quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Feliz Dia do Estudante - 11/08/2011


SER ESTUDANTE

Marina da Silva
orkut
Se quiseres ser um verdadeiro estudante Não aprenda só o superficial, Pois o difícil pode se tornar barreira vencida. Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais! Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o. Procura na escola o que deseja para tua vida, Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá. Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. Se não tens teto, cobre-te de saber, De vontade, de garra. Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar. Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de pedir ajuda. Certamente haverá alguém para te estender a mão. Sê leal, fraterno, amigo, forte! Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde. Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. Respeita para ser respeito. Valoriza para ser valorizado. Espalha amor para seres amado. Não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido. Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas. Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te). Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder, Pensa na existência de tudo o que te cerca. Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói. Não faça do teu colega, uma escada para subir. Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.

46 comentários:

  1. O professor sábio percebe que ele também é um estudante, pois está em constante aprendizagem com o seu aluno, cujo método ideal de ensino é estimular a criatividade e a criticidade para que dessa forma todos cresçam e façam a diferença na sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Escrever sobre os estudantes, independente da sua nacionalidade, sempre me comove muito, aliás, penso que deveriam ter uma comunidade mundial em defesa desses, pois quantas coisas escutam ao longo do percurso estudantil que daria para escrever um manual de como não ser um bom estudante. Vou sempre defender o aluno, sempre, porque acredito que em algum momento falhamos. Então, quando paro para pensar sobre o que é ser um estudante, penaliza-me muito esse pensar, porque forma em minha idéia o ser indefeso que desconhece o saber e mesmo assim não é encaminhado para que este saber se constitua. Alguns colegas dizem-me que estou errada, que existe, realmente, estudantes que nada querem saber do aprender, que nada podem fazer pelo estudante, digo, pelo aluno que está diante dele. Até nem tiro a razão deles, não dos meus colegas, mas dos estudantes. Porque sinceramente, trabalhar o dia inteiro, ou levantar cedo e ir para escola, ou depois de um período desgastante do dia, entrar em uma sala de aula e encontrar aquele de rosto amarrado, colado em uma cadeira, pedindo que abram suas apostilas e façam a leitura em voz alta, ou em grupo, e passar todo período dentro da sala, sem citar outras coisas que bem sabemos, é para morrer. O que me conforta nesse pensar todo é saber que um dia eles vão crescer e, com a nossa ajuda ou não, vão conseguir ser grandes e fortes. Só falta a nós escolher como queremos ser lembrados por esses estudantes que fizeram do ato de estudar uma arte de persistência.

    Em nossa vida de estudantes ETERNOS sempre teremos que nos lembrar de uma frase do nosso Pai e Mestre : "Eu não disse que seria fácil, mas que valeria a pena! "Dom Bosco

    Anne Furtado
    4 Período

    ResponderExcluir
  3. Querida profª obrigada por esta sigela homenagem.
    Vida estudante compromotido com seu futuro não é nada fácil, pois requer muito esforço, dedicação, persistência para ser bom profissinal e fazer a diferença no mercado de trabalho.Por tanto, agradeço a "Deus" por ter colocado em meu caminho grandes mestres para iluminar esta estrada tão complexa e me conduzirem para verdadeiro "saber".beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Ser estudante está além de sentar em uma cadeira na sala de aula.
    Ser é estudante é poder construir conhecimentos que nos transformam cada vez que aprendemos e que nos faz ver que quanto mais aprendemos nos deparamos que ainda é muito pouco perto do que ainda podemos aprender.
    O conhecimento é o único bem que jamais nos será tirado e dar valor a ele é o caminho para usá-lo corretamente.
    Nunca devemos esquecer que seremos etrnos estudantes na medida que queiramos conhecer o que ainda não sabemos e é por isso que professores devem andar juntos e caminhar lado a lado ensinando e aprendendo, pois qundo se trata de aprender não existem verdades absolutas e nen donos da verdade.
    Aprender, conhecer para transformar é um previlégio do ser estudante e desejo que cada um de nós possar dá valor a cada mestre, a cada aprendizado,a cada colega de sala de aula pois não aprendemos sozinhos mas apartir da troca que fazemos em nossas relações com os outros.

    Irlane Coimbra
    4º Período Pedagogia
    FSDB

    ResponderExcluir
  5. Boa noite proff!
    Em princípio quando estamos em desenvolvimento congnitivo existe um dilema de relacionamento no espaço escolar, entre os relacionamentos pessoais com professores e os colegas de sala de aula. No primeiro, alguns professores nos tratam bem, outros nos ignoram. No segundo, o aluno iniciante sofre uma série de preconceitos de cor, raça, bullying por ser nerd, gordo, feio, onde a diferença social é que faz a diferença, com o status social, em que os ricos são favorecidos, por serem bonitos. O inteligente (nerd) só é valorizado por estes, quando os ricos necessitam de notas para passar. Em suma, ser estudante é um período em que conhecemos muitas pessoas falsas, nos decepcionamos, nos frustamos, principalmente no ensino médio. Por isso ser estudante não deve ser associado apenas com o processo de aprendizagem, mas também no que acontece no ambito social escolar, no qual encontramos mais resultados negativo do que positivo. Conseguir ser estudante é ser um herói diante de todas essas nuances da vida.

    SOCORRO RUELA

    ResponderExcluir
  6. RESPPOSTA DA ALUNA SUELLY CAMPOS:
    Concorco com a Socorro, quando ela diz que estar estudante desde o inicio das series iniciais até o ensino médio, onde o carater do aluno estar em processo de DESENVOLVIMENTO é estar sujeito a uma série de investidas de atitudes boas e más de outras pessoas, ou seja, é um período que o aluno é submetido ao conhecimento, a valorização e a desvalorizaçao, a motivaçao e desmotivaçao. Por isso, deve-se ter cuidado não só com os conteúdos programáticos mas também com os comportamentos e valores socias.

    ResponderExcluir
  7. RESPOSTA DA ALUNA BARBARA:
    Ser estudante nao é só o sujeito aluno, mas todo o corpo docente compromissado com a educaçao, nao somente no sentido de se adquirir conhecimento mas em todo o processo de desenvovimento do estudante, pois estes além dos conteúdos, para seu crescimentos, necessitam também conhecer como se vive socialmente, quais os seus direitos, seus deveres, e a importancia do respeito um com os outros nas relacoes sociais.

    ResponderExcluir
  8. Olá prof!

    Ser estudante é a cada dia aprender com o que acertamos e tirar lições quando erramos. Todo dia nós aprendemos o estudo é o aprendizado é constante na nossa caminhada nesta vida, nunca deixamos de aprender, ser estudante é aprender de tudo e reter o que é bom.

    Ana Moreira 4º ped

    ResponderExcluir
  9. Ser estudante é aprender a cada segundo,algo que possa vir contribuir,dividir,somar para transformar.
    Ser estudante é trocar experência e adimitir que erramos e com esse erro possamos aprender e aborver coisas boas...



    adriana lelis

    ResponderExcluir
  10. Andréa
    Obrigado pela singela mas verdadeira homenagem e bom saber que somos reconhecidos pois ser estudante não e nada fácil,mas apesar das dificuldades da profissão estamos todos os dias em busca de um futuro melhor e isso que nús move para superarmos nossos dificuldades.

    ResponderExcluir
  11. Alunas Silvia Gil e Rosineide Nascimento
    Obrigada professora pelo texto que interpreta tão bem a história de vida de nós estudantes que busca através do estudo e trabalho superar as dificuldades e continuar cada dia vencendo os obstáculos do dia a dia.

    ResponderExcluir
  12. Aluna Diana Medeiros 8º período de pedagogia.
    Ser estudante não é uma tarefa fácil,mais é uma atitude possível.buscar conhecimento,
    exige esforço,determinação e muita paciência.por que a educação é um processo lento e gradual.Sabemos que ao longo da história conhecimento era privilégio da burguesia, a detenção de fontes de saberes,como :livros,manuais, tratados,obras de arte,bem como a tecnologia da época.hoje o conhecimento estar para todos os que o bucam,infelizmente a educação ainda não,pois como passou a assumir um papel de produto,e não de direito algumas pessoas ainda são privadas do seu direito de ser estudante.

    ResponderExcluir
  13. Klyssia - 8º período A

    É isso ai professora Ana...concordo plenamente com o texto e complemento dizendo que ser estudante (principalmente no Brasil)é ter a certeza que nunca conseguiremos saber tudo, pois a cada dia adquirimos um novo aprendizado...um novo conhecimento que somado aos de nossos pares servirão para dar sentido a nossa eterna caminhada!! Feliz dia do Estudante a todos nós!!!

    ResponderExcluir
  14. Rosineide Nascimento 8º Pedagogia.Ser estudante é está em constante aprendizagem,sabemos que existem obstaculos que nos impedem de prosseguir, mas só o fato de estarmos nessa jornada já é uma enorme vitoria!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Débora da Silva Duarte, oitavo período
    Professora, sabemos quão difícil é a caminhada do ensino e da busca pelo conhecimento, porém, temos absoluta certeza de que é através dele que conseguiremos atingir nossos sonhos e objetivos. Temos consciência plena de que se não fosse com o trabalho e o apoio de vocês,mestres, o caminho seria muito mais árduo e o valorizamos cada vez mais, pois assim como nós, vocês também estiveram em sala de aula para absorver o tão precioso conhecimento. Muito obrigada pela homenagem

    ResponderExcluir
  17. Alessandra Amaral 8º período
    Ser estudante é ter um caminho infinito a percorrer, repleto de coisas para aprender e alguns obstáculos para superar. Ainda bem que nao estamos sozinhos...

    ResponderExcluir
  18. Lídia Monalisa - Aluna do 8ºPeríodo

    Eu sou uma estudante, que luta para alcançar grandes objetivos, sem nunca ter pensado em desistir. É como se essa palavra não existisse no seu vocabulário.Cada ano, de energia renovada e cheia de esperança, nos preparamos para, de alguma forma, auxiliarmos na transformação de nosso País em uma grande nação.Isto é ,ser um estudante é ser um pesquisador, é lutar contra a mediocridade, é nunca achar que já chegou ao fim. Viver uma juventude de fé, de coragem e de muito amor à sua nação. Jovens que cultivam em seus corações a paz e não a guerra, a partilha e não a ganância, o amor e não o ódio.

    ResponderExcluir
  19. Amanda silva
    8 período pedagogia

    Ser estudante é se batalhador, é ser paciente, é ser determinado, é ser vitorioso a caminhada é árdua, pois nela encontramos obstáculos difíceis de ultrapassar , nós estudantes estamos em constante aprendizagem , buscamos e lutamos pelo nossos objetivos.portanto ser estudante vai muito mais além do que a buscar conhecimento nosso papel na sociedade é importante somos seres que podemos fazer a diferença por menor que seja nessa sociedade que busca por socorro... ser estudante e lutar por aquilo que acreditamos buscando fazer sempre o melhor.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia fessora!

    Ser estudante é ir p/ aula, estudar de verdade, se relacionar com as pessoas da escola e eu digo todas as pessoas mesmo independente de que tipo de escola seja. Mas, é também estar comprometido com a sociedade, saber que faz parte dela e que deve interagir com ela e fazer sua parte para que tudo seja melhor, é se importar com os outros como se fizessem parte de uma mesma família, porque o estudante não deve somente aprender as matérias da grade curricular de seu curso, de seu período, de sua escola, mas deve aprender a ser um cidadão e utilizar os seus conhecimentos adquiridos em prol desta sociedade.

    Jorge Luís Gama Aleixo.
    4. período de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  21. Sueli Costa - 8º período de pedagogia FSDB
    Ser estudante é acreditar no meu potencial, dando valor aquilo que sou e ao que acredito, apesar de todos os obstáculos vivenciado, cumprindo o meu papel e ajudando naquilo que posso e que possuo com a sociedade.Gosto de ser estudante, pois questiono, indago e cobro do mestre quando acredito que é preciso, mas também me cobro quando estou errada.
    É também ajudar o meu colega, dando a mão quando precisa, não pensando somente em mim, mais no coletivo. Mas também penso no futuro melhor, onde poderei alcançar meu sonho, meus objetivos, respeitando a cada um sem derrubar ninguém e aceitando-o do seu jeito. Ser estudante é construir um mundo melhor. Obrigada professora pela mensagem de carinho.

    ResponderExcluir
  22. Elizandra Dutra 8 período-
    Ser estudante é está aberto a todas as aportunidades é dedica-se aquilo que mais gosta para assim conseguir e obter seus objetivos.
    É realizar novos desafios e enfrentar barreiras que aparecem em nossos caminhos, é questionar e ser critico quando necessário,saber admitir quando estiver errado e aprender com os erros para assim ser uma pessoa melhor.Ser estudante não é facíl mas também não e dificil basta acreditar no seu potencial, e veras que está em constante aprendizagem e umas das artes mais belas que deus nos deu,o conhecimento....bjs prof.. adorei a msg!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Raquel Freitas - 8° Período - Pedagogia - FSDB

    Um bom estudante deve ter confiança e compromisso com o papel que desempenha, é possível sim acontecer algo que o deixe para baixo, sem ânimo ou até mesmo angustiado, mas o estudante tem em suas mãos o maior tesouro que é o saber. Diante disso ele deve lutar sempre em busca do melhor para si e para sua formação, pois a cada passo que ele constrói é uma vitória realizada.

    ResponderExcluir
  24. Eliete Freire - 8° Período - FSDB

    Nós estudantes devemos buscar conhecimento sempre, não apenas para sermos mais um no mercado de trabalho, mas fazermos a diferenç, apropriando-nos de saberes necessários a nossa vida não apenas profissional mas primordialmente pessoal. Nós enquanto educadores devemos nos identificar como eternos estudantes, pois o profissional da educação deve estar sempre à frente do seu tempo, aliando-se as novas tecnologias para manter-se atualizado, cuja a competência evidênciará o seu comprometimento diante da sociedade, portanto que ao longo da nossa formação possamos nos manter estudantes e que a chama da sabedoria permeie nossa trajetoria para que possamos contribuir com a transformação desta sociedade para que ela se constitua mas humana onde os valores os humanos ultrapassem os econômicos.

    ResponderExcluir
  25. Neuza Feitosa - 8° Período - FSDB

    Ser estudante é fundamental para a construção individual da pessoa humana, pois essa formação constitui a identidade tanto profissional como pessoal, faz parte da história de vida de cada um são histórias e conhecimentos aprendidos que se carrega durante toda vida e esse conhecimento não tem preço, ninguem tira é algo pessoal individual um ser unico que Deus criou e esse processo esta em continua formação.
    Ser estudante é ter prazer de aprender e saber ensinar é sempre um aprendiz.

    ResponderExcluir
  26. Cleocimar Rodrigues - 8° Pérido - FSDB

    Ser estudante é ser capaz de agarrar com todas as forças as oportunidades de conhecimento e reflexão que nos são colocadas através do tempo e do espaço e com isso adquirir a capacidade de nos tornamos seres pensantes e reflexivos para tomarmos nossas próprias decisões. Porém nessa busca muitas vezes obstáculos atravessam nossos caminhos, e ai que deve entrar o compromisso com a formação onde eu possa me tornar um profissional realmente compromissado com a minha profissão e passar esses valores aos meus futuros alunos.

    ResponderExcluir
  27. Paula Sousa 8 período de Pedagogia FSDB
    Ser estudante é ter amor a pátria, ser leal e humilde com o seu próximo, é antes de tudo praticar o bem para que no futuro possa semear coisas boas que plantou.

    ResponderExcluir
  28. Márcia Regina 8 período de Pedagogia FSDB
    Ser estudante é querer ter bom caráter, um verdadeiro cidadão do futuro, é ter força, garra, ânimo de vencer os obstáculos que vem pela frente. Enfrentar desafios, ser humilde e encorajar aqueles com dificuldades. Ser estudante é se orgulhar desse privilégio que a vida no oferece.

    ResponderExcluir
  29. Maria Luisa Guedes 8 período de Pedagogia.
    O estudante deve buscar a cada dia o conhecimento sem medo dos desafios e não ter medo do futuro,pois ele deperá de nossas atitudes. Pedir ajuda sempre que precisar não é vergonha, mas uma atitude de coragem e essas atitudes garantem uma vida melhor e mais digna. Buscar um ideal de vida é característica do bom estudante.

    ResponderExcluir
  30. Maria do Socorro Santos de Andrade 8° Periodo - FSDB

    Ser estudade é e em busca de novos conhecimentos. Participar da construção de saberes que visem a participação do sujeito na formação de novos cidadãos.
    Ser estudante é participar com interesse dos saberes administrados pelos educadores para que no futuro a sociedade seja diferente.

    ResponderExcluir
  31. Danielle Rodrigues Picanço
    8 período- FSDB
    Ser estudante é mais que sentar em uma cadeira. É buscar novos horizontes, é projetar-se e ir além. É preciso driblar as adversidades e não desistir mediante as dificuldades.
    Ser estudante é também ser sonhador, pois é preciso acreditar que tudo vale a pena e que a alma nunca envelhece.

    ResponderExcluir
  32. Ellen Glay Marques - 8° Período - FSDB

    Ser estudante é ser uma pessoa que está aberta para contribuir e aprender com o desenvolvimento de uma sociedade e para consolidar tudo o que aprendemos em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  33. Jose Relry -8º Período

    O estudante deve ser uma pessoa que esta aberta para as novas esperiências que irão acontecer em sua vida pessoal e academica. E se relacionando que vamos nos aperfeiçoando, então tenta ser amigo e leal com todos pois e atráves de colegas e professores que vc vai se lapitando. O ser humano é um ser inacabado então sempre estaremos aprendendo ou seja sempre seremos eternos estudantes.

    ResponderExcluir
  34. Martha Moncayo Pezo 8º periodo

    Ser estudante é um conyinuo dia a dia de renovação de aprendizagem, por isso deixo falar que o estudante jamas deixa de estudar, constante luta para melhoras pessoais, tudo tempo tem que aprender tem que ter superação, sobre tudocom as midias que estão aparecendo, ferramentas que temos que aproveitar o maximo.
    Ser estudante é não ter medo de errar é uma continua luta de sabedoria, amor.

    ResponderExcluir
  35. Maria Antônia Pereira - 8° Período- FSDB
    Eu me identifico como estudante, pois ao longo dessa formação,busquei construir conhecimento, pautada numa fundamentação teorica e hoje posso afirmar sem medo de errar que todo educador deve ser um pesquisador, um estudante, diariamente, já que essa é a condição essencial para que ele conquiste sua cidadania e participe do processo de transformação social a que nós seremos estamos submetidos, objetivando sua emancipação pessoal e profissional.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Crisstiane Veras - 8º período
    É caminhar com perseverança, buscando suas conquistas e acreditando que além das barreiras você encontrará a luz para o teu caminho e que esse caminho te levará ao que buscas.

    ResponderExcluir
  38. Valdecira Vasconcelos
    8º período de Pedagogia(FSDB)

    Transformamos conhecimentos em novos conhecimentos, buscando informações para aprimorar novos horizontes na realidade atual,sendo assim, passamos a desenvolver novas habilidades enquanto aluno e seres históricos.

    ResponderExcluir
  39. Gerson Colares da Silva
    8º período de pedagogia(FSDB)

    O aluno deve estar sempre buscando novas informações para que possa ser desenvolvido seu senso crítico de mundo, no futuro teremos pessoas críticas-reflexivas, fortalecendo a sociedade com pessoas mais humanas, onde a educação é parte fundamental neste processo de evolução e o aluno parte integrante desse processo de aprendizado.

    ResponderExcluir
  40. Ser por dias e meses esperamos por este dia, princcipalmente para dizer que somos estudantes e que somos o futuro, enfim, ser estudadnte é buscar novos desafios e chegar aa novos horizontes...

    ResponderExcluir
  41. Rubenita da silva picanço,8a período

    É interessa essa reflexão,pois o estudante é uma das peças primordial para construção de uma nação que respeita seus filhos.O estudante é e sempre será o caminho para que os novos ideais se manifeste com autonomia e responsabilidade, para isso é necessário o compromisso e a lealdade aos sonho de um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  42. Caríssimos... apenas não esqueçam que, um dia, vocês serão os professores a fomentarem em seus alunos esse "ser estudante"... nunca esqueçam que também foram alunos... muita paciência, amor e carinho... bjk

    ResponderExcluir
  43. IÊDA BENTES - 8º Período

    Ser estudante é buscar o conhecimento de uma forma geral.
    Ser um estudante é um processo que nos oportuniza ter acesso as
    informações, a novos conhecimentos, as novas tecnologias, e principalmente é conhecer sua cultura, tradição, crença e hábitos de forma a construir um caráter dentro dos valores morais e ético,conforme as leis e regras da sociedade.
    Diante das novas perspectivas dos paradigmas vivenciadas no mundo moderno o qual buscamos a integração do ser cidadão de forma completa e humanizadora.

    ResponderExcluir
  44. Anne Graziella Barbosa Machado
    Temos que ser estudante sempre, pois não podemos para de estudar.
    tenho um tio que tem 90 anos e adora para um tempo para ler veja e jornal....
    s

    ResponderExcluir
  45. Marina foi muito feliz ao aborda esse tema que a tanto estava meio apagado,não que os estudantes estejam ausentes da escola, não! o fato é: de os mesmo não darem o valor suficiente aos ensinamentos mediados em klasse, uma vez que, se pararem para pensar perceberão o que muitas vezes se perde tempo demais na vida!Dioneth

    ResponderExcluir
  46. Silvia Gil 8ºPeríodo ped.

    È importante para nós que estamos em constante formação ser reconhecido, pois não é fácil conciliar o trabalho com o estudo, este texto me alegra e me motiva pois acredito que mesmo na dificuldade, eu conseguirei alcançar meus objetivo.

    ResponderExcluir