

    ResponderExcluir
  20. um bom educador sempre vai planejar suas aulas ,em respeito ate mesmo aos seus alunos ,nao e por que ela domina o conteudo que nao vai se organizar para dar uma boa aula .entao o planejamento e fundamental ,ate porque ficara melhor para o aluno entender o assunto sobre o qual se trata.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. O ato de planejar faz parte da vida de todos nós, e na maioria das vezes o fazemos sem ter consciência do que fazemos? porque fazemos? mas o planejamento de vida e tão necessário na vida, como o de aula é de fundamental para se ministrar uma boa aula. e se atinja o objetivo desejado. No processo de ensino-aprendizagem, A sua ausência pode ter como consequência, aulas desmotivadas e desorganizadas,desinteressante e com isso os alunos fiquem desestimulados para assistirem as aluas e não tenham uma boa aprendizagem.

    ResponderExcluir
  23. Serve de suporte o encaminhar das mudanças necessárias, ajudara concretizar aquilo que se almeja e criar certas medidas as possibilidades de interferir na realidade, e também organizar um conjunto de idéias.
    Sendo que alguns no papel de educador não se apropriam desta metodologia, por motivos de impaciência não o praticam, por parte também da escola que segue uma grande curricular, onde o professor é obrigado a seguir.
    AIDÊ MATOS COSTA
    3º PERÍODO – FSDB
    DIDÁTICA II

    ResponderExcluir
  24. Adriana Cordovil Savedra
    Didática 2


    O planejamento esta em todos os momentos de nossas vidas, mesmo quando não temos a intenção de planejar estamos fazendo planejamento. Torna-se impossível uma vida sem qualquer tipo de planejamento.
    Dentro dessa perspectiva o planejamento de ensino é o que norteia o plano de aula durante
    todo um ano e torna-se imprescíndivel o trabalho do educador sem um plano. Mesmo por que é no ato de planejar que iremos levar em consideração todas as possíveis mudanças os contra tempos e outros acontecimentos que geralmente nos pegam de surpresa.
    Portanto, os planos nos possibilitam objetivos, metas, meios, finalidades para alcançar o que desejamos. Infelizmente ainda existe professores que acham isso uma perda de tempo, sem considerar que é de um bom plano que nossa educação como um todo esta precisando. Talvez essa falta de planejamento seja o maior obstáculo rumo ao um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  25. Muitos professores não fazem plano porque pensam que isso não muda nada na hora de ensinar, pelo contrario os mais prejudicados são os alunos, pois não conseguem ter uma aula organizada com vários recursos didáticos.Pode-se dizer que o planejamento é um subsidio para um professor, é uma ferramenta essencial com o planejamento o docente pode verificar se atingiu seus objetivos se não houver planejamento não há objetivos alcançados dentro da sala de aula.
    Sendo assim um professor que planeja suas atividades em sala de aula vai obter bons êxitos no processo de ensino-aprendizagem.
    Karla Karoline Tavares Pereira
    4º Período - Pedagogia
    FMCN - FSDB.

    ResponderExcluir
  26. O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa.
    O professor precisa planejar suas aulas para que não se percam e que consigam alcançar seu objetivo, e planejando domina as atividades propostas em sala de aula, sabe aonde quer chegar e quais os meios necessários para alcançar os objetivos propostos pela escola, e tem em mente que a grande responsabilidade para a construção de uma educação cidadã está em suas mãos. Existem professores que não gostam de planejar suas aulas porque não são verdadeiramente comprometidos com a educação. O planejamento só se torna necessário ao educador a medida que ele se preocupa em ter qualidade no que faz.
    Como disse Paulo Freire ”Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.
    Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”
    Enfim, planejar é primordial em todas as áreas da vida, principalmente na educação que somos responsáveis por cidadãos críticos.

    ROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA
    3º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  27. planejar uma aula e tao importante como ministra-la, mas para isso e preciso tempo de preparaçao e compromisso com o que esta fazendo. uma boa aula e fruto de um bom preparo. mas devido ao tempo e força de vontade alguns profissionais esquecem disso e vao para as salas de aula apenas com algo teorico e muitas vezes sem nada prejudicando assim todos os alunos. nesse periodo , como no anterior aprendemos um pouco mais com fazer planejamento, mas isso e um aprendizado continuo e vivenciado no dia a dia.

    ResponderExcluir
  28. Os conhecimentos prévios sobre planejamento escolar que obtivemos através dos textos explicações, trouxeram-nos conhecimentos de grande relevância.Percebemos ao longo das discussões que o ato de planejar é uma ação indispensável a vida pessoal e também a profissional seja da área da educação ou das demais áreas.Todo o docente que assim o faz torna sua aula mais dinâmica, atraente e os objetivos traçados têm mais chance de serem alcançados. Além disso consegue tornar a sala de aula um verdadeiro local de pesquisa e de aprendizagem mutua (de professor para aluno e de aluno para o professor). Na construção do planejamento o professor tem como observar mais precisamente as características de sua turma bem como suas dificuldades, para a partir daí saber como passar os conteúdos disciplinares com maior êxito tanto para si como para os alunos.
    KELLY DA SILVA MELO
    PEDAGOGIA - 3º PERIODO
    DIDÁTICA II

    ResponderExcluir
  29. Sempre esta atualizando os conteudos é bom para um professor por este motivo o professor tem que ter um planejamento em uma ano letivo de estudos.Suelly 2º periodo

    ResponderExcluir
  30. O planejamento é muito importante porque faz parte da organização docente e contribui na sala de aula para que o aluno sinta-se motivado a estudar e a compreender os conteúdos.
    Cabe aos professores fazer este planejamento de acordo com a nessecidade da sala, porém a maioria não o fazem porque lhes custaria tempo e por estarem desmotivados, por outro lado para os que são vocasionados às práticas educativas o planejamento seria um investimento para o aprendizado na sala de aula.
    O planejamento faz parte de nossas vidas em todos os sentidos para que alcancemos um resultado positivo.

    Ana Moreira 2º Ped

    ResponderExcluir
  31. O planejamento é primordial na docência , pois em todo lugar elen se faz necessário, ao planejarmos uma aula, estaremos contribuindo para uma aula competente, e a partir disso estarei contriibuindo também para a diminuição do fracasso escolar que se faz tão presente, na contemporaneidade, portanto, com um bom planejamento as aulas poderão tornar-se prazerosas e didaticamente competentes. E alcançar o maior objetivo que é um ensino de qualidade.
    Socorro 2 preríodo de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  32. Sua importância é saber organizar sua matéria que vai ser dada no dia-a-dia.
    o planejamento é necessário para que todo professor saiba trabalhar melhor o seu conteúdo e saber explicar com mais clareza. o assunto para seus alunos que será passado na aula, é fundamental saber se organizar.
    o professor que não se preocupa em fazer seu plano de aula, eu acho que ele fica um pouco pedido. Porque o professor necessita também de leitura antes, para saber passar o conhecimento mais amplo para o aluno.
    Assim o professor que não faz o plano de aula não fica atualizado, porque esse plano é uma didática fundamental no processo educativo.

    Aldeneide A. Bandeira
    3º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  33. Boa noite Professora Ana...

    Depois de muito aprendizado, temos observado que nada sai bem organizado se não for bem planejado. Todo profissional idôneo, seja nas suas tarefas mais simples, ele faz um planejamento. Imagine um professor que não pensa em planejamento, como vai ser a aula de que não planeja? tem alguns que conseguem dar as suas aulas sem planejamento, mas nota-se que a aprendizagem dos seus alunos é mínima. Se a educação tá do jeito que tá, é porque existem professores que não estão comprometidos, e se esse compromisso não existe, significa baixo aproveitamento e crescimento do alunado e seu aproveitamento fica comprometido.Precisamos estar comprometido, afinal somos os futuros formadores de opiniões. A didática deixa bem claro que todo planejamento em si tratando de educação, só tem a render cada vez mais.

    Quanto ao professor que não faz seu planejamento de aula, Não tem compromisso nenhum com a Educação do outro.

    José Augusto Maia da Silva.
    Didática II.
    3º Período de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  34. Sônia comenta...
    Em nosso dia-a-dia estamos sempre enfrentando situações que necessitam de de planejamento e com certeza o planejamento de aula é sem dúvida nenhuma fundamental para que o objetivo do ensino-aprendizagem tenha sucesso, e quanto aos professores que não gostam de fazer planejamento, deveriam reavaliar sua posição, pois, planejar é um instrumento imprescindível para estabelecr caminhos e nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa.
    Sônia
    2º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  35. boa tarde profe!

    o planejamento como disse, é essencial para qualquer atividade sistemica e objetiva tem proporções bem maiores do que geralmente pensam os professores, esta ligada a metas e objtivos concretos não só em sala de aula ,mas para ser ter uma vida melhor de qualidade .

    planejar tem muitos siginificados ,e maoir dels pra mim é qualidade do que se projeta e almejar uma concretização de idéias e ideais .

    luciane paes 2 período .

    ResponderExcluir
  36. O Planejamento é essencial para a prática do professor no sentido de organizar o que ele irá mediar em sala de aula, acredito que muitos professores não fazem pelo fato de querer um tempinho a mais, porém o que eles não levam em consideração é a importância do planejamento para a sua profissão.

    Ana Paula Félix - 4ºA - Ped

    ResponderExcluir
  37. Acredito que quem planeja, respeita aquele que é a meta do planejamento. Nesse caso o educando. A aula ou momento formativo começa antes mesmo do "início" oficial, isto é, com o imediato planejamento. Quem se organiza previamente ganha no sentido de poder solucionar imprevistos com uma maior eficácia. Acredito que muitos "educadores" deixaram de planejar, ou mesmo, nunca planejaram pelo fato de não acreditarem que possa de fato valer a pena o sentido de sua missão. EDUCAR, outros não o fazem pela queda no comodismo. Não sejamos assim...

    ResponderExcluir
  38. Creio que o planejamento é u instrumento importante para que asatividades escolares tenham um "norte" que conduza o tratamento dos temas abordados em sala de aula. o desinteresse de realizar um planejamento das aulas pelos professores pode ser por falta de tempo e motivação, mesmo por que a própria gestão escolar não cultiva esse hábito entre os professores.

    ResponderExcluir
  39. Planejar é importnate para que o professor saiba como melhor aproveitar o tempo de aula e as idéias e conceitos que ele quer empreender no aluno. Mas o plano deve ser flexivel, pois nem tudo o que planejamos sai devidamente conforme esperamos e ter outras cartas na manga em momentos de improviso pode depor contra o profissionalismo do docente.

    ResponderExcluir
  40. Para começar, eis a definição que fiz para planejamento e para plano:
    O planejamento é um conjunto de tarefas que são desempenhadas para alcançar as metas comuns alcançando os objetivos, estruturando a melhor maneira de atingi-los. Há uma concentração de esforços e utilização de recursos mais eficientes. O plano é a formulação do produto final (neste caso, a aula), da utilização de determinada metodologia de planejamento. Ou seja, o plano está contido no planejamento visto que é uma derivação deste. É ainda o documento final que consolida as informações, atividades e decisões desenvolvidas no processo.

    Planejar é algo que todo ser humano faz, mesmo sem saber. Mas para determinadas situações é preciso saber como planejar e como transformar aquilo que planejamos em uma ação bem sucedida. Muitos professores não sabem como elaborar um bom plano, pois desconhecem a sua estrutura e principalmente pra que ele serve. Isto porque muitos professores não receberam formação para isso e tão pouco procuram se informar e aperfeiçoar a sua vida docente. É uma lástima, mas é a realidade que só vai ser mudada mediante a imposição de requisitos básicos para ser um professor e um deles é o de possuir graduação para isso. Não resolverá o problema de imediato, mas é um caminho para se pensar.

    ResponderExcluir
  41. Com o planejamento o professor estará melhor preparado para ministrar uma aula, ao planejar o professor pode prever possíveis dúvidas dos alunos e possíveis percalços. Alguns professores não fazem planejamento por acharem perda de tempo, ou por acharem que o planejamento não ajuda em nada.
    Elaine Amorim

    ResponderExcluir
  42. O planejamento se faz necessário em todos os campos de nossa vida tornasse primordial.
    E em se tratando da sala de aula mais necessário se torna pelo fato de termos que ministrar conteúdos com coerência para que nossos educandos possam assimilá-los de uma forma onde o professor permita se fazer sua verificação em relação ao aprendizado.
    O professor que se dispersa de planejar ao menos uma vez, se acostuma e muitas vezes possui essa postura em razão dos anos que tem como docente em se sentir totalmente suficiente em não mais "ter trabalho" com tal coisa, sempre vai ficando em segundo plano.
    É necessário que nunca se tenha essa postura, mesmo porque , ninguém está sendo obrigado a assumir essa profissão sabendo que o planejamento faz parte da vida de um educador.
    Beijinhos!!!!!Dioneth-2º ped.

    ResponderExcluir
  43. Planejar é um ato de suma importância em todos os segmentos de nossas vidas, quanto mais no meio educativo, onde estaremos traçando os nossos objetivos a serem alcançados e nossas metodologias, recursos, estratégias e entre outros fatores como a valiação no processo de ensino-aprendizagem, sabendo que o progresso de nosso trabalho dependerá de um boa organização do profissional em suas aulas.Vjo que muitos professores não planejam pelo fato de se auto-fiarem e por exigir um certo descomprometimento com seu aluno e com seu trabalho.
    Um bjão Profª Eunice Souza 2º ped fsdb

    ResponderExcluir
  44. ROSA 4 periodo:planeja é o que devemos fazer sempre, uma aula improvizada não deve ser coisa de um bom proficional, pois um professor comprometido com sua profissão é aquele que respeita seus aluno como pessoa,e não vai no improviso dar aula´planejar é tão importante como respirar.

    ResponderExcluir
  45. Andrea Gomes 2periodo
    O planejamento servi como bussola na profissão docente, por se tratar de uma ferramenta norteadora,e atraves da mesma que o professor vai ter uma base de como proceder em sala de aula, o que precisa mudar,reorganizar,excluir,retomar,sempre levando em consideração de que cada ano que passa o mundo vem evoluindo e isso deve ser levado em consideração pelo professor ao planejar sua didatica para a sala de aula tendo como meta o processo de
    para o ensimo aprendizagem

    ResponderExcluir
  46. Planejar é estudar, organizar, coordenar, ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo. Na educação o planejamento envolve a integração do professor-aluno com as relações sociais - econômicas, políticas, culturais – bem como os elementos escolares – objetivo, conteúdo, métodos, como a função de explicitar princípios e execução das atividades escolares e possibilitar as ações do professor na realização de um ensino de qualidade, evitando a monotonia e a rotina e o desinteresse do processo ensino-aprendizagem, assim como proporciona aos alunos conhecer a realidade social através dos conteúdos programados e planejados. Dessa forma o planejamento é um guia de orientação que auxilia na concretização daquilo que se almeja. O planejamento se torna necessário ao educador a medida que esse se preocupa em ter qualidade no que faz. Sendo assim suas ações atuam não somente em seus alunos, mais também em si mesmo e acabam por afetar a sociedade. Se o papel do professor é o de provocar desequilíbrio, mudança, também nessa ação, o planejamento se torna um passo principal, possibilitando caminhos ao conhecimento, as mudanças e a transformação, que são os objetivos da educação. Portanto o planejamento tem para a práxis do professor a finalidade de dar direcionamento as ações as ações pré-determinadas; a finalidade de auxiliar quanto a dificuldades e eventualidades de forma a agir tanto no próprio professor, quanto no aluno provocando o aprendizado e viabilizando o processo de ensino. O planejamento então deve estar de acordo com o nível dos educandos, relacionando os conteúdos, os conhecimentos próprios e a realidade de forma a criar novos conhecimentos que auxiliem na vida cotidiana do educando.

    2. Período

    ResponderExcluir
  47. Nos últimos anos este é um dos temas mais debatidos por sites, blogs e revistas de educação, mais afinal porque o planejamento é tal importnate na vida das pessoas. Acredito que planejar realmente é algo que não corresponde e nao diz respeito só aos educadores, ele serv e até como um ato de organização na vida dos seres humanos.
    Porpem apesar de sabermos de tudo isto muitos professores esquecem apra que ele serve, acham que usar uma didatica qualquer vai permiti-lhes dá uma boa aula. É aí que a maioria de nós se engana, pois ele é primordial é como diz este artigo, devemos realmente pensar o que queremos atingir ao jogar um conteúdo na sala de aula, não podemos fazê-lo de qualquer jetio, então eu sou a favor do planejamento sim fora e dentro da educação. E não podemos dizer que ganhamos pouco para fazer isto, afinal planjamos esta profissão desde que prestamos vestibular para tal então não podemos usar a desculpa de que ganhamos pouco, temos que levantar a cabeça nos organizar e fazer valer a profissão que escolhemos, respeitando o ambiente, as pessoas e tudo que está a nossa volta da maneira melhor que pudermos.

    Cilas Gabriel Monteiro Braga

    ResponderExcluir
  48. keite lidya 4 periodo na area educacinal precisamos esta se organizando pois todo profissioanal ele se planeja se organisa mesmo não sendo da area da educação algumas pessos se organizam o seu tempo os seus compromissos quando isso acontece e muito bom

    ResponderExcluir
  49. Luciane Filgueiras, 2º de pedagogia.
    Bom dia professora,até que enfim conseguir me conectar.
    O planejamento é um instrumento essencial no trabalho do professor, porque sem a organização não se pode ter um resultado satisfatório principalmente na atividade docente que visa ensinar com o objetivo de aprendizagem, por esse motivo devemos ter uma estrutura organizada para dar um bom conteúdo de aula.

    ResponderExcluir
  50. Planejar é uma exigência do ser humano; é um ato de um possível e viável fazer. E como o homem pensa o seu "quê fazer", o planejamento se justifica por si mesmo. A sua necessidade é a sua própria evidência e justificativa.Portanto se faz necesário que o professor planeje suas aulas para alcançar seus objetivos.
    LUCINEIA BARROS
    3°PEDAGOGIA

    ResponderExcluir