quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Importância da História da Biologia no Ensino de Biologia


Durante a escolaridade, os alunos devem contatar com muitas ideias científicas apresentadas no respectivo contexto histórico. Não importa tanto o episódio particular selecionado pelos professores (devendo este, no entanto, estar integrado nos conteúdos programáticos) como o fato da seleção representar o alcance e a diversidade do empreendimento científico. Os alunos poderão desenvolver a compreensão do modo como a ciência realmente acontece, aprendendo algo acerca do crescimento das ideias científicas, do caminho que conduziu à compreensão atual de tais ideias, dos papéis desempenhados por diferentes investigadores e comentadores e da interacção entre as provas e a teoria ao longo do tempo.
Tal perspectiva histórica é importante para o ensino efetivo da ciência, também pelo fato de poder conduzir a perspectivas sociais - a influência da sociedade no desenvolvimento da ciência e da tecnologia e o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. É importante, por exemplo, que os alunos tomem consciência de que as mulheres e as minorias têm dado contributos significativos, apesar das barreiras que a sociedade colocou no seu caminho; que saibam que as origens da ciência e da tecnologia recuam às culturas egípcia, grega, árabe e chinesa e que consciencializem o fato de que os cientistas trazem para o trabalho os valores e os preconceitos das culturas em que vivem.
Comente.

20 comentários:

  1. A biologia está presente no nosso dia-a-dia e influencia diretamente as nossas tomadas de decisão, mesmo que não se perceba de pronto. Mas basta observarmos o consumo de bebidas alcoólicas, drogas, alimentos geneticamente modificados, agricultura orgânica, AIDS, gravidez na adolescência, higiene, prática de atividades físicas, preservação do ambiente, poluição, são temas que facilmente explicados com os conhecimentos advindos da biologia. Portanto, o estudo desta ciência requer uma postura mais crítica, para que possamos entender os processos biológicos por uma visão holística e assim tomarmos decisões mais coerentes com a realidade que nos cerca.

    CÉLIA MATEUS -4A PEDAGOGIA -FSDB

    ResponderExcluir
  2. A Biologia tem o seu papel importantissimo na educação de nossos alunos, e deve ser vista como algo "atual e útil", buscando fazer com que nossos jovens e crianças desenvolvam seu lado critico em relação a isto, há varios meios de fazer com que nossos discentes reflitam sobre esses problemas e se portem diante disso, é fundamental nossos educandos saber qual o seu papel enquanto cidadão.

    FABÍOLA NASCIMENTO - 4º A - PEDAGOGIA - FMCN/FSDB

    ResponderExcluir
  3. A Biologia de suma importancia para nossa sociedade e também na vida escolar dos alunos, e a escola deve mostrar para esses alunos que a biologia faz parte dos dias de hoje.A escola deve propiciar meios para que os alunos possam interagir com a biologia, sendo assim estaremos formando pessoas formadoras de opinião.
    Karla Karoline Tavares Pereira
    4ª Período - Pedagogia
    FSDB - FMCN.

    ResponderExcluir
  4. A biologia é a ciência que estuda a vida e que exerce grande fascínio em todos que nela se aprofundam, pois tenta explicar os fenômenos ligados a vida, ou seja, animais, vegetais e todos os seres vivos de nosso planeta. Conhecer a biologia em seu contexto histórico ajuda a visualizar o esforço de cientistas que, mesmo sem os recursos tecnológicos atuais, conseguiram explicar questões que nos ajudam a compreender assuntos nos dias atuais. (Deborah F. C. Lima – 4º Período – FSDB)

    ResponderExcluir
  5. Hellen cristina, 4º período
    O papel do ensino da história da biologia no ensino de ciências biológicas. Apesar de reconhecer a importância do ensino de elementos de história das ciências, vemos que o ensino de ciências - e de biologia - ainda possui uma característica fortemente conteudística, sem apresentar os aspectos relacionados à construção do conhecimento científico.
    Por outro lado, as tentativas de inclusão de elementos de história da biologia no ensino da disciplina são, em geral, mera repetição de nomes e datas, numa perspectiva presentista, e com a repetição de erros consagrados, tais como ensino memorístico sem contextualização histórica dos fenômenos.
    Um ensino de biologia que aborde de maneira apropriada eventos da história da disciplina pode tornar sua aprendizagem, por parte dos alunos, mais efetiva, agradável e mesmo emocionante.

    ResponderExcluir
  6. Ana Maria -4º periodo de pedagogia

    O ensino de ciencia tem um papel importante, na educação dos alunos e da sociedade em geral.o ensino de ciência faz com que os alunos perceba que a ciência é que estudo os seres, e com os avanços tecnológicos com certeza irá causar um certo impacto ou até mesmo um certo preconceito perante a sociedade.

    ResponderExcluir
  7. A biologia está presente ao nosso redor; aonde quer que nós andemos ela está, se admiramos uma paisagem lá está a biologia, se vemos um animal caçando também observamos a biologia nisso, quando ficamos sabendo da descoberta de uma nova espécie animal, aí está a biologia; quando uma criança nasce vemos nesse acontecimento a biologia, enfim a biologia é algo bem presente na vida de todos nós seres humanos, afinal, neste mundo em que vivemos tudo gira em torno da biologia. O homem através da tecnologia tem uma forma eficiente de lidar com a biologia e deve usar de seus recursos tecnológicos para aprender mais sobre a natureza e dela extrair coisas que sejam úteis a toda humanidade, para que isso ocorra o homem tem que resgatar o altruísmo, coisa que está atualmente em escassez.

    ResponderExcluir
  8. ANA CRIS FSDB 4A
    O estudo evidencia que a noção da importância da Biologia em meio escolar está relacionada, de um lado, ao conhecimento do organismo vivo como unidade organizativa e funcional e de outro à compreensão do mundo vivo enquanto espaço de relações. Esses resultados, muito gerais e desprovidos de significado contextual, sinalizam para uma reflexão acerca da importância que a Biologia escolar deve ocupar em meio ambiente amazônico, onde a construção e a produção de conhecimentos sobre a realidade local e regional impõem-se como uma necessidade que deve ser pensada desde a educação básica. A carência de sugestões metodológicas, centradas num ensino mais investigativo e voltado para o contexto imediato dos sujeitos, aponta para a importância da construção de uma pedagogia escolar mais coerente e mais próxima da realidade, da qual emergem os problemas socioambientais locais.

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida a biologia se tornou na atualidade um fator primordial para o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que a disciplina em questão está correlacionada em nossa vida, sejam na preservação ambiental até na conscientização da geopolítica no Brasil e no mundo. Nós professores e sociedade devemos estarmos sempre em buscas de novos conhecimentos e nos atualizando nos avanços tecnológicos, para enfim podemos diversificar a nossa práxis educativa.

    Liana Fabíola - 4º período FSDB.

    ResponderExcluir
  10. Realmente a historia da Biologia se tornou uma campo de investigação, fazendo complemento com várias disciplinas subordinadas, onde delas apresentam inúmeras descobertas para o avanço do conhecimento, não só o homem mais também com ajuda do sexo oposto atuando de forma significativa nas descobertas.

    ResponderExcluir
  11. Ciências
    Percebemos que estamos vivendo no século da ciência, o planeta se contorce para sustentar avalanche de informações e transformações na rotina da humanidade.
    E por isso os alunos e professores devem estar integrado com os conhecimentos científicos, para as mudanças que a ciências esta proporcionando a cada dia com uma velocidade e com uma tecnologia avançada tentando romper todas as barreiras existente entre os povos e as culturas diferente.
    Iris 4 p pedagogia

    ResponderExcluir
  12. Devido à grande diversificação e especialização das áreas de estudo da biologia, é pouco provável que uma única pessoa consiga deter todos os conhecimentos disponíveis nessa grande área. Essa diversificação levou ao surgimento de uma infinidade de termos e conceitos específicos em cada subárea. Infelizmente, o estudante que está iniciando na Biologia, muitas vezes se perde nessa terminologia e acaba por não se entusiasmar com a beleza do conhecimento em biologia.

    ResponderExcluir
  13. É fundamental que os alunos conheçam a historia da biologia, pois, assim os mesmo terão uma visão diferente primcipalmente se forem eles quem pesquisar sobre a história, contudo infelizmente hoje em nossas escolas não é realizado essa prática.
    ANDREIA DA COSTA
    FSDB(PEDAGOGIA)

    ResponderExcluir
  14. de fato a biologia e uma materia de suma importancia em nosso aprendizado e de nossos alunos, pois nos da orientaçoes como ocorrem tantos fenomenos em nossa volta e como podemos da orientaçoes praticas para nossos alunos.

    ResponderExcluir
  15. A importancia de ensinar a historia da biologia, a historia das ciencias, se vem do fato que com isso o aluno aprende que esse conhecimento nao surgiu do nada, que teve uma historia, que teve todo um procedimento ate chegar naquela descoberta.

    ResponderExcluir
  16. É importante que os alunos conhecam a Biologia e outras ciências no sentido de conseguir ler e leitura do mundo atual, um mundo cheio de tecnologia e avanços na area cientifica e tecnologica com isso precisamos preparar nossas crianças pra este mundo, e os mostrar o que de fato é beneficio ou mal-beneficio para nosso mundo.

    Ana Paula Felix - 4ªA - Pedagogia

    ResponderExcluir
  17. A falta de conhecimento sobre a história da Biologia e das outras ciências, priva o aluno de entender o desenvolvimento humano e da sociedade que se insere. Muito do que temos como legado pode ser entendido durante os anos que sucederam a revolução científica, onde homens e mulheres, mesmo com todas as dificuldades, tomaram a frente de grandes pesquisas para que hoje as informações estivessem disponíveis em nossas mãos em tempo real.
    O aluno pouco recebe disso devido a falta de tempo que as escolas disponibilizam, mas é possível se houver uma comunhão entre os professores das ciências para passar estes assuntos, pois acho que não adianta só o aluno aprender a história da Biologia, mas a história da química, física e das outras ciências que estudam, de uma forma tranquila, sem que se torne massante a ele compreender.

    ResponderExcluir
  18. keite lidya 4 periodo a biologia e ensensial nas nossas vidas pois devido a ela poderemos estar conhecendo o papel dela na educação dos nossos alunos pois e importante que eles saibam o sentido de ser criticos epoder conhe cer ocerto do errado para poder ser no futuro grandes pesquisadores da ciência

    ResponderExcluir
  19. A história da Biologia é de suma importancia para que o aluno compreenda que todos os conceitos os quais estuda foram evoluindo com o decorrer das descobertas. Dessa forma, ele pode ter uma visão global acerca da produção do aprendizado, quiçá se interessar também pela área da pesquisa.

    ResponderExcluir
  20. Sem um breve conhecimento sobre a história da biologia, o aluno é privado de entender os principais conceitos da biologia e sua principal importância. É necessário ter um aprendizado evolutivo, para que tudo seja conhecido desde o início, tornando melhor a compreensão doas alunos.
    Amanda Amorim.

    ResponderExcluir