sábado, 6 de novembro de 2010

BIOTECNOLOGIA - o que vc pretende pesquisar?


O que você pode fazer

Meio ambiente

Estudar processos biotecnológicos para a recuperação de solos e o aprimoramento da agricultura. Pesquisar a poluição e a contaminação do ar, da água e do solo por microrganismos.

Alimentos e bebidas

Acompanhar a produção de alimentos e bebidas que levem microrganismos em sua composição, como queijos e cervejas.

Saúde

Pesquisar o uso de microrganismos na produção de medicamentos e vacinas. Identificar micróbios causadores de doenças em laboratórios de análises clínicas e institutos de pesquisa. Atuar na prevenção, no controle e no combate a infecções hospitalares.

Agronegócios

Aprimorar técnicas de combate a pragas e doenças nas lavouras e nos rebanhos.

Sobre o que você pretende pesquisar seu TCC e por quê?

21 comentários:

  1. Eis um dos privilégios da biotecnologia: diversas áreas para a pesquisa. Se torna até difícil escolher uma. Mas, eu até o presente momento, pretendo realizar a minha pesquisa na área de saúde. Eu sempre pensei em trabalhar na busca de um medicamento que cure uma doença que ainda é incurável, como a aids ou o câncer por exemplo. É verdade, que talvez dê bastante trabalho, ou até seja algo ainda utópico mas é assim mesmo, o mundo é feito de tentativas!.

    Saúde é uma das principais aspirações não só de alguns mas de toda a sociedade. Viver mais e com qualidade de vida é atualmente algo indispensável e saúde é a base dessa qualidade.

    Gisele Bertoldo
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  2. A biotecnologia consegue oferecer um universo amplo e boas áreas para a realização de trabalhos, mas eu com certeza gostaria de trabalhar na área de saúde, pois tenho uma paixão por este segmento =) e acredito que a biotecnologia tem muito a oferecer! Desta forma,possuindo conhecimentos biotecnológicos, posso realizar grandes trabalhos de cura e prevenção de doenças.

    Aline L.de Oliveira
    Biotecnologia- UFAM.

    ResponderExcluir
  3. A Biotecnologia é uma área bem diversificada, pois apresenta um leque de possibilidades de trabalho.
    Porém a área que eu sempre quis trabalhar foi a da biotecnologia aplicada à saúde.
    Pois através do trabalho com microrganismos, posso desenvolver novas vacinas e fármacos no tratamento de doenças que não tem cura, como a aids por exemplo.
    Também posso tarbalhar em laboratórios e empresas que desenvolvam tratamentos de doenças que assolam a sociedade contemporânea.
    O crescimento de pesquisas na área da saúde é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da qualidade de vida no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Pretendo elaborar TCC sobre a área de saúde porque é nessa área que se encontram as grandes pesquisas em andamento e pesquisas que focalizam suas atuações em assuntos que vejo com suma importância para a humanidade como um todo. Para mim essa é uma área que a biotecnologia só tem a ser impulsionada a crescer, bem como nas outras áreas, mas imagino que a saúde tenha um pouco mais de importância, pois só com o aprimoramento da biotecnologia nessa área poderemos ter descobertas e mudanças realmente grandes.

    Aldenor Pereira Biotecnologia - Ufam

    ResponderExcluir
  5. A Biotecnologia possui todo um diferencial, pois é um dos cursos que de uma forma bem direta sempre interfere na sociedade, além de ter suas pesquisas quase sempre questionadas pela população, ocasionando interesse maior no curso, principalmente na área de saúde. Provavelmente, meu TCC será nessa área, pois mesmo possuindo dúvidas nas áreas que pretendo seguir (Infectologia ou Perícia Criminal),todas as duas envolvem um certo mistério,uma necessidade de descobrir "o principal vilão" daquelas consequências.Além ,de estimular o profissional estar diariamente renovando seus conceitos e aprimorando suas habilidades.

    Alessandra Cavalcante.
    Biotecnologia- UFAM

    ResponderExcluir
  6. A vantagem do curso de biotecnologia é a possibilidade de escolher dentre áreas diferentes.Possivelmente meu TCC será na área da saúde que tem um grande potencial para descobrir curas de doenças e fazer novos remédios ,que é o que mais me interessa.

    Fernanda Celine Batalha Coutinho
    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  7. Para meu TCC e até mesmo especializações pretendo seguir os caminhos da saúde , mais especificamente ao combate direto aos problemas nacionais e regionais,tais como a malária ,porém o tempo e as circunstâncias podem mudar tudo o que queremos.PAULO ABRAÃO-BIOTECNOLOGIA

    ResponderExcluir
  8. A Biotecnologia faz com que tenhamos um amplo leque de opções,no entanto desde o príncipio decidi por biotecnologia devido meu interece em trabalhar na área de saúde utilizando as potencialidades da biodiversidade da Amazônia e pretendo desenvolver meu tcc voltada para essa área e como segunda opção a área voltada ao meio ambiente.

    Ana Tana Rosas Nascimento
    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  9. Eu farei pesquisa na área da saúde porque pretendo melhorar a qualidade de vida da população através do aprimoramento d as opções de engenharia genética na área de fertilização e em especial na de estética.Também pretendo criar alternativas para a melhoria daqualidade de vida amenizando situações como a fome e suas consequências ,ajudando pessoas mais necessitadas.Também pretendo trabalhar na área de agronegócios tornando possivel a utilização de terras com solo pobre e também melhorando a genética no confinamento de bois.

    Lourayne Mendes
    Biotecnologia-UFAM

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente só podemos escolher uma área. Uma pena, devido a tantas possibilidades! Possivelmente meu tcc será na área da saúde, porque sempre fui apaixonada pela cura. Mas também me interesso especialmente pela área do meio ambiente. Acho muitíssimo importante cuidarmos do nosso planeta, e poder contribuir com pesquisas relevantes para isso, seria um prazer. Além de que as pesquisas na nesta área estão sendo extremamente requisitadas por conta da degradação do meio ambiente.


    Viviane Nogueira
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  11. A Biotecnologia nos oferece um mundo de descobertas em áreas diversas.Isso é o que envolve e fascina aqueles que se deixam envonver nesta profissão brilhante e apaixonante. O meu TCC será voltado para a área da saúde pois ajudar a salvar vidas, melhorando a qualidade de vida da população se tornará uma realização profissional.

    Natália Santos Ferreira
    Biotecnologia

    ResponderExcluir
  12. No momento, trabalho na linha de pesquisa para produção de cosméticos, mas pretendo seguir a área de saúde.
    Desde que me dou por gente, sempre tomei remédio, mas mesmo tomando aquilo não era uma cura, era apenas algo que aliviava o que eu estava sentindo naquele momento.
    É horrivel ter que viver dependendo de remédios e sempre tendo que tomar preucações extras, apesar de que mesmo assim ainda não resolve, apenas ameniza.
    Há muitos males que poderiam ser resolvidos se houvesse um pouco mais de dedicação e claro, um pouco de paixão pela pesquisa.
    As pessoas só se revoltam e se mexem para fazer algo quando se sentem prejudicados; quando sofrem.


    Jennifer Salgado -Biotecnologia UFAM

    ResponderExcluir
  13. Minha área preferida é a do meio ambiente pois além de estarmos cuidando do que é nosso, eu acredito que os investimentos na recuperação do meio ambiente só tende a crescer a partir de hoje, logo creio que esta será um area muito valorizada.
    Porém agora estou trabalhando em pesquisas para area da saúde que também é uma area muito valorizada que beneficia e valoriza a vida.

    Luna Lacerda

    ResponderExcluir
  14. Pretendo voltar a pesquisa mais para as áreas da saúde ou meio ambiente, por serem áreas atrativas e que pelas quais manifesto mais interesse... A área da saúde tem sempre seu fascínio devido o fato de lidar com outras pessoas e, mais que isso, ajudar essas pessoas no que diz respeito a curas ou medicamentos: proporcionar o bem a outras pessoas é gratificante... O meio ambiente é também digno de atenção devido a tanta coisa que a gente vê acontecendo e sempre se pergunta o porquê de tudo isso! Seria bom resolver alguns problemas, ou ainda, tentar resolver, ou pelo menos, entender o que está se passando...

    Igor Lobo
    Biotecnoloia UFAM

    ResponderExcluir
  15. Desde que eu entrei na faculdade meu foco maior sempre foi a Biotecnologia aplicada a saúde, manipulação genica sempre foi meu maior sonho.
    Espero poder fazer meu TCC sobre isso, manipulação Genica, pois, eu me encanto por DNA, sempre me encantei pela genética e espero poder ajudar no combate a doenças genéticas, como o câncer!
    Hallana Cristina - Biotecnologia/UFAM

    ResponderExcluir
  16. Meu sonho sempre foi medicina e tudo relacionado à saúde. Na biotecnologia não vai ser diferente, escolherei a área da saúde porque além de aproximar e contribuir à medicina, as pesquisas na engenharia genética levam ao melhoramento no tratamento de várias doenças, ajudam na fabricação de remédios e vacinas e, consequentemente, é um meio de ajudar a população em geral.

    Cláudia Nayara. Biotecnologia - Ufam

    ResponderExcluir
  17. O melhor da biotecnologia é exatamente essas opções.
    Mas, pretendo trabalhar com a area ambiental, principalmente porque sou ambientalista. rs
    Além disso, é uma area interessante e com várias opções, tais: microrganismo e plantas.
    Minha segundo opção seria a Agronegócios.

    Janilson Moraes Serudo
    UFAM - Biotecnologia.

    ResponderExcluir
  18. Eu pretendo trabalhar na área de saúde,principalmente quando se trata de doenças genéticas, por isso pretendo fazer um mestrado ou doutorado em Engenharia genética ou trabalhar na criaçao de vacinas e etc.
    Maria Eliza Caldas dos Santos
    Biotecnologia- Ufam

    ResponderExcluir
  19. Eu pretendo fazer meu TCC e a minha especialização na area de saúde.Pois é a area que mais me interessa,na busca de cura para doenças que hoje matam milhares de pessoas.A Biotecnologia é uma area que avre várias portas de pesquisas para vários ramos,mas por enquanto é o ramo da saúde que maid me fascina.

    Flávia Fernandes Biotecnologia-Ufam

    ResponderExcluir
  20. a biotecnologia possibilita uma grande abrangência nas pesquisas e por isso pode-se interessar os ramos desde bebidas, saúde,agro-negócio ate produto de limpeza. cabe muito a imaginação interesse e conhecimento para produzir pesquisas biotecnológicas.
    marcos aurelio UFAM biotc

    ResponderExcluir