sábado, 13 de novembro de 2010

A biotecnologia e o agronegócio



A biotecnologia é uma ferramenta tecnológica adicional para a agricultura. Ela impulsiona o crescimento do agronegócio nos países onde já são produzidos alimentos através dessa técnica e têm exercido um papel importante para aumentar a produtividade e atender a demanda por alimentos de uma população em contínuo crescimento. Aliás, em qualquer setor da economia, o que alavanca a competitividade das empresas é a tecnologia. É a tecnologia que reduz os custos, aumentando a qualidade e a produtividade, e coloca os produtos ao alcance do gosto e do bolso do consumidor de dentro e de fora do país. Comente sobre como vc acha que será o relacionamento entre a Biotecnologia e o agronegócio no Brasil nos próximos anos.

12 comentários:

  1. A biotecnologia entra na área de agronegócios até então com a modificações genéticas nos alimentos, criando os chamados Transgênicos, porém pode entrar com técnicas para o melhoramento do solo, pesticidas que não sejam tóxicos para as plantas, o solo e para a água.

    Jennifer Salgado
    Biotecnologia - UFAM

    ResponderExcluir
  2. Nos próximos anos a biotecnologia vai se integrar muito, e impulsionar os mais diversos setores da economia, a agricultura é um dos setores que ela mais vai contribuir. Com o passar do tempo a biotecnologia vai se tornar não só indispensável, mas vai se tornar parte fundamental para o desenvolvimento da agricultura; sendo responsável por um significativo aumento dessa na economia, dimensionando a agricultura em grandes proporções, e a impulsionando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Durante os proximos anos, eu acho que a principal relacao do agronegocio com a agricultura sera no desafio de produzir muito em pequenas areas disponiveis, alem de uma producao rapida e barata. Isso e consequencia do aumento que a populacao vem sofrendo a cada periodo de tempo, sendo que o ambiente e seus recursos nao conseguem acompanhar esse ritmo, por isso sera necessario tecnicas que corrijam ou propiciem o uso de solos considerados inagricultaveis e o aumento da qualidade e quantidade dos alimentos oriundos do agronegocio. Essa com certeza sera uma area muito promissora para nos, afinal o agronegocio ja representa uma porcentagem significativa do PIB brasileiro.

    Lourayne Chazan O. Mendes
    Biotec- UFAM

    ResponderExcluir
  4. A biotecnologia vai evoluir e muito na area da Agricultura,com o desenvolvimento de alimentos trangênicos,de pesticidas menos agressivos ao meio ambiente,de produção em solos não produtivos,e com um aumento em quantidade e qualidade para os nossos produtos para que eles abastessam dentro e fora do Brasil,fazendo nosso país crescer economicamente e socialmente cada vez mais.

    Flávia Fernandes Biotecnologia

    ResponderExcluir
  5. Acredito que nos próximos anos a biotecnologia ajudará a agricultura a avançar e produzir mais lucros.Acho que para obter mais respostas financeiras positivas a agricultura precisará da biotecnologia para criar soluções aos problemas cotidianos ,como produzir pesticidas que não agridam ao meio ambiente ,por exemplo.

    Fernanda Celine Batalha Coutinho
    Biotecnologia -UFAM

    ResponderExcluir
  6. A biotecnologia junto ao agronegócio,é uma parceria que a alguns anos vem acontecendo,penso que esse relacionamento só tende a melhorar já que a biotecnologia contribui enormemente para melhoria de produtos e do modo de cultivo,como atravéz do melhoramento do solo e das espécies cultivadas.

    ResponderExcluir
  7. Creio que será um tipo de cooperação entre as duas áreas, visto que a biotecnologia trabalha em prol do melhoramento genético, por exemplo, de produtos agrícolas, além de abranger também a área de técnicas voltadas para este âmbito. Com isso, os agronegócios impulsionarão, de uma certa forma, as atividades biotecnológicas dentro desta área do comércio, enquanto que a mesma fornece também impulsos para tal área de forma a tornar rentável e viável a atividade agrícola...

    Igor Lobo
    Biotecnologia

    ResponderExcluir
  8. A economia brasileira é exclusivamente agrícola, por isso a biotecnologia está fortemente ligada nessa área. A biotecnologia com o auxilio da engenharia genética, melhora os alimentos, reduz os custo e, em alguns caso, torna a agricultura ecologicamente correta.
    No meu ponto de vista, a biotecnologia deveria focar principalmente o meio ambiente, melhorando produtos e técnicas que tornem o uso da agricultura mais viável ecologicamente.

    Janilson Moraes Serudo
    UFAM - Biotecnologia.

    ResponderExcluir
  9. De uns tempos pra cá, a Biotecnologia tem estado em quase todo lugar, e isso não poderia ser diferente quando se trata da agricultura.No futuro, eu vejo a biotecnologia ajudando a agricultura não só no melhoramento das plantas, com isso as tornando mais baratas e saudáveis.

    ResponderExcluir
  10. A interação entre a Biotecnologia e o agronegócio certamente irá crescer bastante. E isso é muito importante para o desenvolvimento econômico de qualquer país, pois a população mundial está crescendo cada dia mais, e por isso cresce também a demanda de alimentos.
    Essa tecnologia já está sendo utilizda nos alimentos chamados trangênicos.O que traz uma gama de respostas positivas como a diminuição do uso de agrotóxicos (que prejudicam o solo)e também a produção de produtos de maior qualidade e de baixo custo.

    GEISE BERTOLDO
    UFAM-BIOTECNOLOGIA

    ResponderExcluir
  11. A biotecnologia é, atualmente, de fato muito importante, apesar de ainda causar muita polêmica. Um de seus maiores benefícios que vem se mostrando inovador e de grande importância é o desenvolvimento de alimentos transgênicos que além de alimentar o agronegócio, proporciona à sociedade uma alternativa contra a fome.
    Eu acredito que esse é apenas um "empurrãozinho", pois ainda há muito o que fazer para que se acabe com esse problema.
    Imagino que a biotecnologia será de grande importância, mas não o suficiente.

    Gisele Bertoldo
    BIOTECNOLOGIA - UFAM

    ResponderExcluir
  12. a biotecnologia deve propriciar crescimento economico sem esquecer o socioambiental (isso é muito motivante por sinal).Essa bandeira levatada deve internalizado nos pesquisadores para não se rever as mazelas geradas pela revolução verde quando decidiu-se acabar com afome do mundo mecanizando a agricultura. uma ideia nobre porém incompleta, esqueceu-se dos efeitos sociais e ambientais, resultado iniciou-se uma monopolização que trouxe um prejuiso aos agricultores tradicionais perdendo seus espaços além de aumentar consideravelmente a poluição e derrubadas para o cultivo.
    se a biotecnologia suprir essas graves falhas a grande solução é ela.
    marcos aurelio UFAM biotec

    ResponderExcluir